Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino M?dio | Biologia | Mol?culas, c?lulas e tecidos |
?
Dispon?vel em: http://images.comunidades.net/roa/roaguiar/imunologico.jpg. Acesso em: 18 maio 2013.
Para o professor:
1) Escreva no quadro os seguintes termos: sistema imunol?gico, macr?fago, linf?citos, leuc?citos, anticorpos, ant?geno.
2) Divida os alunos em grupos de at? quatro pessoas;
3) Caso a escola possua laborat?rio de inform?tica, leve os alunos para fazerem uma pesquisa buscando:
a. as defini??es de cada termo;
b. as rela??es entre os termos.
Sugest?o de sites para pesquisa ou entrega de textos para os alunos:
http://www.infoescola.com/biologia/sistema-imunologico/. Acesso em: 18/05/ 2013.
http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-imunologico-humano.htm. Acesso em: 18/05/ 2013.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-imunologico/corpo-humano-sistema-imunologico.php. Acesso em: 18/05/ 2013.
4) Pe?a aos alunos que anotem o resultado da pesquisa no caderno.
5) Em seguida, solicite que cada grupo (o grupo pode escolher um representante) v? at? o quadro e relacione os termos escritos anteriormente e explique as rela??es estabelecidas.
6) No final, eles devem explicar oralmente o conceito de cada termo e a rela??o entre eles.
?
Para o professor:
1) Os alunos ainda devem permanecer em grupos.
2) Entregue para cada grupo as imagens seguintes. Elas podem ser impressas e separadas: Imagem 1- v?rus; Imagem 2- anticorpos.
Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/sistema-imunologico-vacinas-623325.shtml. Acesso em: 18/05/ 2013.
3) Escreva no quadro a seguinte pergunta: "Qual anticorpo ? capaz de combater o v?rus?"
4) Depois solicite aos grupos que recortem o anticorpo compat?vel com o v?rus e cole na folha com a ilustra??o do v?rus.
5) Pe?a aos alunos que explique a escolha.
6) Fa?a uma conclus?o coletiva. Essa conclus?o deve enfatizar a especificidade do anticorpo para com um determinado ant?geno. Nesse momento, aborde o conceito do modelo chave-fechadura para explicar a intera??o ant?geno-anticorpo.
Dispon?vel em: http://saibamaissobrevacinas.wordpress.com/2011/06/30/descubra-como-agem-os-anticorpos/. Acesso em: 18/05/2013.
?
Para o professor:
1) Reproduza o v?deo em sala de aula ou solicite aos alunos que o assistam no laborat?rio de inform?tica.
4) Solicite aos alunos que fa?am, individualmente, um mapa conceitual com o t?tulo: "As respostas do sistema imunol?gico". Pe?a-os que entreguem no final da aula para corre??o.
Mapas conceituais s?o representa??es gr?ficas semelhantes a diagramas, que indicam rela??es entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes at? os menos inclusivos. S?o utilizados para auxiliar a ordena??o e a sequencia??o hierarquizada dos conte?dos de ensino, de forma a oferecer est?mulos adequados ao aluno. Dispon?vel em: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/. Acesso em: 15/05/ 2013.
Sugest?o de sites para o professor acessar e estudar:
http://www.revista.inf.br/veterinaria12/revisao/pdf/AnoVII-Edic12-Rev128.pdf. Acesso em: 18/05/ 2013.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/antigenos/antigenos-4.php. Acesso em: 18/05/ 2013.
http://www.todabiologia.com/genetica/anticorpos.htm. Acesso em: 18/05/ 2013.
http://www.aids.gov.br/pagina/sistema-imunologico. Acesso em: 18/05/ 2013.
Sugest?o de v?deos para o professor:
http://comediaeciencia.blogspot.com.br/2008/05/vdeo-resposta-imune.html. Acesso em: 18/05/2013.
Os alunos ser?o avaliados de acordo com a participa??o e interesse durante as atividades individuais e em grupo propostas pelo professor. Al?m disso, ser?o avaliados de forma quantitativa por meio da produ??o do mapa conceitual, da apresenta??o sobre as a??es do sistema imunol?gico e pela contribui??o individual durante as atividades em grupo.