Portal do Professor

Início do Conteúdo

P?blico-alvo. Como identificar quem est? na mira?

Autor e Co-autor(es)

Rog?rio de Castro Angelo imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar qual o p?blico-alvo de um texto;
  • Diferenciar receptor de destinat?rio de um texto;
  • Analisar quais elementos textuais colaboram para estabelecer o p?blico-alvo de um texto.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Inten??o discursiva.

Estratégias e recursos da aula

  • Quadro-negro e giz;
  • Datashow;
  • Imagens de textos de diferentes g?neros;
  • Computadores com acesso ? internet;
  • Atividades individuais e em grupo.

M?dulo 1

Atividade 1 - Defini??o de P?blico-alvo

P??blico-alvo

Primeiramente, para situar os alunos e ativar conhecimentos pr?vios, o professor dever? fazer uma distin??o  entre receptor e destinat?rio de um texto, por meio de exposi??o oral.  Segue um trecho de uma disserta??o de mestrado sobre o perfil textual e paratextual do p?blico alvo em tradu??o, de autoria de Ana Cristina Jorge Gaspar, da Universidade de Lisboa.

"Aguiar e Silva distingue o destinata?rio do receptor da seguinte forma:

O destinata?rio de uma mensagem e? a entidade, com capacidade semio?sica efectiva ou apenas simbo?lico-imagina?ria, a? qual o autor empi?rico ou o autor textual, nuns casos explicitamente, noutros casos de modo impli?cito, enderec?am essa mesma mensagem, ao passo que o receptor de uma mensagem e? a entidade com capacidade semio?sica efectiva que, em condic?o?es apropriadas, pode descodificar essa mensagem. (Aguiar e Silva 1967: 304)

A distinc?a?o que o referido autor propo?e, apresenta o destinata?rio como a entidade a quem a mensagem se dirige, e apresenta o receptor como aquele que decodifica a mensagem, ou seja, tratando-se de um texto litera?rio, o receptor e? aquele que le? o texto, sendo ou na?o o seu destinata?rio. No entanto, so? o primeiro pode influenciar e condicionar o processo da escrita, pois e? ele que o autor tem em mente (Aguiar e Silva 1967: 308).

O leitor impli?cito e? aquele que o emissor tem em mente quando escreve um texto. Genette refere-se a este como sendo um leitor potencial (Genette 1997: 22) e Aguiar e Silva como destinata?rio, tal como referimos anteriormente."

Dispon?vel em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/1933/1/ulfl072334_tm.pdf>. Acesso em: 19 mai. 2013.

Obs. O professor pode ficar livre para explicar a distin??o entre receptor de um texto (qualquer pessoa que leia efetivamente um texto) e destinat?rio ou p?blico-alvo do texto (o tipo de p?blico que o autor tinha em mente quando escreveu seu texto). A explica??o acima ? uma apenas uma sugest?o de um material de apoio bem elaborado.

Tendo em mente esta distin??o feita entre receptor e destinat?rio, consideremos aqui o "P?blico-alvo" de um texto como sendo o destinat?rio,  ou seja, o tipo de leitor que o autor de um texto quer atingir com determinada produ??o textual.

Atividade 2 - An?lise de textos

Os alunos poder?o ser agrupados, de forma que possam trocar ideias sobre cada um dos textos/imagens que ser?o analisados, em rela??o ao p?blico alvo.

? importante que o professor fa?a pelo menos a an?lise de um dos textos com os alunos, projetando o texto e a imagem, utilizando-se do datashow, e explorando aspectos lingu?sticos verbais (escolha de vocabul?rio, campo sem?ntico, etc.) e n?o verbais (imagens, s?mbolos que indicam qual o p?blico-alvo do texto em an?lise). Os outros textos e imagens podem/devem ser entregues em um handout para que os alunos consigam visualizar melhor cada imagem e os textos, e para que possam trocar ideias nos grupos.

Para analisar cada texto, sugere-se que o professor utilize o seguinte question?rio:

1) Qual o p?blico-alvo (destinat?rio) do texto? Procure identificar o m?ximo de informa??es, quais sejam:

  • faixa-et?ria;

  • sexo;

  • profiss?o;

  • classe social;

  • escolaridade;

  • perfil comportamental (prefer?ncias, h?bitos de lazer, c?rculos de relacionamento).


2) Quais s?o as informa??es (expl?citas ou n?o) que permitem a voc? identificar o interlocutor preferencial do texto?

  • Quais elementos s?o em linguagem verbal (textual)?

  • Quais elementos s?o em linguagem n?o verbal?

?

Texto 1

Novela

Copie o make de Amora, personagem da novela Sangue Bom

Que tal sair de casa com uma maquiagem parecida com a da It Girl Amora, personagem de Sophie Charlotte na novela Sangue Bom? Para conseguir o resultado bem natural da foto, e ainda assim ficar superdiva, ? s? seguir o passo a passo a seguir e arrasar!

Dispon?vel em : <http://todateen.uol.com.br/toda-diva-make/copie-o-make-de-amora-personagem-da-novela-sangue-bom/>. Acesso em: 19 de mai. de 2013.

?

Texto 2

professores

Educa??o e tecnologia: o sarrafo subiu

Se a escola de seu filho ou cidade se vende por conta dos aparatos tecnol?gicos de que disp?e, tome muito cuidado. Assim como um babaca n?o se torna inteligente ao transferir suas divaga??es para um blog ou p?gina de rede social, um mau professor n?o passar? a dar uma boa aula simplesmente por contar com um tablet ou uma lousa m?gica

Dispon?vel em: <http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/educacao-e-tecnologia-o-sarrafo-subiu>. Acesso em: 19 de mai. de 2013.

