Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize D Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; La?s de Castro Agranito; Luciana Soares Muniz; Mariane ?llen da Silva; N?dia Carvalho S. Fraga; Priscila Gerv?sio Teixeira; Rones Aureliano de Sousa.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
- Reconhecer-se como membro de sua fam?lia;
- Compreender sua import?ncia dentro da sua fam?lia;
- Resgatar e conhecer a hist?ria do seu nome;
- Interagir e socializar com seus colegas por meio de atividades relacionadas com o seu nome;
- Conhecer os v?rios documentos de identifica??o pessoal e suas utilidades (Certid?o de Nascimento, Registro Geral - RG, T?tulo de Eleitor, entre outros);
- Compreender a import?ncia da Certid?o de Nascimento e da Carteira de Identidade;
- Conhecer os seus direitos com rela??o a sua identidade;
- Desenvolver habilidades relativas ? fala por meio de intera??o e de sua participa??o nas diversas atividades propostas sobre a sua fam?lia;
- Formular hip?teses sobre o tema da aula;
- Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
- Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo.
Para que esta aula seja realizada ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias e que ele seja capaz de expor oralmente o que pensa. Al?m disso, ? preciso que o aluno tenha habilidades de leitura e de escrita.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
As primeiras manifesta??es de escrita de uma crian?a quase sempre est?o ligadas ? escrita de seu pr?prio nome. As crian?as que se encontram em fase de alfabetiza??o aprendem muitas coisas a partir do trabalho com seus nomes e dos nomes dos colegas de turma. Esse tipo de atividade geralmente promove a socializa??o das crian?as e ? bem interessante aos pequenos que tenham a oportunidade de detectar o conhecimento pr?vio de seus alunos. A partir da escrita dos nomes dos colegas, o aluno pode demonstrar suas hip?teses de escrita e com isso o professor tem acesso a um importante instrumento de avalia??o diagn?stica. Com base na escrita de seu nome a crian?a pensa na escrita de outras palavras. Na fase inicial da alfabetiza??o (fase pr?-sil?bica) ? comum as crian?as usarem apenas as letras do seu nome para escrever outras palavras. Essa aula ? destinada para crian?as maiores que n?o se encontram mais nessa fase de inicia??o da escrita, mas carregam consigo essa experi?ncia.
Contemplando a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa
Professor, esta aula objetiva contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as sejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa aos oito anos de idade, as crian?as j? precisam ter o entendimento e a compreens?o do funcionamento do sistema de escrita e o dom?nio das correspond?ncias grafof?nicas, mesmo que n?o dominem todas as conven??es ortogr?ficas irregulares. Elas tamb?m precisam ter a flu?ncia de leitura e o dom?nio de estrat?gias de compreens?o e de produ??o de textos escritos.
Dentro da vis?o de alfabetiza??o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa o professor alfabetizador tem a fun??o de auxiliar na forma??o para o bom exerc?cio da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetiza??o para al?m de uma vis?o tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e produ??o de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codifica??o e decodifica??o. Para tanto, alfabetiza??o precisa abarcar os conceitos do letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da l?ngua escrita. Dessa forma, se faz necess?rio que o professor proponha a seus alunos leitura e produ??o textual de temas ligados ao seu cotidiano ou para que compreendam a import?ncia social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles j? s?o participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.
O aluno precisa entender a fun??o da leitura e da escrita para a sua vida e de sua comunidade. Portanto, o professor precisa trabalhar temas que sejam significativos para eles, pois, dessa forma, haver? maior possibilidade do aluno se interessar pelos conte?dos propostos.
A proposta dessa aula se justifica dentro da vis?o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa porque leva em considera??o um dos direitos gerais da aprendizagem do Ensino de Hist?ria que ?, segundo Brasil (2012, p. 31) ?identificar-se, a si, e as demais pessoas como membros de v?rios grupos de conv?vio (familiares, ?tnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhan?a, religiosos, recreativos, art?sticos, esportivos, pol?ticos etc.)?.
BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da l?ngua portuguesa: ano 1 : unidade 2. Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica, Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
? importante que o professor, conhe?a os direitos de aprendizagem dos alunos que est?o contemplados em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles est?o disponibilizados no link abaixo:
http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 10/05/2013) ? Cadernos de Forma??o.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos
Professor, para a presente aula, voc? dever? organizar os alunos em roda de conversa e estabelecer um di?logo a respeito do que eles sabem sobre a hist?ria de seu nome. O di?logo e a roda de conversa ? um espa?o privilegiado de troca de e deve ser sempre utilizado pelo professor, lembrando que ? fundamental oferecer a oportunidade de participa??o para todos os alunos e valorizar a sua fala. A aula dever? ser desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios da turma, e ampliar as informa??es dos alunos acerca da import?ncia de ter um nome. Deve ser esclarecido que cada pessoa tem, al?m de seu nome, um sobrenome e que esse, carrega o nome de uma fam?lia. E ainda, que antigamente, os nomes eram escolhidos pelos seus significados, mas que hoje em dia essa pr?tica n?o ? muito utilizada como requisito para escolha de nomes, pois, na maioria das vezes, os pais n?o t?m conhecimento do significado dos nomes dos filhos.
Na roda de conversa voc? poder? fazer perguntas a respeito do nome do aluno, como, por exemplo:
1) O que voc? acha do seu nome?
2) Quem escolheu o seu nome? Por qu??
3) Voc? sabe qual ? o significado do seu nome?
4) Qual ? o sobrenome da fam?lia de seu pai? E da sua m?e?
Certamente, muitos alunos n?o saber?o responder algumas perguntas, por isso, nesse dia, sugerimos como atividade de casa uma consulta aos pais sobre o nome dos filhos. Solicite que enviem uma c?pia da Certid?o de Nascimento do filho. ? interessante que voc? estipule um prazo para que os pais tenham tempo para providenciar, talvez dois ou tr?s dias.
Sugerimos a tarefa:
Fonte: Acervo da autora.
Trabalhando com a m?sica: Gente tem sobrenome
Professor, a m?sica ? um recurso muito rico para trabalharmos diversos temas, al?m de possibilitar um trabalho interdisciplinar, ela possui uma linguagem l?dica que motiva as crian?as, despertando o interesse pelo tema trabalhado. Portanto, sugerimos a m?sica "Gente Tem Sobrenome" de Toquinho e Elias Andreato, ela pode ser usada como sensibiliza??o para trabalhar o uso de sobrenomes e sua import?ncia para identificar pessoas ?nicas.
? interessante que voc? monte um mural ou apresente em Power Point uma sequ?ncia de fotos das pessoas que s?o citadas na m?sica. As crian?as gostam de reconhecer ou conhecer as pessoas que aparecem na m?sica. As fotos podem ser colhidas na internet ou recortadas de jornais ou revistas usadas.
Letra da m?sica: http://som13.com.br/toquinho/gente-tem-sobrenome (Acesso em 10/05/2013).
Todas as coisas t?m nome,
Casa, janela e jardim.
Coisas n?o t?m sobrenome,
Mas a gente sim.
Todas as flores t?m nome:
Rosa, cam?lia e jasmim.
Flores n?o t?m sobrenome,
Mas a gente sim.
O J? ? Soares, Caetano ? Veloso,
O Ary foi Barroso tamb?m.
Entre os que s?o Jorge
Tem um Jorge Amado
E um outro que ? o Jorge Ben.
Quem tem apelido,
Ded?, Zacharias, Mussum e a Faf? de Bel?m.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome tamb?m.
Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos n?o t?m sobrenome,
Mas a gente sim.
Coisas gostosas t?m nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces n?o t?m sobrenome,
Mas a gente sim.
Renato ? Arag?o, o que faz confus?o,
Carlitos ? o Charles Chaplin.
E tem o Vin?cius, que era de Moraes,
E o Tom Brasileiro ? Jobim.
Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xuxa,
Pel? e He-man.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome tamb?m.
Voc? poder? enriquecer a aula com alguns dos v?deos a seguir, para isso, utilize um projetor multim?dia e projete para os alunos. Veja a sugest?o de alguns s?tios que podem ser utilizados:
http://www.youtube.com/watch?v=ulu9cc8UR9U ? Acesso em 10/05/2013.
http://www.youtube.com/watch?v=i_YCI3caAGo ? Acesso em 10/05/2013.
http://www.youtube.com/watch?v=D3N78tw3qCk ? Acesso em 10/05/2013.
