Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto; Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; N?dia Carvalho Arc?nio Fraga; Priscila Gerv?sio Teixeira; Rones Aureliano de Souza; Vaneide Corr?a Dornellas.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
? Desenvolver a consci?ncia fonol?gica, por meio da explora??o dos sons finais das palavras (rimas);
? Comparar as palavras quanto ?s semelhan?as sonoras;
? Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais;
? Identificar a s?laba como unidade fonol?gica;
? Diferenciar poemas, m?sicas e cantigas de roda;
? Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo.
Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido desenvolvidas algumas estrat?gias de participa??o e de intera??es em sala de aula, pois ? importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
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Professor, por meio deste portal, pretendemos ir ao encontro do programa de forma??o do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as pr?ticas pedag?gicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa forma??o docente.
O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse: http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 11/05/2013).
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Reconhecendo que a consci?ncia fonol?gica ? uma condi??o necess?ria, mas n?o suficiente para uma crian?a se alfabetizar, consideramos essencial criar situa??es por meio das quais nossos alunos possam refletir sobre as formas orais e escritas das palavras. Elas envolvem as capacidades de partir palavras em s?labas, comparar palavras quanto ao tamanho, e comparar palavras quanto a semelhan?as sonoras (de suas s?labas, rimas ou fonemas iniciais).
Nessa perspectiva, alguns textos se prestam especialmente para refletirmos sobre a dimens?o sonora das palavras, pois seu uso permite uma reflex?o espec?fica sobre as rela??es entre partes orais (o que pronunciamos) e as partes escritas do texto (as palavras, s?labas e letras) que substituem, no papel, o que pronunciamos ao cantar o texto.
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfab?tica. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 29.
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Nesse sentido, propomos e escolhemos os poemas, m?sicas e cantigas populares para explorar as rimas e possibilitar a abordagem de alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:
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? Participar de intera??es orais em sala de aula;
? Identificar semelhan?as sonoras em s?labas e em rimas;
? Localizar informa??es expl?citas em textos de diferentes g?neros, lidos pelo professor;
? Perceber que as vogais est?o em todas as s?labas;
? Dominar as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras e textos.
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Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 32-37.
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Professor, alfabetizar letrando implica proporcionar ?s crian?as situa??es em que elas possam ler, escrever e pensar sobre o funcionamento do sistema de escrita. Por?m, ? fundamental destacar que para esse trabalho ser construtivo ? preciso que ele seja feito de forma prazerosa.
Nesse primeiro momento abordaremos um trabalho voltado para os poemas, visando n?o somente a reflex?o dos alunos sobre a dimens?o sonora das palavras, como tamb?m oportunizar pr?ticas de leitura e de produ??o de texto.
Tendo em vista que voc? ? um modelo de leitor para os alunos, ? importante que prepare-se para a leitura dos poemas. Veja algumas sugest?es:
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? Leia o poema algumas vezes para preparar a leitura em voz alta e perceber a entona??o adequada em cada verso;
? Antes da leitura, converse com a turma, informando o nome do poema e do (a) autor (a).
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Sugerimos o trabalho com o poema INF?NCIA, da autora S?nia Miranda, pois a partir dele os alunos podem brincar com as palavras, uma vez que ir?o ouvir e ler rimas sobre o nome de crian?as e brincadeiras, o que pode tornar o momento da aula bastante prazeroso.
Escreva-o em um papel pardo ou Kraft para apresentar ? turma e afixar no quadro, observe:
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INF?NCIA
ANINHA
PULA AMARELINHA
HENRIQUE
BRINCA DE PIQUE
MAR?LIA
DE M?E E FILHA
MARCELO
? O REI DO CASTELO
MARIAZINHA
SUA RAINHA
CAROLA
BRINCA DE BOLA
RENATO
DE GATO E RATO
JO?O
DE POL?CIA E LADR?O
JOAQUIM
ANDA DE PATINS
TIETA
DE BICICLETA
E JANETE
DE PATINETE
LUCINHA!
EU ESTOU SOZINHA.
VOC? QUER BRINCAR
COMIGO?
