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O uso dos jogos para a reflex?o fonol?gica no processo de alfabetiza??o

Autor e Co-autor(es)

Mariane ?llen da Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto; Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; N?dia Carvalho Arc?nio Fraga; Priscila Gerv?sio Teixeira; Rones Aureliano de Souza; Vaneide Corr?a Dornellas.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender que para aprender a escrever ? preciso refletir sobre os sons e n?o apenas sobre o significado das palavras;
  • Desenvolver a consci?ncia fonol?gica, por meio da explora??o dos sons iniciais das palavras (alitera??o) ou finais (rimas);
  • Comparar as palavras quanto ?s semelhan?as e diferen?as sonoras;
  • Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais;
  • Identificar a s?laba como unidade fonol?gica;
  • Segmentar palavras em s?labas;
  • Comparar palavras quanto ao tamanho, por meio da contagem do n?mero de s?labas;
  • Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? Quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido desenvolvidas algumas estrat?gias de participa??o e de intera??o em sala de aula, pois ? importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

 Informa??es ao professor

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Professor, por meio do Portal do Professor, pretendemos ir ao encontro do programa de forma??o do MEC: Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar ideias sobre as pr?ticas pedag?gicas que realizamos, o que contribui significativamente para a nossa forma??o docente.

O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse: http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 18/05/2013.).

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Professor, sabemos que os jogos s?o importantes recursos did?ticos para a aprendizagem do SEA (Sistema de Escrita Alfab?tica), uma vez que o ?brincar com a l?ngua? faz parte das atividades que os alunos realizam fora da escola, desde muito cedo. Na alfabetiza??o, os jogos s?o poderosos aliados para que os alunos possam refletir sobre o SEA, sem, necessariamente, serem obrigados a realizar treinos enfadonhos e sem sentido. Ao utilizar o jogo, as crian?as mobilizam saberes acerca da l?gica de funcionamento da escrita, consolidando aprendizagens j? realizadas ou se apropriando de novos conhecimentos nessa ?rea.

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfab?tica. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 36.

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Nesse sentido, propomos essa aula sobre a tem?tica ?jogos? para a reflex?o fonol?gica dos alunos, socializando alguns jogos pedag?gicos de apoio ? alfabetiza??o enviado pelo Minist?rio da Educa??o para as escolas p?blicas, haja vista o interesse e o prazer dos alunos pelos jogos.

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Fonte: http://ceelufpe.blogspot.com.br/2008/01/noticia-ceel-apresenta-kit-de-jogos.html - Acesso em 18/05/2013.

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A partir do trabalho com os jogos, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:

  • Participar de intera??es orais em sala de aula;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Perceber que palavras diferentes variam quanto ao n?mero, repert?rio e ordem de letras;
  • Identificar semelhan?as sonoras em s?labas e em rimas;
  • Perceber que as vogais est?o presentes em todas as s?labas;
  • Dominar as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras.

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Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 32-37.

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Professor, nossa proposta em todos os momentos dessa aula,  ? realizar jogos que propiciem a reflex?o fonol?gica no processo de alfabetiza??o. Portanto, faz-se necess?rio compreender que a consci?ncia fonol?gica n?o se restringe ? no??o de consci?ncia fon?mica, mas de um olhar amplo que diz respeito ? ?reflex?o consciente sobre a linguagem, envolvendo palavras, partes das palavras, senten?as, caracter?sticas e finalidades dos textos, bem como as inten??es dos que est?o se comunicando oralmente ou por escrito. Quando reflete sobre os segmentos das palavras, a pessoa est? pondo em a??o a consci?ncia fonol?gica?.

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfab?tica. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 21.

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? preciso deixar bem claro, que nessa perspectiva ? concebido que a consci?ncia fonol?gica ? um conjunto de habilidades necess?rias, mas n?o suficientes para que o aprendiz se alfabetize ao iniciar. Crian?as pequenas em situa??es que lhes permitam refletir sobre o funcionamento das palavras escritas s?o ajudadas a come?ar a observar certas propriedades do sistema alfab?tico (como a ordem, a estabilidade, e a repeti??o de letras nas palavras), ao mesmo tempo em que, divertindo-se, analisam as semelhan?as sonoras (de palavras que rimam ou t?m s?labas iguais ou mediais iguais), bem como examinam a quantidade de partes (faladas e escritas) das palavras.

