Portal do Professor

Início do Conteúdo

Identificando os tipos de textos

Autor e Co-autor(es)

ANA CLAUDIA CUNHA SALUM imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Organiza??o textual
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o leitora

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- identificar os diferentes tipos de textos e suas diferentes finalidades; 

- reconhecer que, tanto a gram?tica quanto a estrutura utilizada no texto, podem auxiliar no seu prop?sito e na sua compreens?o. 

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • No??o dos g?neros textuais do portugu?s,  por exemplo, saber diferenciar um texto narrativo de um texto publicit?rio.

Estratégias e recursos da aula

Recursos a serem utilizados na aula:

- laborat?rio de inform?tica;

- datashow, tablets, notebooks

- slides, v?deos, textos, atividades de livros.

?

M?dulo 1

                                  ATIVIDADE 1   

?

 WARM UP:

Como atividade de introdu??o ao tema, o professor dever? discutir com os alunos o fato de que diferentes textos servem para diferentes prop?sitos e finalidades. Juntamente com os alunos, o professor dever? levantar as possibilidades que um texto pode ter, por exemplo, um texto com o intuito de causar uma reflex?o sobre um tema qualquer, um texto de argumentos, um texto de instru??o, de persuas?o, dentre muitos outros. O professor deve provocar nos alunos a curiosidade e a vontade de levantar as mais diversas variedades de texto poss?veis, assim como os prop?sitos de cada um deles, completando a seguinte tabela:

?

                          EXAMPLES OF TEXTS                          PURPOSE
short stories, films to entertain
a diary entry to recount
a character profile to describe
a school report to evaluate
a newspaper article to inform
a debate to argue
a movie poster, a book review to persuade
a text book to instruct

?

    Fonte adaptada: http://www.schools.nsw.edu.au/learning/7-12assessments/naplan/teachstrategies/yr2011/index.php?id=literacy/reading/lr_evld/lr_evld_s3a_11 

Acesso em: 16/05/ 2013.

?

OBS: ? tabela acima, alunos (com a ajuda do professor) poder?o ser acrescentados outros exemplos de textos que servem para o mesmo prop?sito.

  

                                       ATIVIDADE 2

?

No laborat?rio ou na sala de aula, com o uso do datashow:

?

Nessa atividade, o professor colocar? um slide, dispon?vel no site:< http://www.slideshare.net/robsonjp/ingls-instrumental-aula-3> (acesso em 19/05/2013) com diferentes g?neros textuais e, a partir dele, dever? levantar as seguintes quest?es, que dever?o ser respondidas pelos alunos:

?

a) Elenque os diferentes tipos de texto apresentados pelo slide?

Resposta: receita, email, dicion?rio, resumo (abstract), cartoon, resenha

?

b) Com que objetivo voc? faria a leitura de cada um desses g?neros textuais?

Sugest?o de resposta: receita: para aprender a fazer um bolo; email: para receber not?cias de algu?m, marcar um encontro de neg?cios ou pessoal; dicion?rio: para conhecer o significado de uma palavra; resumo: para saber do que se trata um trabalho acad?mico; cartoon: para me divertir; resenha cr?tica: para obter informa??es sobre um filme, um livro ou uma pe?a teatral.

?

c) O que caracteriza cada um desses g?neros textuais quanto '? sua estrutura?

Sugest?o de resposta:

receita: texto geralmente longo, em t?picos, com uma linguagem clara e objetiva, com uma estrutura mais padronizada com a finalidade de ensinar/instruir o leitor;

email: dependendo do assunto, sua estrutura ? simples e pode ser formal ou informal, dependendo para quem se escreve. No caso do slide, ? um email entre amigos, curto, com cabe?alho, corpo e n?o h? anexo;

dicion?rio: texto curto, com informa??es sobre a classe gramatical da palavra, seus significados, pron?ncia e escrita e algumas palavras que servem como sin?nimo.

resumo: apresenta-se como um texto curto, objetivo e com o pr?p?sito de informar pesquisadores, participantes ou organizadores de eventos acad?micos e cient?ficos, ou ainda, leitores em geral, sobre os conte?dos de um artigo ou pesquisa conclu?da ou em andamento;

cartoon: um texto para uma leitura r?pida, com figuras, ilustrado e com personagens, cuja fala pode aparecer em forma de ballons. ? um texto constitu?do de linguagem n?o verbal, podendo ou n?o trazer a linguagem verbal;

resenha cr?tica: em geral, n?o se trata de um texto longo, cujo objetivo ? o de divulgar objetos de consumo cultural (livros, filmes, pe?as). Geralmente ? veiculado por jornais e revistas e apresenta a seguinte estrutura textual: t?tulo, refer?ncia bibliogr?fica da obra, alguns dados bibliogr?ficos do autor ou escritos da obra, o resumo ou s?ntese do conte?do e avalia??o cr?tica, que deve estar presente durante todo o texto e n?o apenas no final.

