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Teorias da Evolu??o: desvendando o surgimento das formas de vida - Parte 1

Autor e Co-autor(es)

CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

L?rida de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Intera??o entre os seres vivos
Ensino M?dio Biologia Origem e evolu??o da vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os fundamentos de teorias sobre a origem e evolu??o da vida.

Explorar os mecanismos de modifica??o das esp?cies.

Reconhecer a import?ncia hist?rica das teorias sobre a origem e evolu??o da vida.

Duração das atividades

03 AULAS (50 MINUTOS CADA)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No??es b?sicas sobre as teorias da evolu??o (Ensino Fundamental).

No??es b?sicas de Inform?tica.

Interpreta??o de textos.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento: Conhecendo a origem da vida

Prepara??o do Ambiente:

Esse momento da aula poder? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser?o necess?rios um computador e um projetor multim?dia para a exibi??o dos v?deos selecionados abaixo. Caso seja necess?rio, o professor pode tamb?m fazer o download dos v?deos previamente e grav?-los em DVD, para exibi??o em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.

Observa??o:

Fica a crit?rio do professor a interrup??o parcial dos v?deos para a discuss?o de algumas cenas. Essa estrat?gia possivelmente ser? mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante coment?rios espont?neos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade ? a exibi??o completa dos v?deos seguida da discuss?o. 

V?deo 1 - Teorias da Origem da Vida e a Evolu??o dos Primeiros Seres Vivos (6:11)

1

Dispon?vel: http://www.youtube.com/watch?v=dQH5j2P3bAg (Acesso em 16/05/2013)

V?deo 2 - Teoria da Evolu??o (14:46)

2

Dispon?vel: http://www.youtube.com/watch?v=eqlWK_UVh2U (Acesso em 16/05/2013)

Finalizada a exibi??o dos v?deos, o professor iniciar? um debate entre os alunos por meio da apresenta??o de quest?es norteadoras. S?o elas:

1 - Qual o significado da palavra ?evolu??o??

2 - Na introdu??o do v?deo 1 ? divulgado que todos os seres vivos surgiram de uma for?a divina. Qual ? sua opini?o a respeito?

3 - Em que consiste a chamada ?revolu??o cient?fica??

4 - No v?deo 2 foi apresentada a teoria de  Cop?rnico. Em que consiste tal teoria?

5 - O que voc? pensa a respeito da teoria da gera??o espont?nea?

O professor deve ficar atento a poss?veis equ?vocos, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os alunos em rela??o ?s quest?es em pauta, assim como estimular a argumenta??o dos alunos por meio de perguntas complementares.

Segundo Momento: Conhecendo as diferentes teorias da evolu??o

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Agora ser?o utilizados caderno para anota??es, caneta e l?pis e, sendo poss?vel, computadores com acesso ? internet ? nesse caso, o professor dever? organizar a turma em duplas para a utiliza??o dos computadores, sendo necess?rio um computador por dupla.

As duplas dever?o, inicialmente, realizar a leitura dos textos indicados abaixo e discutir a respeito das diferentes teorias da evolu??o, registrando no caderno as informa??es que considerarem mais relevantes. Os textos podem ser previamente enviados pelo professor aos alunos via e-mail em um arquivo do Microsoft Word ou o endere?o eletr?nico dos textos poder?o ser exibido no quadro pelo professor. Os textos podem ainda ser distribu?dos aos alunos durante a aula em c?pias impressas caso o professor n?o disponha de um Laborat?rio de Inform?tica.

TEXTO 1: Teorias da Evolu??o
Fonte: http://www.algosobre.com.br/biologia/teorias-da-evolucao.html (Acesso em 16/05/2013)

TEXTO 2: Evolu??o: Teoria ? a plataforma b?sica para os estudos biol?gicos
Fonte:  http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/evolucao-teoria-e-a-plataforma-basica-para-os-estudos-biologicos.htm (Acesso em 16/05/2013)

Como o professor ir? ativar esse processo:

Conclu?da a leitura dos textos, cada uma das duplas dever? ser orientada pelo professor a, utilizando o software Microsoft Word, responder o Question?rio 1.

Vale destacar que o Question?rio 1 dever? ter sido previamente enviado pelo professor aos alunos via e-mail ou ent?o distribu?do aos mesmos durante a aula em c?pias impressas caso o professor n?o disponha de um Laborat?rio de Inform?tica.

