Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto; Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane ?llen da Silva; Rones Aureliano de Sousa; Priscila Gerv?sio Teixeira; La?s de Castro Agranito; Vaneide Corr?a Dornellas.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Conhecer as caracter?sticas de um poema: organiza??o textual, rimas, ritmo;
Desenvolver habilidades de leitura, interpreta??o, reflex?o e express?o oral;
Produzir textos a partir de releitura de um poema;
Reconhecer a finalidade do texto;
Conhecer sobre os animais retratados nos poemas;
Desenvolver a atitude de colabora??o.
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno a leitura e a escrita para assim apresentar o g?nero textual poema. Al?m da utiliza??o dos recursos das TICs como: tablet e laptop do Projeto UCA. ? importante que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contribuir com as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto (Neste s?tio voc? poder? obter informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.). Acesso 13/05/2013.
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf (Neste s?tio voc? poder? saber mais sobre os Direitos de Aprendizagem direcionados para cada ano de ensino da alfabetiza??o inicial, que o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa prop?e.). Acesso: 13/05/2013.
Estrat?gias e recursos da aula
1? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Explorando o tema
Professor, organize a sala de aula em c?rculo para que possa ser desenvolvido o trabalho do dia, que necessitar? da intera??o dos alunos.
Exponha para os alunos, o que ser? trabalhado neste dia: atividades sobre o g?nero textual ?Poema?. Inicie expondo o que ? poema e suas caracter?sticas.? poss?vel tamb?m apresentar em data show, atrav?s de imagens encontradas na internet.
Se a sua escola participa do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate por meio do programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).
Professor, cite alguns poetas que escreveram poemas infantis, d? como exemplo Cec?lia Meireles que escreveu ?Leil?o de Jardim? e outros. Veja abaixo um s?tio que fala sobre a poetisa Cec?lia Meireles.
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/cecilia_meireles.html - Acesso 13/05/2013.
Ap?s explorar a vida e a obra de Cec?lia Meireles, converse com os alunos sobre: o que ? poema e o que s?o versos, estrofes e rimas.
Explique-lhes que poema geralmente ? composto de versos e estrofes. Que cada linha de um poema ? um verso e que cada conjunto de versos ? uma estrofe.
Professor, fale tamb?m sobre as rimas, que ? quando duas ou mais palavras terminam com o mesmo som.
Exemplo: |
Janela ? Panela / boneca-caneca / palminha- sardinha |
Fonte: Acervo da autora.
Voc? pode apresentar como exemplo a poesia Leil?o de Jardim de Cec?lia Meireles, atrav?s de um v?deo animado que voc? encontra no s?tio: http://www.youtube.com/watch?v=f4z1b9ol3Og V?deo da TV Cultura, onde a poesia de Cec?lia Meireles, Leil?o de Jardim ? declamada pelos personagens do programa Quintal da Cultura. Acesso 14/05/2013.
Professor, pe?a para os alunos ilustrarem o poema e coloque as produ??es afixadas nos murais da escola para expor para a comunidade escolar e assim divulgar o trabalho que est? sendo desenvolvido em sua turma. Para isso, disponibilize folhas de papel A4, para eles fazerem a ilustra??o, mas lembre-os de identificarem a autoria do trabalho, o nome da atividade, a turma e o poema que est?o ilustrando com o nome da poetisa.
2? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, ap?s a exposi??o dos desenhos dos alunos nos murais da escola, disponibilize para a turma c?pias do poema Leil?o de Jardim. Veja abaixo um s?tio que tem um exemplo do texto que ser? trabalhado em sala.
http://misturadealegria.blogspot.com.br/2010/04/poesia-leijao-de-jardim.html Neste s?tio voc? encontra o poema como tamb?m sugest?es de atividades. Acesso 14/08/2013.
Fonte: http://misturadealegria.blogspot.com.br/2010/04/poesia-leijao-de-jardim.html Acesso 14/05/2013.
Professor, questione os alunos sobre o significado da palavra leil?o, caso eles n?o saibam pe?a para consultarem no dicion?rio ou utilizarem o Laborat?rio de Inform?tica, mas se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) e pesquisem o significado. Veja o s?tio http://pt.wikipedia.org/wiki/Leil%C3%A3o . Nele voc? encontra o significado da palavra leil?o. Acesso14/05/2013.
