Elizabet Rezende de faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Alimenta??o: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Correla??es entre meio ambiente e sa?de |
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educa??o |
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Rela??es sociais, acordos e limites |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Sensa??es |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Valoriza??o dos v?nculos afetivos |
Aprender uma nova concep??o de sa?de;
Conscientizar sobre a import?ncia de se cuidar da sa?de;
Conhecer formas de garantir bem estar f?sico e emocional;
Experimentar sensa??es e identificar seus sentidos;
Identificar a rela??o entre sa?de e educa??o.
Professor, ao trabalhar o tema sa?de nas s?ries iniciais, n?o reduzir esse tema apenas a quest?es ligadas ao corpo humano ou ?s doen?as que o acometem. ? necess?rio explorar com os alunos algumas medidas importantes a serem adotadas por cada um de n?s na busca de uma vida mais saud?vel. Nesse sentido, professor, antes de iniciar essa discuss?o em sala de aula, assista ? S?rie Sa?de e Educa??o, dispon?vel no Programa Salto para o Futuro, composta por 4 programas, que discutem e apresentam experi?ncias relacionadas ? uma nova concep??o de sa?de.
1? momento: Inicie sua aula perguntando aos alunos: O que ? sa?de pra voc?? Proponha uma tempestade de ideias, em que as crian?as dever?o relatar qualquer palavra que vier ? sua mente. Aproveite para registrar tudo o que os alunos disserem.
2? Momento: Se a sua escola fizer parte do projeto UCA, solicite a cada aluno que utilize seu notebook e acesse os links abaixo por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Na falta desse recurso, leve os alunos ao laborat?rio de inform?tica para assistirem os v?deos dispon?veis na TV Escola:
1) Ping e Pong- machucado
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1866. Acesso em 19/05/2013.
?
2) Ping e Pong- m?os
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1869. Acesso em 19/05/2013.
?
3) Ping e Pong-som
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1871. Acesso em 19/05/2013.
3? momento: Ap?s a exibi??o dos v?deos, explore-os com os alunos por meio das seguintes perguntas:
V?deo 1:
O que aconteceu com o personagem do v?deo?
Como ele se sentiu?
O que os seus amigos fizeram com ele?
Como tentaram ajud?-lo?
Como este v?deo est? relacionado ao conceito de sa?de?
Na escola, em que momentos voc?s vivem o que o personagem do v?deo viveu?
Como os seus colegas lidam com isso?
V?deo 2:
O que o v?deo 2 retrata?
Por que ? importante lavar as m?os?
Voc?s t?m o h?bito de lavar as m?os? Quando?
Em que momentos na escola ? fundamental que se lave as m?os?
Como esse v?deo est? relacionado com a sa?de?
V?deo 3:
O que aconteceu no v?deo?
Por que os personagens ficaram incomodados?
Voc?s consideram que barulho em excesso incomoda? Por qu??
Em que momentos na escola voc? considera que h? barulho em excesso?
Como esse v?deo est? relacionado ao conceito de sa?de?
Coment?rios ao professor:
Professor, o di?logo com as crian?as ? fundamental para compartilhar com elas o conhecimento sobre o tema e favorecer a express?o de suas opini?es. Ao dialogarem, as crian?as trocam ideias e podem construir o conhecimento de forma din?mica e cooperativa, uma vez que as solu??es para as quest?es apresentadas poder?o ser constru?das coletivamente. Assim, ao abordar o v?deo 1, aproveite a oportunidade para retomar com os alunos momentos no p?tio ou em outro espa?o da escola em que as crian?as correm, pulam, brincam e ?s vezes se machucam. No que se refere ao v?deo 2 retome a import?ncia dos h?bitos de higiene para preserva??o da sa?de. Quanto ao v?deo 3, ajude as crian?as a retomarem situa??es na escola em que h? barulho excessivo, como por exemplo a pr?pria sala de aula, ou no refeit?rio, dentre outros espa?os. Professor, ? imprescind?vel que voc? reflita com as crian?as sobre maneiras de se cuidar das situa??es apresentadas e de as crian?as se ajudarem mutuamente. Procure ampliar a discuss?o sobre a import?ncia de se fazer uma leitura diferenciada sobre o conceito de sa?de, para al?m das quest?es ligadas a doen?as e ? preven??o das mesmas. Converse com os alunos sobre as a??es que cada um de n?s dever? realizar para uma vida mais saud?vel. Retome as respostas iniciais dos alunos sobre o conceito de sa?de e confronte com as reflex?es advindas das discuss?es.