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Fonte: http://umaprofessoramaluquinha.com.br/2013/01/03/sequencia-didatica-poema-infancia/
(Acesso 17/05/2013).
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Antes de iniciar a leitura pergunte aos alunos se sabem o t?tulo do poema, se algu?m conhece e depois fa?a a leitura em voz alta.
Em seguida, proponha uma atividade de leitura para os alunos tentarem localizar o nome das crian?as e das brincadeiras que aparecem no poema. Veja algumas sugest?es:
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? Atividades de reflex?o sobre a escrita, an?lise e compara??o de letras, s?labas inicial e final;
? Identifica??o dos nomes das crian?as com o l?pis de cor azul;
? Identifica??o dos nomes das brincadeiras com o l?pis de cor vermelho;
? Identifica??o dos nomes dos brinquedos com o l?pis de cor verde;
? Destaque no texto palavras que rimam, relacionando nomes apresentados no poema ?s brincadeiras correspondentes.
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Convide os alunos, um por vez, para localizar e circular no poema o nome de uma crian?a, por exemplo, CAROLA. Fa?a interven??es que orientem o aluno a encontrar o nome.
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? Onde est? escrito o nome CAROLA?
? Qual o som inicial do nome CAROLA?
? Onde est? escrito CA?
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Logo ap?s, pe?a para encontrar no texto, e sublinhar, a brincadeira da referida crian?a, no caso BOLA.
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? CAROLA brinca de qu??
? CAROLA rima com...?
? Onde est? escrita a palavra BOLA?
? Qual ? o som inicial da palavra BOLA?
? Como eu escrevo BO?
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Al?m de brincar com as palavras e encontrar rimas, as crian?as t?m que localizar as palavras dentro do texto, com isso elas desenvolvem a consci?ncia das palavras por um lado e, por outro lado fazem correspond?ncias entre parte do escrito e parte do falado.
Veja um exemplo que pode acontecer:
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Voc? pede para o aluno encontrar a palavra BOLA e ele aponta a palavra BRINCAR, somente com sua interven??o ? que levar? o aluno realmente a pensar sobre as diferen?as: BOLA ? BRINCAR, o que vem depois do B?
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Professor, para a realiza??o dessa atividade sua media??o ? fundamental, pois ? o trabalho como mediador que vai proporcionar a reflex?o sobre o sistema de escrita.
A seguir, proponha atividades de escrita sobre a tem?tica do poema que ? brincadeira, bem como atividades de interpreta??o do poema.
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Professor, aproveite a tem?tica e liste as brincadeiras mais conhecidas dos alunos. Para tanto, organize a turma em duplas e solicite que escrevam em uma folha de papel fornecida por voc?, o nome de uma brincadeira. Em seguida, recolha os pap?is e registre na lousa o nome das brincadeiras do jeito que os alunos escreveram, pois pode acontecer falta ou troca de letras.
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Exemplos:
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? BOL DI CUDE
? BOLA DE GUDE
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Esse momento de elabora??o de hip?teses e de participa??o ativa da turma oportuniza aos alunos a pensarem sobre as possibilidades de escrita dessas palavras, na medida em que permite que eles reflitam sobre a correspond?ncia entre sons e letras e isso ? extremamente importante no momento da apropria??o do sistema de escrita.
Registre tamb?m atividades de interpreta??o do poema, disponibilizando-o para todos os alunos colarem no caderno de L?ngua Portuguesa.
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1) Responda:
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a) Qual ? o t?tulo do poema?
b) Quem escreveu o poema?
c) Quem no texto est? sozinha?
d) Que pergunta ela faz no poema?
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2) Escreva o nome das crian?as do poema.
3) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira. De que brincam as crian?as do poema?
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Fonte: Acervo da autora.
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4) Escolha duas personagens do poema e desenhe suas brincadeiras:
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NOME DA PERSONAGEM: ___________________________________________ BRINCADEIRA: ___________________________________________ ? |
? ? ? ? ? ? ? |
?
