Portal do Professor

Início do Conteúdo

Localiza??o e movimenta??o: direcionando caminhos

Autor e Co-autor(es)

Mariane ?llen da Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto; Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; N?dia Carvalho Arc?nio Fraga; Priscila Gerv?sio Teixeira; Rones Aureliano de Souza; Vaneide Corr?a Dornellas.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Espa?o e forma
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Desenvolver a coordena??o motora;
  •  Participar de jogos e brincadeiras;
  •  Representar posi??es de pessoas e objetos;
  •  Desenvolver no??es de lateralidade, localiza??o, direcionamento e sentido;
  •  Descrever localiza??o e movimenta??o de pessoa e objetos no espa?o;
  •  Identificar mudan?as de dire??o;
  •  Desenvolver habilidades de leitura;
  •  Desenvolver a oralidade em situa??es de comando;
  •  Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? Quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido desenvolvidas algumas estrat?gias de participa??o e de intera??o em sala de aula, pois ? importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

 Informa??es ao professor

?

Professor, por meio do Portal do Professor, pretendemos ir ao encontro do programa de forma??o do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar ideias sobre as pr?ticas pedag?gicas que realizamos, o que contribui significativamente para a nossa forma??o docente.

O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse: http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 17/05/2013).

?

Nesse sentido, propomos essa aula sobre a tem?tica da localiza??o e movimenta??o com a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:

?

  •          Explicitar e/ou representar informalmente a posi??o de pessoas e objetos, dimensionar espa?os, utilizando vocabul?rio pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situa??es nas quais as crian?as consideram necess?ria essa a??o, por meio de desenhos, desenvolvendo no??es de tamanho, lateralidade, localiza??o, direcionamento, sentido;
  •          Identificar e descrever a localiza??o e a movimenta??o de objetos no espa?o, identificando mudan?as de dire??es e considerando mais de um referencial.

?

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: ludicidade na sala de aula. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 29.

?

1? Atividade:

?

Professor, ?ao pensarmos no campo da geometria, por exemplo, orienta??es curriculares nacionais indicam que nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o trabalho com a geometria deve estar centrado na explora??o do espa?o que envolve o estudante. As situa??es em que ele seja levado a situar-se no espa?o que o cerca devem ser particularmente exploradas em atividades que favore?am a organiza??o do esquema corporal e a orienta??o espacial. As no??es de situa??o: orienta??o, proximidade, interioridade e direcionalidade, podem ser exploradas em brincadeiras como ?Toca do Coelho?, ?Bola ao Cesto? etc. Estas e outras brincadeiras tamb?m favorecem explora??es de natureza num?rica, envolvendo registro, organiza??o em listas e tabelas, constru??o de gr?ficos, entre outras?.

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: vamos brincar de construir as nossas e outras hist?rias. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 28.

?

Nesse sentido, seguem algumas brincadeiras.

?

Brincadeira 1: TOCA DO COELHO

?

Professor, ? fundamental preparar o espa?o com anteced?ncia. Como este jogo exige movimenta??o escolha um local adequado, de prefer?ncia o p?tio ou um sal?o maior, caso n?o tenha, organize a sala de aula de  modo que favore?a a movimenta??o. Fa?a uma roda de conversa e explique as regras do jogo, assim ter? a garantia da aten??o dos alunos.

?

COMO BRINCAR

?

Os participantes s?o divididos em grupos de tr?s jogadores. Dois jogadores d?o-se as m?os formando a toca e o terceiro ficar? entre eles e ser? o coelhinho. Do lado de fora ficam os coelhos perdidos.  Ao ser dado o sinal: ?Coelhinho sai da toca, um, dois, tr?s?, as tocas levantam os bra?os e todos os coelhinhos devem ocupar uma nova toca, inclusive os coelhos perdidos. Quem n?o conseguir entrar fica no centro, esperando nova oportunidade. 

O jogo fica mais emocionante se no lugar dos coelhinhos perdidos houver um ca?ador. Nesse caso, apenas um participante fica de fora. Quando for dado o sinal ele dever? perseguir os coelhinhos durante a troca de tocas. O primeiro a ser pego passar? ao posto de ca?ador, o ca?ador vira um dos ?tocas?, e este, por sua vez, vira um coelhinho. Se o n?mero de crian?as for pequeno, as tocas podem ser desenhadas no ch?o com um giz, assim, ningu?m fica de fora da brincadeira.

Fonte: http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/coelhinho-sai-da-toca/4e3b209d5cf358183f000003.html  (Acesso em 12/05/2013).

?

Brincadeira 2: SE VOC? FOSSE UM ROB?

?

COMO BRINCAR

?

Organize a turma em duplas e explique a brincadeira:

?

?         Um aluno dir? os comandos para o colega que est? sendo conduzido para chegar de um lugar predefinido a outro.

