Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto; Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane ?llen da Silva; Rones Aureliano de Sousa; Priscila Gerv?sio Teixeira; La?s de Castro Agranito; Vaneide Corr?a Dornellas.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno leitura, escrita e produ??o de textos, al?m da utiliza??o dos recursos das TICs como: tablet e laptop Classmate. ? importante que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contribuir com as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto (Neste s?tio voc? poder? obter informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.). Acesso 07/05/2013.
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf (Neste s?tio voc? poder? saber mais sobre os direitos de aprendizagem direcionados para cada ano de ensino da alfabetiza??o inicial que o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa prop?e). Acesso: 07/05/2013.
Estrat?gias e recursos da aula
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e inicie questionando-os:
Ap?s instig?-los, apresente a defini??o de bilhete.
Professor explique para eles que o bilhete deve possuir a seguinte estrutura:
|
Professor, mostre para os alunos exemplos de bilhetes. Caso na sua escola tenha os recursos tecnol?gicos, ? poss?vel tamb?m apresentar em data show, atrav?s de imagens encontradas na internet.
Se a sua escola participa do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate por meio do programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).
Veja a seguir alguns modelos que poder? utilizar para projetar:
Fonte: http://escolainfantilrainhadomar.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html Acesso 15/05/2013.
Professor, se estas tecnologias n?o estiverem dispon?veis para seu acesso, utilize os bilhetes que a escola fornece para os alunos no caderno, ou na pr?pria agenda (caderno de recado).
Veja abaixo outros modelos de bilhete que voc? poder? explorar com seus alunos:
Modelo 1
Cris, Fui buscar os p?es, v? arrumando a mesa. O bolo est? na geladeira e no arm?rio voc? encontra as x?caras. Volto logo. Mam?e 16/08/2012 |
Modelo 2
Camila, Passei em sua casa para pegar os livros de Ci?ncias. Como voc? n?o estava, sua m?e me deixou procur?-los no seu quarto. Vou come?ar as pesquisas e amanh? a gente se encontra para terminar. At? mais. Giovana 27/05/2007 |
Professor, ap?s apresentar para os alunos os modelos de bilhetes, trabalhe a interpreta??o de texto oral e escrita para desenvolver as seguintes habilidades:
Distribua c?pias das atividades abaixo para registro dos alunos. Estas atividades t?m como objetivo a fixa??o do que est? sendo desenvolvido na aula e o resgate dos direitos de aprendizagem citados no Pacto pela Alfabetiza??o na Idade Certa encontrado no s?tio abaixo: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf Acesso: 15/04/2013.
Observando o bilhete do modelo 2 responda: ?
___________________________________________________________________ 2. A quem o bilhete se destina? ___________________________________________________________________ 3. Quando a mensagem foi escrita? ___________________________________________________________________ 4. Os bilhetes costumam ter uma express?o de despedida. Copie a express?o de despedida do bilhete lido: ___________________________________________________________________ ? 5. Assinale com um X o assunto do bilhete: ( ) Familiar ( ) Escolar ( ) Profissional ? 6. Voc? sabe para que servem os bilhetes? Assinale com um X a resposta correta: ( ) Narrar uma hist?ria. ( ) Dar um recado a algu?m. ( ) Divertir pessoas. ? 7. Leia as informa??es abaixo e, com base no bilhete lido, assinale as que indicam as caracter?sticas de um bilhete: ( ) A mensagem escrita costuma ser longa. ( ) ? um texto que costuma ser assinado. ( ) A linguagem ? formal, e dif?cil de entender. ( ) A mensagem ? curta e breve. |
Fonte: Acervo da autora.
Professor, ap?s o aluno desenvolver a atividade acima ? interessante voc? fazer a corre??o coletiva, assim ? poss?vel que o aluno que ainda tenha dificuldade em identificar a estrutura do bilhete possa san?-la com as suas explica??es.
Para voc? consolidar esta aula proponha uma Atividade de Casa, onde o aluno possa construir um bilhete com ajuda da fam?lia e trazer na pr?xima aula, para expor em sala de aula, junto com os colegas.