Coment?rios ao professor:
Professor, para que os pr?prios alunos consigam encontrar recursos neles mesmos para se preservarem e escolherem uma vida mais saud?vel ? importante auxili?-los na identifica??o: de suas necessidades, de suas sensa??es, de seus sentimentos, de seus sentidos, dentre outras quest?es. Al?m disso, faz-se imprescind?vel que sejam orientados sobre no??es de higiene e cuidados com a alimenta??o, e ainda sobre a import?ncia de atividades f?sicas, culturais e de lazer que propiciam um bem estar f?sico e emocional.
1? Momento:
Professor, leve para a sala uma caixa cheia de materiais e diga para as crian?as que ? uma caixa m?gica. Essa caixa deve conter: vendas para os olhos, brinquedos e objetos diversos (de tamanhos, formatos e texturas diferentes).
Voc? precisar? ainda de um aparelho de som.
Vis?o: Convide os alunos a deitarem-se no ch?o e ficarem de olhos fechados para ouvirem a m?sica:
Veja- Thelma Chan
"Ver ? gostoso,
? maravilhoso!
Ver: no espelho,
Ver: o outro,
Ver tantas cores, frutos e flores,
Ver: os bichos,
Ver: as ?guas,
Ver com os olhos de dentro,
Ver pelo toque das m?os.
Ver ? gostoso,
? maravilhoso...."
Voc? encontrar? essa m?sica no livro ?Dos P?s ? Cabe?a? de autoria de Thelma Chan.
http://www.thelmachan.com.br/materiaisPedagogicos_dosPesCabeca.htm. Acesso em 19/05/2013.
Ap?s ouvirem a m?sica, pergunte aos alunos sobre o que fala a letra, o que a vis?o lhes proporciona, dentre outros. Dando continuidade, abra a caixa m?gica e retire as vendas para colocar nos olhos de todas as crian?as que dever?o relatar o que conseguem ver com os olhos vendados. Explore a import?ncia da nossa vis?o e o quanto ela pode nos ajudar no sentido de nos preservar.
Audi??o: Convide os alunos para fecharem os olhos e ficarem em sil?ncio, para tentarem ouvir os sons dentro e fora da sala. Ap?s alguns instantes, pergunte: o que est?o ouvindo? H? muito barulho por perto? Pelo som, d? pra saber o que as pessoas est?o fazendo? Por que o som ? importante para n?s? Trabalhar com os alunos o fato e que o volume de som pode ser prejudicial ? nossa sa?de f?sica e emocional.
Olfato: Novamente convide os alunos para ouvirem uma m?sica:
Quais o que voc? n?o gosta? Thelma Chan
"Com cheiro bom, hha...
Que cheiro bom, hha...
O meu nariz fica feliz!
Com cheiro mau, ugh...
Cheiro ruim...
N?o vou querer, n?o!
Perto de mim.
Gosto dos seguintes cheiros de:
lavanda, frutas na quitanda, pizza, p?ssego,
incenso e do bom!
Chiclete, chocolate, ch? mate, batom!"
Essa m?sica ? do mesmo livro da Thelma Chan "Dos p?s ? cabe?a"
Ap?s a audi??o da m?sica, propor uma brincadeira de passar a bola, fazendo duas rodadas, em que cada crian?a dever? falar um cheiro que considera bom e outro cheiro que considera ruim. Terminada a apresenta??o, a turma dever? ser dividida em duas equipes, de meninos e meninas, para fazerem uma gincana de adivinha??o de cheiros. Recorrer ? caixa m?gica para pegar pequenos potes com subst?ncias com cheiros diferentes, como shampoo, caf?, alho, desinfetante, dentre outros, estando uma em cada pote. A ideia ? que cada crian?a cheire o produto e diga se o cheiro ? bom ou ruim e logo ap?s, tente identificar a subst?ncia. Explorar que o sentido do olfato nos ajuda e inclusive nos salva de alguns perigos, por exemplo: pelo olfato posso reconhecer se uma comida est? estragada, se est? pegando fogo, dentre outros.
Paladar: Para a realiza??o da atividade, professor, voc? precisar? ter confeccionado um cartaz com o desenho da l?ngua, dividida em regi?es que mostrem onde sentimos os diferentes gostos ? doce, salgado, azedo e amargo. Ap?s apresentar o cartaz ?s crian?as e explor?-lo, recorra ? caixa m?gica e retire alguns alimentos que devem estar acondicionados em caixas t?rmicas para conserva??o dos mesmos. Utilize as vendas para tapar os olhos das crian?as e apresente os alimentos para que os experimentem. Solicite aos alunos que procurem identificar os sabores e as propriedades dos mesmos: doce, salgado, azedo, amargo, duro mole. Podem ser utilizados os seguintes alimentos: banana, ma??, ketchup, mostarda, jil?, goiabada, bolacha de ?gua e sal, dentre outros.
Tato: Convide as crian?as para ficarem em roda para cantar a seguinte m?sica do folclore popular:
?Palma, palma, palma
P?, p?, p?,
Roda, roda, roda, caranguejo peixe ?!?