?         O importante ? perceber que um ponto de refer?ncia ? sempre necess?rio quando um obst?culo se coloca no caminho.

?         Por exemplo, se as crian?as est?o brincando de rob? na sala de aula, indo do quadro at? o fundo da sala, as carteiras oferecem obst?culos.

?          Assim, a cada comando, quando h? uma carteira no caminho (ponto de refer?ncia) a trajet?ria necessita ser alterada.

?         Pe?a aos alunos para usarem termos como: avance 3 passos para frente, vire ? esquerda e avance 8 passos, avance 2 passos para tr?s, vire ? direita e avance 2 passos para frente, dentre outros, de modo que se familiarizem com a linguagem e usem os termos corretamente.

?         Quando terminar o trajeto, o aluno que comandou ser? comandado.

?

Brincadeira 3: CHOCOLATE INGL?S

?

COMO BRINCAR

?

Forma-se um c?rculo colocando uma m?o sobre a outra, com as palmas para cima. Todas as crian?as cantam, batendo na m?o de quem est? do lado esquerdo. Quando a m?sica termina, quem teve a m?o tocada por ?ltimo pisa no p? de quem est? ao seu lado. Se n?o conseguir, pode piscar discretamente para outro participante da roda. Este, por sua vez, ter? que tentar pisar no p? de outra crian?a. Essa tentativa se repete no m?ximo tr?s vezes e quem leva a pisada sai da roda. A brincadeira prossegue at? restar uma crian?a.

Varia??es:

Outras vers?es de chocolate ingl?s s?o brincadas pelo pa?s, com altera??es nas regras. Em uma delas, a crian?a que teve a m?o tocada fala o nome de outra participante do jogo, que pode pisar no p? de quem est? ao seu lado. Em outra, todos d?o tr?s passos para tr?s quando a m?sica termina. Quem teve a palma da m?o tocada d? mais tr?s passos em dire??o ao colega mais pr?ximo. Se o alcan?ar, o colega sai da brincadeira. H? tamb?m sutis varia??es nas letras das m?sicas. Em uma delas, ao fim, canta-se: "Dole um, dole dois, dole tr?s. Chapou, pisou".

?

Letra da m?sica:

Chocolate ingl?s

T? na boca do fregu?s

De primeira qualidade

?

Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/brincadeiras-regionais-centro-oeste-chocolate-ingles-700713.shtml  (Acesso em 12/05/2013).

?

2? Atividade:

?

Professor, providencie a imagem de um labirinto para a turma.

?

labirinto

Fonte: Acervo da autora.

?

Comente a import?ncia de ter um mapa para se localizar e se movimentar em um lugar desconhecido. Espera-se que os alunos percebam que as pessoas seguram um mapa do labirinto, que serve para facilitar a sa?da. Para tanto, indague-os:

?

?         Neste labirinto as pessoas seguram um papel. Para que ele serve?

?         Por que o menino sentado no ch?o parece ter dificuldade para sair do labirinto?

?

A partir da imagem leve os alunos a refletirem...

?

?         Imagine que voc? possa comunicar-se por r?dio com o garoto que est? sentado no ch?o. Que instru??es voc? daria a ele para ajud?-lo a sair do labirinto?

?

Julgando oportuno, proponha outras quest?es, por exemplo:

?

  •   Explique ao colega como chegar ? mesa da professora saindo da sua carteira?

?

Observe se os alunos empregam de forma adequada as express?es: virar ? direita, virar ? esquerda, seguir em frente, dentre outras.

?

Professor, a seguir providencie uma cena com v?rios brinquedos, para realizar o jogo: ACHOU, GANHOU!

?

brinquedtca

Fonte: Obra concebida, produzida e desenvolvida pela Editora Moderna. Projeto Buriti: matem?tica 2? ano. 2. ed. S?o Paulo: Moderna, 2011, p. 273. 

?

Disponibilize tamb?m cartas com imagens de brinquedos dessa cena. Se na cena tiver 30 brinquedos, providencie 30 cartas, uma com cada desenho.

?


cartass

?

Fonte: Obra concebida, produzida e desenvolvida pela Editora Moderna. Projeto Buriti: matem?tica 2? ano. 2. ed. S?o Paulo: Moderna, 2011, p. 275.

?

Jogadores:

Dupla.

?

Regras do jogo:

  •   Decide-se quem iniciar? a partida;
  •   As 30 cartas devem ser embaralhadas e colocadas viradas para baixo, formando um monte;
  •   Cada jogador deve ter em m?os a cena da brinquedoteca;
  •   O jogador, na sua vez, pega a carta de cima do monte e n?o deixa que o advers?rio a veja. O outro jogador ter? que descobrir qual brinquedo est? ilustrado nessa carta. Para isso, ele poder? fazer no m?ximo 5 perguntas para o jogador que pegou a carta. Essas perguntas s? podem ter resposta ?sim? ou ?n?o?.

