Portal do Professor

Início do Conteúdo

Unidades de medida de massa e o desperd?cio de alimentos

Autor e Co-autor(es)

Mariana Martins Pereira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as compet?ncias da ?rea 3 da matriz do ENEM, que ? construir no??es de grandezas e medidas para a compreens?o da realidade e a solu??o de problemas do cotidiano e resolver situa??o-problema que envolva medidas de grandezas (H12), s?o propostos para essa aula os seguintes objetivos:

  • Ampliar a compreens?o dos alunos sobre o processo de medi??o e percep??o de que as medidas s?o ?teis para descrever e comparar fen?menos;
  • Identificar a unidades de medida de massa no contexto di?rio;
  • Ler, interpretar e produzir registros utilizando a nota??o convencional das medidas de massa;
  • Resolver problemas que evidenciem para os alunos a necessidade de usar unidades de medidas de massa.

Duração das atividades

4 horas/aula (50 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Constru??o de tabelas e gr?ficos de barras;
  • Opera??es de adi??o, subtra??o, multiplica??o e divis?o envolvendo n?meros decimais;
  • Porcentagem;
  • Unidades de medidas de comprimento.

Estratégias e recursos da aula

  • Balan?a Digital
  • Calculadora simples
  • Caneta marca texto
  • TV ou data-show
  • Folhetins de drogarias ou farm?cias, de hipermercados ou de a?ougues.
  • Folhas de papel A4 com o texto O desperd?cio de alimentos no Brasil
  • Laborat?rio de Inform?tica com acesso a internet
  • Revistas para recortes

?

PRIMEIRO MOMENTO:

Professor (a), espera-se que os alunos j? saibam que ?Medir ? comparar uma grandeza com a outra, de mesma natureza, tomada como padr?o?. Por exemplo, fa?a a seguinte pergunta para os alunos: ?O que ? maior: a temperatura da cidade nesse momento ou a sua altura??. Esse tipo de pergunta causar? algum estranhamento por parte dos alunos, pois, como j? citamos anteriormente, s? podemos comparar grandezas de uma mesma esp?cie: comprimento com comprimento, tempo com tempo, temperatura com temperatura, massa com massa, etc.

Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem a diferen?a entre massa e peso. Em seguida, leve uma balan?a digital para a sala de aula, coloque algum objeto sobre ela e fa?a a pergunta: ?Ao colocar esse objeto em uma balan?a, o que estamos medindo: o seu peso ou a sua massa??.  Diferentes opini?es e explica??es ser?o manifestadas durante a discuss?o, mas o importante ? que todos cheguem ? seguinte conclus?o: Massa e Peso s?o grandezas diferentes. A Massa mede a quantidade de mat?ria de um corpo e o Peso mostra a rela??o da massa com a acelera??o da gravidade local.

Aproveite o momento para contar um pouco da hist?ria de como os povos antigos faziam para medir, que recursos e padr?es adotavam e quais desses padr?es, apesar de hoje em dia j? termos as unidades de medidas padronizadas, ainda est?o presentes. Para saber mais acesse o arquivo ?Pesos e medidas ? Hist?rico? (dispon?vel em http://www.fisica.net/unidades/pesos-e-medidas-historico.pdf .Acesso em maio 2013).

Ap?s esse momento, em que a Hist?ria ajuda na compreens?o do espa?o e tempo e que, tudo surge conforme a necessidade conforme a ?poca em que vivemos, fa?a as seguintes perguntas para os alunos:

a) Quais unidades de medidas de massa voc?s conhecem?

b) Onde essas unidades s?o mais utilizadas no dia a dia?

Divida os alunos em grupos e entregue para cada grupo revistas para recortes, folhetins de drogarias ou farm?cias, de hipermercados ou de a?ougues. Pe?a para que cada recorte imagens que representem diferentes unidades de medida de massa e expliquem para os colegas. Certamente, aparecer?o aquelas que mais utilizamos no dia a dia como o quilograma (kg), o grama (g) e o miligrama (mg).

Conclua esse primeiro momento passando para a turma o v?deo?Unidades de Medida de Massa (Peso) | Matem?tica Rio?, conforme ilustra imagem abaixo:

video unidades de medida de massa

Imagem: V?deo 7min22s. Unidades de Medida de Massa (Peso) | Matem?tica Rio

Fonte: Unidades de medida de massa: dispon?vel em https://www.youtube.com/watch?v=w-2xXCr_GTE Acesso em maio 2013.

SEGUNDO MOMENTO:

Professor (a) aproveite esse momento para fazer parcerias com os professores (as) de Ci?ncias e de Geografia. Inicie a aula entregando para cada aluno a folha de papel A4 com o texto ?O desperd?cio de alimentos no Brasil? (presente na tabela abaixo) e proponha a leitura do mesmo.

O DESPERD?CIO DE ALIMENTOS NO BRASIL

O Brasil ? o quarto produtor mundial de alimentos (Akatu, 2003), produzindo 25,7% a mais do que necessita para alimentar a sua popula??o (FAO). De toda esta riqueza, grande parte ? desperdi?ada.

