Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Mem?ria Familiar: retratos e objetos de uma fam?lia

Autor e Co-autor(es)

Vaneide Corr?a Dornellas imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize D Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; La?s de Castro Agranito; Luciana Soares Muniz; Mariane ?llen da Silva; N?dia Carvalho S. Fraga; Priscila Gerv?sio Teixeira; Rones Aureliano de Souza;

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer-se como membro de sua fam?lia;

- Compreender sua import?ncia dentro da sua fam?lia;

- Pesquisar informa??es e fotos sobre seus ascendentes;

- Entender que as fam?lias t?m uma hist?ria e que essa pode ser reconstru?da por meio de documentos, relatos, objetos, entre outros;

- Resgatar fatos e viv?ncias pessoais e compartilh?-las com os colegas;

- Demonstrar sua capacidade expressiva, criativa e est?tica na confec??o de ?lbum de fotografia que guarda mem?ria de sua fam?lia;

- Desenvolver habilidades relativas ? fala por meio de intera??o e de participa??o nas diversas atividades propostas sobre a sua fam?lia;

- Formular hip?teses sobre o tema da aula;

- Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;

- Respeitar diferentes pontos de vista que os colegas possuem sobre o assunto. 

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias e que ele seja capaz de expor oralmente o que pensa. Al?m disso, ? preciso que tenha habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

 INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, abordar sobre a mem?ria ? fundamental para o Ensino da Hist?ria, principalmente quando as lembran?as s?o compreendidas como fonte de informa??o sobre a vida das pessoas no presente e no passado. Trabalhar com o tema da mem?ria familiar em sala de aula ? usar uma ferramenta de grande utilidade, pois envolve o saber pr?vio dos alunos e envolve o grupo familiar no processo educacional, al?m de valorizar a fam?lia e os ascendentes das crian?as. Com isso, a crian?a compreende e toma posse de sua pr?pria hist?ria.

Contemplando a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa

Professor, esta aula objetiva contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as sejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

Essas a??es t?m como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. As diretrizes do Pacto s?o constitu?das por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa aos oito anos de idade, as crian?as j? precisam ter o entendimento e a compreens?o do funcionamento do sistema de escrita e o dom?nio das correspond?ncias grafof?nicas, mesmo que n?o dominem todas as conven??es ortogr?ficas irregulares. Elas tamb?m precisam ter a flu?ncia de leitura e o dom?nio de estrat?gias de compreens?o e de produ??o de textos escritos. Para tanto, alfabetiza??o precisa abarcar o conceito do letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da l?ngua escrita. Dessa forma, se faz necess?rio que o professor proponha a seus alunos leitura e produ??o textual de temas ligados ao seu cotidiano ou para que compreendam a import?ncia social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles j? s?o participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.

A proposta do tema dessa aula se justifica dentro da vis?o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, porque leva em considera??o um dos direitos gerais da aprendizagem do Ensino de Hist?ria que ?, segundo Brasil (2012, p. 31) ?identificar-se, a si, e as demais pessoas como membros de v?rios grupos de conv?vio (familiares, ?tnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhan?a, religiosos, recreativos, art?sticos, esportivos, pol?ticos etc.)?

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da l?ngua portuguesa: ano 1 : unidade 2 / Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica, Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional.  Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

Segundo o mesmo documento h? uma grande relev?ncia no estudo dos fatos hist?ricos no Ensino da Hist?ria que s?o conceituados como sendo ?pr?ticas ou eventos ocorridos no passado, que causaram impli?ca??es na vida das sociedades, dos grupos de conv?vio (familiares, ?tnico-culturais, profissionais, escolares, vizinhan?a, re?ligiosos, recreativos, art?sticos, esportivos, pol?ticos etc.) ou dos sujeitos hist?ricos? Brasil (2012, p. 32).

Outros dois direitos de aprendizagem determinados nas diretrizes do Pacto  Nacional pela  Alfabetiza??o na Idade Certa das crian?as em fase de alfabetiza??o  que s?o contemplados nessa aula s?o:

1.Identificar e comparar os diferentes tipos de registros documentais utilizados para a constru??o, descri??o ou rememora??o dos fatos hist?ricos: textos manuscritos e impressos, imagens est?ticas ou em movimento, mapas, registros orais, monumentos hist?ricos, obras de arte, registros familiares, objetos materiais, dentre outros. Brasil (2012, p. 33).

