Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto; Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; N?dia Carvalho Arc?nio Fraga; Priscila Gerv?sio Teixeira; Rones Aureliano de Souza; Vaneide Corr?a Dornellas.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido desenvolvidas algumas estrat?gias de participa??o e de intera??o em sala de aula, pois ? importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
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Professor, por meio do Portal do Professor, pretendemos ir ao encontro do programa de forma??o do MEC: Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar ideias sobre as pr?ticas pedag?gicas que realizamos, o que contribui significativamente para a nossa forma??o docente.
O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse: http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 18/05/2013.).
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Professor, sabemos que os jogos s?o importantes recursos did?ticos para a aprendizagem do SEA (Sistema de Escrita Alfab?tica), uma vez que o ?brincar com a l?ngua? faz parte das atividades que os alunos realizam fora da escola, desde muito cedo. Na alfabetiza??o, os jogos s?o poderosos aliados para que os alunos possam refletir sobre o SEA, sem, necessariamente, serem obrigados a realizar treinos enfadonhos e sem sentido. Ao utilizar o jogo, as crian?as mobilizam saberes acerca da l?gica de funcionamento da escrita, consolidando aprendizagens j? realizadas ou se apropriando de novos conhecimentos nessa ?rea.
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfab?tica. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 36.
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Nesse sentido, propomos essa aula sobre a tem?tica ?jogos? para a reflex?o fonol?gica dos alunos, socializando alguns jogos pedag?gicos de apoio ? alfabetiza??o enviado pelo Minist?rio da Educa??o para as escolas p?blicas, haja vista o interesse e o prazer dos alunos pelos jogos.
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Fonte: http://ceelufpe.blogspot.com.br/2008/01/noticia-ceel-apresenta-kit-de-jogos.html - Acesso em 18/05/2013.
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A partir do trabalho com os jogos, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:
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Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 32-37.
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Professor, nossa proposta em todos os momentos dessa aula, ? realizar jogos que propiciem a reflex?o fonol?gica no processo de alfabetiza??o. Portanto, faz-se necess?rio compreender que a consci?ncia fonol?gica n?o se restringe ? no??o de consci?ncia fon?mica, mas de um olhar amplo que diz respeito ? ?reflex?o consciente sobre a linguagem, envolvendo palavras, partes das palavras, senten?as, caracter?sticas e finalidades dos textos, bem como as inten??es dos que est?o se comunicando oralmente ou por escrito. Quando reflete sobre os segmentos das palavras, a pessoa est? pondo em a??o a consci?ncia fonol?gica?.
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfab?tica. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 21.
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? preciso deixar bem claro, que nessa perspectiva ? concebido que a consci?ncia fonol?gica ? um conjunto de habilidades necess?rias, mas n?o suficientes para que o aprendiz se alfabetize ao iniciar. Crian?as pequenas em situa??es que lhes permitam refletir sobre o funcionamento das palavras escritas s?o ajudadas a come?ar a observar certas propriedades do sistema alfab?tico (como a ordem, a estabilidade, e a repeti??o de letras nas palavras), ao mesmo tempo em que, divertindo-se, analisam as semelhan?as sonoras (de palavras que rimam ou t?m s?labas iguais ou mediais iguais), bem como examinam a quantidade de partes (faladas e escritas) das palavras.
Fonte: MORAIS, A. e LEITE, T. Como promover o desenvolvimento das habilidades de reflex?o fonol?gica dos alfabetizandos? In: MORAIS, A; ALBUQUERQUE, E; LEAL, T. (Orgs.). Alfabetiza??o: apropria??o do sistema de escrita alfab?tica. Belo Horizonte: Aut?ntica, 2005.
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Professor, sugerimos o jogo: BINGO DOS SONS INICIAIS que possibilita ao aluno observar que a palavra ? composta de sons equivalentes a s?labas e que estes sons podem se repetir em palavras diferentes.
Para isso, organize a sala de aula, crie um ambiente prop?cio para o jogo. Motive os alunos, perguntado quem gosta de jogar. Explore as regras e aproveite para trabalhar com texto instrucional. Chame a aten??o dos alunos para a estrutura deste g?nero textual.
Agora ? hora de jogar!
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Meta do jogo:
Vence o jogo quem primeiro completar a sua cartela, marcando todas as figuras.
