Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Fam?lia de Cada Um: diferentes tipos de fam?lia e rela??o de parentesco

Autor e Co-autor(es)

Vaneide Corr?a Dornellas imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Aparecida Carleto; La?s de Castro Agranito; Luciana Soares Muniz; Mariane ?llen da Silva; N?dia Carvalho S. Fraga; Priscila Gerv?sio Teixeira; Rones Aureliano de Souza;

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer-se como membro de sua fam?lia;

- Compreender sua import?ncia dentro da sua fam?lia;

- Compreender o grupo social mais pr?ximo em que est? inserido;

- Entender que existem fam?lias diferentes da sua e conhecer diferentes forma??es familiares;

- Comparar diferentes fam?lias e reconhecer suas diferen?as;

- Desenvolver habilidades relativas ? fala por meio de intera??o e de sua participa??o nas diversas atividades propostas sobre a sua fam?lia;

- Pesquisar informa??es sobre a rela??o de parentesco de seus familiares;

- Formular hip?teses sobre o tema da aula;

- Elaborar bilhete a partir do tema trabalhado;

- Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;

- Respeitar diferentes pontos de vista que os colegas possuem sobre o assunto.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias e que ele seja capaz de expor oralmente o que pensa. Al?m disso, ? preciso que tenha habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

O primeiro grupo social do qual a crian?a participa ? a fam?lia. A crian?a precisa entender que est? inserida dentro desse grupo, com diversos parentes e que existem diferentes contextos familiares, com diferentes h?bitos, costumes e valores. Portanto, se faz necess?rio abordar em sala de aula os v?rios tipos de fam?lia que existem na atualidade, as rela??es de parentesco e a denomina??o dos membros da fam?lia com o objetivo de possibilitar que a crian?a compreenda as rela??es e a estrutura do seu pr?prio grupo familiar. Trabalhar com os princ?pios da ?rvore geneal?gica ? um ?til recurso para auxiliar a crian?a a compreender melhor as rela??es de parentesco.

Contemplando a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa

Professor, esta aula objetiva contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as sejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa aos oito anos de idade, as crian?as j? precisam ter o entendimento e a compreens?o do funcionamento do sistema de escrita e o dom?nio das correspond?ncias grafof?nicas, mesmo que n?o dominem todas as conven??es ortogr?ficas irregulares. Elas tamb?m precisam ter a flu?ncia de leitura e o dom?nio de estrat?gias de compreens?o e de produ??o de textos escritos.

Dentro da vis?o de alfabetiza??o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa o professor alfabetizador tem a fun??o de auxiliar na forma??o para o bom exerc?cio da cidadania. Para isso, o professor precisa entender a alfabetiza??o para al?m de uma vis?o tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produ??o de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codifica??o e decodifica??o. Para tanto, alfabetiza??o precisa abarcar o conceito do letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da l?ngua escrita. Dessa forma, se faz necess?rio que o professor proponha a seus alunos leitura e produ??o textual de temas ligados ao seu cotidiano para que compreendam a import?ncia social da leitura e da escrita, e que ainda, valorizem e acolham a bagagem cultural diversificada que possuem, independente da escola, pois eles j? s?o participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.

O aluno precisa entender a fun??o da leitura e da escrita para a sua vida e de sua comunidade. Portanto, o professor precisa trabalhar temas que sejam significativos, pois, dessa forma, haver? maior possibilidade do aluno se interessar pelos conte?dos propostos.

A proposta dessa aula se justifica dentro da vis?o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa porque leva em considera??o tr?s dos direitos gerais da aprendizagem do Ensino de Hist?ria, a saber, segundo Brasil (2012, p. 31):

1. ?identificar-se, a si, e as demais pessoas como membros de v?rios grupos de conv?vio (familiares, ?tnico-culturais, profissionais, escolares, vizinhan?a, religiosos, recreativos, art?sticos, esportivos, pol?ticos etc.)?;

2. ?dialogar e formular reflex?es a respeito das semelhan?as e das diferen?as identificadas entre os membros dos grupos de conv?vio dos quais participa atualmente e no passado?, entre esses grupos, a fam?lia;

3. ?identificar e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) as caracter?sticas (individuais e coletivas) comuns e particulares aos membros dos grupos de conv?vio dos quais participa, dentre eles, os familiares atualmente e no passado.?