2.Selecionar e utilizar registros pessoais e familiares (documentos, m?sicas, fotos, recibos, listas de compras, receitas de todo tipo, contas dom?sticas, trabalhos escolares antigos, ?lbuns feitos ou preenchidos domesticamente, cartas, brinquedos usados, boletins escolares, livrinhos usados, dentre outros) para formular e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) uma sequ?ncia narrativa a respeito da sua pr?pria hist?ria. Brasil (2012, p. 34).

Por isso, propomos esta aula no intuito de oferecer ao aluno subs?dios para resgatar fatos e viv?ncias pessoais e pesquisar informa??es relevantes sobre seus ascendentes, a fim de compreender sua hist?ria e compartilh?-la com seus colegas.

? importante que o professor, conhe?a os direitos de aprendizagem dos alunos que est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles est?o disponibilizados no link abaixo:

http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 10/05/2013) ? Cadernos de Forma??o.

Antes de iniciar as atividades:

Em reuni?o com os pais voc? deve apresentar o projeto dessa aula explicando a eles as situa??es de aprendizagens que ser?o realizadas por meio de entrevistas, pesquisas, recortes, montagens de pain?is de fotos, confec??o de ?rvore geneal?gica, entre outros. Conscientize os pais da import?ncia da participa??o deles e do constrangimento que algum aluno possa passar, caso n?o tenha o material para realizar as atividades propostas. Explique sobre a valoriza??o do resgate da mem?ria familiar e como isso pode contribuir para a aproxima??o da fam?lia. Fale aos pais que ser?o consultados a respeito de quest?es que as crian?as ainda n?o s?o capazes de sistematizar em palavras. Explique que todo material coletado ser? devidamente devolvido. Apresente uma lista:

1) C?pia de uma foto de quando a crian?a era beb?;

2) C?pia do carimbo do p? quando rec?m nascido (presente nas Cadernetas ou Cart?es  de Vacina??o ou Registro da Maternidade.);

3) C?pia de uma foto antiga da fam?lia ancestral (melhor que seja dos av?s com os filhos.);

4) C?pias de fotos da fam?lia em ocasi?es especiais como: casamentos, anivers?rios, viagens;

5) C?pias de cartas e cart?es recebidos de familiares;

5) Objetos que possam contar alguma coisa a respeito da mem?ria familiar;

6) Objetos que possam lembrar o nascimento da crian?a (exemplos: cart?o de identifica??o do hospital; lembrancinha dada aos visitantes; primeira mamadeira; roupas; sapatinhos; entre outros.).

Professor, esses materiais devem ser fotografados ou representados pelos alunos por meio de desenhos.

1? Atividade:  Brincando com as fotos

Para a presente aula, voc? dever? organizar os alunos em roda de conversa e estabelecer um di?logo a respeito da import?ncia do registro, em especial fotogr?fico, para o resgate da mem?ria familiar.

O di?logo e a roda de conversa ? um espa?o privilegiado de troca e deve ser sempre utilizado pelo professor, lembrando que ? fundamental oferecer a oportunidade de participa??o para todos os alunos e valorizar a sua fala.

Investigue se as fam?lias das crian?as valorizam os registros de seus ascendentes e se t?m o costume de narrar aos filhos fatos e hist?rias a respeito de seus av?s e bisav?s. Na roda de conversa voc? poder? fazer perguntas a respeito do que os alunos conhecem sobre esse tema, como, por exemplo:

- Quem gosta de ouvir hist?ria dos av?s a respeito de seus pais e tios?

- Algu?m j? viu fotos de seus pais quando eram crian?as?

- Voc? j? viu uma foto antiga de sua fam?lia?

- Relate um acontecimento que foi marcante para sua fam?lia (viagem, passeio, festa).

