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C?lulas-tronco: uma discuss?o

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Fonseca Gon?alves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino M?dio Filosofia ?tica
Ensino M?dio Biologia Mol?culas, c?lulas e tecidos
Ensino M?dio Biologia Transmiss?o da vida, ?tica e manipula??o gen?tica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender o que s?o c?lulas-tronco e onde elas podem ser encontradas.
  • Conhecer os diferentes tipos de c?lulas-tronco.
  • Conhecer diferentes t?cnicas para a cria??o e o uso de c?lulas-troncos.
  • Conhecer os aspectos legais brasileiros e ?ticos relacionados ao uso de c?lulas-troncos.
  • Discutir e fazer an?lise cr?tica em rela??o aos estudos com c?lulas-troncos.

Duração das atividades

7 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Conceito e import?ncia da c?lula;
  • Estrutura e organiza??o de uma c?lula humana;
  • Processos de reprodu??o celular;
  • Organiza??o do corpo humano: c?lulas, tecidos, ?rg?os, sistemas.

Estratégias e recursos da aula

  • Uso da Internet;
  • Reportagens sobre estudos com c?lulas-tronco;
  • Textos com aspectos te?ricos sobre c?lulas-tronco;
  • Anima??es;
  • Simula??o de um j?ri.

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M?dulo 1 

Atividade 1- Motiva??o

O professor deve iniciar a aula, entregando aos alunos c?pias de  trechos da reportagem: "Cientistas criam c?lulas tronco humanas por meio de clonagem". Os alunos devem fazer a leitura individual, destacando os seguintes termos:

  • c?lulas-tronco,
  • DNA,
  • clonagem,
  • embri?es.

Dispon?vel em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/05/cientistas-criam-celulas-tronco-humanas-por-meio-de-clonagem.html. Acesso em: 17/05/ 2013.

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??vulo de doadora com n??cleo de c??lula de pele

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Depois de mais de 15 anos de fracassos de cientistas de todo o mundo, al?m de um caso de fraude, cientistas finalmente criaram c?lulas-tronco humanas com a mesma t?cnica que produziu a ovelha clonada Dolly, em 1996. A equipe liderada por Shoukhrat Mitalipov, da Universidade de Ci?ncia e Sa?de do Oregon, nos EUA, publicou artigo a respeito na revista "Cell", nesta quarta-feira (15)

Como informa a ag?ncia Reuters, para chegar ao resultado, os pesquisadores transplantaram material gen?tico de c?lulas adultas em ?vulos cujo DNA havia sido removido. Eles cultivaram c?lulas de seis embri?es criados, em dois casos, a partir de DNA de amostras das peles de uma crian?a com uma doen?a gen?tica, e, nos outros quatro casos, de fetos saud?veis.

Em cada um dos casos, o DNA foi inserido em ?vulos n?o fertilizados doados e, ap?s a aplica??o de uma sequ?ncia de t?cnicas, foi verificada a replica??o das c?lulas.

O procedimento, segundo a "Cell", abre uma nova frente para a medicina com c?lulas-tronco, que tem sido prejudicada por desafios t?cnicos, bem como quest?es ?ticas.

At? agora, as fontes mais naturais de c?lulas-tronco humanas eram embri?es humanos, cuja utiliza??o em pesquisa cria dilemas ?ticos. Para determinados setores, um ?vulo fecundado deve ser tratado como um ser humano e, por isso, n?o pode ser descartado. A t?cnica divulgada nesta quarta-feira usa ?vulos humanos n?o fertilizados, e, assim, n?o se enquadraria nessa discuss?o.

Eliminar a necessidade de embri?es humanos pode aumentar as tentativas de utiliza??o de c?lulas-tronco e suas descendentes para substituir c?lulas danificadas ou destru?das por problemas card?acos, mal de Parkinson, esclerose m?ltipla, les?es na medula e outras doen?as devastadoras.

Clonagem

A t?cnica, no entanto, tamb?m poderia ressuscitar os temores da clonagem reprodutiva, ou produzir c?pias gen?ticas de indiv?duos vivos (ou mortos). Mesmo antes de o estudo ser publicado, um grupo brit?nico chamado Human Genetics Alert protestou contra a pesquisa.

"Os cientistas, finalmente, entregaram o beb? que pretensos clonadores humanos t?m estado ? espera: um m?todo confi?vel para criar embri?es humanos clonados", disse o dr. David King, diretor do grupo. "Isso torna imperativo que n?s criemos uma proibi??o legal internacional sobre a clonagem humana, antes que mais pesquisas como essa apare?am. ? irrespons?vel ao extremo a publica??o desta pesquisa."

Entre os cientistas, no entanto, o fato de a t?cnica ter funcionado est? sendo saudado como um avan?o, como afirmou o bi?logo especializado em c?lulas-tronco George Daley, do Harvard Stem Cell Institute. "Isso representa uma conquista inigual?vel. Eles tiveram sucesso onde muitas outras equipes fracassaram, inclusive a minha."

