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Forma??o de imagens na retina

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Fonseca Gon?alves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino M?dio Biologia Mol?culas, c?lulas e tecidos
Ensino M?dio F?sica Oscila??es, ondas, ?ptica e radia??o
Ensino M?dio F?sica Som, imagem e informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar as estruturas do olho humano.
  • Investigar a propaga??o da luz.
  • Compreender a import?ncia da luz para enxergamos os objetos.
  • Compreender a forma??o da imagem no olho humano.

Duração das atividades

6 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Sistema nervoso.
  • Transmiss?o do impulso nervoso.
  • ?rg?os dos sentidos.
  • Propriedades da luz.

Estratégias e recursos da aula

  • Textos e v?deos trabalhados em sala de aula.
  • Experimentos pr?ticos em sala de aula.
  • Questionamentos e discuss?es orais.
  • Hist?ria em quadrinhos.

M?dulo 1 

Atividade 1: O que precisamos para enxergar?

O professor deve providenciar uma c?pia da seguinte hist?ria em quadrinhos para cada aluno ou projet?-la em sala de aula.

Hist??ria em quadrinhos

Fonte: Projeto Radix - Ci?ncias 9? ano - Leonel Delvai Favalli, Karina Alessandra Pess?a, Elisangela Andrade  Angelo. S?o Paulo: Scipione, 2009.

A partir dessa hist?ria em quadrinhos, o professor deve iniciar uma discuss?o oral com os alunos com a seguinte pergunta: "O que ? necess?rio para enxergarmos?"

A discuss?o deve seguir com outros questionamentos:

1) O que aconteceu na situa??o apresentada na hist?ria em quadrinhos?

2) A m?e e o pai da Magali continuaram realizando as atividades que realizavam no primeiro quadrinho?

3) Qual a import?ncia da ilumina??o na realiza??o de atividades?

  • Espera-se que, nesse momento, os alunos entendam que ? necess?rio que os objetos sejam iluminados para que possamos enxergar com o aux?lio do olho. V?rias atividades do nosso dia a dia est?o relacionadas ? utiliza??o da luz e ao sentido da vis?o. Para enxergamos um objeto ? necess?rio que o ambiente em que estamos possua luminosidade suficiente, seja do Sol ou de outras fontes.

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Atividade 2: O sentido da vis?o

O experimento anterior ir? ajudar os alunos a entenderem o funcionamento do olho humano. No entanto, ? necess?rio que os alunos entendam a anatomia e a  as estruturas do olho.

O professor deve apresentar aos alunos os seguintes v?deos sobre o assunto. Os v?deos poder?o ser apresentando em sala de aula ou no laborat?rio de inform?tica.

O corpo humano - 03 - Vis?o - Parte 1: dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=u_Qvg4ajU6Q&feature=related. Acesso em: 15 maio 2013.

O corpo humano - 03 - Vis?o - Parte 1: dispon?vel em:  http://www.youtube.com/watch?v=3rL5s1V89Y8&feature=related. Acesso em: 15 maio 2013.

O corpo humano - 03 - Vis?o - Parte 1: dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=SyHk96kXORo&feature=related. Acesso em: 15 maio 2013.

Pe?a aos alunos que assistam com aten??o e destaquem, no caderno, as partes mais relevantes. 

Discuta oralmente com os alunos cada v?deo. 

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Atividade 3: O olho humano

O professor deve trabalhar o seguinte texto com os alunos e providenciar uma c?pia do texto para cada aluno.

Al?m disso, o professor deve projetar a imagem ou produzir um cartaz com a ilustra??o do olho humano,  destacando as suas estruturas durante a leitura do texto.

Esquema das estruturas do olho humano

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Imagem dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/olho-olho-532510.shtml. Acesso em: 13 maio 2013.

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Texto: De olho no olho: estrutura e funcionamento do olho

Texto adaptado de Revista Escola abril. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/olho-olho-532510.shtml. Acesso em: 13 maio 2013.

Fundamentos da biologia Moderna - Jos? Mariano Amabis, Gilberto Rodrigues Martho. S?o Paulo: Editora Moderna, 2006.