Converse com os alunos sobre a import?ncia do registro de momentos e acontecimentos importantes da fam?lia. Mostre a eles pain?is de fotos, se for poss?vel, fotos de sua pr?pria fam?lia, ou se preferir, de fam?lias desconhecidas. Fa?a pain?is de fotos de diferentes ?pocas e pessoas para ilustrar. Comente sobre a mudan?a da estrutura familiar e como antigamente era comum ver fam?lias com grande quantidade de filhos. Ressalte como ? interessante registrar momentos felizes e as fases da vida de uma pessoa (beb?, inf?ncia, adolescente, jovem), e ainda, ver a imagem de pessoas que n?o se p?de conhecer pessoalmente.

Exemplo de painel que mostra momentos diferentes do desenvolvimento dos filhos de uma fam?lia.

Painel de fotos familia

Acervo da autora

Jogo das fotos: brincando e aprendendo

Dialogue com os alunos sobre a import?ncia do registro das crian?as quando beb?s. Distribua as fotos das crian?as quando beb?s e proponha um jogo de adivinha??o:

- Cada crian?a recebe uma foto de um colega e tenta adivinhar quem ? o beb?. Cada crian?a ter? a sua vez de participar. Ela mostra a foto e diz de quem acha que ?. Se acertar, ? a vez do dono da foto indicar de quem ? a foto que est? com ele. Se n?o acertar, os colegas podem dar sua opini?o. E o dono da foto far? a pr?xima indica??o.

Depois que terminarem as indica??es e na posse de suas pr?prias fotos, os alunos podem falar um a um, sobre sua foto para os colegas.

fotos bebes

?

Fonte: http://www.paoladavinci.com.br/blog/index.php/category/bebe-da-semana/page/2/  Acesso em 10/05/2013.

Entregue para cada aluno a c?pia do carimbo do seu p? quando rec?m nascido e proponha que os alunos colem em uma folha de papel e do lado carimbem o p? novamente, para que fa?am a compara??o do  crescimento. Escreva no p? carimbado o nome da crian?a e a data para que depois possa ser colocada no ?lbum de mem?ria da fam?lia, que ser? confeccionado na 4? atividade.

2? Atividade: Construindo um mural

Professor, para esta atividade, retome com as crian?as a discuss?o sobre a composi??o familiar, ou seja, os diversos membros, os mais velhos e os mais novos. Para ilustrar, poder? mostrar algumas fotos antigas, em que aparecem: pais, filhos, av?s, dentre outros familiares. Veja a seguir uma sugest?o:

foto antiga de familia

Fonte: http://carollcordeiro.blogspot.com.br/ Acesso em 10/05/2013.

Proponha aos alunos a confec??o de um bonito mural na sala de aula com as fotos de seus ascendentes. Cada aluno cola a foto selecionada por ele com ajuda de familiares, em uma folha de papel, escreve o seu nome, o nome das pessoas presentes na foto e o grau de parentesco. Essa atividade pode ser realizada como Atividade de Casa, visto que, pode ser que alguma crian?a n?o consiga se lembrar dessas informa??es. Se o aluno n?o tiver conseguido uma foto antiga de seus familiares, ele poder? desenh?-los com suas caracter?sticas pessoais.

Conclu?da a atividade, pe?a que cada aluno apresente o seu trabalho para os colegas e afixe no mural.

Aluno - Atividades de Casa

Com a ajuda dos pais, os alunos devem elaborar um pequeno texto respondendo as seguintes perguntas:

- Onde moravam as pessoas que apareceram na foto?

- Quando e onde foi tirada a foto? Era uma ocasi?o especial?

- O que mais chamou a sua aten??o na foto?

3? Atividade: Objetos que marcam uma hist?ria

No dia anterior a essa atividade, deve ser pedido aos pais que conversem com o filho a respeito do objeto enviado anteriormente, que representa algo importante para a fam?lia e que eles expliquem porque o escolheram.

 Apresente o seguinte texto aos alunos:

Guilherme Augusto

Fonte: NEVES, Cl?udia Carvalho. Mundo Amigo: Hist?ria. S?o Paulo: Edi??es SM, 2011.

