Portal do Professor

Início do Conteúdo

Uso dos porquês na produção textual

Autor e Co-autor(es)

RITA DE CASSIA DELCONTE FERREIRA imagem do usuário

CAMPO MOURAO - PR NTE - CAMPO MOURÃO

EZIQUIEL MENTA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Usar adequadamente a grafia dos porquês; Conhecer as regras para uso dos porquês; Utilizar a linguagem para expressar suas idéias observando as situações comunicacionais.

Duração das atividades

03 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conhecer a forma como são grafados os vocábulos; - Dominar normas que definem o modo correto de registro da cada palavra; - Ter consciência de que essas normas existem porque a escrita não é somente fonética; - Conhecer a origem das palavras.

Estratégias e recursos da aula

 As estratégias utilizadas serão:

- aula interativa;

- aula em laboratório de informática;

-atividades em pequenos grupos na sala de aula.

 ATIVIDADE 1

Assistir com os alunos o vídeo Por que salvo previamente num dvd/cd para exibição na televisão ou computador: 

 

 

O professor então promove um debate:
- é importante que haja regras para se escrever as palavras?
- como podemos saber as formas gramaticalmente corretas de escrever as palavras?
- será que ocorre alguma alteração no significado das palavras escritas de forma diferente do que dizem as regras de grafia?

ATIVIDADE 2

Levar os alunos ao laboratório de Informática. Orientá-los a se organizar em pequenos grupos (3 ou 4) e pesquisar as regras para utilização dos "Porquês"

Algumas indicações de sites:

www.brasilescola.com/gramatica/por-que.htm

redacaoescola.blogspot.com/2007/10/por-que-por-qu-porque-ou-porqu.html

kplus.cosmo.com.br/materia.asp

www.cursoderedacao.com/p_c/sub_pag.php

Solicite que registrem sua pesquisa em um editor de texto, auxiliando-os a referenciar o material pesquisado.

 ATIVIDADE 3


Apresentar aos alunos o texto: Os porquês do porquinho solicitando que preencham as lacunas com o “porquê” adequado.


                                                                                  Os porquês do porquinho


Aconteceu na Grécia!
Era uma vez um jovem porquinho, belo e bom, muito pequenino, cuja vida foi dedicada à procura dos ________da floresta. Tal porquinho, incansável em sua busca, passava o dia percorrendo matas, cavernas e savanas perguntando aos bichos e aos insetos que encontrava pelo caminho todos os tipos de ________ que lhes viessem à cabeça.
- ________você tem listras pretas se os cavalos não as têm? – perguntava gentilmente o porquinho às zebras.
- Pernas compridas __ ______, se outros pássaros não as têm? indagava às siriemas , de forma perspicaz.
- ________isso? Por que aquilo?
Era um festival de ________, dia após dia, ano após ano, sem que ele encontrasse respostas adequadas aos seus questionamentos de porquinho.
Por exemplo, sempre que se deparava com uma abelha trabalhando arduamente, ele perguntava ________. E a pergunta era sempre a mesma:
- Saberias, por acaso, ________fazes o mel, oh querida abelhinha?
E a abelha, com seus conhecimentos de abelha, sempre respondia assim ao ________:
- Fabrico o mel porque tenho que alimentar a colméia.
Mas a resposta das abelhas não o satisfazia, ________ eram os ursos os maiores beneficiados com aquela atividade.
- Alguma coisa deve estar muito errada, ________ eram os ursões que ficavam com quase todo o mel, sem ter produzido um pingo de mel.- pensava o porquinho.
Então, valente como os porquinhos de sua época, seguia pela floresta à procura de ursões, fortes e poderosos, ansioso ________eles soubessem a resposta. Quando encontrava um, perguntava:
- Senhor, grande e esperto ursão, poderias me dizer a razão e solucionar o ________ da questão?
E alguns ursos, mais exibidos, até tentavam responder, ________ de mel eles entendiam muito, mas sobre trabalho... as respostas eram sempre do senso comum de ursão e não resolviam a questão.
- Elas fabricam o mel ________ ele é muito gostoso. – diziam uns.
- Elas o fabricam ________ o mel é delicioso. – diziam outros.
Havia aqueles que se limitavam a olhar feio e, ainda, aqueles que até ameaçavam o pobre porquinho e iam embora, sem dizer ________. Apesar disso, o porquinho seguia em frente.
Um dia - ________ toda história têm um dia especial - o porquinho encontrou um oráculo em seu caminho e resolveu elaborar o seu mais profundo ________. Afinal, oráculo é para essas coisas. E ntão, ele perguntou com sua voz fininha, mas de modo firme e sonoro
- ________existo?
Houve um profundo silêncio na floresta e o porquinho pensou que aquele ________ nunca seria respondido, afinal.
Mas de repente, o oráculo falou, estrondosamente, ________ era oráculo.
- Procure o Sr. Leão, rei da floresta, e pergunte a ele ________você existe. Só ele lhe dará uma resposta adequada.
Então, feliz, animado e saltitante, lá se foi o porquinho à casa do grande e sábio rei da floresta, carregando o seu também grande e sábio ______ __ .
Ao chegar à ; casa do leão, o porquinho bateu à porta e, quando foi atendido por sua realeza, tratou logo de lascar o seu ________ mais precioso:
- Sr. Leão, rei dos reis, sábio dos sábios, poderia Vossa Alteza me dizer ________existo?
E o leão, ________ era leão, respondeu mais que depressa.
Nhac.
________ é o da história!
Fim
Clóvis Sanches
Texto disponível em Nova Escola: revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/ensino-fundamental2/PlanoAula_278686.shtml

 

ATIVIDADE 4


No laboratório de informática com os alunos em pequenos grupos, solicitar que elaborem estórias em quadrinhos contemplando a utilização dos “porquês” e reescrevendo o final da estória "Os porquês do porquinho" utilizando o BrOffice Impress e as ferramentas de desenho que o mesmo possibilita.


Após a elaboração, cada grupo apresentará com o uso de projetor multimídia ou na tela do computador sua criação aos colegas e professor.

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Por que Vídeo

Recursos Complementares

Sugere-se outros recursos para aprofundamento do conteúdo: Televisão e Dvd/vídeocassete; retroprojetor; Dicionário; Gramática. Sugestão de leitura para o professor: Linguagem: oralidade e escrita - O essencial para saber ler e escrever no processo inicial de alfabetização. Luiz Carlos Cagliari. TV ESCOLA/ SALTO PARA O FUTURO. Boletim 3, 2007 Um mundo de letras: práticas de leitura e escrita. Disponível em [http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/].

Avaliação

A avaliação se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões sobre os aspectos gramaticais e individualmente, quando os empregarem em produções escritas (elaboração das estórias em quadrinhos).