Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
O professor dever? retomar/trabalhar com os alunos que a varia??o lingu?stica ? um fen?meno lingu?stico natural e decorre do fato de que as l?nguas s?o sistemas din?micos que podem variar, sendo essa varia??o influenciada por fatores como a regi?o geogr?fica, o sexo, a idade, a classe social dos falantes e o grau de formalidade do contexto.
Dentro das varia??es lingu?sticas, temos as chamadas "varia??es de registro". Para apresentar aos alunos o que s?o variedades de registro, o professor exibir? um v?deo do youtube.
Os alunos dever?o assistir ao v?deo, buscando compreender o que significa registro lingu?stico, e a rela??o entre os registros e os n?veis de linguagem correspondentes.
Ap?s assistirem ao v?deo, o professor orientar? aos alunos que anotem em seus cadernos:
Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=mj8-nC1xAf4>. Acesso em 19 mai. 2013.
?
Ap?s assistirem ao v?deo e responderem ?s quest?es, o professor sortear? alguns alunos para verificar se eles compreenderam o conceito de registro lingu?stico (ou situa??o de comunica??o) e qual a rela??o entre esse registro e a varia??o lingu?stica.
Em seguida, o professor discutir? com os alunos a no??o de (in)adequa??o da varia??o de linguagem de acordo com os diferentes registros, ou seja, numa situa??o de registro formal, espera-se que os locutores utilizem a variedade padr?o, da mesma forma que numa situa??o de registro informal, ? comum que variedades de linguagem mais coloquiais sejam utilizadas.
Caso o professor ache pertinente, apresentar os seguintes n?veis de linguagem:
1) Formal (culto): ? o n?vel de em situa??es formais. Caracteriza-se por um cuidado maior com o vocabul?rio e pela obedi?ncia ?s regras da norma padr?o estabelecidas. Observe o exemplo abaixo:
?Depois da campanha mais disputada e vol?til dos ?ltimos tempos, os resultados parciais de apura??o e as proje??es d?o a vit?ria ao democrata Bill Clinton nas elei??es ? presid?ncia dos Estados Unidos, realizadas ontem.?
2) Informal (coloquial/popular): ? a fala que a maioria das pessoas utiliza no seu dia-dia, sobretudo nas situa??es mais formais. Caracteriza-se pela espontaneidade, pois n?o existe uma preocupa??o com as normas estabelecidas pela comunidade lingu?stica. Observe o exemplo abaixo:
?Sei l?! Acho que tudo vai ficar legal. Pra que ent?o ficar esquentando tanto? Me parece que as coisas no fim sempre d?o certo.?
3) T?cnico (profissional): ? a fala que alguns profissionais (advogados, economistas, etc.) utilizam no exerc?cio de suas atividades profissionais. Observe o exemplo abaixo:
?Vamos direto ao assunto: interface gr?fica ou n?o, muitas vezes, ? preciso trabalhar com o prompt do DOS, sendo aborrecedor esfor?ar-se na redigita??o de subdiret?rios longos ou comandos mal digitados.?
Dispon?vel em: <https://sites.google.com/site/portugueschaveead/17> Acesso em: 19 mai. 2013.
Para a fixa??o do conte?do apresentado, o professor pedir? aos alunos que formem duplas, para que eles realizem a tarefa a seguir:
O professor exibir? alguns trechos de v?deos do youtube, para cada trecho, os alunos dever?o responder as seguintes quest?es:
?
Segue abaixo algumas sugest?es de v?deos para essa atividade:
Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=HnsrMRZs7N8>. Acesso em: 19 mai. 2013.
?
Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=6NpHQmFqdbE>. Acesso em: 19 mai. 2013.
?
Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=y7cQtNsQm6k>. Acesso em: 19 mai. 2013.
?
Dispon?vel em:<http://www.youtube.com/watch?v=5GZA6rZOwFk>. Acesso em: 19 mai. 2013.
?
O professor agrupar? os alunos em trios. Para cada trio ele sugerir? alguma situa??o de comunica??o espec?fica, por exemplo:
Os alunos dever?o elaborar um roteiros/textos, por escrito, contemplando a situa??o que foi entregue pelo professor para seu grupo.
O professor sortear? uma ordem de apresenta??o dos grupos, que dever?o encenar o roteiro/di?logo criado pelo grupo, contemplando a situa??o entregue pelo professor. Ao final de cada apresenta??o os alunos que assistiram ? apresenta??o dever?o avaliar se os participantes realmente adequaram o n?vel de linguagem ao registro proposto.
Texto em espanhol sobre Registro:
Dispon?vel em: <http://portalacademico.cch.unam.mx/alumno/tlriid2/unidad1/viciosyerrores/registrolinguistico>. Acesso em 19 mai. 2013.
?
Site sobre Registro - em portugu?s:
Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Registro_(lingu%C3%ADstica)>. Acesso em 19 mai. 2013.
Os alunos ser?o avaliados em rela??o ? participa??o e o interesse durante todas as atividades propostas.
O professor dever? verificar se os alunos conseguiram resolver os exerc?cios propostos, se conseguiram construir defini??es e exemplos adequados para o conceito de registro lingu?stico e a rela??o existente entre o registro e varia??o lingu?stica.