Fonte: MORAIS, A. e LEITE, T. Como promover o desenvolvimento das habilidades de reflex?o fonol?gica dos alfabetizandos? In: MORAIS, A; ALBUQUERQUE, E; LEAL, T. (Orgs.). Alfabetiza??o: apropria??o do sistema de escrita alfab?tica. Belo Horizonte: Aut?ntica, 2005.

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1? Atividade:

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Professor, sugerimos o jogo: BINGO DOS SONS INICIAIS que possibilita ao aluno  observar que a palavra ? composta de sons equivalentes a s?labas e que estes sons podem se repetir em palavras diferentes.

Para isso, organize a sala de aula, crie um ambiente prop?cio para o jogo. Motive os alunos, perguntado quem gosta de jogar.  Explore as regras e aproveite para trabalhar com texto instrucional. Chame a aten??o dos alunos para a estrutura deste g?nero textual. 

Agora ? hora de jogar!

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Meta do jogo:

Vence o jogo quem primeiro completar a sua cartela, marcando todas as figuras.

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Jogadores:

Individual ou em duplas (no caso da escolha pela organiza??o em duplas ? importante sugerir que eles conversem antes de marcarem a palavra, favorecendo, assim, a discuss?o entre os pares.).

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Componentes:

  • 1 Cartela com seis figuras e as palavras escritas correspondentes ?s mesmas para cada aluno. Veja alguns exemplos:

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cartela certa   carteal 2 dcerta

Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educa??o e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.

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  • Fichas com palavras escritas contendo o mesmo som inicial das figuras das cartelas. Veja alguns exemplos correspondendo ?s fichas apresentadas acima:

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fichas bingo 1  fichas bingo 2

Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educa??o e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.

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  • Um saco para guardar as fichas de palavras.

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Regras:

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  1. Cada jogador ou duplas recebe uma cartela.
  2. O professor sorteia uma ficha do saco e l? a palavra em voz alta.
  3. Os jogadores que tiverem em sua cartela uma figura cujo nome comece com a s?laba da palavra sorteada dever?o marc?-la.
  4. O jogo termina quando um jogador ou uma dupla marcar todas as palavras de sua cartela.

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Professor, outro aspecto interessante nesse jogo ? que, como as cartelas apresentam n?o s? as figuras, mas as palavras correspondentes a elas, ? poss?vel que os alunos comecem a observar que palavras que t?m o mesmo ?peda?o? inicial tamb?m apresentam as mesmas letras no in?cio. Dessa forma, enquanto os alunos refletem sobre os segmentos sonoros (sil?bicos) iniciais das palavras tamb?m s?o estimulados e refletir sobre a sua forma escrita.

Professor, voc? ? o mediador da situa??o de jogo, ent?o crie situa??es ou desdobramentos desse jogo por meio de interven??es e atividades que possibilitem a reflex?o das palavras estudadas. Observe:

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  • Inicialmente, quando o aluno marcar uma palavra no jogo poder? copi?-la e circular a s?laba que inicia a palavra. Assim, ser? feito para cada palavra da cartela. ? medida que o jogo for se desenrolando chame a aten??o para as novas palavras que forem surgindo e pergunte se algum aluno j? encontrou, em sua cartela, alguma palavra que come?a com a s?laba inicial da palavra lida. Caso isso tenha ocorrido, todos os alunos que tiverem copiado palavras com aquela s?laba dever?o escrever a nova palavra logo abaixo e destacar a s?laba inicial.

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  • ? medida que o jogo se desenrola, pe?a para os alunos citarem outras palavras que comecem com aquela mesma s?laba. Anote e forme no quadro uma lista de palavras. Ao final do jogo, reflita com os alunos sobre as partes semelhantes entre essas palavras, chamando os alunos para identificarem naquelas palavras a s?laba oral e sua correspond?ncia escrita.