?

d) Que vantagens pode ter o leitor ao reconhecer um g?nero textual, de acordo com o slide?

Resposta: A familiaridade com o g?nero textual possibilita leituras mais direcionadas e eficientes, uma vez que o leitor pode localizar as informa??es mais rapidamente.

?

M?DULO 2

?

                                       ATIVIDADE 3

?

Para esta atividade, o professor dever? pedir aos alunos  que relacionem os diferentes tipos de textos com suas imagens. O professor poder? xeroxar as imagens para os alunos ou lev?-los ao laborat?rio para que eles acessem cada uma delas.

a) a postcard - (            )

b) a ticket - (            )

c) an ad advertisiment -  (                  )

d) a poster - (               )

e) a message - (              ) 

f) a list - (                   )

?

 1)

p

2)

?

 ticket

3)

 a

4)

post

5)

ad

6)

l

?

?

Imagens fonte:< http://k-8visual.info/exx_Text.html >(acesso em 12.05.2013)

?

?

                              ATIVIDADE 4

?

Para essa atividade, o professor dever? escolher um g?nero textual para que os alunos possam identificar as diferentes estruturas e caracter?sticas que podem ajudar na finalidade e na compreens?o do texto. Por exemplo, um postcard:

post

Imagem fonte: http://www.schools.nsw.edu.au/learning/7-12assessments/naplan/teachstrategies/yr2011/index.php?id=literacy/reading/lr_evld/lr_evld_s3a_11 acesso em 12.04.2013

?

Com a ajuda de um datashow, o professor dever? exibir a imagem do postcard acima ilustrado e fazer as seguintes perguntas a serem respondidas oralmente pelos alunos:  

 

a) What is the purpose of a postcard?  (Qual o prop?sito de um cart?o postal?)
?

b) Who would you send a postcard to?  (Para quem voc? enviaria um cart?o postal?)

c) What sort of information might you include in a postcard?  (Que tipo de informa??o voc? incluiria em um cart?o postal?)
?

d) What are the language features of a postcard? (Quais s?o as caracter?sticas lingu?sticas de um cart?o postal?) 

?

e) Is a postcard written in first, second or third person? (O cart?o postal ? escrito em primeira, segunda ou terceira pessoa?)

?

 Fonte adaptada: http://www.schools.nsw.edu.au/learning/7-12assessments/naplan/teachstrategies/yr2011/index.php?id=literacy/reading/lr_evld/lr_evld_s3a_11 

Acesso em: 13 maio 2013.

  

                                ATIVIDADE 5

?

Identificando diferentes tipos de textos:

?

?

?

?

 O professor, com o datashow, apresentar? diferentes textos e pedir? para que os alunos os identifiquem, caracterizando-os como um texto persuasivo, instrutivo, informativo e descritivo.

?

1) ___________________________________________________

  pp

?

2) __________________________________________________

You should not park where you see this signs and markings: "No Parking" - "double white lines in the middle of the road".

?

3) __________________________________________________

Visit Rome, capital of Italy, which is blessed with splendid ruins and delightful markets and intriguing narrow strees.

?

4) __________________________________________________

This car has an alumminium body to resist rust and bumper shields that can absorb an impact of up to 7 mph without distortion.        

?

?

?

?

?

?

c

 Atividade adaptada do site:  http://www.bbc.co.uk/skillswise/worksheet/en03text-e3-w-identify-the-different-types-of-text 

Acesso em: 12/05/ 2013.

Recursos Complementares

Para estudos sobre g?neros textuais no ensino da l?ngua inglesa, alunos e professores poder?o acessar os sites:

http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem06pdf/sm06ss01_01.pdf (acesso em 19.05.2013)

http://repositorio.uff.br/jspui/bitstream/1/364/1/Ana%20Sousa-dissert.pdf (acesso em 19.05.2013)

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132012000200003&script=sci_arttext (acesso em 19.05.2013)

http://www.gelne.ufc.br/revista_ano4_no1_20.pdf (acesso em 19.05.2013)

http://anais.jiedimagem.com.br/pdf/2348.pdf (acesso em 19.05.2013)

http://www.youtube.com/watch?v=3nIHOFZYQp0 (acesso em 19.05.2013)

http://www.youtube.com/watch?v=2u---vulDwE (acesso em 19.05.2013)

Avaliação

Professor, depois de observar o interesse e a participa??o dos alunos no decorrer das atividades, pe?a a eles que  que escolham um g?nero textual e, apresentem-no para a classe, mostrem as especificidades do g?nero escolhido, como as que se referem as gramaticais e as estruturais.

O professor dever? ajudar na escolha dos g?neros para que cada aluno apresente um g?nero diferente. Dependendo do n?mero de alunos na sala e para que n?o haja repeti??o dos g?neros, os alunos poder?o trabalhar em duplas ou grupos.  

O professor vai verificar se os objetivos foram alcan?ados.