Ap?s a leitura do texto pelos alunos, o professor deve iniciar uma discuss?o oral com a seguinte pergunta: "O que voc?s sabem sobre c?lulas-tronco?". Ao final da discuss?o, o professor pode solicitar aos alunos que escrevam no quadro palavra, express?es ou frases curtas com a tem?tica apresentada na reportagem.

Atividade 2- O que s?o c?lulas-tronco?

Embri??o humano na fase de blastocisto

Dispon?vel em: http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/celulas-tronco_imprimir.html. Acesso em: 17/05/ 2013.

C??lulas-tronco

Dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/-nG9BE7jVCmk/UR57l7C7jeI/AAAAAAAAfA4/3X8UbkJgN5U/s1600/celulas-tronco-pluripotentes.png. Acesso em: 17 maio 2013.

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O professor dever? come?ar a aula, apresentando o seguinte texto aos alunos:

"C?lula-tronco ? promessa para medicina do futuro".

De Ant?nio Carlos Campos de Carvalho. Dispon?vel em: http://www.comciencia.br/reportagens/celulas/09.shtml. Acesso em 17 maio 2013.

[...] Desde que o fisiologista alem?o Theodor Schwann lan?ou, em 1839, as bases da teoria celular, pesquisadores de todo o mundo sentiram-se instigados com a possibilidade de gerar um organismo adulto completo a partir de apenas uma c?lula. [...]

Todo organismo pluricelular ? composto por diferentes tipos de c?lulas. Todos os 200 tipos celulares distintos encontrados entre as cerca de 75 trilh?es de c?lulas existentes em um homem adulto, derivam das c?lulas precursoras denominadas c?lulas-tronco, tamb?m denominadas c?lulas-m?e. S?o c?lulas mestras que t?m a capacidade de se transformar em outros tipos de c?lulas, incluindo as do c?rebro, cora??o, ossos, m?sculos e pele. O processo de gera??o das c?lulas especializadas - do sangue, dos ossos, dos m?sculos, do sistema nervoso e dos outros ?rg?os e tecidos humanos - ? controlado pelo genes espec?ficos na c?lula-tronco, mas os pesquisadores ainda n?o dominam todos os fatores envolvidos no processo. Compreender e controlar esse processo ? um dos grandes desafios da ci?ncia na atualidade.

[...]

Pesquisas recentes mostraram que c?lulas-tronco apresentam duas caracter?sticas b?sicas: s?o indiferenciadas e t?m a capacidade de gerar n?o s? novas c?lulas-tronco como tamb?m grande variedade de c?lulas de diferentes fun??es. Para realizar esta dupla tarefa (replica??o e diferencia??o), a c?lula-tronco pode seguir dois modelos b?sicos de divis?o: o determin?stico, no qual sua divis?o gera sempre uma nova c?lula-tronco e uma diferenciada, ou aleat?rio (ou estoc?stico), no qual algumas c?lulas-tronco geram somente novas c?lulas-tronco e outras geram apenas c?lulas diferenciadas.

Existem diferentes tipos de c?lulas-tronco, mas a diferen?a b?sica est? na exist?ncia de c?lulas-tronco embrion?rias e c?lulas precursoras do organismo j? desenvolvido, chamadas c?lulas-tronco adultas. Estas ?ltimas recebem tamb?m a denomina??o p?s-natal por alguns cientistas, por estarem presentes em rec?m-nascidos e no cord?o umbilical.

As c?lulas-tronco embrion?rias t?m a capacidade de se transformar em praticamente qualquer c?lula do corpo, com exce??o da placenta, e s?o encontradas somente nos embri?es. ? essa capacidade que permite que um embri?o se transforme em um organismo pluricelular formado. Cerca de cinco dias ap?s a fertiliza??o, o embri?o humano se torna um blastocisto - uma esfera com aproximadamente 100 c?lulas. As encontradas em sua camada externa v?o formar a placenta e outros ?rg?os necess?rios ao desenvolvimento fetal do ?tero. J? as existentes em seu interior, c?lulas-tronco embrion?rias, formam quase todos os tecidos do corpo. [...]

C?lulas-tronco adultas

Em 1998, a equipe italiana liderada pela bi?loga Giuliana Ferrari, do Instituto San Rafaelle-Tellethon, apresentou o primeiro relat?rio sobre as propriedades das c?lulas-tronco adultas. Os pesquisadores estabeleceram que c?lulas-tronco de medula ?ssea podem dar origem a c?lulas musculares esquel?ticas e podem migrar da medula para regi?es lesadas no m?sculo. Estudos recentes constataram que al?m da pele, do intestino e da medula ?ssea, outros tecidos e ?rg?os humanos - f?gado, p?ncreas, m?sculos esquel?ticos (associados ao sistema locomotor), tecido adiposo e sistema nervoso - t?m um estoque de c?lulas-tronco e uma capacidade limitada de regenera??o ap?s les?es.