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Jogadores:
Individual ou em duplas (no caso da escolha pela organiza??o em duplas ? importante sugerir que eles conversem antes de marcarem a palavra, favorecendo, assim, a discuss?o entre os pares.).
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Componentes:
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Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educa??o e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.
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Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educa??o e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.
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Regras:
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Professor, outro aspecto interessante nesse jogo ? que, como as cartelas apresentam n?o s? as figuras, mas as palavras correspondentes a elas, ? poss?vel que os alunos comecem a observar que palavras que t?m o mesmo ?peda?o? inicial tamb?m apresentam as mesmas letras no in?cio. Dessa forma, enquanto os alunos refletem sobre os segmentos sonoros (sil?bicos) iniciais das palavras tamb?m s?o estimulados e refletir sobre a sua forma escrita.
Professor, voc? ? o mediador da situa??o de jogo, ent?o crie situa??es ou desdobramentos desse jogo por meio de interven??es e atividades que possibilitem a reflex?o das palavras estudadas. Observe:
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Jogo jogado aprendizagem dobrada: DADO SONORO
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Professor, este ? outro jogo que possibilita ao aluno observar que a palavra ? composta por segmentos sonoros e que estes podem se repetir em palavras diferentes ? o jogo: DADO SONORO.
Os alunos devem entender que o jogo tem uma finalidade, n?o ? apenas uma brincadeira, para isso explique-lhes o objetivo do jogo e as regras. Organize a sala de aula previamente e estimule a participa??o de todos.
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Meta do jogo:
Ganha quem, ao final, tiver mais fichas.
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Jogadores:
2 a 4.
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Componentes:
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Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educa??o e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.
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Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educa??o e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.
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Regras:
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Professor, outras situa??es podem ser criadas a partir desse jogo. Como por exemplo:
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Professor, diga: EU VOU VIAJAR E NA MINHA MALA VOU LEVAR..... BALA. E voc?, o que vai levar?
(S? vale, nesse caso, levar objetos com o mesmo som inicial....BA)
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Professor, escolhemos o jogo: TRINCA M?GICA porque permite que o aluno descubra que palavras diferentes podem ter o mesmo ?peda?o? sonoro final (a rima).
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- Organizando a sala: voc? poder? organizar em duplas ou em quartetos, para isso agrupe os alunos de forma que se aproximem alunos com diferentes n?veis de aprendizagem, assim a possibilidade de um ajudar o outro ? maior.
- Motive os alunos e explore as regras previamente, se necess?rio, fa?a uma demonstra??o para que compreendam a din?mica do jogo.
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Meta do jogo:
Ganha quem formar uma trinca de cartas contendo figuras de palavras que rimam.
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Jogadores:
Duplas ou quartetos.
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Componentes:
Fonte: Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educa??o e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco
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Regras:
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Professor, ? importante que, antes do in?cio do jogo, as palavras representadas pelos desenhos sejam faladas em voz alta. Esse procedimento ? importante porque ? poss?vel que os alunos conhe?am o objeto representado por outro nome e, por isso, n?o consigam encontrar seus pares. Por outro lado, muitas vezes, ao olharmos uma imagem, temos d?vidas sobre o que elas est?o, de fato, representando.
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1. Como desdobramento, inicialmente, solicite aos alunos que pensem em outras palavras que rimem com a trinca encontrada.
2. Pe?a aos alunos que escrevam as palavras que rimam e circulem as partes que possuem as mesmas letras (rimas).
3. Elabore questionamentos sobre a ordem em que aparecem as letras que formam as rimas, fazendo o aluno perceber que se mudarmos a sequ?ncia de letras teremos mudan?a no som das palavras.
4. Ap?s o jogo, realize um ca?a-palavras denominado ?CA?A-RIMAS?, com algumas palavras da trinca m?gica, solicitando aos alunos que coloram da mesma cor as palavras com segmentos sonoros iguais.
