Portal do Professor

Início do Conteúdo

Falsos amigos (False friends)

Autor e Co-autor(es)

ANA CLAUDIA CUNHA SALUM imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o leitora

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- reconhecer os falsos amigos (false friends), tamb?m chamados de falsos cognatos, definidos como palavras que diferem completa ou parcialmente quanto ao significado

- perceber que, apesar de a ortografia ser semelhante entre as l?nguas inglesa e portuguesa, o significado das palavras n?o ? o mesmo nas duas l?nguas.

Duração das atividades

2 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios dos alunos, uma vez que o conte?do ? de car?ter introdut?rio e b?sico para o aprendizado da l?ngua inglesa.

Estratégias e recursos da aula

ff

Figura 1: Imagem ilustrativa do tema da aula. Dispon?vel em http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=false+friends+english+portuguese&oq=false+friends&gs_l=img.1.5.0j0i24l9.1303.4403.0.9179.15.11.1.3.3.0.174.937.8j3.11.0...0.0...1ac.1.14.img.dUTNnoUEm5Q (acesso em 18.05.2013)

?

?

Recursos:

  • Laborat?rio de inform?tica;
  • Notebooks, Datashow;
  • Sites de estudo da l?ngua inglesa, sites de busca, v?deos.

?

?

 ATIVIDADE 1: AN INTRODUCTION

No laborat?rio de inform?tica, o professor pedir? aos alunos para que acessem o site http://www.youtube.com/watch?v=eL6rb5nA73s, para a introdu??o do tema da aula. O professor dever? frequentemente pausar o v?deo, questionando os alunos e os levando a observarem e traduzirem as frases apresentadas, antes mesmo da resposta do v?deo, provocando neles certa curiosidade.

?

fa

Figura 2: Exemplos ilustrativos de falsos cognatos. Dispon?vel em http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=false+friends+english+portuguese&oq=false+friends&gs_l=img.1.5.0j0i24l9.1303.4403.0.9179.15.11.1.3.3.0.174.937.8j3.11.0...0.0...1ac.1.14.img.dUTNnoUEm5Q#imgrc=H1Hc4G-L-lxXZM%3A%3B2vrHAgbOb6J1lM%3Bhttp%253A%252F%252Freallifebh.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2012%252F07%252Ffalse-cognates-wordle.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Freallifebh.com%252Fthe-17-most-dangerous-brazilian-false-cognate-errors-in-english%3B307%3B200 (acesso em 18.05.2013)

?

   Atividade 2: SOME OF THE FALSE FRIENDS

?

Depois de assistir ao v?deo, o professor, com o datashow, apresentar? aos alunos uma lista com os falsos cognatos mais comuns,  por exemplo, os da lista abaixo. Em grupos, os alunos far?o a leitura da lista e discutir?o com o professor os casos mais comuns e que podem causar erro de interpreta??o e tradu??o. 

?

?

 A

Actual - real, verdadeiro

atual ? current

Actually - na verdade, de fato

atualmente - currently, nowadays

Adept - perito, profundo conhecedor

adepto - follower, supporter

Advert ? notar

advertir - to warn, to advise

Agenda - pauta do dia, pauta para discuss?es

agenda - organizer, diary

?

Alias ? nome falso, cognato

ali?s - else, moreover, furthermore/ besides / by the way

Alms ? esmola

almas ? souls

Alumnus ? aluno j? formado

aluno - student, pupil

Amass ? acumular, juntar

amassar - to crush

Anthem ? hino

antena - aerial, antenna / antena parab?lica - satellite dish

Anticipate - prever; preceder

antecipar (adiantar) - to advance, to move forward

Antique ? objeto de arte antigo, antiguidade

antigo - old, ancient

Apologize ? desculpar-se

apologizar (fazer apologia) - to make defense

Apparel ? vestu?rio em geral

aparelho - equipment, apparatus / device/ machine / braces (aparelho ortod?ntico)

?


Example: 
She was refined in her choice of apparel.

(Ela tinha bom gosto na escolha de seu vestu?rio.)

Application - inscri??o, registro, uso

aplica??o (investir dinheiro)- to invest money

Appoint ? nomear, marcar, designar

apontar (para algu?m ou alguma coisa) - to point to, to point at

Appointment - compromisso profissional

apontamento (observa??o) - note

Assist - ajudar, dar assist?ncia

assistir (ver, olhar) - to watch

Assume - presumir, supor

assumir - to undertake, to take over

Attend - assistir, participar de

atender (a telefone, porta ou campainha)- to answer the telephone, the door, the door-bell

Available ? v?lido, dispon?vel

avali?vel ? ratable

Avocado ? abacate

advogado ? lawyer

? ? ? ?

?

?

?

?

?

 B

Balcony - sacada, varanda suspensa

balc?o - counter

Example:

The legendary balcony where Juliet Capulet is said to have pined for Romeo is one of the most visited sites in Italy.

(A lend?ria sacada onde dizem que Julieta Capuleto sentiu saudades de Romeu ? uma das mais visitadas da It?lia.)

