Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espa?o e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educa??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
Avaliar a quantidade de horas dedicadas ? televis?o;
Analisar os benef?cios e malef?cios da televis?o;
Conscientizar sobre a import?ncia de se fazer uma leitura cr?tica sobre os programas e propagandas de televis?o;
Aprender a valorizar outras formas de entretenimento e divers?o na inf?ncia.
Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necess?rio que os alunos estejam cursando pelo menos o terceiro ano do ensino fundamental e j? tenham desenvolvido habilidades na alfabetiza??o. Al?m disso, se a sua escola fizer parte do Projeto UCA, ? fundamental que os alunos saibam utilizar recursos do Classmate como navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Tux Paint.
1? momento:
Para introduzir o tema da aula utilize o recurso da TV Escola: Salto e reportagem crian?a e tev?, dispon?vel em:http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=7611. Acesso em 19/05/2013.
Solicite aos alunos que utilizem seus notebooks/UCA e acessem o link citado por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Na falta desse recurso, leve os alunos ao laborat?rio de inform?tica.
?
2? Momento:
Ap?s a exibi??o do v?deo, convide os alunos para se sentarem em c?rculo para uma roda de conversa e questione:
1) O que o v?deo retrata, denuncia, informa?
2) Voc?s sabiam dessa realidade?
3) Para voc?s, assistir televis?o durante um longo per?odo ? prejudicial? Por qu??
4) O que podemos aprender com a televis?o?
5) O que deixamos de fazer quando estamos assistindo televis?o?
3? Momento:
Solicitar que cada aluno, individualmente, construa um quadro de sua rotina relatando/registrando todas as tarefas que realiza diariamente ao longo da semana, inclusive as horas dedicadas ? televis?o.
hor?rio/dia da semana/atividade |
Segunda-feira |
Ter?a-feira |
Quarta-feira |
Quinta-feira |
Sexta-feira |
s?bado |
domingo |
7:00 |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
8:00 |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
9:00 |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
10:00 |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
11:00 |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
12:00 |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
13:00 |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
14:00 |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
15:00 |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
16:00 |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
17:00 |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
18:00 |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
19:00 |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
20:00 |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
21:00 |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
22:00 |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
?
Ap?s esse momento, cada aluno dever? apresentar o seu quadro de rotina aos demais colegas e o professor, dever? propor um debate. Fazer uma an?lise de quantas horas s?o destinadas ? televis?o, quais os programas mais assistidos, o que aprendem com tais programas, com quem as crian?as est?o quando assistem televis?o, dentre outros. Os demais dados da lista ser?o posteriormente utilizados pelo professor, na sala de aula.
Tarefa de casa:
Cada aluno dever?, juntamente com a fam?lia, pesquisar sobre os programas que assistem na televis?o a partir dos seguintes pontos: objetivo do programa e indica??o de faixa et?ria. O professor poder? indicar ?s fam?lias alguns textos ou v?deos sugeridos nos recursos complementares e que ampliam a compreens?o sobre o tema dessa aula. Em sala, caber? ao professor desencadear uma discuss?o sobre as tarefas apresentadas pelos alunos, buscando a sensibiliza??o sobre os cuidados que devem ter ao escolherem os programas que ir?o assistir.
1? Momento:
Propor aos alunos que se sentem em roda para ouvirem e cantarem a m?sica:
S? TV? N?o!
Compositora: Thelma Chan
?Ir pra rua pra jogar amarelinha,
Jogar bola na janela da vizinha
Correr, pular, brincar,
? uma curti??o
Melhor que ver televis?o!?
Dispon?vel no livro Coralito- Thelma Chan. Editora Fermata do Brasil
Imagem dispon?vel em:
2? Momento:
Professor, caso n?o consiga a m?sica, utilize a letra da mesma como se trabalhasse com um texto. Ap?s a leitura por um aluno em voz alta, abra um debate na sala a partir das seguintes quest?es:
1) Sobre o que fala essa m?sica/texto?
2) Voc?s concordam que correr, pular e brincar ? uma curti??o?
3) O que voc?s consideram uma curti??o?
4) Voc?s concordam que brincar ? melhor que ver televis?o? Por qu??
3? Momento: Pergunte aos alunos se eles sabem jogar amarelinha. Provavelmente voc? encontrar? crian?as no seu grupo que nunca brincaram de amarelinha. No final da aula, ou no momento do recreio aproveite essa brincadeira tradicional para mostrar ?s crian?as o quanto ? divertida e simples essa forma de entretenimento.
Professor, no endere?o abaixo voc? encontrar? v?rias maneiras de brincar de amarelinha, conforme a tradi??o de cada regi?o do Brasil. Aproveite para atualizar suas brincadeiras tamb?m!
Alfabetiza??o M?gica. http://alfabetizacaomagica-dressa.blogspot.com.br/2010/05/como-brincar-de-amarelinha.html. Acesso em 19/05/2013.
1? momento:
Convidar os alunos para se sentarem em trios e distribuir um texto para cada grupo de crian?as, para fazerem a leitura. Os alunos poder?o utilizar seus notebook/UCA e acessar os links citados por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Na falta desse recurso, leve os alunos ao laborat?rio de inform?tica:
Textos eletr?nicos:
1) "A televis?o e a crian?a", dispon?vel em http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/comunicacao/0003.html. Acesso em 19/05/2013.
2) "Transtornos causados pela televis?o nas crian?as", dispon?vel em http://br.guiainfantil.com/televisao/173-transtornos-causados-pela-televisao-nas-criancas.html. Acesso em 19/05/2013.