Question?rio 1

1. Relacione as colunas:

( 1 ) F?ssil                                                                                                  

( 2 ) Lamarck

( 3 ) Darwin

( 4 ) Evolu??o

(  ) Criou a teoria de que o ambiente modifica o ser

(  ) Cientista que percebeu o papel da sele??o natural

(  ) Teoria segundo a qual os seres vivos se modificam

(  ) Restos de seres pr?-hist?ricos


2. Marque certo (C) ou errado (E) nas afirmativas abaixo e justifique suas respostas

a) As esp?cies de plantas e animais que hoje conhecemos s?o as mesmas que sempre existiram na Terra (  )

b) Esp?cies atuais, ainda que distintas, podem ser evolu?das de um mesmo antepassado (  )


3. Analise as seguintes afirmativas:

I - A sele??o natural tende a limitar a variabilidade da esp?cie pela elimina??o dos caracteres n?o adaptativos.

II - Um animal qualquer ? bem-sucedido na luta pela exist?ncia se sobreviver at? a reprodu??o.

III - As recombina??es cromoss?micas e as muta??es resultam em popula??es com menor variabilidade gen?tica.

IV - A variabilidade gen?tica ? fun??o direta das muta??es cromoss?micas e independe das recombina??es cromoss?micas.

Est?o CORRETAS as afirmativas:

a) I e II

b) I e III

c) II e III

d) II e IV

e) III e IV


4. Uma explos?o populacional de gafanhotos tem como consequ?ncia imediata:

a) a especia??o.

b) a redu??o de press?o seletiva.

c) a forma??o de barreiras ecol?gicas.

d) o aumento de variabilidade gen?tica.

e) a forma??o de barreiras reprodutivas.


5. A teoria sint?tica ou moderna para explicar o mecanismo da evolu??o considera como fatores principais:

a) migra??o, sele??o natural e adapta??o.

b) muta??o, oscila??o g?nica e adapta??o.

c) muta??o, recombina??o g?nica e sele??o natural.

d) segrega??o cromoss?mica, recombina??o e especia??o.

e) segrega??o cromoss?mica, especia??o e oscila??o g?nica.

Gabarito:

1-

( 2 )

( 3 )

( 4 )  

( 1 )

2.

a) ( E )

Padr?o de resposta esperado na justificativa: Errado, porque as esp?cies se modificam ao longo do tempo.

b) ( C )

Padr?o de resposta esperado na justificativa: Certo, pois ao longo da evolu??o formam-se esp?cies distintas, j? que em locais diversos a sele??o atua de modos variados.

3. a) I e II

4. d) o aumento de variabilidade gen?tica.

5. c) muta??o, recombina??o g?nica e sele??o natural.

Terceiro Momento: Reda??o

Prepara??o do Ambiente:

Esse momento da aula tamb?m pode ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser?o necess?rios um computador e um projetor multim?dia para a proje??o das figuras selecionadas abaixo. O professor pode tamb?m fazer o download das figuras e imprimi-las em transpar?ncias para exibi??o em um retroprojetor em sala de aula.

Figura 1: ?rvore da Vida - Esbo?o de Darwin

3

Dispon?vel:http://expresso.sapo.pt/arvore-da-vida-cientistas-dizem-que-darwin-errou=f498173    (Acesso em 16/05/2013)

Figura 2: ?rvore da Vida

4

Dispon?vel:http://www.nano-macro.com/2012/07/arvore-da-vida.html (Acesso em 16/05/2013)

Com base nos conte?dos trabalhos nos momentos anteriores da aula e a partir da proje??o das figuras, o professor dever? solicitar aos alunos que, individualmente, elaborem uma reda??o com o seguinte tema:

?O ser humano est? mesmo evoluindo? Em que aspectos??

Essa atividade poder? ser feita em conjunto com o professor de L?ngua Portuguesa, que poder?, durante sua aula, realizar, com alunos, uma discuss?o sobre como elaborar uma reda??o dissertativa, por exemplo. Com isso, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conte?do trabalhado na aula em ambos os conte?dos.

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o dos alunos poder? ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es da turma como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas ou do desempenho na reda??o e no Question?rio 1.