Por isso, propomos esta aula no intuito de oferecer ao aluno subs?dios para compreender-se dentro do importante grupo em que est? inserido: a fam?lia.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa: ano 1: unidade 2 / Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica, Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional.  Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

? importante que o professor, conhe?a os direitos de aprendizagem dos alunos que est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles est?o disponibilizados no link abaixo:

http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 10/05/2013) ? Cadernos de Forma??o.

Antes de iniciar as atividades:

Na semana anterior, a atividade deve ser enviada, aos pais ou respons?veis pelo aluno, um bilhete explicando o objetivo dessa aula e pedindo a eles a colabora??o no envio de uma foto do aluno junto com seus familiares e fotos individuais (de prefer?ncia 3x4) dos pais e av?s (em especial) e, se poss?vel, dos tios e primos.

Outra possibilidade para que os pais fiquem mais tranquilos, seria enviarem c?pias coloridas destas fotos, assim preservam as originais. Sem o envio das fotos a aula poder? perder seu valor. Por isso, os pais precisam ser avisados com anteced?ncia, se poss?vel em reuni?o no in?cio do trabalho letivo. Explique que as fotos, se originais, ser?o devidamente devolvidas.

Tire fotos do rosto de cada crian?a ou solicite uma c?pia das fotos dos alunos junto ? secretaria da escola.

1? Atividade

Professor, essa aula se inicia com a socializa??o do conte?do do livro: ?Livro da Fam?lia? de Todd Parr da editora Panda Books. Nesse livro o autor aborda as diferen?as existentes entre as fam?lias e assuntos pol?micos como diferen?as raciais e culturais, ado??o, casais sem filhos, filhos que moram longe dos pais, crian?as que moram com padrastos e madrastas ou meio-irm?os, etc.

O livro da familia

http://picasaweb.google.com/wisneteojopi/OLIVRODAFAMLIA# Acesso em 10/05/2013.

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem o v?deo com as imagens do livro no s?tio http://www.youtube.com/watch?v=Tr2N0iE1fQ0, acesso em 10/05/2013, por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Caso sua escola n?o possua os laptops, leve os alunos at? ao Laborat?rio de Inform?tica, use um projetor multim?dia para projetar o v?deo ou apenas as ilustra??es.

O livro da familia 1

http://picasaweb.google.com/wisneteojopi/OLIVRODAFAMLIA# Acesso em 10/05/2013.

O livro da familia 2

http://picasaweb.google.com/wisneteojopi/OLIVRODAFAMLIA# Acesso em 10/05/2013.

O livro da familia 3

http://picasaweb.google.com/wisneteojopi/OLIVRODAFAMLIA# Acesso em 10/05/2013.

Depois voc? dever? organizar os alunos em roda de conversa e estabelecer um di?logo a respeito do valor da fam?lia para a crian?a. A roda de conversa ? um espa?o de di?logo privilegiado, possibilita a troca e a intera??o e deve ser sempre utilizada pelo professor, lembrando que ? fundamental oferecer a oportunidade de participa??o para todos os alunos e valorizar as suas falas.

A aula dever? ser desenvolvida a partir dos conhecimentos que os alunos t?m da estrutura familiar. Deve ser esclarecido que as fam?lias s?o estruturadas de diferentes formas e que esse conceito tem se ampliando bastante nos ?ltimos anos, e ainda que, n?o existe uma estrutura melhor ou pior que as outras. Existem diferentes situa??es, mas, o importante ? ter uma fam?lia que ame e eduque a crian?a, independente de como seja a sua forma??o.

Cada aluno dever? contar com quem mora e qual o seu grau de parentesco, ou se identificar com alguma fam?lia apresentada pelo autor.

Ap?s a participa??o de todos os alunos levante as seguintes quest?es:

- As fam?lias dos colegas t?m a mesma forma??o que a sua?

- Que diferen?as voc?s perceberam?

- Perceberam que existem colegas que n?o moram com os pais?

- Que outras pessoas, al?m dos pais, convivem com os colegas em casa?

