Recursos a serem utilizados na aula:
- laborat?rio de inform?tica;
- datashow, tablets, notebooks
- slides, v?deos, textos, atividades de livros.
?
M?dulo 1
?
WARM UP:
Como atividade de introdu??o ao tema, o professor dever? discutir com os alunos o fato de que diferentes textos servem para diferentes prop?sitos e finalidades. Juntamente com os alunos, o professor dever? levantar as possibilidades que um texto pode ter, por exemplo, um texto com o intuito de causar uma reflex?o sobre um tema qualquer, um texto de argumentos, um texto de instru??o, de persuas?o, dentre muitos outros. O professor deve provocar nos alunos a curiosidade e a vontade de levantar as mais diversas variedades de texto poss?veis, assim como os prop?sitos de cada um deles, completando a seguinte tabela:
?
EXAMPLES OF TEXTS |
PURPOSE |
short stories, films |
to entertain |
a diary entry |
to recount |
a character profile |
to describe |
a school report |
to evaluate |
a newspaper article |
to inform |
a debate |
to argue |
a movie poster, a book review |
to persuade |
a text book |
to instruct |
?
Fonte adaptada: http://www.schools.nsw.edu.au/learning/7-12assessments/naplan/teachstrategies/yr2011/index.php?id=literacy/reading/lr_evld/lr_evld_s3a_11
Acesso em: 16/05/ 2013.
?
OBS: ? tabela acima, alunos (com a ajuda do professor) poder?o ser acrescentados outros exemplos de textos que servem para o mesmo prop?sito.
?
No laborat?rio ou na sala de aula, com o uso do datashow:
?
Nessa atividade, o professor colocar? um slide, dispon?vel no site:< http://www.slideshare.net/robsonjp/ingls-instrumental-aula-3> (acesso em 19/05/2013) com diferentes g?neros textuais e, a partir dele, dever? levantar as seguintes quest?es, que dever?o ser respondidas pelos alunos:
?
a) Elenque os diferentes tipos de texto apresentados pelo slide?
Resposta: receita, email, dicion?rio, resumo (abstract), cartoon, resenha |
?
b) Com que objetivo voc? faria a leitura de cada um desses g?neros textuais?
Sugest?o de resposta: receita: para aprender a fazer um bolo; email: para receber not?cias de algu?m, marcar um encontro de neg?cios ou pessoal; dicion?rio: para conhecer o significado de uma palavra; resumo: para saber do que se trata um trabalho acad?mico; cartoon: para me divertir; resenha cr?tica: para obter informa??es sobre um filme, um livro ou uma pe?a teatral. |
?
c) O que caracteriza cada um desses g?neros textuais quanto '? sua estrutura?
Sugest?o de resposta:
receita: texto geralmente longo, em t?picos, com uma linguagem clara e objetiva, com uma estrutura mais padronizada com a finalidade de ensinar/instruir o leitor;
email: dependendo do assunto, sua estrutura ? simples e pode ser formal ou informal, dependendo para quem se escreve. No caso do slide, ? um email entre amigos, curto, com cabe?alho, corpo e n?o h? anexo;
dicion?rio: texto curto, com informa??es sobre a classe gramatical da palavra, seus significados, pron?ncia e escrita e algumas palavras que servem como sin?nimo.
resumo: apresenta-se como um texto curto, objetivo e com o pr?p?sito de informar pesquisadores, participantes ou organizadores de eventos acad?micos e cient?ficos, ou ainda, leitores em geral, sobre os conte?dos de um artigo ou pesquisa conclu?da ou em andamento;
cartoon: um texto para uma leitura r?pida, com figuras, ilustrado e com personagens, cuja fala pode aparecer em forma de ballons. ? um texto constitu?do de linguagem n?o verbal, podendo ou n?o trazer a linguagem verbal;
resenha cr?tica: em geral, n?o se trata de um texto longo, cujo objetivo ? o de divulgar objetos de consumo cultural (livros, filmes, pe?as). Geralmente ? veiculado por jornais e revistas e apresenta a seguinte estrutura textual: t?tulo, refer?ncia bibliogr?fica da obra, alguns dados bibliogr?ficos do autor ou escritos da obra, o resumo ou s?ntese do conte?do e avalia??o cr?tica, que deve estar presente durante todo o texto e n?o apenas no final.
|
?
d) Que vantagens pode ter o leitor ao reconhecer um g?nero textual, de acordo com o slide?
Resposta: A familiaridade com o g?nero textual possibilita leituras mais direcionadas e eficientes, uma vez que o leitor pode localizar as informa??es mais rapidamente. |
?
M?DULO 2
?
?
Para esta atividade, o professor dever? pedir aos alunos que relacionem os diferentes tipos de textos com suas imagens. O professor poder? xeroxar as imagens para os alunos ou lev?-los ao laborat?rio para que eles acessem cada uma delas.
a) a postcard - ( )
b) a ticket - ( )
c) an ad advertisiment - ( )
d) a poster - ( )
e) a message - ( )
f) a list - ( )
?
1)