Explore com os alunos a palavra leil?o e o sentido que a autora usou para escrever o poema. O poema Leil?o de Jardim permite que voc? trabalhe tamb?m com os g?neros textuais: An?ncio e Classificados.
Professor, ap?s a leitura do poema pe?a aos alunos que observem o texto e contem quantas estrofes e quantos versos t?m, sugira que numerem a quantidade de estrofes e versos ao lado do poema.
Pe?a-lhes que circulem as palavras que rimam no poema. Ap?s esta solicita??o distribua para os alunos as atividades de registro no caderno de L?ngua Portuguesa ou passe na lousa, caso n?o seja poss?vel disponibilizar as c?pias.
Interpretando o poema.
? 3. Em sua opini?o este jardim existe? _____________________________________________________________ 4. O que a autora Cec?lia Meireles pretende com este poema? _____________________________________________________________ |
Professor, aproveite o tema do poema para trabalhar com outros g?neros textuais, para isso, proponha uma atividade de releitura do poema de Cec?lia Meireles como Atividade de Casa. Veja a seguir:
|
Hoje em sala de aula aprendemos sobre o que ? poema. Descobrimos que o poema ? composto de estrofes, versos e rimas. Voc? agora ser? o autor de seu poema, imagine que vai leiloar ou vender algo. Como voc? anunciaria atrav?s de um poema? Utilize o poema de Cec?lia Meireles como modelo e crie o seu. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ? |
Fonte: Acervo da autora.
3? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, neste momento voc? ir? retomar a aula anterior e desenvolver a oralidade onde cada aluno apresentar? o poema que escreveu de acordo com o que foi pedido na Atividade de Casa. Nesta atividade ? poss?vel observar a utiliza??o adequada da entona??o da voz Direito de Aprendizagem citado no Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Avalia??o no ciclo de Alfabetiza??o: reflex?es e sugest?es. p. 43, encontrado no s?tio http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf Acesso 14/05/2013.
? interessante observar se o aluno soube explorar o poema Leil?o de Jardim, como tamb?m se o mesmo entendeu o sentido do poema e identificou a presen?a do g?nero textual ?An?ncio?.
Professor, ap?s a apresenta??o dos poemas criados pelos alunos apresente a m?sica Leil?o de Jardim musicalizada por D?rcio Marques. Veja no sitio http://letras.mus.br/dercio-marques/leilao-de-jardim/ um v?deo sobre o cantor aqui citado como tamb?m a letra da m?sica. Acesso 14/05/2013.
Se quiser enriquecer a atividade poder? levar os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica, mas se possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) e acessem o v?deo. Outra possibilidade ? utilizar um projetor multim?dia para projetar o v?deo para eles. Vale a pena, pois ? muito bonito!
Clipe da m?sica Leil?o de Jardim:
http://www.youtube.com/watch?v=i6i67jC2BsY. Acesso 14/05/2013.
Fonte: Acervo da autora.
Apresenta??o da m?sica Leil?o de Jardim. Professora N?dia - Escola de Educa??o B?sica da UFU - 2012.
?
Trabalhando de forma interdisciplinar
Professor, na atividade abaixo voc? poder? trabalhar em Ci?ncias as caracter?sticas dos animais e das plantas que s?o citados no poema Leil?o de Jardim. Forne?a c?pias da atividade para os alunos registrarem.
?
Trabalhando com o Poema Leil?o de Jardim de Cec?lia Meireles. ?
?
? 2. Coloque no quadro abaixo de acordo com a caracter?stica de locomo??o, o nome dos animais que aparecem no poema. ?
? ? |
Fonte: Acervo da autora.
4? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Trabalhando de forma interdisciplinar
Professor, ap?s ter trabalhado com os alunos o g?nero textual poema, proponha outras atividades de fixa??o como registro no caderno de L?ngua Portuguesa do aluno como tamb?m no caderno de Ci?ncias. Proponha atividades que estejam de acordo com os Direitos de Aprendizagem propostos pelo Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
Observe abaixo algumas atividades que podem auxili?-lo no processo de aprendizagem do aluno, com isso voc? poder? observar as seguintes habilidades que foram desenvolvidas no decorrer da aula como: identificar semelhan?as sonoras em s?labas e em rimas; identificar g?neros textuais diversos; compreender a finalidade do texto; estabelecer rela??es intertextuais e localizar informa??es expl?citas no texto.