Explique aos alunos que alguns objetos ajudam a reconstruir a sua hist?ria. Mostre-lhes alguns objetos, ou imagens de objetos antigos que retratam as hist?rias dos nossos pais e av?s. Veja um exemplo:

Fotos coisas antigas

Fonte: http://tvg.globo.com/programas/mais-voce/So-na-web/fotos/2012/08/relembre-historia-de-objetos-antigos-que-ja-fizeram-muito-sucesso-por-ai.html  - Acesso em 10/05/2013.

Entregue aos alunos os objetos que foram enviados pelos pais. Fotografe a crian?a segurando o objeto. Essa foto ser? usada para compor o ?lbum, que ser? confeccionado na pr?xima atividade.

Converse com eles sobre a import?ncia desses objetos para a fam?lia. Deixe que eles contem o que os pais disseram sobre esse objeto. Busque favorecer e valorizar a fala de cada aluno e deix?-lo ? vontade para contar, do seu jeito, a ?hist?ria do objeto?. Devolva o objeto para que levem para casa. Guarde as fotos tiradas nessa atividade.

Depois distribua aos alunos os objetos trazidos por eles, que rememoram a fase de beb?.

Objetos

Fonte: http://pt.clipartlogo.com/premium/detail/newborn-baby-icons-doodles_109623188.html - Acesso em 10/05/2013.

Fotografe os alunos com os objetos. A foto ser? usada tamb?m na confec??o do ?lbum de fam?lia, que ser? confeccionado na pr?xima atividade.

Pe?a para eles dizerem o que sentem em rela??o ao objeto.

Proponha que escrevam o que acharam do objeto apresentado.

4? Atividade: Confeccionado um ?lbum de Fam?lia

Junte e organize todos os materiais produzidos e fotografados nas atividades anteriores.

Proponha aos alunos a seguinte atividade:

Atividades

O ?lbum de mem?rias ? formado por p?ginas que re?nem imagens, recortes e muita criatividade.

- Motive seus alunos a criarem esse ?lbum. Estimule sua capacidade de criar, aguce sua imagina??o.

- Comece a atividade na sala de aula, mas pe?a ajuda aos pais. Envie o ?lbum para a casa do aluno com algumas fotos coladas em sala de aula. Diga aos alunos para pedirem a opini?o dos pais.

- Diga aos alunos para colarem c?pias de documentos, cartas, p?ginas de di?rio, se seus pais autorizarem.

- Entregue aos alunos as c?pias das fotos trabalhadas anteriormente (foto quando beb?, foto do objeto que representa mem?ria familiar, c?pia do pezinho quando rec?m-nascido, entre outros)

- Fa?a uma sequ?ncia das fotos que devem ser coladas. Ensine a eles fazerem uma ?linha do tempo? para terem no??o de quais fotos devem ser coladas primeiro.

Provavelmente uma aula n?o ser? suficiente para realiza??o dessa atividade.

Conclua em sala de aula as colagens e fa?a a socializa??o das mesmas para os colegas.

Socializando

Professor, como esta atividade envolveu os pais em diversas etapas, eles tamb?m s?o coautores do trabalho, portanto ? justo que participem tamb?m da socializa??o. Voc? poder? fazer um evento para expor os ?lbuns, nos moldes de uma tarde de aut?grafos. Discuta com os alunos qual ser? a melhor forma de apresentar os trabalhos aos pais. Fa?a o planejamento junto com eles.  

Este evento ter? diversos desdobramentos, possibilitar? o trabalho com diferentes g?neros textuais, tais como:

?Elabora??o de um convite aos pais;

?Solicita??o de autoriza??o para a dire??o da Escola;

?Lista de tarefas;

?Relat?rio da atividade;

?Dentre outros

Professor, durante a execu??o dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a voc?, de acordo com a sua realidade e da escola, utilizar recursos tecnol?gicos, como m?quina fotogr?fica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e v?deos e construir um mural ou edi??o de filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet), para acessarem blogs e s?tios com exemplos de  ?lbuns de fotografias e scrapbooks. Caso sua escola n?o possua os laptops, leve os alunos at? ao Laborat?rio de Inform?tica ou utilize um projetor multim?dia.