?
Hoje na aula conhecemos o g?nero textual bilhete, vimos sua estrutura e finalidade. Em casa com a ajuda de sua fam?lia construa um bilhete para a professora e traga para pr?xima aula, a fim de ser exposto na sala de aula. |
Fonte: Acervo da autora.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie sua aula retomando o g?nero textual bilhete e pe?a para cada aluno ler o bilhete que escreveu em casa. Aproveite este momento para trabalhar a oralidade com os alunos. Ap?s a apresenta??o dos bilhetes fa?a uma exposi??o na sala de aula, para os alunos socializarem seus trabalhos.
Outra forma de trabalhar o uso do bilhete ? utilizar a hist?ria ?Os bilhetinhos de desculpas da Bruxa Pampolinha? da escritora Maria Helo?sa Penteado.
Este pequeno texto ? mais um recurso para voc? trabalhar o g?nero textual bilhete. Com ele voc? tamb?m poder? explorar os g?neros textuais: convite e lista de convidados.
Professor, antes de come?ar a conta??o de hist?ria procure atrav?s da m?sica, chame a aten??o dos alunos para este momento, um ambiente mais tranquilo ? fundamental para a conta??o da hist?ria. No s?tio voc? encontrar? sugest?o de m?sica.
http://www.youtube.com/watch?v=wjDkqXGizs8 (Neste s?tio voc? assistir? a um v?deo com a m?sica ?Uma hist?ria?). Acesso 15/05/2013.
Letra da M?sica.
Eu vou te contar uma hist?ria, agora, aten??o!
Que come?a aqui no meio da palma da tua m?o
Bem no meio tem uma linha ligada ao cora??o
Quem sabia dessa hist?ria antes mesmo da can??o?
D? tua m?o, d? tua m?o, d? tua m?o, d? tua m?o...
Fonte: http://letras.mus.br/palavra-cantada/283418/ - Acesso 15/05/2013.
Professor, ap?s a conta??o de hist?ria entregue c?pias da hist?ria para os alunos registrarem as atividades no caderno de L?ngua Portuguesa.
A Bruxa Pampolinha Maria Helo?sa Penteado. A bruxa Pampolinha convidou todos os bichos da mata para a festa do seu anivers?rio. _ Vai ser a festa mais bonita do mundo ? disse ela. ? Mas vejam l? se n?o se esquecem dos presentes. ? Iremos com muito prazer ? responderam os bichos. E se responderam assim, foi porque tinham medo dela. Na verdade, ningu?m queria ir, principalmente por causa das comidas horr?veis que a bruxa servia. E o resto da semana que faltava para a festa, eles passaram imaginando uma boa desculpa para n?o ir. Chegou o dia, e a bruxa n?o fazia outra coisa que abrir bilhetinhos. ?Sinto muito querida Pampolinha, n?o posso ir a festa porque estou resfriad?ssimo? . Assinado: Tom? Cricri. ?Muitas felicidades. Machuquei a orelha esquerda e n?o posso ir a?.? Assinado: On?a Maria Pia. E assim, n?o foi bicho nenhum ? festa. Pampolinha recebeu cento e setenta e sete bilhetinhos de desculpas e ficou furiosa. - Eles v?o ver s?! Vou fazer um feiti?o bem ruim pra eles!
|
?
Professor, converse com seus alunos sobre a hist?ria, fa?a a interpreta??o oral questionando os alunos sobre o que acharam da hist?ria. Questione sobre como foi que os convidados da bruxa justificaram sua aus?ncia. Neste momento ? poss?vel perceber se os alunos identificaram o uso dos bilhetes.
Ap?s a interpreta??o oral, distribua c?pias das atividades sobre a hist?ria, para os alunos terem como registro no caderno de L?ngua Portuguesa.