- Quantos convivem com padrastos ou madrastas?

- Algu?m tem irm?os que s?o filhos s? do pai ou s? da m?e?

- E outras quest?es espec?ficas relatadas pelos seus alunos.

Professor, ? importante que todos os alunos participem dessa discuss?o e interajam com seus colegas. Procure perceber se algum aluno est? constrangido e o ajude a mitigar o que ele acha que pode ser um problema perante o depoimento de seus colegas. D? uma aten??o maior, se houver na turma alguma crian?a ?rf? ou adotada.

2? Atividade

Aluna - Atividades

1? momento: trabalhando com g?nero textual: bilhete

Professor, al?m de trabalhar com o tema ?fam?lia?, aproveite para explorar o g?nero textual ?bilhete? que tem grande import?ncia no cotidiano devido a sua fun??o social. Leve alguns bilhetes para os alunos reconhecerem sua estrutura textual. Voc? poder? utilizar os bilhetes que a pr?pria escola envia para os pais, informando sobre as reuni?es ou eventos escolares.

Conscientize seus alunos da import?ncia das pessoas que o sustentam e valorize o papel dessas pessoas na vida da crian?a. Diga a eles que a fam?lia tem a fun??o de prote??o, afeto, alimenta??o, cuidados com a sa?de, entre outras.

Depois, entregue aos alunos uma folha de papel e um envelope e pe?a que escrevam um bilhete para algu?m da sua fam?lia que mora com eles, agradecendo pelo cuidado.

2? momento: analisando fotos

Organize os alunos em roda de conversa e pe?a que mostrem a foto de sua fam?lia, apontem as pessoas e digam qual ? o seu grau de parentesco com elas.

Proponha que os alunos fa?am um mural com as fotos trazidas da fam?lia. 

Aluno - Atividades de Casa

Familia grupo

Fonte: Acervo da autora.    Fonte das imagens: OLIVEIRA, Heloisa Amaral Dias. Projeto Descobrir: Hist?ria, 2? ano. S?o Paulo: Saraiva, 2011.

?

3?  Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Distribua revistas para os alunos e os instrua a recortar imagens de fam?lias com diferentes forma??es. Os colegas devem socializar as gravuras e podem fazer trocas entre si. Depois devem fazer um mural coletivo abordando os v?rios tipos de fam?lia na atualidade.

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Montando uma ?rvore geneal?gica

Para aprofundar a compreens?o das rela??es de parentesco, proponha que os alunos montem uma ?rvore geneal?gica de sua fam?lia.

Distribua as fotos enviadas pelos pais ou respons?veis.

Ofere?a v?rios materiais diferentes como papel ( Kraft, color set, cart?o, cartolina ) j? cortados em um tamanho padr?o, cola, tesoura, giz de cera, canetinha hidrocor, pincel at?mico, cola colorida. Instrua os alunos a desenvolverem cada um, sua pr?pria ?rvore, seguindo exemplos que podem ser apresentados na lousa, internet ou cartazes.

Quem n?o tiver fotos de todos os familiares que gostariam de colocar na ?rvore, ou quem n?o trouxe nenhuma foto, pode desenhar.

Explique que embaixo da foto ou desenho, deve escrever o nome do aluno e de seus irm?os (se tiver) e depois vai subindo escrevendo os nomes dos pais e tios (se quiser) e por ?ltimo dos av?s. Voc? pode propor que quem quiser pode tamb?m colocar os nomes dos bisav?s acima dos nomes dos av?s.

Professor, no s?tio http://educarpartilhando.blogspot.com.br/2008/05/rvores-genealgicas.html (acesso em 15/05/2013) voc? encontra alguns exemplos de ?rvores geneal?gicas que poder? projetar utilizando um projetor multim?dia, mas se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem os s?tios a seguir, por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Caso sua escola n?o possua os laptops, voc? poder? levar os alunos at? ao Laborat?rio de Inform?tica.

Veja a seguir alguns modelos que tamb?m poder? utilizar:

 Arvore genealogica 1

Arvore genealogica arvore

Fonte: NEVES, Cl?udia Carvalho. Mundo Amigo: Hist?ria. S?o Paulo: Edi??es SM, 2011.