Para esta atividade, providencie a c?pia do poema ?A foca? e distribua para os alunos, ou ent?o, registre na lousa para eles copiarem no caderno de L?ngua Portuguesa ou no caderno de Ci?ncias.
Fonte:http://deixeimamaeepapai.blogspot.com.br/2013/03/a-foca-atividades.html Acesso em 14/05/2013.
?
1) Agora, responda: ?
? _________________________________________________________________ ?
? __________________________________________________________________ ? 2) Quando duas ou mais palavras terminam com o mesmo som dizemos que h? rima. No poema, o autor rimou: ? Feliz com_____________________________________________ ? Palminha com _________________________________________ ? Briga com____________________________________________ ? 3) Segundo o poema muitas coisas deixam a foca feliz. E quanto a voc?: o que o deixa feliz? ? ___________________________________________________________________ ? |
Fonte: Acervo da autora.
Professor, as atividades a seguir poder?o ser desenvolvidas de forma interdisciplinar, dialogando com L?ngua Portuguesa e Ci?ncias, onde ser? tratado sobre os animais e suas caracter?sticas. Se necess?rio voc? poder? extrapolar o tema, a partir do poema trabalhado, que servir? como elemento detonador para o trabalho com os animais.
?
|
Fonte: CAV?QUIA, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. Portugu?s: 2? ano, Ensino Fundamental. 2. ed. S?o Paulo: Scipione, 2007. p. 62. (Cole??o a escola ? nossa.).
As focas adultas se alimentam de _________________________________, _____________ e de ______________________. 2. Segundo o texto, quais s?o as esp?cies de focas mais comuns no Brasil? _________________________________________________________________ 3. Voc? leu o poema ?A foca?, de Vin?cius de Moraes e o texto ?Focas s?o mam?feros?" Da Revista Recreio. a) O que os textos t?m de semelhantes? _________________________________________________________________ b) Qual ? a principal finalidade do poema ?A foca??
Informar
Divertir ? c) Qual ? a principal finalidade do texto ?Focas s?o mam?feros?"
Informar
Divertir |
?
Fonte: CAV?QUIA, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. Portugu?s: 2? ano, Ensino Fundamental. 2. ed. S?o Paulo: Scipione, 2007. p. 64. (Cole??o a escola ? nossa.).
Professor, ? interessante que voc? junto com seus alunos fa?am uma visita ? Biblioteca da Escola para conhecer o acervo de livros de poemas que a escola tem. Caso n?o tenha, pe?a para o diretor da escola entrar em contato com a Secretaria de Educa??o do seu estado ou do seu minic?pio para solicitar este acervo. Lembre-se que o PNBE faz a distribui??o dos livros de literatura, que englobam textos em prosa (novelas, contos, cr?nicas, mem??rias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de hist?ria em quadrinhos. Esses livros s?o destinados ?s bibliotecas das escolas.
Para o professor:
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/poesia-imaginacao-423908.shtml Neste s?tio voc? encontra um texto que fala da import?ncia da poesia na leitura e na escrita do aluno. Acesso 14/05/2013.
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/poemas-cantar-530049.shtml Neste s?tio voc? encontra sugest?o de aula que trabalha as poesias para cantar. Acesso: 14/05/2013.
http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/pais/artigos/dicas-para-aumentar-o-vocabulario/ Neste s?tio voc? encontrar? dicas importantes de como ampliar o vocabul?rio dos alunos. Acesso 14/05/2013.
Para os alunos:
http://poesiaparacrianca.blogspot.com.br/ Neste s?tio voc? encontrar? poesias infantis de grandes poetas de nossa literatura. Acesso 14/05/2013.
Professor, a avalia??o dever? acontecer no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem, observando a participa??o dos alunos na leitura e na escrita de poemas e se: reconhecem a estrutura de um poema; conseguem produzir texto a partir da releitura; interagem com os colegas e fazem os registros no caderno, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de constru??o do conhecimento, por isso ? importante valorizar todo o seu trabalho.