Eliana Dias e lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Primeiramente o professor dever? retomar com os alunos as diversas fun??es da linguagem, que por sua vez est?o relacionadas aos diferentes elementos da comunica??o.
As fun??es da linguagem, que por sua vez est?o relacionadas ? inten??o discursiva do emissor, est?o resumidas abaixo, e o professor dever? certificar-se de que os alunos se lembrem de maneira geral das diferentes fun??es da linguagem, por?m, priorizando-se a fun??o conativa, que ? o foco desta aula.
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1. Fun??o Referencial ou Denotativa, na qual o foco ? o referente, ou seja, sobre o que se fala. Transmite uma informa??o objetiva sobre a realidade.
Exemplo: Numa cesta de vime temos um cacho de uvas, uma ma??, uma laranja, uma banana e um morango. (Este texto informa o que h? dentro da cesta, logo, h? fun??o referencial).
2. Fun??o Expressiva ou Emotiva, o foco ? o emissor. Reflete o estado de ?nimo do emissor, os seus sentimentos e emo??es. Um dos indicadores da fun??o emotiva num texto ? a presen?a de interjei??es e de alguns sinais de pontua??o, como as retic?ncias e o ponto de exclama??o.
Exemplos:
3) Fun??o Apelativa ou Conativa, na qual o foco ? o receptor. Seu objetivo ? influenciar o receptor ou destinat?rio, com a inten??o de convenc?-lo de algo ou dar-lhe ordens. Como o emissor se dirige ao receptor, ? comum o uso de tu e voc?, ou o nome da pessoa, al?m dos vocativos e imperativo. ? a linguagem usada nos discursos, serm?es e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.
Exemplos:
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4) Fun??o Po?tica, cujo foco ? a mensagem. ? aquela que p?e em evid?ncia a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. O escritor, por exemplo, procura fugir das formas habituais e express?o, buscando deixar mais bonito o seu texto, surpreender, fugir da l?gica ou provocar um efeito humor?stico. Embora seja pr?pria da obra liter?ria, a fun??o po?tica n?o ? exclusiva da poesia nem da literatura em geral, pois se encontra com frequ?ncia nas express?es cotidianas de valor metaf?rico e na publicidade.
Exemplos:
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5) Fun??o F?tica, o foco ? o canal de comunica??o. Tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunica??o. ? aplicada em situa??es em que o mais importante n?o ? o que se fala, nem como se fala, mas sim o contato entre o emissor e o receptor. F?tica quer dizer "relativa ao fato", ao que est? ocorrendo. Aparece geralmente nas f?rmulas de cumprimento: Como vai, tudo certo?; ou em express?es que confirmam que algu?m est? ouvindo ou est? sendo ouvido: sim, claro, sem d?vida, entende?, n?o ? mesmo? ? a linguagem das falas telef?nicas, sauda??es e similares.
Exemplo:
Al?? Est? me ouvindo?
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6) Fun??o Metalingu?stica, que foca o c?digo. Esta fun??o refere-se ? metalinguagem, que ocorre quando o emissor explica um c?digo usando o pr?prio c?digo. ? a poesia que fala da poesia, da sua fun??o e do poeta, um texto que comenta outro texto. As gram?ticas e os dicion?rios s?o exemplos de metalinguagem.
Exemplo:
Frase ? qualquer enunciado lingu?stico com sentido acabado. (Para dar a defini??o de frase, usamos uma frase.)
Defini??es dispon?veis em: <http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil13.php>
Para come?ar o trabalho com a fun??o conativa da linguagem mais especificamente, o professor dever? levar os alunos para uma sala onde seja poss?vel projetar alguns textos publicit?rios em data show ou ent?o levar um handout para os alunos com exemplos de textos publicit?rios, que ser?o analisados durante a aula.
Segue abaixo alguns exemplos de textos em que podemos perceber a fun??o conativa da linguagem.