? Ouvimos a hist?ria ?A bruxa Pampolinha?, escrita por Maria Heloisa penteado. Com aten??o responda as atividades abaixo:
( ) Os bichos foram todos capturados por ca?adores. ( ) A bruxa cancelou a festa. ( ) Ningu?m queria comer as comidas horr?veis da bruxa. 2. Responda: Qual foi a ?nica coisa que a bruxa fez no dia de seu anivers?rio? ? _____________________________________________________________________ ? 3. Numere as seguintes frases de acordo com a sequ?ncia do texto: ? ? ( ) Os bichos aceitaram o convite porque tinham medo da bruxa. ? ( ) Pampolinha convidou todos os bichos da mata para a sua festa de anivers?rio. ? ( ) Pampolinha leu os bilhetes de desculpa e ficou furiosa. ? ( ) No dia da festa, nenhum dos bichos compareceu porque n?o queriam comer as comidas horr?veis que a Pampolinha fazia. 4. Se fosse voc?, teria coragem de ir ? festa da Bruxa Pampolinha? Justifique sua resposta. _____________________________________________________________________ ? 5. ?Pampolinha recebeu cento e setenta e sete bilhetinhos de desculpa ...? Observe as informa??es que devem conter em um bilhete e depois, invente e escreva um bilhete de desculpas para bruxa Pampolinha justificando sua aus?ncia ? festa de anivers?rio dela. Seja criativo para a bruxa acreditar! Veja o bilhete da Pregui?a Lili:
? Agora ? com voc?, crie seu bilhete! ? |
Fonte: Acervo da autora.
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor ap?s realizar as atividades com a hist?ria da Bruxa Pampolinha, proponha aos alunos fazerem a brincadeira do Amigo invis?vel (Oculto). Nesta brincadeira ao inv?s de trocar presentes, haver? a troca de bilhetes.
Instru??es para a brincadeira:
Fa?a pap?is com os nomes dos alunos e pe?a para cada um tirar um papel, o nome que o aluno tirar, ele dever? escrever um bilhetinho para este amigo.
Professor, forne?a pap?is para que os alunos escrevam um bilhete. Veja sugest?o abaixo:
Fonte: Acervo da autora.
Ap?s cada aluno escrever o bilhete para seu amigo secreto, disponha um momento para a revela??o, cada aluno vai ? frente e diz com quem saiu, l? o bilhete para o amigo e o entrega para o mesmo.
Professor, neste momento coloque os alunos sentados em c?rculo para assim haver melhor condu??o do trabalho.
Logo depois da revela??o, fa?a um mural com os bilhetinhos dos amigos secretos que foram revelados, para que possa haver a troca de viv?ncias.
Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa (BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e escrita s?o relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetiza??o ? L?ngua Portuguesa, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
Professor, conclu?das estas atividades ? interessante que voc? questione e avalie se os alunos tiveram alguma dificuldade em reconhecer o g?nero textual, perceber sua finalidade, como tamb?m produzir outros bilhetes e se as atividades ajudaram a consolidar os direitos de aprendizagem citados no Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
Sugest?o de Link para professor
http://www.youtube.com/watch?v=OQPw-xUK_tk (Neste s?tio voc? ter? informa??es sobre o uso e como trabalhar os g?neros textuais na sala de aula.). Acesso 15/05/2013.
http://misturadealegria.blogspot.com.br/2011/05/trabalhando-com-bilhetes-em-sala-de.html (Voc? encontrar? neste s?tio sugest?es de atividades sobre bilhete.). Acesso 15/05/2013.
http://www.atividadeeduca.com/2012/05/organizando-um-bilhete-atividade.html (Voc? encontrar? neste s?tio sugest?es de estrutura de bilhete.). Acesso 15/05/2013.
A avalia??o acontecer? no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem, observando a participa??o dos alunos nas atividades, na conta??o de hist?ria, nas produ??es dos bilhetes; se eles conseguiram identificar o assunto, a finalidade do texto e localizar informa??es no texto; al?m de verificar se interagiram e trocaram experi?ncias ao longo das atividades desenvolvidas. Lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de constru??o do conhecimento, por isso ? importante ? valoriza??o de todo o trabalho do aluno. Registre suas observa??es e utilize-as para elaborar seu planejamento.