NOME DA PERSONAGEM: ___________________________________________ BRINCADEIRA: ___________________________________________ ? |
? ? ? ? ? ? ? |
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5) Escreva outras palavras que rimem com:
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Aninha ? amarelinha ______________________________________________
Marcelo ? castelo ________________________________________________
Renato ? rato ____________________________________________________
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6) Volte ao poema INF?NCIA e pinte cada rima que aparece no poema com uma cor diferente.
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Fonte: http://emfelixpacheco.blogspot.com.br/2012/09/infancia-sonia-miranda.html
(Acesso 17/05/2013).
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?
?
Vou comprar um presentinho,
Para meus amiguinhos.
O que ser? que vou dar?
Voc?s v?o adivinhar.
?
Para o Jo?o
Vou dar um _______________
?
Para a Gabriela
Vou dar uma _______________
?
Para o Renatinho
Vou dar um _________________
?
Para a Geovana
Vou dar uma ________________
?
Para o Marcelo
Vou dar um _________________
?
Para a Sofia
Vou dar uma ________________
?
Para o Samuel
Vou dar um _________________
?
Para a Lara
Vou dar uma _______________
?
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Professor, a utiliza??o da m?sica na alfabetiza??o ? muito significativa, pois favorece a intera??o sociocultural, al?m de contribuir no desenvolvimento cognitivo do aluno aflorando a sua criatividade, facilitando assim a sua aprendizagem na leitura e na produ??o escrita. Portanto, ? muito importante desenvolver a m?sica nos processos de alfabetiza??o e letramento.
Nesse momento, vamos realizar um trabalho com um poema musicado de Vin?cius de Moraes. Os poemas musicados desse compositor podem ser encontrados no CD ?A arca de No?? (Volume 1).
Professor, providencie a letra do poema musicado para os alunos e organize a turma para assistirem ao v?deo da m?sica.
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Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=LfhX1--GFEQ (Acesso em 18/05/2013).
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Em seguida, cole a letra do poema musicado no caderno de L?ngua Portuguesa e proponha que os alunos realizem as seguintes atividades:
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1) Complete o poema musicado com as rimas que est?o faltando:
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Era uma casa
Muito ____________
N?o tinha teto
N?o tinha ___________
?
Ningu?m podia
Entrar nela _____________
Porque na casa
N?o tinha ____________
?
Ningu?m podia
Dormir na ____________
Porque na casa
N?o tinha ____________
?
Ningu?m podia
Fazer ______________
Porque penico
N?o tinha ______________
?
Mas era feita
Com muito ______________
Na Rua dos Bobos
N?mero ______________
?
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2) Preencha as lacunas completando as palavras:
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Era uma ___sa
Mui___ engra?a____
N?o __nha __to
N?o ___nha na____
?
Ningu?m ___dia
Entrar ___la n?o
Porque __ Ca___
N?o ti___ ch?o
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3) Reescreva este outro trecho na ordem correta.
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DORMIR NA REDE
N?O TINHA PAREDE
NINGU?M PODIA
PORQUE NA CASA
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_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
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Professor, organize a turma em duplas e solicite que os alunos escrevam um poema parecido com ? A Casa?. Eles devem inventar outras coisas irreais para tornar essa casa mais engra?ada. Prepare uma folha de papel para cada dupla para preencherem as lacunas com palavras que indiquem uma moradia, os objetos ou c?modos que existiriam e imaginem coisas que as pessoas poderiam fazer nela.
Oriente os alunos a pensarem em palavras que rimem para manter as mesmas caracter?sticas do texto original. Caso os alunos sintam dificuldades, elabore coletivamente, uma lista de rimas na lousa, a fim de que possam consult?-la durante a escrita. Veja um exemplo:
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ERA UM PR?DIO.
MUITO GRAND?O.
N?O TINHA ELEVADOR.
N?O TINHA PORT?O.
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NINGU?M PODIA
______________________
PORQUE _________________
N?O TINHA _________________
?
NINGU?M PODIA
_________________________
PORQUE _________________
N?O TINHA _________________
?
?
NINGU?M PODIA
_________________________
PORQUE _________________
N?O TINHA _________________
?