O professor dever? apresentar cada imagem separadamente, as quais ser?o analisadas pelos alunos, com a ajuda/media??o do professor, ap?s a qual os alunos dever?o fazer anota??es em seus cadernos sobre tr?s aspectos distintos de cada texto apresentado, que podem ser resumidos nessas tr?s quest?es:
Professor, ap?s cada uma das imagens faremos alguns coment?rios, com as respostas esperadas para as quest?es propostas acima.
Dispon?vel em: <http://mazah-galo.blogspot.com.br/2012/06/funcao-conativa-na-publicidade.html>. Acesso em 19 de mai. de 2013.
Neste primeiro exemplo, ? evidente que o que se espera do receptor deste texto ? que ele compre um "baton" (chocolate da Garoto).
A tentativa de persuas?o ? feita de forma direta, sem rodeios.
O texto "Compre baton" ? grafado 3 vezes, em letras mai?sculas, em fonte grande, podemos perceber em decorr?ncia disso a insist?ncia na persuas?o (indicada tamb?m pelo verbo comprar no infinitivo), o que nos d? uma no??o inclusive de um emissor que est? tentando hipnotizar o receptor da mensagem. Essa ideia da hipnose se sustenta inclusive com a linguagem n?o verbal indicada pela posi??o das m?os do menino (imagem), ambas abertas em dire??o a quem l? a publicidade, e os olhos fixos no receptor.
A pr?pria imagem do chocolate "baton" que vem centralizada, logo abaixo das m?os do menino que aparece na imagem, pode ser considerada como um recurso de persuas?o, o chocolate j? come?ou a ser aberto para ser devorado, e est? quase no alcance das m?os do menino.
Dispon?vel em: <http://jipemania.com/coke/brasil/index04.html>. Acesso em 19 de mai. de 2013.
Esse segundo an?ncio ? um pouco menos direto, mas tamb?m ? claro que espera-se que o receptor consuma uma coca-cola.
A tentativa de persuas?o ? feita de forma direta e indireta.
No primeiro bal?o, o texto "Isso faz um bem...", que ? tido como se fosse o pensamento do Papai Noel, apenas evidencia que a Coca-Cola que ele est? segurando "faz um bem...", ou seja, se faz bem, ? bom que todos a consumam. Contudo, a persuas?o vem de forma mais direta no ?ltimo bal?o, no canto inferior direito, que seria o ?ltimo local lido por pessoas ocidentais, que l?em da esquerda para a direita e de cima para baixo. Nesse "bal?o" vermelho, temos escrito em branco "BEBA" e depois a logomarca da Coca-Cola. O verbo no infinitivo "BEBA" ? uma tentativa direta de convencer as pessoas a beberem/consumirem Coca-Cola.
Outro recurso de convencimento adotado nessa publicidade ? o fato de o "garoto propaganda" ser o pr?prio Papai Noel, s?mbolo natalino, com gorro vermelho na cabe?a, barba branca e fisionomia agrad?vel. Papai Noel vem como um elemento de legitima??o de que realmente o produto faz bem...
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Dispon?vel em: <http://www.tutorexecutivo.com/2011/12/pode-ser-transicao-de-posicionamento-da.html> Acesso em 19 mai. 2013.
Essa imagem, retirada de uma recente propaganda da Pepsi, tamb?m tem fun??o conativa, visando convencer o receptor a tomar uma atitude que ? aceitar a segunda op??o de bebida oferecida (no caso a Pepsi).
A tentativa de persuas?o ? feita de forma um pouco menos direta do que as duas anteriores, uma vez que n?o temos um verbo no imperativo afirmativo, (tal como "compre" ou "beba" dos outros dois an?ncios publicit?rios). Como a frase est? apenas na forma interrogativa, o receptor pode aceitar ou n?o o que est? sendo oferecido. Vale ressaltar aqui que inclusive essa dupla possibilidade (aceitar ou n?o) pode ser lida como uma estrat?gia de persuas?o, pois coloca o consumidor numa posi??o de poder, ? ele quem escole se "pode ser" ou "n?o pode ser", e essa posi??o de poder ? sedutora.