Professor, depois de tocar a m?sica cante tamb?m e convide os alunos a cantarem, em seguida proponha a montagem de um mural que ilustre a m?sica com gravuras recortadas de revistas. Eles precisam entender que s? as pessoas t?m sobrenome e isso deve ficar ainda mais claro na hora da escolha e montagem das figuras.
? interessante ir al?m da m?sica e trabalhar com outras imagens, diferenciando-as e caracterizando-as dentro de categorias como: o que tem nome e o que tem sobrenome.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos
Professor, o nome ? uma palavra bem significativa para uma crian?a. Desde bem pequena ela v? seu nome escrito e por meio dela se identifica perante os outros. O nome acompanha cada pessoa ao longo de sua vida. As pessoas sempre v?o se referir ao outro pelo seu nome. Ele ?, portanto, a sua primeira refer?ncia.
Voc? pode ajudar o seu aluno a descobrir a sua pr?pria identidade ao compartilhar com o grupo suas experi?ncias e valorizar as viv?ncias e os conhecimentos dos alunos. Ofere?a aos seus alunos a oportunidade de expressarem e contarem suas experi?ncias de vida.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e resgate a tarefa de casa trabalhada na atividade anterior. Deixe os alunos se expressarem sobre a hist?ria do seu nome, agora, com uma bagagem de informa??es mais ampla. Certamente, o interesse pelo assunto deve ser bem maior do que na atividade anterior, uma vez que agora, ele possui informa??es para serem compartilhadas com os colegas, a partir de uma experi?ncia ?nica e individual, depois da prov?vel conversa com seus pais.
Professor, em seguida, apresente o poema de Pedro Bandeira: NOME DA GENTE.
NOME DA GENTE
Pedro Bandeira
Eu n?o gosto do meu nome
n?o fui eu quem escolheu.
Eu n?o sei porque se metem
com um nome que ? s? meu
O nen? que vai nascer
vai chamar como o padrinho
vai chamar como o vov?
mas ningu?m vai perguntar
o que pensa o coitadinho
Foi meu pai quem decidiu
que o meu nome fosse aquele
Isso s? seria justo
se eu escolhesse o nome dele.
Quando eu tiver um filho,
N?o vou p?r nome nenhum.
Quando ele for bem grande,
ele que escolha um!
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem o poema no s?tio http://www.youtube.com/watch?v=TDSxWi37csk , acesso em 10/05/2013, por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Em seguida proponha a leitura coletiva. Caso sua escola n?o possua os laptops, leve os alunos at? ao Laborat?rio de Inform?tica, use um projetor multim?dia para projetar ou fa?a a c?pia impressa.
http://www.youtube.com/watch?v=TDSxWi37csk Acesso em 18/05/2013.
Os alunos dever?o responder a seguinte quest?o:
Leia o trecho do poema e responda:
Professor, envolva seus alunos na seguinte discuss?o:
Voc? sabe o que significa o seu nome? Certamente a escolha de seu nome foi um momento muito importante para os seus pais. Muitas fam?lias escolhem o nome do seu filho por ser um nome tradicional de sua fam?lia, que vem sendo dado de gera??o em gera??o a seus descendentes. Outras escolhem o nome para homenagear algu?m. Outras escolhem levando em conta o seu significado. Mas, muitas fam?lias escolhem simplesmente porque acham bonito.
Voc? sabe o significado do seu nome?
Proponha aos alunos que fa?am uma pesquisa sobre a origem e o significado de seus nomes como Atividade de Casa.
Voc? pode sugerir alguns s?tios, como os relacionados abaixo e muitos outros. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para fazerem a pesquisa utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Caso sua escola n?o possua os laptops, leve-os at? ao Laborat?rio de Inform?tica. Escolha um momento adequado para essa pesquisa, se n?o, pe?a aos alunos que fa?am em casa. Voc? tamb?m poder? fazer a pesquisa e trazer para seus alunos, se eles n?o tiverem esse acesso em suas casas.
Professor, ? importante que voc? fa?a uma pesquisa pr?via, para evitar algum problema, pois poder? encontrar nome que possui significado n?o convencional o que pode acarretar constrangimento para a crian?a.