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2? Atividade:

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Jogo jogado aprendizagem dobrada: DADO SONORO

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Professor, este ?  outro jogo que  possibilita ao aluno observar que a palavra ? composta por segmentos sonoros e que estes podem se repetir em palavras diferentes ? o jogo: DADO SONORO.

Os alunos devem entender que o jogo tem uma finalidade, n?o ? apenas uma brincadeira, para isso explique-lhes o objetivo do jogo e as regras. Organize a sala de aula previamente e estimule a participa??o de todos.

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Meta do jogo:

Ganha quem, ao final, tiver mais fichas.

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Jogadores:

2 a 4.

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Componentes:

  • Um dado de oito lados.
  • Uma cartela com 8 figuras de animais numeradas.

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cartela dado certo

Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educa??o e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.

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  • 24 fichas com figuras e palavras (para cada figura da cartela h? 3 fichas/palavras que se iniciam com a mesma s?laba das figuras/palavras apresentadas na cartela.).

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dado sonoro

Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educa??o e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.

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Regras:

  1. A cartela com as figuras numeradas deve estar ? vista dos jogadores durante todo jogo.
  2. Espalham-se as fichas sobre a mesa, com figuras e palavras voltadas para cima.
  3. Os jogadores decidem quem deve iniciar a partida.
  4. O primeiro jogador inicia a partida lan?ando o dado e verificando qual ? a figura na cartela que corresponde ao n?mero sorteado.
  5. O jogador dever? escolher uma figura cujo nome comece com a mesma s?laba da figura indicada na cartela.
  6. Escolhida a ficha, o jogador pega-a para si. O pr?ximo participante joga o dado e repete o mesmo procedimento.
  7. A cada ficha encontrada o jogador ganha um ponto.
  8. Se outro participante jogar o dado e o n?mero deste for referente a uma figura para qual n?o h? mais fichas, passa-se a vez para o jogador seguinte.
  9. Cada jogador s? poder? pegar uma ficha por vez.
  10. Ao final, ganha o jogo quem conseguir um maior n?mero de fichas.

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Professor, outras situa??es podem ser criadas a partir desse jogo. Como por exemplo:

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  • Organize cruzadinhas e palavras com lacunas faltando as s?labas iniciais. O aluno dever? tentar preencher os espa?os em branco corretamente.
  • Proponha uma rodinha e diga que os alunos v?o participar de uma brincadeira, mas que essa brincadeira ? um pouco diferente, pois ? durante a brincadeira que eles v?o descobrir como se brinca. Os alunos dever?o prestar bastante aten??o

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Professor, diga: EU VOU VIAJAR E NA MINHA MALA VOU LEVAR..... BALA. E voc?, o que vai levar?

(S? vale, nesse caso, levar objetos com o mesmo som inicial....BA)

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  • Organize um saco com v?rios objetos ou figuras e depois pergunte: Adivinhem o que tem neste saco? D? pistas.
  • A primeira pista deve ser o fonema inicial da palavra que voc? pegou no saco ou que tem em mente
  • A seguir, d? pistas significativas, descrevendo o objeto, at? que as crian?as digam qual ? a palavra.

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3? Atividade:

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Professor, escolhemos o jogo: TRINCA M?GICA porque permite que o aluno descubra que palavras diferentes podem ter o mesmo ?peda?o? sonoro final (a rima).

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- Organizando a sala: voc? poder? organizar em duplas ou em quartetos, para isso agrupe os alunos de forma que se aproximem alunos com diferentes  n?veis de aprendizagem, assim a possibilidade de um ajudar o outro ? maior.

- Motive os alunos e explore as regras previamente, se necess?rio, fa?a uma demonstra??o para que compreendam a din?mica do jogo.

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Meta do jogo:

Ganha quem formar uma trinca de cartas contendo figuras de palavras que rimam.

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Jogadores:

Duplas ou quartetos.