Mais recente ainda ? a ideia de que essas c?lulas-tronco adultas s?o n?o apenas multipotentes (capazes de gerar os tipos celulares que comp?em o tecido ou ?rg?o espec?fico onde est?o situadas), mas tamb?m pluripotentes (podem gerar c?lulas de outros ?rg?os e tecidos). [...]

Ap?s a leitura do texto, o professor dever? destacar alguns conceitos b?sicos mencionados, como c?lula-tronco, os tipos de c?lula-tronco, onde podem ser encontradas e sua import?ncia. 

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Atividade 3 - Produ??o de texto

O professor, ap?s destacar os conceitos b?sicos, dever? solicitar aos alunos que produzam um pequeno texto, com o m?nimo de  10 linhas, sobre o asunto em quest?o, a partir da seguinte pergunta:

O que s?o as c?lulas-tronco e onde elas podem ser encontradas?

O texto dever? ser entregue ao professor no final da aula.

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M?dulo 2

Atividade 1- Anima??o sobre c?lula-tronco

? necess?rio que a escola tenha um laborat?rio de inform?tica ou um espa?o que possua conex?o com internet e um equipamento de datashow.

O professor no laborat?rio de inform?tica dever? solicitar aos alunos que acessem o seguinte site:  http://www.cursosolon.com.br/infografico_celulastronco.swf. Acesso em: 17/05/2013.

A atividade poder? ser realizada, individualmente ou em grupos, de acordo com a quantidade de computadores dispon?veis no laborat?rio de inform?tica.

O professor dever? iniciar uma discuss?o oral com os alunos, norteada  pelos seguintes questionamentos: 

1) Quais as aplica??es das c?lulas-tronco?

2) Como est?o as pesquisas sobre o uso de c?lulas-tronco?

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Atividade 2- Simula??o de um juri

Para o professor

1) Dividir a sala em dois grupos e determinar que um grupo seja a favor do uso de c?lulas-tronco e outro contra.

  • O professor ser? o mediador do juri.

2) Disponibilizar c?pia dos textos seguintes  para cada grupo. Se na escola houver laborat?rio de Inform?tica, os alunos poder?o ler na tela dos computadores. ? s? acessarem os links.

Os textos ser?o os mesmos para os dois grupos.

"Tecnologia de ponta". Dispon?vel em: http://www.brasil.gov.br/sobre/ciencia-e-tecnologia/tecnologia-de-ponta/pesquisas-com-celulas-tronco. Acesso em: 17/05/ 2013.

"C?mara aprova pesquisa com c?lulas-tronco". Dispon?vel em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u67582.shtml. Acesso em: 17/05/ 2013

"Lei n? 11.105 de mar?o de 2005". Dispon?vel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11105.htm. Acesso em: 17/05/ 2013.

"Pa?ses onde ? permitido o uso de c?lulas-tronco". Dispon?vel em:http://www.brasilescola.com/biologia/celula-mae3.htm. Acesso em: 17/05/ 2013.

"C?lulas-tronco: limita??es ?ticas e jur?dicas ? pesquisa e manipula??o". Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/biologia/celula-mae3.htm. Acesso em: 17/05/ 2013.

"Cientistas obt?m c?lulas-tronco de embri?o humano clonado". Dispon?vel em: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2013/05/1279095-cientistas-obtem-celulas-tronco-de-embriao-humano-clonado.shtml. Acesso em: 17 maio 2013.

"Procurador diz que argumentos contra c?lulas-tronco s?o cient?ficos e n?o religiosos". Dispon?vel em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u378912.shtml. Acesso em: 17/05/ 2013.

"Relator vota a favor de pesquisas com c?lulas-tronco". Dispon?vel em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u379007.shtml. Acesso em: 17/05/ 2013.

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3) Deixar os grupos discutirem e anotarem os argumentos por aproximadamente 50 minutos (1 aula).

4) Organizar a sala, colocando um grupo de frente para o outro. (2 aulas de 50 minutos)

5) Solicitar que cada grupo defina 3 colegas para apresentarem os argumentos e um outro para ser o relator.

6) Iniciar o debate com o grupo a favor do uso de c?lulas-troncos.

7) No final do debate, promover uma conclus?o coletiva.

Recursos Complementares

O professor tamb?m poder? acessar os seguintes sites para enriquecer suas aulas:

C?lulas-tronco. http://www.brasilescola.com/biologia/celula-mae2.htm. Acesso em: 16/05/ 2013.

Perguntas e respostas: C?lula-tronco. http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/01.html. Acesso em: 16/05/2013.

C?lulas-tronco: O que s?o e para que servem? http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI472268-EI1434,00.html. Acesso em: 16/05/2103.

Avaliação

  • O aluno poder? ser avaliado pela participa??o e interesse durante as discuss?es levantadas pelo professor e pela simula??o de juri. Tamb?m poder? ser avaliado de forma quantitativa por meio da produ??o de texto e das discuss?es durante a simula??o do juri. O professor observar? e anotar? se o aluno demonstrou interesse e participou ativamente das atividades ao longo dos m?dulos.