Sugest?o de s?tios para consulta:
http://www.dicionariodenomesproprios.com.br/ Neste s?tio voc? pode encontrar mais de 6 mil significados e origem de nomes brasileiros e internacionais. (Acesso em 10/05/2013).
http://nomes.clickgratis.com.br/ Neste s?tio h? milhares de significados, origens e sugest?es de nomes para meninos e meninas. Os nomes e seus significados est?o separados por categorias e agrupados pela sua respectiva letra inicial. (Acesso em 10/05/2013).
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Construindo um mural
Professor, a socializa??o das aprendizagens adquiridas ? uma etapa fundamental, pois ela possibilita que o aluno reconhe?a a relev?ncia social do conhecimento, al?m de valorizar o trabalho realizado, assim propomos que monte um mural de significados dos nomes. Cada aluno vai receber uma folha de papel com sua foto e dever? escrever o significado do seu nome encontrado na pesquisa.
Ao terminarem, os pain?is devem ser colados na parede da sala de aula. Veja a seguir o exemplo do registro realizado por uma crian?a para a montagem do painel:
Fonte: Acervo da autora.
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Descobrindo outros documentos
Professor, essa atividade tem como foco mostrar aos alunos que ter nome ? um direito de todos, garantido pela legisla??o brasileira. Explique-lhes que quando uma crian?a nasce os pais s?o obrigados a fazerem a sua Certid?o de Nascimento e o que pode acontecer com a crian?a quando n?o ? registrada. Sem registro de nascimento, as crian?as n?o podem ser vacinadas, nem mesmo matriculadas na escola. Quando adultos, tamb?m n?o poder?o ter CPF e Carteira de Trabalho, n?o ter?o direito a nenhum tipo de benef?cio trabalhista e n?o poder?o tirar T?tulo de Eleitor. Na velhice, tamb?m n?o poder?o receber aposentadoria da Previd?ncia Social. O documento que registra o nascimento de uma pessoa tamb?m ? necess?rio para atestar a sua morte.
Voc? sabia?
O Brasil ainda tem quase 600 mil crian?as que ?n?o existem? oficialmente, ou seja, que n?o foram registradas ao nascerem de acordo com o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica), que compilou os dados sobre as crian?as que n?o haviam sido registradas at? os dez anos de idade. Entretanto, ju?zes e especialistas afirmam que o n?mero de brasileiros ?invis?veis? ? muito maior, porque o censo n?o incluiu a popula??o adulta.
Um comercial recente foi colocado na m?dia para sensibiliza??o da popula??o sem registro de nascimento e est? no link http://www.youtube.com/watch?v=FtSoT5P91ZA. (Acesso em 10/05/2013). Se voc? tiver condi??es, passe para seus alunos, certamente muitos deles v?o se lembrar dessa propaganda.
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).Caso sua escola n?o possua os laptops, leve os alunos at? ao Laborat?rio de Inform?tica ou utilize um projetor multim?dia.
http://www.youtube.com/watch?v=FtSoT5P91ZA. Acesso em 18/05/2013.
Mostre aos alunos a c?pia de uma Certid?o de Nascimento:
Aproveite e projete para eles as imagens de alguns documentos que s?o feitos a partir da Certid?o de Nascimento:
Fonte da imagem: http://aterrasanta.com.br/website/quais-os-documentos-necessarios-para-tirar-o-passaporte - Acesso em 10/05/2013.
Professor, depois de coletar as c?pias dos registros de nascimento dos alunos e de explicar a import?ncia desse documento, proponha aos alunos, que trabalhem com a c?pia de sua Certid?o de Nascimento, e interpretem as informa??es para responderem ao seguinte question?rio:
Fonte: Acervo da autora.
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Essa atividade consiste em confeccionar uma Carteira de Identidade baseada nos dados da Certid?o de Nascimento dos alunos.
O intuito dessa aula ? tamb?m incentivar os alunos a se interessarem a fazerem sua identidade oficial, junto aos ?rg?os competentes, a fim de estimular o senso de identidade e de cidadania dos alunos.