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Componentes:

  • 24 cartas com figuras (8 trincas de cartas contendo figuras de palavras que rimam).

trinca 1  trinca 2

Fonte: Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educa??o e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco

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Regras:

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  • Cada jogador recebe 3 cartas e o restante delas fica num ?monte?, no centro da mesa, com a face voltada para baixo.
  • Decide-se quem ir? come?ar a partida por meio de lan?amentos de dados ou ?zerinho ou um?. ESPECIFICAR, O QUE ? ISSO?
  • O primeiro jogador inicia pegando uma carta do monte. Ele dever? observar se a figura vai rimar com alguma das cartas que est? nas m?os. Se ele decidir ficar com a carta que pegou dever? descartar outra. O mecanismo do jogo ? igual ao da caxeta.
  • O pr?ximo jogador decide se pega a carta do monte ou a carta deixada pelo jogador anterior. Independente de qual carta pegar, o jogador dever? descartar uma, ficando sempre com tr?s cartas nas m?os.
  • O jogo prossegue at? que um dos jogadores fa?a uma trinca com 3 cartas de figuras cujos nomes rimam.

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Professor, ? importante que, antes do in?cio do jogo, as palavras representadas pelos desenhos sejam faladas em voz alta. Esse procedimento ? importante porque ? poss?vel que os alunos conhe?am o objeto representado por outro nome e, por isso, n?o consigam encontrar seus pares. Por outro lado, muitas vezes, ao olharmos uma imagem, temos d?vidas sobre o que elas est?o, de fato, representando.

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1.       Como desdobramento, inicialmente, solicite aos alunos que pensem em outras palavras que rimem com a trinca encontrada.

2.       Pe?a aos alunos que escrevam as palavras que rimam e circulem as partes que possuem as mesmas letras (rimas).

3.       Elabore questionamentos sobre a ordem em que aparecem as letras que formam as rimas, fazendo o aluno perceber que se mudarmos a sequ?ncia de letras teremos mudan?a no som das palavras.

4.       Ap?s o jogo, realize um ca?a-palavras denominado ?CA?A-RIMAS?, com algumas palavras da trinca m?gica, solicitando aos alunos que coloram da mesma cor as palavras com segmentos sonoros iguais.

5.       Prepare uma atividade de cruzadinha com algumas palavras da trinca m?gica associadas ?s figuras.

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4? Atividade:

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Professor, propomos o jogo: Batalha de Palavras, pois consideramos que contar o n?mero de s?labas e comparar o tamanho das palavras ? uma atividade fundamental para os alunos em processo inicial de alfabetiza??o, pois, assim, eles podem compreender que existe uma regularidade na composi??o das palavras, ou seja, ? medida que os alunos s?o levados a pensar sobre quantas partes tem cada palavra e refletir sobre qual palavra ? maior (quanto ? quantidade de s?labas) est?o sendo levados a perceber que as palavras s?o constitu?das por unidades sil?bicas.

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Meta do jogo:

Vence o jogo quem tiver mais fichas ao final.

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Jogadores:

Duplas.

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Componentes:

  • 30 fichas com figuras cujos nomes variam quanto ao n?mero de s?labas.

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Regras:

  1. As fichas devem ser distribu?das igualmente entre os dois jogadores. Estes as organizam de forma que fiquem com as faces viradas para baixo, uma em cima da outra, formando um monte.
  2. O primeiro jogador vira a primeira ficha de seu montinho ao mesmo tempo em que seu advers?rio tamb?m vira uma ficha do montinho dele.
  3. O jogador que virar a ficha cuja palavra contiver maior quantidade de s?labas ganha a sua ficha e a ficha virada por seu advers?rio. Observe no exemplo abaixo: BOR-BO-LE-TA ( 4 s?labas) - PEI-XE (2 s?labas).

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batalha

Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educa??o e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.

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  1. Se duas palavras coincidirem quanto ao n?mero de s?labas cada jogador deve virar mais uma ficha do seu montinho at? que haja uma diferen?a quanto ao n?mero de s?labas. Nesse caso o jogador que virar a ficha cuja palavra tiver o maior n?mero de s?labas leva todas as fichas viradas na jogada.
  2. O vencedor ser? quem, ao final do jogo, conseguir ficar com o maior n?mero de fichas.