Mostre as crian?as que essa m?sica nos permite utilizar o sentido do Tato por meio das palmas, por meio do movimento dos p?s no ch?o. Convide os alunos a retirarem os cal?ados e andar pelo ch?o. Explore como est? o ch?o: frio, quente, ?spero, liso. Jogue folhas ou cascas de ?rvore no ch?o e pe?a aos alunos para contarem como est?o sentindo o ch?o naquele momento. Depois sente em c?rculo com os alunos e oriente-os a massagear os ombros dos colegas. Explore a sensa??o das crian?as que est?o massageando e que est?o recebendo a massagem.
Professor, voc? poder? utilizar diversos recursos para variar sua atividade de explora??o dos sentidos. O objetivo maior dessa atividade nesse momento ? dar a oportunidade aos alunos de experimentarem sensa??es e identificarem seus sentidos.
1? Momento: Convide os alunos para se sentarem para ouvirem a hist?ria: ?Os porqu?s do cora??o?:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3411020/os-porques-do-coracao-2-ed. Acesso em 19/05/2013.
SINOPSE: O livro conta a hist?ria de uma crian?a que vivia muito sozinha e triste. O pai a presenteou com um peixe que a deixou muito feliz. Quando viajou, sentiu saudades do animal de estima??o. E quando chegou teve uma surpresa. ? poss?vel explorar v?rios sentimentos e emo??es com a crian?a a partir da hist?ria.
2? momento: Explorar com as crian?as todos os sentimentos e emo??es experimentados pela personagem do livro. Perguntar se os alunos j? se sentiram assim e quando. Viabilize que as crian?as relatem situa??es de seu cotidiano e momentos de prazer e desprazer j? vividos.
3? momento: Solicitar aos alunos que procurem em revistas pessoas expressando os sentimentos/emo??es de raiva, tristeza, alegria, medo, saudade, dentre outros. Montar um painel com essas gravuras. ? fundamental que os professores reforcem a import?ncia de reconhecermos nossas emo??es bem como situa??es que nos deixam tristes ou felizes, com medo ou fortes, com raiva, tranquilas, dentre outras emo??es para que possamos fazer boas escolhas para n?s mesmos e garantir uma vida mais saud?vel.
Professores, h? uma infinidade de livros que trabalham as emo??es e que voc? poder? utiliz?-los para enriquecer sua aula.
1? Momento: Retome com os alunos o que conversaram sobre sa?de em atividades anteriores. Depois informe que voc?s ir?o detalhar o conceito de sa?de e proponha as seguintes quest?es: O que ? sa?de f?sica? Como identificamos se estamos bem fisicamente? Quais s?os os sinais em nosso corpo que revelam que n?o estamos bem?
O que ? sa?de emocional? Como identificamos que estamos bem emocionalmente?
Fundamental registrar todas as respostas dos alunos. Caso seja poss?vel, voc? poder? gravar em ?udio ou filmar por meio de c?meras. Poder? selecionar um aluno da turma que fique respons?vel por isso. Esse material fornecer? subs?dios para outras atividades.
2? Momento
Confeccione algumas fichas de cartolina com as seguintes palavras: brincar, divertir, rir, jogar bola, correr, jogar basquete, nadar, alimentar-se bem, dormir bem, passear, tomar banho, lavar as m?os antes das refei??es, escovar os dentes, tomar vacinas, manter lugares limpos, ser solid?rio, ser cooperativo, ser amigo, ouvir m?sica, dan?ar, dentre outras a??es que colaboram para uma vida saud?vel.
3? Momento:
Escreva na lousa, de um lado, Sa?de f?sica e, de outro, Sa?de Emocional. Solicite aos alunos que reflitam sobre as a??es que poderemos fazer para preservar nossa sa?de f?sica e emocional. Ap?s esse momento, distribua aos alunos as fichas com as palavras que dever?o ser identificadas com o que est? escrito na lousa. Auxiliar os alunos na compreens?o de que algumas a??es podem preservar tanto sa?de f?sica quanto emocional. Mostrar que todas aquelas a??es s?o pass?veis de serem realizadas pelas crian?as e dependem, principalmente, da conscientiza??o da import?ncia das mesmas.
4? Momento: Divida a turma em pequenos grupos para confeccionarem um cartaz com imagens, desenhos produzidos pelos pr?prios alunos e palavras trabalhadas durante essa atividade. Como t?tulo do cartaz as crian?as escrever?o: A??es para uma vida saud?vel!
Propor aos alunos a realiza??o de um Projeto: A??es saud?veis na escola: responsabilidade de todos.