Projeto Radix - Ci?ncias 8? ano. Leonel Delvai Favalli, Karina Alessandra Pessoa, Elisangela Andrade  Angelo. S?o Paulo: Scipione, 2009.

Os olhos s?o os ?rg?os da vis?o que cont?m receptores sens?veis ? luz, sendo capazes de converter est?mulos luminosos em impulsos nervosos. O olho do ser humano tem forma esf?rica e a maior parte se encontra em cavidades ?sseas  do cr?nio, as ?rbitas oculares. Ao redor dos olhos existem m?sculos respons?veis pela movimenta??o dos olhos .

A luz entra nos olhos atrav?s da c?rnea - pel?cula na parte anterior do bulbo ocular. Um l?quido chamado humor aquoso a separa da ?ris - estrutura pigmentada respons?vel pela cor de nossos olhos. Esta, por sua vez, circunda uma abertura, a pupila. A ?ris controla o tamanho da pupila, de acordo com a quantidade de luz. Em ambiente escuro, a pupila se dilata para receber mais luz, ao passo que, sob a claridade, ela tem seu tamanho reduzido, de modo a diminuir a entrada de radia??o luminosa no olho.

Por tr?s da ?ris h? a lente (antigamente chamada de cristalino), cujo delicado conjunto de m?sculos confere nitidez e foco ?s imagens formadas na retina - camada de c?lulas sens?veis ? luz, situada na parte posterior do globo ocular.

Nos nossos olhos, temos dois tipos de c?lulas que convertem a luz em impulsos el?tricos: bastonete e cones. A propor??o dessas c?lulas ? de 18 bastonetes para cada cone. Os primeiros funcionam mesmo com pouca luz e criam imagens em preto e branco. Quando h? muita luz, por?m, s?o os cones que trabalham mais, possibilitando a percep??o de cores e detalhes. 

As informa??es captadas pelos cones e bastonetes s?o transformadas em sinais nervosos pela retina e transmitidas ao c?rebro atrav?s do nervo ?ptico. ? no c?rtex occipital que esses dados s?o processados, interpretados e transformados em sensa??es visuais.

Ap?s a leitura do texto, o professor deve solicitar aos alunos que se dividam em duplas e fa?am um esquema do olho humano, em forma de cartaz, destacando as seguintes estruturas e fun??es:

- escler?tica;

- c?rnea;

- pupila;

- lente:

- retina.

O cartaz pode ser feito em papel pardo e depois afixado na sala de aula ou no laborat?rio de Ci?ncias, caso a escola possua.

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M?dulo 2

Atividade 1: Simula??o do olho humano

  • Simular o funcionamento do olho humano.

Fonte: Canto, E. L. Ci?ncias naturais: aprendendo com o cotidiano. 8? ano. S?o Paulo: Moderna, 2009.

O professor vai precisar de:

- papel de seda branco;

- papel - cart?o (de qualquer cor);

- tesoura de pontas arredondadas;

- fita adesiva;

- lente de aumento (lupa);

- r?gua e l?pis;

- sala pouco iluminada, com janela aberta, que d? vis?o para uma paisagem iluminada pelo Sol (pode ser a sala de aula ou outro espa?o).

Procedimentos: Os alunos dever?o produzir o material em sala de aula, juntamente com o professor. Cada aluno dever? ter o seu material. Caso n?o seja poss?vel, o professor pode dividir os alunos em grupos e cada grupo ter? o material necess?rio para a simula??o de um olho.

1- Recorte uma moldura retangular de papel-cart?o, como mostrado na figura A.

2- Recorte um peda?o retangular de papel de seda de 21 cent?metros e 16 cent?metros e cole-o com fita adesiva na moldura, como aparece na figura B.

3- Na sala pouco iluminada, volte-se de frente para a janela. Segure a moldura e a lente de aumento como aparece na figura C. Movimente a lente devagar, aproximando-a ou afastando-a do papel, at? conseguir projetar uma imagem n?tida da janela no papel de seda. 