Al?m disso, temos um direcionamento maior, (persuas?o) na frase que vem escrita em letras menores "PODE SER MUITO BOM, PODE SER PEPSI" que tenta convencer o consumidor/receptor de que a melhor op??o na verdade ? consumir a Pepsi. Outro recurso de convencimento que podemos notar nessa publicidade ? que na bandeja do suposto gar?on (do qual vemos apenas o bra?o) s? s?o oferecidas diferentes possibilidades de Pepsi, quais sejam: Pepsi normal, Twist e Zero. Esse recurso n?o verbal contribui para a persuas?o a consumir um dos produtos Pepsi, e qualquer que seja sua op??o ela continuar? sendo uma op??o "Muito boa" por se tratar de uma Pepsi.
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Tendo dado tr?s exemplos distintos de textos publicit?rios que tem como fun??o da linguagem norteadora a fun??o conativa, o professor pedir? aos alunos que formem duplas ou trios, para analisar esses outros tr?s textos publicit?rios.
Para essa atividade ser? pedido para que os alunos responda ao mesmo question?rio que foi trabalhado no momento da explica??o, e sendo a atividade em grupos pequenos os alunos poder?o trocar ideias e fazerem uma an?lise mais detalhada de cada um dos textos.
As quest?es para serem analisadas s?o:
Dispon?vel em: <http://turmadoverbojoaolisboa.blogspot.com.br/2011/09/anuncio-publicitario.html> Acesso em: 19 mai. 2013.
Dispon?vel em: <http://designinforma.blogspot.com.br/2012/06/herbalife-reforca-campanha-ja-tomou-seu.html> Acesso em 19 mai. 2013.
Dispon?vel em: <http://redacaonocafe.wordpress.com/2012/02/05/funcao-conotativa-convencer-e-preciso/> Acesso em 19 mai. 2013.
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Ap?s a discuss?o/an?lise dos textos publicit?rios que evidenciam a fun??o conativa da linguagem, os alunos dever?o criar (em duplas ou trios) textos publicit?rios, utilizando-se da fun??o conativa da linguagem, sendo que eles dever?o fazer dois textos para um mesmo produto/campanha, um mais direto, a exemplo da campanha "Compre baton" e outro menos direto, que apenas evidencie as vantagens de se consumir/adquirir determinado produto. Na cria??o desses textos publicit?rios, os alunos dever?o ainda atentar para os recursos verbais e n?o verbais que auxiliam a persuas?o do receptor. Ao final, os alunos dever?o mostrar suas produ??es para o restante da classe, e eles decidir?o qual das duas publicidades (a direta e a indireta que eles produziram) teria maior poder de persuas?o.
Site sobre a rela??o da fun??o conativa e textos publicit?rios. Dispon?vel em: <http://mazah-galo.blogspot.com.br/2012/06/funcao-conativa-na-publicidade.html>
Resenha livro "A evolu??o do texto publicit?rio". Dispon?vel em: <https://docs.google.com/document/d/1Nj0hTFnAvYfZT1-3wYQF_IRTpH2Y-bl4gZ8TCHu1BrE/edit?pli=1>
Texto te?rico online sobre as fun??es da linguagem e os textos publicit?rios. Dispon?vel em: <http://www.slideshare.net/CarolinaKallas1/3-as-funcoes-da-linguegem-na-propaganda>
Os alunos ser?o avaliados em rela??o ? participa??o e o interesse durante todas as atividades propostas.
O professor dever? verificar se os alunos conseguiram resolver os exerc?cios propostos, se conseguiram perceber a rela??o existente entre fun??o conativa e os textos publicit?rios, se conseguiram identificar como esta rela??o pode ser estabelecida (direta e indiretamente) e se eles conseguiram produzir textos publicit?rios que realmente privilegiem a fun??o conativa da linguagem.