?

?

Barracks ? caserna, quartel

barraca - tent

Beef - carne bovina

bife - steak

Bond ? elo, v?nculo, ap?lice

bonde - streetcar, trolley car (USA), cable car, tram

Brand ? marca

brando - tender, soft, mild, temperate

?

 C

Cafeteria - refeit?rio, bandej?o, cantina

 cafeteria - coffeehouse, coffee shop, coffee bar, cafe, etc.

Camp ? acampamento militar

campo ? field

Candor ? sinceridade, franqueza

candura ? candidness

Cargo ? carga

cargo - post, position

?

Carton - caixa de papel?o

cart?o ? card

Casualty - baixa (mortes em acidente ou guerra)

casualidade ? chance

Chef - chefe de cozinha

chefe - boss, chief

China? porcelana, lou?a de porcelana

China (pa?s) ? China

Cigar ? charuto

cigarro ? cigarette

Collar - gola, colarinho, coleira

colar (noun) - necklace / colar (verb) - to glue

College ? faculdade

col?gio ? school

Commodity - artigo, mercadoria

comodidade - convenience

Comprehensive - abrangente, extenso

compreensivo - understanding / tolerant, sympathetic

Conceal - ocultar, dissimular

conselho - advice (a piece of advice = um conselho)

Confident ? confiante

confidente ? confidant

Construe ? explicar, interpelar

construir - to build

Contest - competi??o, concurso

contestar - to impeach, to impugn / to controvert, to challenge /to object

Conversant ? conhecedor, versado

conversador - talkative person, loquacious person, talker, conversationalist

Converse ? oposto, contr?rio

conversa - chat, talk

Convict - r?u, condenado, prisioneiros

convicto - sure, certain, positive


Example:

Two of the convicts have escaped from prison
(Dois dos prisioneiros escaparam da pris?o.)

?

Costume - fantasia (traje), traje t?pico

costume - habit, custom

Curse - maldi??o, praga, xingamento

curso ? course

?

?

 D

Dairy - latic?nios, f?brica de latic?nios

di?rio (noun) - diary; daily (adjective)

Data - dados (n?meros, informa??es)

data ? date

Deception - engano, ilus?o

decep??o - disappointment

Dent - amasso, marca de batida

dente ? tooth

?

Example: 

My car has a dent where it hit a tree.

(Meu carro est? amassado onde se chocou contra uma ?rvore.)

?

Dependable ? confi?vel

dependente - dependant, dependent / relative; subordinate

Design - projetar, criar / projeto, estilo

designar - to appoint

Devolve ? transferir

devolver - to return, give back, refund (especially money), to render (restituir)

Discrete ? distinto, separado

discreto - discreet, tactful, reserved,

Discussion ? debate, considera??es

discuss?o (desaven?a, bate-boca) ? argument

Disgusting ? nojento, repulsivo

desgostoso - displeased, dissatisfied

Divert ? desviar

divertir - to entertain, to amuse / divertir-se - to enjoy oneself, to have fun

Diversion ? desvio

divers?o - amusement / fun / entertainment, pastime / parque de divers?es - amusement park.

Doze ? cochilar

doze (number) - twelve / dose - dose

?

?

Fonte: http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/falsos_cognatos1.php, acesso em 11/05/2013.

?

?

                                ATIVIDADE 3: PRACTICING

?

false friends

Figura 3: Outros exemplos de falsos cognatos. Imagem dispon?vel em http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=false+friends&oq=false+friends&gs_l=img.3..0j0i24l9.1557.2872.0.5559.13.11.0.2.2.1.172.1135.7j4.11.0...0.0...1ac.1.14.img.LtHwWh_z6Sg#imgrc=mg_oAgKxPApNtM%3A%3BzOtXV1uJXxOeJM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.infoescola.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2009%252F08%252Ffalso-cognato1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.infoescola.com%252Fingles%252Ffalsos-cognatos%252F%3B287%3B225 (acesso em 18/05/2013)

?

Para a pr?xima atividade, o professor dever? entregar aos alunos a xerox do exerc?cio sobre false friends, como o sugerido a seguir:.

?

Choose the most appropriate word: (Escolha a palavra entre par?nteses mais apropriada)

?

  1. Did you know that Chris got ?????? (embarrassed/pregnant) on holiday in Brazil?
  2. The ???????? (discipline/subject) I hate most is Maths.
  3. ??????. (Actually/Nowadays) I?m living with my parents again.                                                                 
  4. I?ve got a ????. (cold/constipation). Please pass me the tissue.
  5. I was only living with my parents ????? (eventually, temporarily).
  6. The government have ???. (invested/inverted) a lot of money in the new scheme.
  7. Do not ?????. (invert/invest) this package.
  8. We did not enjoy the party ?????. (at all/absolutely).
  9. English is very ???.. (important/interesting) for my job.
  10. My family live in England, but I have some ???. (parents/relatives) in Britain.
  11. He ????. (pretends/intends) to be a soldier.
  12. ???.. (Eventually/Temporarily) we decided to go on holiday rather tham buy a plasma TV.
  13. If you eat this plant you will get ?????. (intoxicated/poisoned).