2)
?

3)

4)

5)

6)

?
?
Imagens fonte:< http://k-8visual.info/exx_Text.html >(acesso em 12.05.2013)
?
?
?
Para essa atividade, o professor dever? escolher um g?nero textual para que os alunos possam identificar as diferentes estruturas e caracter?sticas que podem ajudar na finalidade e na compreens?o do texto. Por exemplo, um postcard:

Imagem fonte: http://www.schools.nsw.edu.au/learning/7-12assessments/naplan/teachstrategies/yr2011/index.php?id=literacy/reading/lr_evld/lr_evld_s3a_11 acesso em 12.04.2013
?
Com a ajuda de um datashow, o professor dever? exibir a imagem do postcard acima ilustrado e fazer as seguintes perguntas a serem respondidas oralmente pelos alunos:
a) What is the purpose of a postcard? (Qual o prop?sito de um cart?o postal?)
?
b) Who would you send a postcard to? (Para quem voc? enviaria um cart?o postal?)
c) What sort of information might you include in a postcard? (Que tipo de informa??o voc? incluiria em um cart?o postal?)
?
d) What are the language features of a postcard? (Quais s?o as caracter?sticas lingu?sticas de um cart?o postal?)
?
e) Is a postcard written in first, second or third person? (O cart?o postal ? escrito em primeira, segunda ou terceira pessoa?)
?
Fonte adaptada: http://www.schools.nsw.edu.au/learning/7-12assessments/naplan/teachstrategies/yr2011/index.php?id=literacy/reading/lr_evld/lr_evld_s3a_11
Acesso em: 13 maio 2013.
?
Identificando diferentes tipos de textos:
?
?
?
?
O professor, com o datashow, apresentar? diferentes textos e pedir? para que os alunos os identifiquem, caracterizando-os como um texto persuasivo, instrutivo, informativo e descritivo.
?
1) ___________________________________________________

?
2) __________________________________________________
You should not park where you see this signs and markings: "No Parking" - "double white lines in the middle of the road".
?
3) __________________________________________________
Visit Rome, capital of Italy, which is blessed with splendid ruins and delightful markets and intriguing narrow strees.
?
4) __________________________________________________
This car has an alumminium body to resist rust and bumper shields that can absorb an impact of up to 7 mph without distortion.
?
?
?
?
?
?

Atividade adaptada do site: http://www.bbc.co.uk/skillswise/worksheet/en03text-e3-w-identify-the-different-types-of-text
Acesso em: 12/05/ 2013.
Professor, depois de observar o interesse e a participa??o dos alunos no decorrer das atividades, pe?a a eles que que escolham um g?nero textual e, apresentem-no para a classe, mostrem as especificidades do g?nero escolhido, como as que se referem as gramaticais e as estruturais.
O professor dever? ajudar na escolha dos g?neros para que cada aluno apresente um g?nero diferente. Dependendo do n?mero de alunos na sala e para que n?o haja repeti??o dos g?neros, os alunos poder?o trabalhar em duplas ou grupos.
O professor vai verificar se os objetivos foram alcan?ados.