MAS ERA __________________
COM MUITO _______________
NA RUA ___________________
N?MERO __________________
?
?
?
Por serem facilmente memorizadas, as cantigas podem contribuir para que os alunos compreendam as rela??es que as letras mant?m com os sons, facilitando o trabalho com os alunos que ainda n?o relacionam letra/som. As atividades que exploram as rimas favorecem o desenvolvimento da compreens?o leitora e a constru??o da escrita.
Professor, explore uma obra de arte que retrate brincadeiras de roda, sugerimos: Ronda Infantil, de Candido Portinari (1932).
Para acessar a imagem voc? poder? utilizar o Laborat?rio de Inform?tica ou se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, solicite que utilizem o caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).Tamb?m poder? imprimir a imagem para explor?-la.
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Fonte: http://marciliomedeiros.zip.net/arch2009-01-11_2009-01-17.html (Acesso em 12/05/2013).
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Contextualize a obra de arte com o objetivo de construir conhecimento e ampliar o repert?rio cultural dos alunos. Indague ? turma:
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? O que voc?s veem nessa cena?
? O que chama mais a aten??o?
? O que as crian?as est?o fazendo?
? Voc?s podem imaginar onde elas est?o? Ser? que moram numa grande cidade? Justifiquem.
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A seguir mostre o desenho de algumas crian?as brincando de roda
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Fonte: http://caiobrincandoeaprendendo.blogspot.com.br/2010_03_01_archive.html (Acesso em 09/05/2013).
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Pergunte ? turma:
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? Voc?s conseguem imaginar que m?sicas as crian?as est?o cantando? Converse com os colegas e escreva o nome de algumas m?sicas que voc?s pensaram.
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Socialize as hip?teses dos alunos, fazendo no quadro uma lista geral da turma.
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Professor, as cantigas de roda fazem parte do nosso folclore e servem para brincar e divertir. Indague os alunos:
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? Quais cantigas voc?s conhecem?
? Quais brincadeiras usam cantigas?
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Elabore um painel com as letras das cantigas e convide os alunos a cantarem e a brincarem de roda. Segue alguns links onde est?o disponibilizadas v?rias letras de cantigas:
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http://www.qdivertido.com.br/cantigas.php S?tio que indica v?rias letras de cantigas populares que fazem parte do folclore
http://letras.mus.br/cantigas-populares/ S?tio que aborda v?rias letras de cantigas populares
http://www.letras.com.br/#!cantigas-populares S?tio que traz a letra e o ?udio das cantigas populares
Acessados em 18/05/2013
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Professor, promova um momento de brincadeira com as palavras. Diga ? turma: ?voc?s sabiam que para cantar usamos bastante a mem?ria? Vamos ver se voc?s sabem muitas cantigas de cor?.
Prepare um saquinho com palavras que encontramos em cantigas infantis, por exemplo: Toror?, Borboletinha, Quartel, Alecrim, Canoa, Barata, dentre outras.
Retire uma palavra do saquinho, quem souber uma cantiga que tenha essa palavra levanta a m?o e canta para a turma, se mais de um aluno levantar a m?o poder?o cantar todos juntos.
Para a brincadeira ficar mais emocionante, organize a sala em dois grupos para ver qual grupo conhece mais cantigas.
Professor, em dias subsequentes, proponha que os alunos cantem apontando a letra da m?sica com um l?pis, a fim de ajustarem texto/leitura, e que a leiam. Organize brincadeiras de roda, com as cantigas escolhidas no repert?rio da turma.
Em seguida, providencie um cartaz com alguma cantiga de roda e leia para a turma. Exemplificaremos com a seguinte cantiga:
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BORBOLETINHA
T? NA COZINHA
FAZENDO CHOCOLATE
PARA A VIZINHA
POTI, POTI, PERNA DE PAU,
OLHO DE VIDRO
NARIZ DE PICA-PAU.
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(Cantiga Popular)
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Em seguida, fa?a algumas interven??es:
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? Destaque no cartaz a palavra BORBOLETINHA e pergunte ? turma se algu?m sabe o que ?, se algu?m j? viu.