?

Respostas: pregnant ? subject ? Nowadays ? cold ? temporarily ? invested ? invert ? at all ? important ? relatives ? intends ? eventually - poisoned

?

Adaptado dos sites:

http://www.autoenglish.org/gr.false.pdf (acesso em 11.05.2013)

http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=3266 (acesso em 11.05.2013)

?

?

                           ATIVIDADE 4: More practice

?

Com o site http://www.oocities.org/collegepark/Square/6264/index413.htm, o professor dever? continuar incentivando os alunos a fazerem os exerc?cios sobre falsos cognatos, chamando a aten??o para o qu?o comum eles s?o e, portanto, podem prejudicar uma boa comunica??o na l?ngua.

?

?

PORTUGUESE FALSE FRIENDS EXERCISES

 REWRITE EACH OF THE FOLLOWING SENTENCES SUBSTITUTING THE WORD IN RED BY A WORD WHICH MAKES SENSE.
EXAMPLE:

THAT AVENUE IS VERY LARGE.
THAT AVENUE IS VERY 
WIDE.

?


01) He's really kind. He's very comprehensive.

02) I have the costume of having lunch at home.

03) Could you take these letters to the courier for me?

04) You can't use this word in this contest.

05) You can find a lot of commodity in that hotel.

06) We have a new chef at the office.

07) Actors have to decorate their lines before a show.

08) He was designed leader of the group.

09) I love designing with crayons.

10) He's very educated. He always greets everybody.

11) Can you enroll that sheet and put it away, please?

12) She's going to envy it by mail.

13) They eventually play tennis together.

14) Would you like to experiment the cake?

15) His exit as a singer is extraordinary.

?

Fonte: http://www.oocities.org/collegepark/Square/6264/index413.htm (acesso em 18.05.2013)

?

?

                           ATIVIDADE 5 : Conclusion

?

Como fechamento da aula, o professor pedir? aos alunos que fa?am a tradu??o do texto contido no site < http://www.sk.com.br/sk-fals.html          >, atentando para os falsos cognatos. Essa atividade poder? ficar para casa, a ser corrigida na aula seguinte, ou mesmo ser considerada como uma atividade avaliativa.

?

?

Exercite no texto abaixo v?rios falsos cognatos em meio a outros cognatos n?o falsos:

Palavras semelhantes, com o mesmo sentido.
Palavras semelhantes, com sentido diverso.

A DAY AT WORK

In the morning I attended a meeting between management and union representatives. We were anticipating a difficult bargaining but it wasactually easy. The discussion was very comprehensive, covering topics like working hours, days off, retirement age, etc. Both sides wereinterested in an agreement and ready to compromise. The secretary recorded everything in the notes. Eventually, they decided to set a new meeting to sign the final draft of the agreement.

Back at the office, a colleague of mine asked me if I had realized that the proposed agreement would be partially against the companypolicy not to accept workers that have already retired. I pretended to be really busy and late for an appointment, and left for the cafeteria.Actually, I didn't want to discuss the matter at that particular moment because there were some strangers in the office.

After lunch I attended a lecture given by the mayor, who is an expert in tax legislation and has a graduate degree in political science. He said his government intends to assist welfare programs and senior citizens, raise funds to improve college education and build a publiclibrary, and establish tougher limits on vehicle emissions because he assumes this is what the people expect from the government.

Copyright ? 1996 - 2012 S&K

?

?

Fonte: http://www.sk.com.br/sk-fals.html (acesso em 18.05.2013)

Caso os alunos n?o se lembrem, poder?o consultar novamente a lista com os falsos cognatos, conforme sugeridas durante as atividades das aulas. Se necess?rio, pe?a que consultem os Recursos Complementares.

Recursos Complementares

Outras listas com falsos cognatos podem ser encontradas nos sites:

http://www.sk.com.br/sk-fals.html Acesso em: 18 maio 2013.

http://www.infoescola.com/ingles/falsos-cognatos/ Acesso em: 18 maio 2013. 

?

Para mais exerc?cios com false friends, acessar os sites:

http://www.inglesvip.com/exercises/false-friend.html Acesso em: 19 maio 2013.

http://www.clever-klicken.de/uebung_false-friends.htm Acesso em: 19 maio 2013.

http://www.tolearnenglish.com/exercises/exercise-english-2/exercise-english-48579.php Acesso em: 19 maio 2013.

http://wordbridge.blogspot.com.br/2011/11/exercicio-com-os-false-friends.html Acesso em: 19 maio 2013.

Avaliação

Os alunos ser?o avaliados durante a aula, ou seja, em processo, na execu??o e participa??o nas atividades propostas.

Poder?, ainda, ser aplicado um teste usando os exerc?cios de alguns dos sites sugeridos acima. A atividade anterior (texto) poder?, tamb?m, servir como uma atividade avaliativa, conforme sugerido na atividade 5.