3) "A influ?ncia da televis?o sobre as crian?as", dispon?vel em http://www.e-familynet.com/artigos/articles.php?article=235. Acesso em 19/05/2013.
4) "Guia para as crian?as verem TV e v?deo", dispon?vel em http://brasil.babycenter.com/a3400371/guia-para-as-crian%C3%A7as-verem-tv-e-v%C3%ADdeo. Acesso em 19/05/2013.
5) "Mitos e verdades sobre a crian?a e a televis?o", dispon?vel em http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/noticias/Mitos-e-verdades-sobre-a-crianca-e-a-televisao.shtml. Acesso em 19/05/2013.
6) "TV e Crian?as: uma rela??o conflituosa", dispon?vel em http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo436.shtml. Acesso em 19/05/2013.
7) "Crian?a feliz, feliz a brincar", dispon?vel em http://veja.abril.com.br/210207/p_088.shtml. Acesso em 19/05/2013.
?
Curiosidade:
imagem dispon?vel em: : http://veja.abril.com.br/210207/p_088.shtml. Acesso em 19/05/2013.
2? momento:
Cada trio dever? extrair do texto as ideias principais e registr?-las em seus notebooks para que sejam posteriormente apresentadas ao restante do grupo em forma de semin?rios, com vistas a ampliar o debate sobre o tema.
3? momento:
Retomar o quadro de rotina e identificar horas dedicadas ?s brincadeiras. Listar as brincadeiras apresentadas pelas crian?as. Comparar horas dedicadas ao brincar com horas dedicadas ? assistir televis?o. Sensibilizar as crian?as para a import?ncia do brincar para o desenvolvimento intelectual e emocional.
1? momento:
Professor exiba dois v?deos:
1) Vamos brincar Brasil
dispon?vel em http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=622 . Acesso em 19/05/2013.
?
Sinopse
Epis?dio da s?rie "Vamos Brincar", em que crian?as de diferentes nacionalidades mostram as brincadeiras e os jogos de rua de suas comunidades, ensinando um pouco sobre a cultura de cada um desses lugares.
2) ? tempo de divers?o- Diego no Brasil
dispon?vel em http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=361. Acesso em 19/05/2013.
?
2? Momento:
Discuta com os alunos sobre as brincadeiras apresentadas no v?deo e aquelas mais comuns nos dias de hoje. Oriente as crian?as a se sentarem em duplas para produzirem desenhos, que representam tais brincadeiras. Exponha os desenhos na sala e converse com os alunos sobre a import?ncia de se cultivar o brincar como forma de lazer, divers?o, entretenimento, al?m de viabilizar aprendizagem e desenvolvimento.
3? Momento:
Organize uma Gincana de brincadeiras. Cada aluno ficar? respons?vel por pesquisar junto aos seus familiares uma brincadeira da ?poca em que eram crian?as. Convide um membro da fam?lia para estar presente no dia da gincana e conduzir a brincadeira juntamente com seu filho. Essa ser? uma oportunidade para estreitar a rela??o fam?lia-escola de uma forma l?dica e prazerosa.
SALTO PARA O FUTURO - S?RIE A TV PELO OLHAR DE QUEM V? composta por cinco programas, a saber:
Programa 1 ? TV e Vida Cotidiana. Acesso em 19/05/2013.
Programa 2 ? A Emerg?ncia do Espectador. Acesso em 19/05/2013.
Programa 3 ? As Crian?as e a TV . Acesso em 19/05/2013.
Programa 4 ? Outros Olhares sobre TV e Espectadores. Acesso em 19/05/2013.
Programa 5 ? TV e Espectadores em Debate. Acesso em 19/05/2013.
Outros v?deos:
A import?ncia do brincar, http://www.youtube.com/watch?v=HpiqpDvJ7-8. Acesso em 19/05/2013.
Ma?rio Se?rgio Cortella - Que for?a tem a Televis?o?, http://www.youtube.com/watch?v=q0JBam8AntY. Acesso em 19/05/2013.
Brincar - RIC TV, http://www.youtube.com/watch?v=WLi-F5EerHw. Acesso em 19/05/2013.
Artigos eletr?nicos:
Televis?o, crian?a e imagin?rio, http://www.eca.usp.br/nucleos/lapic/pesquisa/1pesquisa/1_pesquisa.html. Acesso em 19/05/2013.
Crian?as e televis?o: o que elas pensam sobre o que aprendem com a tev?, http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n33/a10v1133.pdf. Acesso em 19/05/2013.
Brincadeira ou televis?o, http://oficinadepsicologia.com/brincadeira-ou-televisao. Acesso em 19/05/2013.
Por que as crian?as v?em televis?o?, http://www.aliancapelainfancia.org.br/artigos.php?id_artigo=64. Acesso em 19/05/2013.
Crian?a pequena aprende mais brincando do que com TV, http://veja.abril.com.br/noticia/saude/criancas-pequenas-aprendem-mais-brincando-do-que-com-a-tv. Acesso em 19/05/2013.
A avalia??o dever? ser processual e cont?nua. Observe se os alunos conseguiram refletir sobre a quantidade de horas dedicadas ? televis?o, bem como os malef?cios desse ato. Observe se houve mudan?a de percep??o e postura dos alunos sobre os programas e propagandas de televis?o e se aprenderam a valorizar outras formas de entretenimento e divers?o na inf?ncia. Solicitar aos alunos que como atividade avaliativa confeccionem um cartaz utilizando imagens de revistas ou com desenhos produzidos pelos pr?prios alunos, retratando, de um lado os preju?zos do excesso de televis?o na vida das crian?as e de outro, os benef?cios e a import?ncia do brincar para o desenvolvimento infantil.