?

Texto 3

Troca geracional na oposi??o

BRAS?LIA - A?cio Neves tem 53 anos e ser? eleito hoje presidente nacional do PSDB. Deve ser candidato ao Planalto no ano que vem. Os outros dois postulantes de oposi??o mais competitivos s?o Marina Silva, 55, e Eduardo Campos, 47. Disputar?o contra Dilma Rousseff, 65.

Pela primeira vez desde a volta do pa?s ? democracia o campo da oposi??o ser? preenchido, em grande parte, por pessoas de uma gera??o p?s-ditadura militar.

Dispon?vel em: <http://www1.folha.uol.com.br/colunas/fernandorodrigues/2013/05/1280816-troca-geracional-na-oposicao.shtml>. Acesso em: 19 de mai. de 2013.

Texto 4

pajero

Dspon?vel em: <http://marcospublicidade2012.blogspot.com.br/2012/10/publicidade.html>. Acesso em: 19 de mai. de 2013.

Texto 5

brinq

Dspon?vel em: <http://portfolio.interatron.com/?p=233>. Acesso em 19 de mai. de 2013.

Texto 6

volvo

Dspon?vel em: <http://desmontarfalacias.blogspot.com.br/2010_04_01_archive.html>. Acesso em: 19 de mai. de 2013.

Texto 7

idosos

Dspon?vel em: <http://www.cuidardeidosos.com.br/campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-2009/>. Acesso em 19 de mai. de 2013.

Texto 8

cerveja

"Se o cara que inventou o suti? bebesse Skol, ele n?o seria assim. Seria assim.

Com Skol tudo fica redondo."

Dspon?vel em: <http://quasepublicitarios.wordpress.com/2010/06/23/anuncios-da-skol/>. Acesso em 19 de mai. de 2013.

?

M?dulo 2

Atividade 1

Os alunos dever?o ir ao laborat?rio de inform?tica, assentados dois alunos por computador. No caso de a escola j? ter sido contemplada com o projeto UCA, cada aluno dever? pegar seu laptop, para fazerem a atividade a seguir.

O professor, entregar?, no m?nimo, duas fichas para cada dupla de alunos, contendo informa??es sobre um p?blico-alvo espec?fico (exemplos abaixo).

Ficha 1

  • sexo = masculino

  • faixa et?ria = 40 - 45 anos

  • profiss?o = engenheiro civil

  • classe social = B/C

  • escolaridade = segundo grau completo

  • perfil comportamental (prefer?ncias, h?bitos de lazer, c?rculos de relacionamento) = gosta de viajar para a fazenda/s?tio, pescar.

Ficha 2

  • faixa-et?ria = 14 a 16 anos

  • sexo = feminino

  • profiss?o = estudante

  • classe social = C/D

  • escolaridade = cursando ensino m?dio

  • perfil comportamental (prefer?ncias, h?bitos de lazer, c?rculos de relacionamento); gosta de festas, escuta m?sica sertaneja, solteira, mora com os pais, sai sempre acompanhada de  duas amigas tamb?m solteiras.

Para fazerem a pesquisa, sugere-se que os alunos pesquisem no sites abaixo relacionados,

www.google.com.br;

www.g1.com.br;

www.r7.com.br;

capricho.abril.com.br;

todateen.uol.com.br;

www.folha.uol.com.br;

super.abril.com.br,

www.globo.com

Os alunos dever?o buscar na internet textos, de diferentes g?neros (an?ncios publicit?rios, textos de campanha comunit?ria, outdoors, propagandas, not?cias de jornal, etc.) que a dupla acredita que interessaria a uma pessoa com o perfil descrito nas fichas que receberam.

Os alunos dever?o salvar em um documento do word, ou mesmo do bloco de notas do computador o link e os textos/imagens que eles acreditam que interessariam ?quele p?blico-alvo. Os alunos dever?o relacionar pelo menos 2 textos para cada perfil que forem pesquisar, al?m disso, dever?o anotar abaixo de cada texto/imagem selecionado quais elementos lingu?sticos (verbais e n?o verbais) eles acreditam que interessaria ao p?blico-alvo em quest?o.

M?dulo 3

Atividade - socializa??o de resultados da pesquisa

Para esta atividade, cada aluno dever? projetar no datashow os textos que conseguiram salvar na pesquisa que fizeram no laborat?rio de inform?tica, ou nos laptops.

Nessa apresenta??o eles dever?o:

  • Mostrar os textos encontrados;

  • explicar para qual era o p?blico-alvo que eles deveriam priorizar na escolha dos textos;

  • evidenciar quais elementos lingu?sticos verbais e n?o verbais chamariam a aten??o do p?blico-alvo em quest?o.

O professor pedir? que cada aluno projete no datashow os textos encontrados, e os colegas que estiverem assistindo ? apresenta??o dever?o avaliar se os textos realmente est?o adequados ao p?blico-alvo pretendido.

Recursos Complementares

Avaliação

Os alunos ser?o avaliados em rela??o ? participa??o e o interesse durante todas as atividades propostas.

O professor dever? verificar se os alunos conseguiram resolver os exerc?cios propostos, se conseguiram analisar qual o p?blico-alvo de cada um dos textos/imagens e se compreenderam bem quais recursos lingu?sticos verbais e n?o verbais colaboram para a identifica??o do p?blico-alvo de um texto.