?

Exemplo:

?

Pergunta: O brinquedo dessa carta est? no ch?o?

Resposta: N?o.

?

  •   O jogador que faz as perguntas tem apenas uma chance de descobrir que brinquedo h? na carta, dizendo seu nome ou descrevendo-o. Se ele acertar o palpite, ganha a carta; se errar, quem fica com a carta ? o outro jogador;
  •   O jogo termina quando acabarem as cartas;
  •   Vence quem ficar com mais cartas ao final do jogo.

?

Antes de jogar, proponha ? turma algumas quest?es, como por exemplo, ?Quem est? ? esquerda de ....(nome de outro aluno)? Quem est? ? frente de... (nome de outro aluno)??. ? muito importante que os alunos compreendam que devem levar em considera??o a direita e a esquerda de quem observa a ilustra??o.

Ap?s o jogo, prepare uma atividade de ?Para Casa? para os alunos com situa??es do jogo. Observe:

Observe uma parte da cena da brinquedoteca.

?

execicio

Fonte: Obra concebida, produzida e desenvolvida pela Editora Moderna. Projeto Buriti: matem?tica 2? ano. 2. ed. S?o Paulo: Moderna, 2011, p.125.

?

Agora, veja uma cena do jogo.

?

cena do jogo

Fonte: Obra concebida, produzida e desenvolvida pela Editora Moderna. Projeto Buriti: matem?tica 2? ano. 2. ed. S?o Paulo: Moderna, 2011 p. 125.

?

a)  Com a resposta de Fernanda, Caio ter? a chance de descobrir o brinquedo da carta dela? Justifique.

b)  Voc? v? os pinos com argolas da prateleira ? direita ou ? esquerda do le?o?

?

 3? Atividade:

?

Professor, providencie atividades de manipula??o de objetos envolvendo localiza??o espacial.

?

1)    O objetivo da atividade a seguir, ? fazer com que o sapo se desloque sobre o tabuleiro, seguindo os seguintes comandos:

?

?

F - 1 quadrinho para  frente

FF- 2 quadrinhos para  frente

T- 1 quadrinho pra tr?s 

TT - 2 quadrinhos para tr?s

E- gira para a esquerda

D- gira para a direita

?

sapo 1

Fonte: http://nicegasparin.pbworks.com/w/page/7472862/Atividades%20de%20Matem%C3%A1tica ? Acesso em 12/05/2013.

?

Siga o comando e coloque o sapo no local e na posi??o em que ele deve ficar ap?s se deslocar.

?

FDFFETTD

?

sapo 2

Fonte: http://nicegasparin.pbworks.com/w/page/7472862/Atividades%20de%20Matem%C3%A1tica ? Acesso em 12/05/2013.

?

2)     Leia as instru??es e marque com um X onde o tesouro est? escondido.

?

?         Para come?ar, encontre o tronco.          

                     tronco

?

?          A partir dele, avance na malha conforme as instru??es abaixo:

?


106666


tesouro

Fonte das imagens: Obra concebida, produzida e desenvolvida pela Editora Moderna. Projeto Buriti: matem?tica 1? ano. 2. ed. S?o Paulo: Moderna, 2011 p. 106.

?

3)    Descubra o caminho a ser percorrido pelo jogador com a bola at? chegar ao gol. Para isso, siga as instru??es e pinte cada quadradinho:

?


setas 107

?

gol

Fonte das imagens: Obra concebida, produzida e desenvolvida pela Editora Moderna. Projeto Buriti: matem?tica 1? ano. 2. ed. S?o Paulo: Moderna, 2011 p. 107.

?

?

 4? Atividade:

?

Professor, antes do trabalho com movimenta??o na malha quadriculada ? interessante realizar jogos que estimulem e ajudem o reconhecimento de linhas horizontais e verticais e do quadrado em um contexto de jogo de estrat?gia. Sugerimos o jogo FECHA QUADRADO, tamb?m ? chamado de JOGO DOS PONTINHOS e muito conhecido em sites de jogos eletr?nicos.

?

Material:

Quadro de pontinhos.

?

pontinhos

Fonte: Acervo da autora.

?

?

Jogadores:

Duplas.

?

Regras:

?

  •          Cada jogador, em sua vez, deve ligar dois pontinhos;

?

assim vale

?

  •          Quem fechar o quadrado escreve a letra inicial do seu nome dentro dele e joga novamente;
  •          Cada quadrado fechado vale 1 ponto;
  •          O jogo termina quando todos os quadrados estiverem fechados;
  •          Terminada a partida, anote na tabela quantos pontos voc? fez e quantos pontos seu colega fez;
  •          Ganha quem tiver feito mais pontos.

?

Atividade sobre o jogo:

?