Eles devem ser anteriormente fotografados e as fotos reveladas e cortadas em tamanho 3x4 para serem coladas no lugar indicado na Carteira de Identidade. Ou pedir aos alunos que tragam de casa, uma foto 3x4, o que pode ser mais dif?cil de ser viabilizado. Se n?o houver condi??es de revelar as fotos, devem ser xerocadas em preto e branco mesmo.
Professor, explique a seus alunos porque s?o coletadas as digitais das pessoas e colocadas na Carteira de Identidade e porque ? necess?rio a assinatura.
1. Distribua cart?es de 15 por 20 cent?metros, previamente xerocados em papel Verg? (120g) para os alunos confeccionarem sua Carteira de Identidade.
Abaixo s?o apresentados dois modelos para voc? escolher qual melhor se adapta ? sua atividade.
Fonte: http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2010/05/identidade.html - Acesso em 10/05/2013.
Fonte: http://adrinic.blogspot.com.br/2013/03/carteira-de-identidade.html - Acesso em 10/05/2013.
2. Os alunos devem preencher, com a sua ajuda, e com a Certid?o de Nascimento em m?os, todos os dados da sua carteira ? nome, filia??o, naturalidade, assinatura, entre outros.
3. Utilizando tinta guache preta ou almofada para carimbo os alunos dever?o colocar sua impress?o digital no local indicado.
4. As fotografias devem ser coladas no local indicado.
5. As carteiras devem ser dobradas e plastificadas com papel contact.
A confec??o da Carteira de Identidade ? apenas uma forma de trabalhar a individualidade das crian?as.
A forma??o da identidade de uma crian?a est? permeada pelas perguntas: ?Quem eu sou?? e ?Como s?o as pessoas que convivem comigo?? As respostas a essas perguntas s?o essenciais para a constru??o da sua identidade.
Trabalhar a identidade da crian?a ? muito importante tanto para as crian?as quanto para o professor. ? uma ?tima forma de iniciar as atividades pedag?gicas no in?cio de um ano letivo. As crian?as t?m oportunidade de entenderem melhor sua hist?ria de vida e que fazem parte de uma fam?lia e de uma comunidade. E o professor tem a oportunidade de obter importantes e significativas informa??es a respeito de seus alunos.
Professor, motive os alunos a apresentarem suas produ??es aos colegas. Organize o espa?o e converse sobre a forma das apresenta??es de suas produ??es e conclus?es socializando suas descobertas. Durante a execu??o dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a voc?, de acordo com a sua realidade e da escola utilizar recursos tecnol?gicos, como m?quina fotogr?fica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e v?deos e construir um mural e ou fazer a edi??o de um filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.
Sugest?es de s?tios para pesquisa:
http://www.portalbrasil.net/nomes/nomes.htm Neste s?tio voc? encontra o significado de nomes separados em ordem alfab?tica. (Acesso em 10/05/2013).
http://www.significadodonome.com/ Neste s?tio voc? encontra milhares de nomes e seus significados separados por pa?ses ou regi?es de origem. (Acesso em 10/05/2013).
A avalia??o acontece de forma cont?nua e processual. Ela come?a quando o professor faz o levantamento dos conhecimentos pr?vios dos alunos indagando sobre o que o aluno conhece sobre o tema. ? um procedimento investigativo do trabalho pedag?gico, portanto, em todos momentos voc? precisa analisar o que o aluno j? sabe e o que ainda precisa aprender sobre a quest?o trabalhada.
Ao ser ministrado esse conte?do voc? deve estar preparado para intervir e mediar as atividades e conduzir os alunos a avan?os na sua aprendizagem. ? imprescind?vel fazer observa??es e anota??es pessoais para sistematizar os dados e informa??es e recolher elementos importantes sobre como os alunos est?o compreendendo e construindo os conceitos e relacionando as informa??es novas com seus conhecimentos anteriores.
Durante o processo, todos os avan?os devem ser considerados. Observe se eles formulam hip?teses sobre: a sua import?ncia dentro de sua fam?lia; seus direitos com rela??o a sua identidade; a necessidade da utiliza??o dos documentos pessoais, em especial da Certid?o de Nascimento e da Carteira de Identidade e se desenvolveram as habilidades de fala, leitura e escrita e atitudes de intera??o com os colegas. ? importante observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas durante todo o processo no intuito de auxili?-los na sua aprendizagem.