Ilustra????es para montagem do experimento

Dispon?vel em: Canto, E. L. Ci?ncias naturais: aprendendo com o cotidiano. 8? ano. S?o Paulo: Moderna, 2009.

O professor dever? promover uma discuss?o oral a partir da seguinte pergunta:

"A imagem est? direita ou invertida (de cabe?a para baixo)?".

Pe?a aos alunos que expliquem o que foi observado. Para isso, dever? dispor os alunos em c?rculo na sala de aula.

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Atividade 2: Forma??o de imagens

Ap?s o experimento, o professor deve mencionar que os raios de luz que entraram pela janela sofreram um desvios em sua trajet?ria ao passar pela lente e, chegando ao papel, formaram uma imagem invertida. Da mesma forma acontece com o olho humano: os raios de luz que entram nos olhos sofrem um desvio ao passar pela c?rnea e pela lente. Quando esses raios chegam a retina, formam uma imagem invertida.

O professor deve apresentar aos alunos o seguinte esquema:

Forma????o de imagem na retina

Dispon?vel em: http://www.laboratoriorigor.com.br/deficiencias.html Acesso em: 15 maio 2013.

O esquema pode ser projetado ou disponibilizado, em xerox, para cada aluno. 

Ao apresentar o esquema aos alunos, o professor deve iniciar a seguinte discuss?o oral:

"Se a imagem ? formada invertida na nossa retina, por que n?o enxergamos o mundo de cabe?a para baixo?"

  • Espera se que os alunos, nesse momento, mencionem o papel dos nervos ?ticos e do c?rebro. Se eles n?o conseguirem, cabe ao professor explicar.

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Ao t?rmino da discuss?o, o professor deve apresentar o seguinte texto:

Como se formam as imagens?

Texto adaptado de: Forma??o de imagem no olho humano - Dispon?vel em: http://fisicaolhohumanond.blogspot.com.br/2012/03/formacao-da-imagem-no-olho-humano.html. Acesso em 15 maio de 2013.

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A lente ou cristalino, o qual funciona como uma lente convergente, convergem os raios luminosos para um determinado ponto focal sobre a retina, permitindo que a imagem se forme. A retina, como ? uma pel?cula extremamente sens?vel ? luz, pode ser comparada ao filme de uma maquina fotogr?fica, e ? sobre ela que se formar? a imagem, constituindo-se assim, como um anteparo. As imagens formadas sobre a retina s?o reais, invertidas e menores que o objeto, e estas logo s?o transformadas por c?lulas fotossens?veis em impulsos nervosos, e direcionadas atrav?s de nervos ?pticos para o c?rtex cerebral, onde ocorre o processamento das imagens registradas, bem como a sensa??o visual. No c?rebro, tamb?m ocorre uma convers?o das imagens, transformando-as em uma posi??o normal.

Atividade 3 -  Pesquisa: Instrumentos ?ticos

O professor deve solicitar aos alunos que fa?am uma pesquisa em livros e sites da internet sobre instrumentos ?ticos, destacando:

  • Como a imagem ? formada nesses instrumentos? 

  • O professor deve dar a bibliografia ou os links onde os alunos encontrar?o textos sobre o assunto.

Essa atividade ser? recolhida pelo professor para corre??o.

Recursos Complementares

O professor tamb?m poder? acessar os seguintes sites para obter mais informa??es e enriquecer suas aulas:

O olho humano. http://www.explicatorium.com/CFQ8/Luz_Olho_humano.php. Acesso em: 15 maio 2013.

Olho humano. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-olho-humano/olho-humano.php. Acesso em: 15 maio 2013.

O olho humano. http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/fisica/optica/optica_da_visao/optica_visao. Acesso em: 15 maio 2013.

Olhar renovado. http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/olhar-renovado-427376.shtml. Acesso em: 18 maio 2013.

Avaliação

O aluno dever? ser avaliado de acordo com a participa??o e interesse durante todas as atividades:

  • questionamentos,
  • discuss?o,
  • leitura dos textos
  • experimento em sala de aula.

Tamb?m ser? avaliado de forma quantitativa de acordo com produ??o do cartaz sobre o olho humano e pesquisa sobre instrumentos ?ticos.