? Indague se algu?m sabe onde est? escrito a palavra BORBOLETINHA.
? Pergunte o que essas palavras t?m em comum: COZINHA - VIZINHA.
? Espera-se que os alunos digam: O ZINHA de COZINHA ? o mesmo de VIZINHA, vejam VI-ZI- NHA, CO-ZI-NHA (fale a ultima s?laba mais alto).
? Pergunte se h? outras palavras com esse som final que n?o estavam no texto.
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Professor, a seguir proponha atividades de registro:
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1) Complete as lacunas com as palavras da cantiga
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??????????____________________
T? NA __________________
FAZENDO CHOCOLATE
PARA A __________________
POTI, POTI, PERNA DE PAU,
OLHO DE VIDRO
NARIZ DE PICA-PAU.
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2) As palavras que completam a cantiga terminam com o mesmo som. Escreva outras palavras que rimem com:
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BORBOLETINHA |
? |
COZINHA |
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VIZINHA |
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Num momento seguinte, prepare uma atividade de complementar a cantiga de roda, propondo quest?es que explorem as rimas. O texto sugerido ? o poema de Vinicius de Moraes: ?As borboletas?. Fa?a compara??es com os alunos sobre a diferen?a entre o g?nero cantiga de roda e o g?nero poema.
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Disponibilize em um cartaz o poema: As borboletas, de Vin?cius de Moraes.
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AS BORBOLETAS
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Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas
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Borboletas brancas
S?o alegres e francas.
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Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
?
As amarelinhas
S?o t?o bonitinhas!
?
E as pretas, ent?o?
Oh, que escurid?o!
?
Nesse poema os alunos encontrar?o as seguintes rimas entre as palavras: ?PRETAS e BORBOLETAS?, ?BRANCAS e FRANCAS?, ?AZUIS e LUZ?, ?ENT?O e ESCURID?O?.
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? Ap?s a leitura, realize um ?CA?A-RIMAS?, com algumas palavras do poema, solicitando aos alunos que coloram da mesma cor as palavras com segmentos sonoros iguais.
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Fonte: Acervo da autora.
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As atividades complementares se tornam relevantes, pois enriquecem a aula e possibilitam aos alunos que reflitam mais sobre as palavras enquanto sequ?ncia sonora, o que contribui significativamente para a compreens?o dos princ?pios do nosso Sistema de Escrita Alfab?tica.
http://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/ Esse s?tio traz um texto que explica e exemplifica as Cantigas de Rodas. (Acesso em 09/05/2013).
Professor, a avalia??o dever? acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos um quadro de registro para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avan?os de cada um, com rela??o ? an?lise lingu?stica: apropria??o do sistema de escrita alfab?tica que foi trabalhada nessa aula. Por meio desse quadro ? poss?vel, tamb?m, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas solu??es para que efetivamente eles aprendam.
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O acompanhamento da aprendizagem dos alunos: sugest?o de instrumento de registro da aprendizagem.
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Escola: _________________________________________________________________
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Aluno: __________________________________________________________________
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An?lise Lingu?stica: apropria??o do Sistema de escrita Alfab?tica |
FEV. |
JUN. |
AGO. |
DEZ. |
Escreve o pr?prio nome. |
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Reconhece e nomeia as letras do alfabeto. |
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Diferencia letras de n?meros e outros s?mbolos. |
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Conhece a ordem alfab?tica e seus usos em diferentes g?neros. |
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Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes g?neros e suportes textuais. |
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Compreende que palavras compartilham certas letras.. |
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Percebe que palavras diferentes variam quanto ao n?mero, repert?rio e ordem de letras |
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Segmenta oralmente as s?labas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho. |
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Identifica semelhan?as sonoras em s?labas e em rimas. |
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Reconhece que as s?labas variam quanto ?s suas composi??es. |
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Percebe que as vogais est?o presentes em todas as s?labas. |
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L?, ajustando a pauta sonora ao escrito. |
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Domina as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos. |
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Domina as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos. |
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Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) N?o
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Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 38.