Observe o jogo entre Davi e Murilo. Registre na tabela quantos pontos cada um fez.

?


davi

Fonte: Obra concebida, produzida e desenvolvida pela Editora Moderna. Projeto Buriti: matem?tica 1? ano. 2. ed. S?o Paulo: Moderna, 2011 p. 109.

?

?

?

Responda:

?

a)    Quem venceu a partida?

b)    Quantos pontos a crian?a vencedora fez a mais que a outra?

?

Atividades complementares:

?

1)    Observe as instru??es e marque com um X a resposta certa:

?

126 inst

?

Qual dos trajetos abaixo corresponde ?s instru??es dadas?

?

quadros 126

Fonte das imagens: Obra concebida, produzida e desenvolvida pela Editora Moderna. Projeto Buriti: matem?tica 2? ano. 2. ed. S?o Paulo: Moderna, 2011 p. 126.

?

?

2)    Fa?a o que se pede:

?

a)    Observe o caminho na malha que come?a no ponto vermelho e passa por todos os pontos verdes.

?

127 df

?

b)    Desenhe as instru??es desse caminho com setas.

?

inst 127

Fonte das imagens: Obra concebida, produzida e desenvolvida pela Editora Moderna. Projeto Buriti: matem?tica 1? ano. 2. ed. S?o Paulo: Moderna, 2011 p. 127.

?

?

3)    Observe e desenhe:

O desenho na malha quadriculada abaixo ? feito de 4 movimentos que se repetem.

?

numro 4 127

?

Quais s?o eles? Represente-os por setas.

?

res 4 127

Fonte das imagens: Obra concebida, produzida e desenvolvida pela Editora Moderna. Projeto Buriti: matem?tica 1? ano. 2. ed. S?o Paulo: Moderna, 2011 p. 127.

?

Terminados os jogos e as atividades, converse com as crian?as sobre o que foi poss?vel aprender com os mesmos, sobre localiza??o e movimenta??o. Registre os pontos fortes e os fracos, a fim de consider?-los nos seus planejamentos das pr?ximas aulas.

?


Professor, diversas atividades dessa aula foram exemplificadas a partir do Livro Did?tico inscrito no Programa Nacional do Livro Did?tico (PNLD). Entendemos que seja muito produtivo os trabalhos que envolvem o Livro Did?tico, ele pode constituir um importante material, pelas atividades que o constituem relacionadas aos eixos do ensino de matem?tica a serem ensinados, que auxilia o trabalho do professor na sua pr?tica pedag?gica.

?

"O livro did?tico em geral, no nosso caso o livro did?tico de alfabetiza??o (LDA), ocupa um significativo espa?o na cultura escolar brasileira. Independentemente de restri??es ao seu uso e de suas limita??es, esse recurso did?tico permanece como um dos suportes b?sicos da organiza??o do trabalho pedag?gico. Os livros inscritos no Programa Nacional do Livro Did?tico (PNLD) v?m sendo submetidos a um trabalho de an?lise e avalia??o pedag?gica, que resulta na publica??o de um Guia de Livros Did?ticos, que traz informa??es sobre aqueles livros, constituindo-se um material que orienta a escolha do livro did?tico pelos professores. Apesar das lacunas, ? importante n?o esquecermos que os novos livros did?ticos s?o de boa qualidade, al?m de serem distribu?dos para cada aluno, o que facilita o desenvolvimento das atividades no dia a dia da sala de aula. ? preciso, portanto, saber como us?-los, para garantir que os alunos se alfabetizem".

?

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfab?tica. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 27-28.

Recursos Complementares

Nos s?tios a seguir voc? encontra v?rias atividades sobre a tem?tica da movimenta??o e localiza??o:

?

http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2010/02/pro-letramento-matematica-9.html  Esse s?tio traz roteiros de atividades sobre espa?o e forma.

http://professoracarina.blogspot.com.br/2011/07/atividades-de-orientacao-e-localizacao.html  O referente s?tio aborda atividades de orienta??o e localiza??o.

http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/prova-brasil-espaco-forma-475540.shtml O s?tio da Revista Nova Escola retrata quest?es da Prova Brasil de Matem?tica - 5? ano: Espa?o e forma.

Acessados em 18/05/2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? acontecer ao longo do ano letivo, pois ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxili?-los no processo de aprendizagem. Registre, atrav?s de diferentes instrumentos, o desenvolvimento de cada aluno, de modo a poder acompanhar os avan?os de cada um, com rela??o ?s no??es de lateralidade, localiza??o, movimenta??o, direcionamento, sentido, bem como suas descri??es que foram trabalhadas nessa aula, pois ? medida que voc? vai observando e registrando sobre os avan?os e dificuldades dos alunos ? poss?vel, tamb?m, analisar o rendimento deles, de modo a pensar nas solu??es para que efetivamente eles aprendam.

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?