Portal do Professor

Início do Conteúdo

Ant?genos e anticorpos

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Fonseca Gon?alves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino M?dio Biologia Mol?culas, c?lulas e tecidos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender a import?ncia e funcionamento do sistema imunol?gico humano.
  • Conhecer as principais c?lulas de defesa humana (macr?fagos e linf?citos T e B).
  • Diferenciar os termos ant?geno e anticorpo.
  • Compreender a fun??o dos anticorpos.
  • Compreender a intera??o ant?geno-anticorpo.

Duração das atividades

8 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • No??es de citologia.

Estratégias e recursos da aula

  • Pesquisas na internet.
  • Atividades em grupo.
  • V?deos.
  • Produ??o de mapa conceitual.
  • Apresenta??o em grupo.

?

M?dulo 1 

Atividade 1- Sistema imunol?gico: a nossa defesa

O sistema imunol??gico humano

Dispon?vel em: http://images.comunidades.net/roa/roaguiar/imunologico.jpg. Acesso em: 18 maio 2013.

Para o professor:

1) Escreva no quadro os seguintes termos: sistema imunol?gico, macr?fago, linf?citos, leuc?citos, anticorpos, ant?geno.

2) Divida os alunos em grupos de at? quatro pessoas;

3) Caso a escola possua laborat?rio de inform?tica, leve os alunos para fazerem uma pesquisa buscando:

a. as defini??es de cada termo;

b. as rela??es entre os termos.  

  • Se sua escola n?o possui laborat?rio, disponibilize para cada grupo textos retirados de sites

Sugest?o de sites para pesquisa ou entrega de textos para os alunos:

http://www.infoescola.com/biologia/sistema-imunologico/. Acesso em: 18/05/ 2013.

http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-imunologico-humano.htm. Acesso em: 18/05/ 2013.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-imunologico/corpo-humano-sistema-imunologico.php. Acesso em: 18/05/ 2013.

4) Pe?a aos alunos que anotem o resultado da pesquisa no caderno.

5) Em seguida, solicite que cada grupo (o grupo pode escolher um representante) v? at? o quadro e relacione os termos escritos anteriormente e explique as rela??es estabelecidas. 

6) No final, eles devem explicar oralmente o conceito de cada termo e a rela??o entre eles.

  • Professor, verifique se os alunos conseguiram explicar com clareza. Se n?o, explique para a turma, retire todas as d?vidas.

?

Atividade 2- Intera??o ant?geno-anticorpo

Para o professor:

1) Os alunos ainda devem permanecer em grupos.

2) Entregue para cada grupo as imagens seguintes. Elas podem ser impressas e separadas: Imagem 1- v?rus; Imagem 2- anticorpos. 

Intera????o ant??geno-anticorpo

Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/sistema-imunologico-vacinas-623325.shtml. Acesso em: 18/05/ 2013.

3) Escreva no quadro a seguinte pergunta: "Qual anticorpo ? capaz de combater o v?rus?"

4) Depois solicite aos grupos que recortem o anticorpo compat?vel com o v?rus e cole na folha com a ilustra??o do v?rus.

5) Pe?a aos alunos que explique a escolha.

6) Fa?a uma conclus?o coletiva. Essa conclus?o deve enfatizar a especificidade do anticorpo para com um determinado ant?geno. Nesse momento, aborde o conceito do modelo chave-fechadura para explicar a intera??o ant?geno-anticorpo.

Intera????o ant??geno-anticorpo

Dispon?vel em: http://saibamaissobrevacinas.wordpress.com/2011/06/30/descubra-como-agem-os-anticorpos/. Acesso em: 18/05/2013.

?

M?dulo 2

Atividade 1- Mecanismos de defesa: a rea??o dos anticorpos

Para o professor:

1) Reproduza o v?deo em sala de aula ou solicite aos alunos que o assistam no laborat?rio de inform?tica.

2) Solicite aos alunos que acompanhem o v?deo e respondam, no caderno, algumas perguntas. As perguntas devem ser escritas no quadro antes da reprodu??o do v?deo. 
?
V?deo: "Resposta imunol?gica" - Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=99ahXeGyuUY. Acesso em: 18/05/2013.
sistema
?
Dispon?vel em:
?
Quest?es: 
a) Quais s?o as c?lulas de defesa do sistema imunol?gico humano?
b) Em qual momento o sistema imune ? ativado?
c) Qual a fun??o do sistema imune?
d) O que s?o ant?genos?
e) Quais os dois tipos de rea??es do sistema imune aos ant?genos?
f) Explique cada um dos tipos de rea??es citados na quest?o anterior.
?
3) Corrija oralmente as quest?es. Utilize o v?deo durante a corre??o, pausando nas partes que apresentam as respostas.
?

4) Solicite aos alunos que fa?am, individualmente, um mapa conceitual com o t?tulo: "As respostas do sistema imunol?gico". Pe?a-os que entreguem no final da aula para corre??o.

?

  • Mapas conceituais s?o representa??es gr?ficas semelhantes a diagramas, que indicam rela??es entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes at? os menos inclusivos. S?o utilizados para auxiliar a ordena??o e a sequencia??o hierarquizada dos conte?dos de ensino, de forma a oferecer est?mulos adequados ao aluno. Dispon?vel em: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/. Acesso em: 15/05/ 2013.

?

Atividade 2- A??es do sistema imunol?gico

Para o professor:
?
1) Antes da atividade, corrija os mapas conceituais e os devolva aos alunos.
2) Divida a sala em grupos de at? oito pessoas.
3) Organize uma apresenta??o sobre as a??es do sistema imunol?gico.
4) Explique aos alunos que cada um dos integrantes do grupo deve ser um componente da batalha ant?geno-anticorpo.
5) Solicite aos alunos que organizem um roteiro sobre a apresenta??o, distribuindo a fun??o e participa??o de cada um dos alunos. Esse roteiro deve ser entregue ao professor no dia da apresenta??o. 
6) Marque um dia para a apresenta??o. O professor deve permitir que os alunos se organizem durantes as aulas.
A atividade pode ser realizada em conjunto com o professor de teatro.
7) Depois da apresenta??o, discuta com os alunos a import?ncia do sistema imunol?gico.

Recursos Complementares

Sugest?o de sites para o professor acessar e estudar:

http://www.revista.inf.br/veterinaria12/revisao/pdf/AnoVII-Edic12-Rev128.pdf. Acesso em: 18/05/ 2013.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/antigenos/antigenos-4.php. Acesso em: 18/05/ 2013.

http://www.todabiologia.com/genetica/anticorpos.htm. Acesso em: 18/05/ 2013.

http://www.aids.gov.br/pagina/sistema-imunologico. Acesso em: 18/05/ 2013.

Sugest?o de v?deos para o professor:

http://comediaeciencia.blogspot.com.br/2008/05/vdeo-resposta-imune.html. Acesso em: 18/05/2013.

Avaliação

Os alunos ser?o avaliados de acordo com a participa??o e interesse durante as atividades individuais e em grupo propostas pelo professor. Al?m disso, ser?o avaliados de forma quantitativa por meio da produ??o do mapa conceitual, da apresenta??o sobre as a??es do sistema imunol?gico e pela contribui??o individual durante as atividades em grupo.