Exemplo de p?ginas de um ?lbum fam?lia de uma aluna do 2? ano do Ensino Fundamental.

Painel de fotos

Fonte: Acervo da autora.

O fundo desse ?lbum ? parte integrante do material complementar do livro: CARVALH?ES, Leylah. Projeto Prosa: Hist?ria, 1? ano. S?o Paulo: Saraiva, 2011.

?

Professor, voc? poder? encontrar v?rios sites e blogs com fundo para ?lbum de fam?lia que voc? poder? imprimir para os alunos colarem as fotos.

Voc? pode tamb?m criar alguns junto com seus alunos.

Ou pode, ainda, fazer montagem de folhas para scrapbooks encontradas em papelarias ou lojas especializadas.

Abaixo segue alguns links onde voc? pode encontrar esse material ou exemplos de montagem de folhas de ?lbum de fotos de fam?lia.

?

http://presentesproado.blogspot.com.br/2010/04/scrapbooking-familia.html  Acesso em 17/05/2013.

Apresenta exemplos de folhas de ?lbuns de diferentes fam?lias.

3

Fonte: http://presentesproado.blogspot.com.br/2010/04/scrapbooking-familia.html  Acesso em 17/05/2013.

O s?tio a seguir ensina como criar uma p?gina de ?lbum. 

4

Fonte: http://palomascrapbook.blogspot.com.br/2011/05/desafio-3-em-1.html  Acesso em 17/05/2013.

Neste s?tio voc? encontra dicas de como criar um ?lbum de fam?lia para dar como presente. 

2

Fonte: http://cheiadecharme.blog.br/dica-de-presente-especial-fotolivro/  Acesso em 17/05/2013.

?

Site de venda de folha para scrapbook com tema Fam?lia e outros.

1

  Fonte: http://www.artepapelepano.com.br/departamento/familia_scrapbook_papeis-por-tema Acesso em 17/05/2013.

Recursos Complementares

Voc? encontra na internet alguns v?deos que mostram como fazer um ?lbum passo a passo. Voc? pode tirar algumas ideias para ajudar seus alunos a criarem os deles. Veja alguns exemplos:

http://www.youtube.com/watch?v=pZN66LE2jYA

Explica como fazer um mini ?lbum para a fam?lia.

http://www.youtube.com/watch?v=bIx5HtgRxo8

Mostra passo a passo como fazer um pequeno ?lbum de fam?lia (?udio em ingl?s).

http://www.youtube.com/watch?v=3WaM6hR_uaA

Uma av? mostra um ?lbum que fez com seus filhos e netos.

Acessados em 18/05/2013.

Avaliação

A avalia??o nessa aula tem car?ter formativo, pois o professor deve acompanhar todos os dias, a todo o momento, a aprendizagem ou a n?o aprendizagem de seus alunos, observando como: est?o lendo; participam das discuss?es em sala de aula; est?o escrevendo; realizam as atividades propostas. Para tanto, fa?a registros individuais dos alunos. Avalie seus avan?os e confirme o dom?nio da leitura e da escrita. Ao perceber que uma expectativa em rela??o ? aprendizagem n?o foi realizada por um aluno ou pelo grupo, ? recomend?vel retomar o que est? sendo ensinado e relacionar com o que o aluno j? conseguiu dominar e avan?ar o conte?do, conforme o aluno vai compreendendo o que est? sendo apreendido.

Analise se o aluno interagiu e socializou com seus colegas as fotos trazidas por ele e se reconheceu a si mesmo como importante membro da sua fam?lia. Perceba se ele pesquisou sobre seus antepassados e conseguiu entender sua pr?pria hist?ria a partir dos dados coletados com seus familiares e se ele consegue relatar verbalmente fatos que resgatam a mem?ria de sua fam?lia.

Professor, voc? deve estar preparado para intervir e mediar as atividades e conduzir os alunos para avan?arem na aprendizagem. Fique atento para responder quest?es tais como: Os alunos est?o compreendendo, conceituando e relacionando as informa??es novas com seus conhecimentos anteriores?