5. Prepare uma atividade de cruzadinha com algumas palavras da trinca m?gica associadas ?s figuras.
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Professor, propomos o jogo: Batalha de Palavras, pois consideramos que contar o n?mero de s?labas e comparar o tamanho das palavras ? uma atividade fundamental para os alunos em processo inicial de alfabetiza??o, pois, assim, eles podem compreender que existe uma regularidade na composi??o das palavras, ou seja, ? medida que os alunos s?o levados a pensar sobre quantas partes tem cada palavra e refletir sobre qual palavra ? maior (quanto ? quantidade de s?labas) est?o sendo levados a perceber que as palavras s?o constitu?das por unidades sil?bicas.
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Meta do jogo:
Vence o jogo quem tiver mais fichas ao final.
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Jogadores:
Duplas.
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Componentes:
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Regras:
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Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educa??o e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.
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Professor, para que os alunos iniciem o jogo ? importante que entendam que ? preciso contar as s?labas das palavras. D? exemplos segmentando palavras em s?labas e comparando-as, at? que se perceba certa autonomia para jogar. Observe:
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Fe ? li ? pe Mar ? ce ? la Ma ? ri ? a
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Fa?a compara??es entre os nomes: quantas s?labas t?m esse nome? E esse outro? Qual nome da sala possui a maior quantidade de s?labas? Qual nome da sala possui a menor quantidade de s?labas? Dentre outros apontamentos.
Pe?a para os alunos pensarem em:
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Professor, a partir do jogo BATALHA DE PALAVRAS pode-se realizar diferentes trabalhos com os alunos. Observe:
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1. Continue completando o quadro, de acordo com a legenda.
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Fonte: Acervo da autora.
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2. Resolva as cruzadinhas escrevendo o nome das figuras (uma s?laba em cada quadrinho).
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Fonte: Acervo da autora.
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3. Que tal brincar de Jogo da Velha utilizando palavras no lugar dos sinais?
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? O primeiro jogador escreve uma palavra de acordo com a sua escolha com rela??o ao n?mero de s?labas, por exemplo, palavras que cont?m 3 s?labas.
? Depois ? seguido pelo segundo jogador, que deve escolher palavras com outro n?mero de s?labas, por exemplo, palavras com 4 s?labas.
? Ganha quem completar um trio de palavras
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Fonte: Acervo da autora.
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Professor, voc? poder? tamb?m dialogar com a Matem?tica, pois os jogos sugeridos ao longo desta aula apresentam dados num?ricos que podem ser utilizados na elabora??o de situa??es problema e outras atividades que trabalham conceitos matem?ticos.
CARLETO, Eliana Aparecida. Por que brincar ? coisa s?ria: o lugar do l?dico nas pr?ticas escolares e na forma??o do educador. Disserta??o (Mestrado em Educa??o). Faculdade de Educa??o, Universidade Federal de Uberl?ndia, 2000.
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http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/35663/a-importancia-dos-jogos-nas-series-iniciais Artigo: A import?ncia dos jogos nas S?ries Iniciais - Acesso 18/05/2013
Professor, a avalia??o dever? acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos um quadro de registro para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avan?os de cada um, com rela??o ? an?lise lingu?stica: apropria??o do sistema de escrita alfab?tica que foi trabalhada nessa aula. Por meio desse quadro ? poss?vel, tamb?m, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas solu??es para que efetivamente eles aprendam.
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O acompanhamento da aprendizagem das crian?as: sugest?o de instrumento de registro da aprendizagem
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Escola: _________________________________________________________________
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Aluno: __________________________________________________________________
An?lise Lingu?stica: apropria??o do Sistema de escrita Alfab?tica |
FEV. |
JUN. |
AGO. |
DEZ. |
Escreve o pr?prio nome. |
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Reconhece e nomeia as letras do alfabeto. |
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Diferencia letras de n?meros e outros s?mbolos. |
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Conhece a ordem alfab?tica e seus usos em diferentes g?neros. |
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Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes g?neros e suportes textuais. |
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Compreende que palavras compartilham certas letras. |
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Percebe que palavras diferentes variam quanto ao n?mero, repert?rio e ordem de letras. |
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Segmenta oralmente as s?labas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho. |
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Identifica semelhan?as sonoras em s?labas e em rimas. |
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Reconhece que as s?labas variam quanto ?s suas composi??es. |
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Percebe que as vogais est?o presentes em todas as s?labas. |
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L?, ajustando a pauta sonora ao escrito. |
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Domina as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos. |
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Domina as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos. |
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Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) N?o
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Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 38.