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Professor, para que os alunos iniciem o jogo ? importante que entendam que ? preciso contar as s?labas das palavras. D? exemplos segmentando palavras em s?labas e comparando-as, at? que se perceba certa autonomia para jogar. Observe:

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  1. Brinque com a turma: Pe?a para cada aluno falar seu nome e bater palmas em cada s?laba.

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 Fe ? li ? pe       Mar ? ce ? la              Ma ? ri ? a

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Fa?a compara??es entre os nomes: quantas s?labas t?m esse nome? E esse outro? Qual nome da sala possui a maior quantidade de s?labas? Qual nome da sala possui a menor quantidade de s?labas? Dentre outros apontamentos.

Pe?a para os alunos pensarem em:

  1.    Um nome de colega com tr?s s?labas.
  2.    Um nome de cor com quatro s?labas.
  3.    Um nome de brinquedo com quatro s?labas.

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Professor, a partir do jogo BATALHA DE PALAVRAS pode-se realizar diferentes trabalhos com os alunos. Observe:

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1.       Continue completando o quadro, de acordo com a legenda.

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Fonte: Acervo da autora.

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2.       Resolva as cruzadinhas escrevendo o nome das figuras (uma s?laba em cada quadrinho).

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Fonte: Acervo da autora.

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3.       Que tal brincar de Jogo da Velha utilizando palavras no lugar dos sinais?  

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?         O primeiro jogador escreve uma palavra de acordo com a sua escolha com rela??o ao n?mero de s?labas, por exemplo, palavras que cont?m 3 s?labas.

?         Depois ? seguido pelo segundo jogador, que deve escolher palavras com outro n?mero de s?labas, por exemplo, palavras com 4 s?labas.

?         Ganha quem completar um trio de palavras

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Fonte: Acervo da autora.

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Professor, voc? poder? tamb?m dialogar com a Matem?tica, pois os jogos sugeridos ao longo desta aula apresentam dados num?ricos que podem ser utilizados na elabora??o de situa??es problema e outras atividades que trabalham conceitos matem?ticos.

Recursos Complementares

CARLETO, Eliana Aparecida. Por que brincar ? coisa s?ria: o lugar do l?dico nas pr?ticas escolares e na forma??o do educador. Disserta??o (Mestrado em Educa??o). Faculdade de Educa??o, Universidade Federal de Uberl?ndia, 2000.

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http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/35663/a-importancia-dos-jogos-nas-series-iniciais  Artigo: A import?ncia dos jogos nas S?ries Iniciais - Acesso 18/05/2013

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos um quadro de registro para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avan?os de cada um, com rela??o ? an?lise lingu?stica: apropria??o do sistema de escrita alfab?tica que foi trabalhada nessa aula. Por meio desse quadro ? poss?vel, tamb?m, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas solu??es para que efetivamente eles aprendam.

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O acompanhamento da aprendizagem das crian?as: sugest?o de instrumento de registro da aprendizagem

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Escola: _________________________________________________________________

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Aluno: __________________________________________________________________

An?lise Lingu?stica: apropria??o do Sistema de escrita Alfab?tica

FEV.

JUN.

AGO.

DEZ.

Escreve o pr?prio nome.

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Reconhece e nomeia as letras do alfabeto.

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Diferencia letras de n?meros e outros s?mbolos.

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Conhece a ordem alfab?tica e seus usos em diferentes g?neros.

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Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes g?neros e suportes textuais.

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Compreende que palavras compartilham certas letras.

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Percebe que palavras diferentes variam quanto ao n?mero, repert?rio e ordem de letras.

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Segmenta oralmente as s?labas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho.

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Identifica semelhan?as sonoras em s?labas e em rimas.

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Reconhece que as s?labas variam quanto ?s suas composi??es.

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Percebe que as vogais est?o presentes em todas as s?labas.

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L?, ajustando a pauta sonora ao escrito.

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Domina as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.

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Domina as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.

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                                                                                                             Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) N?o

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Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 38.