Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Inten??o discursiva.
Primeiramente, para situar os alunos e ativar conhecimentos pr?vios, o professor dever? fazer uma distin??o entre receptor e destinat?rio de um texto, por meio de exposi??o oral. Segue um trecho de uma disserta??o de mestrado sobre o perfil textual e paratextual do p?blico alvo em tradu??o, de autoria de Ana Cristina Jorge Gaspar, da Universidade de Lisboa.
"Aguiar e Silva distingue o destinata?rio do receptor da seguinte forma:
O destinata?rio de uma mensagem e? a entidade, com capacidade semio?sica efectiva ou apenas simbo?lico-imagina?ria, a? qual o autor empi?rico ou o autor textual, nuns casos explicitamente, noutros casos de modo impli?cito, enderec?am essa mesma mensagem, ao passo que o receptor de uma mensagem e? a entidade com capacidade semio?sica efectiva que, em condic?o?es apropriadas, pode descodificar essa mensagem. (Aguiar e Silva 1967: 304)
A distinc?a?o que o referido autor propo?e, apresenta o destinata?rio como a entidade a quem a mensagem se dirige, e apresenta o receptor como aquele que decodifica a mensagem, ou seja, tratando-se de um texto litera?rio, o receptor e? aquele que le? o texto, sendo ou na?o o seu destinata?rio. No entanto, so? o primeiro pode influenciar e condicionar o processo da escrita, pois e? ele que o autor tem em mente (Aguiar e Silva 1967: 308).
O leitor impli?cito e? aquele que o emissor tem em mente quando escreve um texto. Genette refere-se a este como sendo um leitor potencial (Genette 1997: 22) e Aguiar e Silva como destinata?rio, tal como referimos anteriormente."
Dispon?vel em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/1933/1/ulfl072334_tm.pdf>. Acesso em: 19 mai. 2013.
Obs. O professor pode ficar livre para explicar a distin??o entre receptor de um texto (qualquer pessoa que leia efetivamente um texto) e destinat?rio ou p?blico-alvo do texto (o tipo de p?blico que o autor tinha em mente quando escreveu seu texto). A explica??o acima ? uma apenas uma sugest?o de um material de apoio bem elaborado.
Tendo em mente esta distin??o feita entre receptor e destinat?rio, consideremos aqui o "P?blico-alvo" de um texto como sendo o destinat?rio, ou seja, o tipo de leitor que o autor de um texto quer atingir com determinada produ??o textual.
Os alunos poder?o ser agrupados, de forma que possam trocar ideias sobre cada um dos textos/imagens que ser?o analisados, em rela??o ao p?blico alvo.
? importante que o professor fa?a pelo menos a an?lise de um dos textos com os alunos, projetando o texto e a imagem, utilizando-se do datashow, e explorando aspectos lingu?sticos verbais (escolha de vocabul?rio, campo sem?ntico, etc.) e n?o verbais (imagens, s?mbolos que indicam qual o p?blico-alvo do texto em an?lise). Os outros textos e imagens podem/devem ser entregues em um handout para que os alunos consigam visualizar melhor cada imagem e os textos, e para que possam trocar ideias nos grupos.
Para analisar cada texto, sugere-se que o professor utilize o seguinte question?rio:
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Texto 1
Dispon?vel em : <http://todateen.uol.com.br/toda-diva-make/copie-o-make-de-amora-personagem-da-novela-sangue-bom/>. Acesso em: 19 de mai. de 2013.
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Texto 2
Dispon?vel em: <http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/educacao-e-tecnologia-o-sarrafo-subiu>. Acesso em: 19 de mai. de 2013.
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Texto 3
Dispon?vel em: <http://www1.folha.uol.com.br/colunas/fernandorodrigues/2013/05/1280816-troca-geracional-na-oposicao.shtml>. Acesso em: 19 de mai. de 2013.
Texto 4
Dspon?vel em: <http://marcospublicidade2012.blogspot.com.br/2012/10/publicidade.html>. Acesso em: 19 de mai. de 2013.
Texto 5
Dspon?vel em: <http://portfolio.interatron.com/?p=233>. Acesso em 19 de mai. de 2013.
Texto 6
Dspon?vel em: <http://desmontarfalacias.blogspot.com.br/2010_04_01_archive.html>. Acesso em: 19 de mai. de 2013.
Texto 7
Dspon?vel em: <http://www.cuidardeidosos.com.br/campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-2009/>. Acesso em 19 de mai. de 2013.
Texto 8
"Se o cara que inventou o suti? bebesse Skol, ele n?o seria assim. Seria assim.
Com Skol tudo fica redondo."
Dspon?vel em: <http://quasepublicitarios.wordpress.com/2010/06/23/anuncios-da-skol/>. Acesso em 19 de mai. de 2013.
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Os alunos dever?o ir ao laborat?rio de inform?tica, assentados dois alunos por computador. No caso de a escola j? ter sido contemplada com o projeto UCA, cada aluno dever? pegar seu laptop, para fazerem a atividade a seguir.
O professor, entregar?, no m?nimo, duas fichas para cada dupla de alunos, contendo informa??es sobre um p?blico-alvo espec?fico (exemplos abaixo).
Ficha 1
Ficha 2
Para fazerem a pesquisa, sugere-se que os alunos pesquisem no sites abaixo relacionados,
www.google.com.br;
www.g1.com.br;
www.r7.com.br;
capricho.abril.com.br;
todateen.uol.com.br;
www.folha.uol.com.br;
super.abril.com.br,
www.globo.com
Para esta atividade, cada aluno dever? projetar no datashow os textos que conseguiram salvar na pesquisa que fizeram no laborat?rio de inform?tica, ou nos laptops.
Nessa apresenta??o eles dever?o:
O professor pedir? que cada aluno projete no datashow os textos encontrados, e os colegas que estiverem assistindo ? apresenta??o dever?o avaliar se os textos realmente est?o adequados ao p?blico-alvo pretendido.
Site sobre p?blico-alvo (empresas)
http://www.slideshare.net/renatodelmanto/aula-perfil-dopublicoalvo
Sobre p?blico-alvo:
http://ocalangoabstrato.blogspot.com.br/2011/10/o-que-e-um-publico-alvo.html
Os alunos ser?o avaliados em rela??o ? participa??o e o interesse durante todas as atividades propostas.
O professor dever? verificar se os alunos conseguiram resolver os exerc?cios propostos, se conseguiram analisar qual o p?blico-alvo de cada um dos textos/imagens e se compreenderam bem quais recursos lingu?sticos verbais e n?o verbais colaboram para a identifica??o do p?blico-alvo de um texto.