?

Arvore genealogica..

Socializando...

Professor, ? fundamental que os alunos divulguem o que aprenderam, ou seja, socializem o resultado do trabalho, para isso, poder?o utilizar diversas estrat?gias: exposi??o das ?rvores geneal?gicas, apresenta??o para os pais da filmagem das etapas da montagem das ?rvores geneal?gicas  ou outras. Motive-os a apresentarem suas produ??es aos colegas. Organize o espa?o para a confec??o dos murais e converse sobre a forma das apresenta??es de suas produ??es e conclus?es socializando suas descobertas.

Para enriquecer as atividades, durante a execu??o dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a voc?, de acordo com a sua realidade e da escola, utilizar recursos tecnol?gicos, como m?quina fotogr?fica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e v?deos e construir um mural ou edi??o de filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.  

Recursos Complementares

1. Voc? pode usar esse texto para identificar os componentes de uma fam?lia, mas isso vai depender da maturidade da turma, porque tem muitas informa??es juntas e pode parecer um pouco confuso.

Vamos aprender um pouco sobre os membros da nossa fam?lia e identificar quem ? quem:

 Voc? nasceu da uni?o dos seus pais, em outras palavras, do seu pai e da sua m?e.

Seus irm?os e irm?s tamb?m nasceram da uni?o dos seus pais.

Seus av?s maternos, sua av? e seu av?, s?o os pais da sua m?e.

Seus av?s paternos, sua av? e seu av?, s?o os pais do seu pai.

E seu tios e tias quem s?o? S?o os irm?os da sua m?e, que nasceram da uni?o dos seus av?s maternos. Estes s?o seus tios maternos.

Os tios paternos s?o os irm?os do seu pai, que nasceram da uni?o dos seus av?s paternos.

E a? chegaram os primos e primas. J? sabem, s?o os filhos dos seus tios e tias.

A esta altura a fam?lia j? esta grande e animada.

Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/familia.html  Acesso em 15/05/2013.

2.  No site http://www.smartkids.com.br/passatempos/familia.html  voc? encontra v?rios jogos online e atividades para imprimir e brincar como: montagem de ?rvore geneal?gica, forca, labirintos, liga-pontos, cruzadinhas, ca?a-palavras, colorir e v?rias outras.

Jogos de familia

Fonte: http://www.smartkids.com.br/passatempos/familia.html  Acesso em 15/05/2013.

 3. Professor, no dia 15 de maio se comemora o ?Dia da Fam?lia". Voc? pode aproveitar essa data e propor aos alunos fazerem uma homenagem para seus familiares por meio de desenhos, bilhetes ou m?sicas, entre outras atividades. 

Avaliação

A avalia??o acontece de forma cont?nua e processual. Ela come?a quando o professor faz o levantamento dos conhecimentos pr?vios dos alunos indagando sobre o que o aluno conhece sobre o tema. ? um procedimento investigativo do trabalho pedag?gico, portanto, a todo o momento voc? precisa analisar o que o aluno j? sabe e o que ainda precisa aprender sobre a quest?o trabalhada.

Ao ser ministrado esse conte?do voc? deve estar preparado para intervir e mediar as atividades e conduzir os alunos a avan?os na sua aprendizagem. ? imprescind?vel fazer observa??es e anota??es pessoais para sistematizar os dados e informa??es e recolher elementos importantes sobre como os alunos est?o compreendendo e construindo os conceitos e relacionando as informa??es novas com seus conhecimentos anteriores.

Durante o processo todos os avan?os devem ser considerados. Observe se eles formulam hip?teses sobre a sua import?ncia dentro de sua fam?lia e dos diferentes tipos e forma??es de fam?lias existentes na atualidade. Analise se eles compreenderam a import?ncia das pessoas que moram com eles para a sua forma??o e se as valorizam. Avalie por meio da confec??o da ?rvore geneal?gica se eles entenderam a forma??o do grau de parentesco entre seus familiares e se desenvolveram as habilidades de fala, leitura e escrita e atitudes de intera??o com os colegas. ? importante observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas durante todo o processo no intuito de auxili?-los na sua aprendizagem.