Objetivos:
1. Auxiliar as crian?as na percep??o e na proposi??o de a??es que promovam sa?de, bem estar f?sico e emocional na escola;
2. Levantar com as crian?as os principais problemas enfrentados na escola;
3. Pensar em estrat?gias de resolu??o dos problemas;
4. Identificar a??es promotoras de sa?de na escola;
5. Despertar nos alunos a compreens?o de que sa?de n?o ? simplesmente aus?ncia de doen?a;
6. Aprender atitudes de coopera??o como a manuten??o da limpeza e da paz no ambiente escolar.
Participantes: Professores, alunos e familiares.
Local: O projeto ser? realizado na pr?pria escola.
Procedimentos:
1) Como primeira etapa do projeto, os alunos dever?o dar uma volta pela escola, buscando identificar situa??es e problemas que interferem no bem estar f?sico e mental de alunos e professores. ? importante que os alunos tenham em m?os, material para registro.
2) De volta ? sala explore com os alunos o que observaram e registraram. Caso os alunos n?o tenham conseguido perceber quest?es na escola que interferem no bem estar f?sico e emocional dos alunos e professores, pergunte sobre: Como ? a ac?stica da escola? H? muito barulhos nos corredores, nas salas, no refeit?rio, no p?tio? O que ? poss?vel fazer para melhorar essa situa??o? Como est? a preserva??o da limpeza na escola? As pessoas jogam lixo no ch?o? Como ? a conserva??o dos banheiros: est?o limpos? H? pap?is no ch?o? E os vasos sanit?rios? Qual ? o lanche oferecido pela escola? ? produzido na pr?pria escola? Quais s?o as condi??es de higiene da cantina na prepara??o e conserva??o dos alimentos servidos na escola?
Caso seja necess?rio leve os alunos para novamente observarem a escola e buscarem perceber outras quest?es.
3) Propor a??es coletivas para a resolu??o dos problemas encontrados. Ex: Incentivar os alunos a pensarem em alternativas para o problema do barulho em excesso, como hor?rios diferentes de as crian?as utilizarem o p?tio ou o refeit?rio. Programar brincadeiras e jogos para o momento do recreio de forma a fazer uso desse momento e espa?o como algo prazeroso e divertido. Definir que cada turma ficar? respons?vel por dia para sensibilizar os demais alunos da escola sobre a import?ncia de manter a escola limpa. Conversar com as fam?lias sobre o lanche enviado ? escola, dando prefer?ncias a frutas e alimenta??es mais saud?veis, dentre outros.
4) Promover um recreio Cultural em que as crian?as apresentar?o o Projeto: A??es saud?veis na escola por meio de uma dramatiza??o. Para essa atividade, ? fundamental o envolvimento do professor de artes da escola para orientar na montagem da pe?a teatral, auxiliar nos ensaios e confec??o de cen?rio para compor uma bela apresenta??o.
Coment?rios ao professor:
O professor tem um importante papel como agente social e precisa ajudar as crian?as a tornarem-se conscientes das suas responsabilidades sociais, favorecendo que essas crian?as possam interagir com o contexto, refletir, discutir, propor e agir sobre o fen?meno.
V?deos:
SALTO PARA O FUTURO - SA?DE E EDUCA??O - PGM. 1: INTEGRA??O DAS POL?TICAS DE SA?DE E EDUCA??O
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1248. Acesso em 19/05/2013.
SALTO PARA O FUTURO - SA?DE E EDUCA??O - PGM. 2: SA?DE E COTIDIANO ESCOLAR
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1723. Acesso em 19/05/2013.
SALTO PARA O FUTURO - SA?DE E EDUCA??O - PGM. 3: LINGUAGENS E TECNOLOGIAS
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1724. Acesso em 19/05/2013.
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1725. Acesso em 19/05/2013.
Caminhos da escola- sa?de do professor
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3971. Acesso em 19/05/2013.
Outros recursos:
Subs?dios para a campanha n?o ? medicaliza??o da vida
http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/Caderno_AF.pdf. Acesso em 19/05/2013.
Semana Sa?de na Escola. Guia de Sugest?es de Atividades
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/semana_saude_escola_guia_sugestao_atividades.pdf. Acesso em 19/05/2013.
A avalia??o dever? ser cont?nua, processual. Professor procure observar se os alunos identificaram os problemas enfrentados na escola. Pergunte a eles se a partir das aulas foi poss?vel compreender uma nova concep??o de sa?de e o compromisso de todos na promo??o da sa?de. No decorrer das atividades procure perceber se os alunos conseguiram identificar sensa??es e sentidos, bem como as emo??es vivenciadas cotidianamente na rela??o com o outro. No final, solicite aos alunos que divulguem o projeto realizado em uma escola da comunidade em que vivem, com o objetivo de sensibilizar outras pessoas sobre a import?ncia do envolvimento de todos na busca de um bem estar f?sico e emocional.