Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compreens?o leitora |
- reconhecer os falsos amigos (false friends), tamb?m chamados de falsos cognatos, definidos como palavras que diferem completa ou parcialmente quanto ao significado
- perceber que, apesar de a ortografia ser semelhante entre as l?nguas inglesa e portuguesa, o significado das palavras n?o ? o mesmo nas duas l?nguas.
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios dos alunos, uma vez que o conte?do ? de car?ter introdut?rio e b?sico para o aprendizado da l?ngua inglesa.
Figura 1: Imagem ilustrativa do tema da aula. Dispon?vel em http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=false+friends+english+portuguese&oq=false+friends&gs_l=img.1.5.0j0i24l9.1303.4403.0.9179.15.11.1.3.3.0.174.937.8j3.11.0...0.0...1ac.1.14.img.dUTNnoUEm5Q (acesso em 18.05.2013)
?
?
?
?
ATIVIDADE 1: AN INTRODUCTION |
No laborat?rio de inform?tica, o professor pedir? aos alunos para que acessem o site http://www.youtube.com/watch?v=eL6rb5nA73s, para a introdu??o do tema da aula. O professor dever? frequentemente pausar o v?deo, questionando os alunos e os levando a observarem e traduzirem as frases apresentadas, antes mesmo da resposta do v?deo, provocando neles certa curiosidade.
?
Figura 2: Exemplos ilustrativos de falsos cognatos. Dispon?vel em http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=false+friends+english+portuguese&oq=false+friends&gs_l=img.1.5.0j0i24l9.1303.4403.0.9179.15.11.1.3.3.0.174.937.8j3.11.0...0.0...1ac.1.14.img.dUTNnoUEm5Q#imgrc=H1Hc4G-L-lxXZM%3A%3B2vrHAgbOb6J1lM%3Bhttp%253A%252F%252Freallifebh.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2012%252F07%252Ffalse-cognates-wordle.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Freallifebh.com%252Fthe-17-most-dangerous-brazilian-false-cognate-errors-in-english%3B307%3B200 (acesso em 18.05.2013)
?
Atividade 2: SOME OF THE FALSE FRIENDS |
?
Depois de assistir ao v?deo, o professor, com o datashow, apresentar? aos alunos uma lista com os falsos cognatos mais comuns, por exemplo, os da lista abaixo. Em grupos, os alunos far?o a leitura da lista e discutir?o com o professor os casos mais comuns e que podem causar erro de interpreta??o e tradu??o.
?
?
? |
?
?
?
? |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
? |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
? |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
? |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
? |
?
Fonte: http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/falsos_cognatos1.php, acesso em 11/05/2013.
?
?
ATIVIDADE 3: PRACTICING |
Para a pr?xima atividade, o professor dever? entregar aos alunos a xerox do exerc?cio sobre false friends, como o sugerido a seguir:.
?
Choose the most appropriate word: (Escolha a palavra entre par?nteses mais apropriada)
?
?
Respostas: pregnant ? subject ? Nowadays ? cold ? temporarily ? invested ? invert ? at all ? important ? relatives ? intends ? eventually - poisoned
?
Adaptado dos sites:
http://www.autoenglish.org/gr.false.pdf (acesso em 11.05.2013)
http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=3266 (acesso em 11.05.2013)
?
?
ATIVIDADE 4: More practice |
?
Com o site http://www.oocities.org/collegepark/Square/6264/index413.htm, o professor dever? continuar incentivando os alunos a fazerem os exerc?cios sobre falsos cognatos, chamando a aten??o para o qu?o comum eles s?o e, portanto, podem prejudicar uma boa comunica??o na l?ngua.
?
?
PORTUGUESE FALSE FRIENDS EXERCISES
REWRITE EACH OF THE FOLLOWING SENTENCES SUBSTITUTING THE WORD IN RED BY A WORD WHICH MAKES SENSE.
EXAMPLE:
THAT AVENUE IS VERY LARGE.
THAT AVENUE IS VERY WIDE.
?
01) He's really kind. He's very comprehensive.
02) I have the costume of having lunch at home.
03) Could you take these letters to the courier for me?
04) You can't use this word in this contest.
05) You can find a lot of commodity in that hotel.
06) We have a new chef at the office.
07) Actors have to decorate their lines before a show.
08) He was designed leader of the group.
09) I love designing with crayons.
10) He's very educated. He always greets everybody.
11) Can you enroll that sheet and put it away, please?
12) She's going to envy it by mail.
13) They eventually play tennis together.
14) Would you like to experiment the cake?
15) His exit as a singer is extraordinary.
?
Fonte: http://www.oocities.org/collegepark/Square/6264/index413.htm (acesso em 18.05.2013)
?
?
ATIVIDADE 5 : Conclusion |
?
Como fechamento da aula, o professor pedir? aos alunos que fa?am a tradu??o do texto contido no site < http://www.sk.com.br/sk-fals.html >, atentando para os falsos cognatos. Essa atividade poder? ficar para casa, a ser corrigida na aula seguinte, ou mesmo ser considerada como uma atividade avaliativa.
?
?
Exercite no texto abaixo v?rios falsos cognatos em meio a outros cognatos n?o falsos:
Palavras semelhantes, com o mesmo sentido.
Palavras semelhantes, com sentido diverso.
A DAY AT WORK
In the morning I attended a meeting between management and union representatives. We were anticipating a difficult bargaining but it wasactually easy. The discussion was very comprehensive, covering topics like working hours, days off, retirement age, etc. Both sides wereinterested in an agreement and ready to compromise. The secretary recorded everything in the notes. Eventually, they decided to set a new meeting to sign the final draft of the agreement.
Back at the office, a colleague of mine asked me if I had realized that the proposed agreement would be partially against the companypolicy not to accept workers that have already retired. I pretended to be really busy and late for an appointment, and left for the cafeteria.Actually, I didn't want to discuss the matter at that particular moment because there were some strangers in the office.
After lunch I attended a lecture given by the mayor, who is an expert in tax legislation and has a graduate degree in political science. He said his government intends to assist welfare programs and senior citizens, raise funds to improve college education and build a publiclibrary, and establish tougher limits on vehicle emissions because he assumes this is what the people expect from the government.
Copyright ? 1996 - 2012 S&K
?
?
Fonte: http://www.sk.com.br/sk-fals.html (acesso em 18.05.2013)
Caso os alunos n?o se lembrem, poder?o consultar novamente a lista com os falsos cognatos, conforme sugeridas durante as atividades das aulas. Se necess?rio, pe?a que consultem os Recursos Complementares.
Outras listas com falsos cognatos podem ser encontradas nos sites:
http://www.sk.com.br/sk-fals.html Acesso em: 18 maio 2013.
http://www.infoescola.com/ingles/falsos-cognatos/ Acesso em: 18 maio 2013.
?
Para mais exerc?cios com false friends, acessar os sites:
http://www.inglesvip.com/exercises/false-friend.html Acesso em: 19 maio 2013.
http://www.clever-klicken.de/uebung_false-friends.htm Acesso em: 19 maio 2013.
http://www.tolearnenglish.com/exercises/exercise-english-2/exercise-english-48579.php Acesso em: 19 maio 2013.
http://wordbridge.blogspot.com.br/2011/11/exercicio-com-os-false-friends.html Acesso em: 19 maio 2013.
Os alunos ser?o avaliados durante a aula, ou seja, em processo, na execu??o e participa??o nas atividades propostas.
Poder?, ainda, ser aplicado um teste usando os exerc?cios de alguns dos sites sugeridos acima. A atividade anterior (texto) poder?, tamb?m, servir como uma atividade avaliativa, conforme sugerido na atividade 5.