Segundo dados da Embrapa, 2006, 26,3 milh?es de toneladas de alimentos ao ano tem o lixo como destino. Diariamente, desperdi?amos o equivalente a 39 mil toneladas por dia, quantidade esta suficiente para alimentar 19 milh?es de brasileiros, com as tr?s refei??es b?sicas: caf? da manh?, almo?o e jantar (VELLOSO, Rodrigo. Comida ? o que n?o falta. Superinteressante. S?o Paulo: Ed. Abril, n? 174, mar?o/2002).

De acordo com o caderno tem?tico ?A nutri??o e o consumo consciente? do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil ? perdido ao longo da cadeia produtiva:

  • 20% na colheita;
  • 8% no transporte e armazenamento;
  • 15% na ind?stria de processamento;
  • 1% no varejo;
  • 20% no processamento culin?rio e h?bitos alimentares.

Segundo Instituto Akatu, 2004: Os n?meros supracitados fazem do Brasil um dos campe?es mundiais de desperd?cio. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasileira desperdi?a, em m?dia, 20% dos alimentos que compra semanalmente, o que remete a uma perda de US$ 1 bilh?o por ano, ou o suficiente para alimentar 500 mil fam?lias.

Prova deste desperd?cio financeiro ? ressaltada pela 8? Avalia??o de Perdas no Varejo Brasileiro, em 2007, que demonstra que os supermercados perderam 4,48% de seu movimento financeiro, em perec?veis. Al?m disso, uma estimativa realizada pela Coordenadoria de Abastecimento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de S?o Paulo indicara que perdas na cadeia produtiva dos alimentos equivalem a 1,4% do PIB ? Produto Interno Bruto.

?

Fonte: dispon?vel em http://www.bancodealimentos.org.br/o-desperdicio-de-alimentos-no-brasil/. Acesso em maio 2013.

Pe?a que os alunos destaquem com a caneta marca texto as unidades de medidas de massa e as informa??es mais relevantes presentes no texto. Fa?a uma discuss?o com a turma acerca do que ? tratado no mesmo e d? oportunidade para os alunos se expressarem mediante as informa??es apresentadas.

No laborat?rio de inform?tica com acesso a internet ou na sala de aula com o computador e a TV, passe o v?deo de 10min53s do programa CQC exibido em 18/06/13 com o t?tulo ?Desperd?cio de comida?.

desperd??cio de comida

Imagem: V?deo de 10min53s do programa CQC exibido em 18/06/13 com o t?tulo ?Desperd?cio de comida?.

Fonte: dispon?vel emhttp://www.youtube.com/watch?v=7bFLj1Ba680 Acesso em maio 2013.

Ap?s o v?deo proponha que os alunos utilizem o texto?O desperd?cio de alimentos no Brasil?, para responder ?s seguintes perguntas:

a) Do total de alimentos que se planta no Brasil, qual ? o percentual de alimentos que ? desperdi?ado?

b) Do percentual de alimentos desperdi?ados no Brasil, qual ? o percentual desperdi?ado no processamento culin?rio e nos h?bitos alimentares?

c) Segundo o texto 26,3 milh?es de toneladas de alimentos ao ano tem o lixo como destino. Como podemos representar essa medida em quilogramas (kg)?

d) Diariamente, segundo o texto, desperdi?amos o equivalente a 39 mil toneladas por dia. Como podemos representar essa medida em quilogramas (kg)? E em gramas (g)?

Em seguida pe?a cada aluno fa?a uma pesquisa e responda as perguntas: Na rotina di?ria da sua casa ? comum desperdi?ar comida? Qual alimento ? mais desperdi?ado diariamente? ? comum o h?bito de reaproveitamento de alimentos?

No laborat?rio de inform?tica com acesso a internet ou na sala de aula com o computador e a TV, passe o v?deo de 9min14s do programa ?Ver Mais ? Gourmet? que fala sobre como podemos reaproveitar alimentos que diariamente jogamos no lixo em nossas casas.

aproveitamento de alimentos

Imagem: V?deo de 9min14s do programa ?Ver Mais ? Gourmet?

 Fonte: dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=d6jZvF1xGTM Acesso em maio 2013.

Professor(a), apresente o site da ONG Banco de Alimentos (dispon?vel em http://www.bancodealimentos.org.br/o-desperdicio-de-alimentos-no-brasil/. Acesso em maio 2013) para que os alunos fiquem informados a respeito desse assunto e socializem as informa??es com seus familiares para que possam, na rotina di?ria, adquirir h?bitos que minimizem o desperd?cio de alimentos.

Tome como exemplo a sugest?o da revista Nova Escola e construa com os alunos um painel com o t?tulo ?De olho na comida? contendo atitudes que podemos praticar diariamente para diminuirmos a quantidade de comida que vai para o lixo. Divulgue esse painel nos corredores ou no refeit?rio da escola.

nova escola

Imagem: Reportagem extra?da da revista Nova Escola

Fonte:Revista Nova Escola. Todos podem ler e escrever assim. S?o Paulo. Ano XXVIII n? 261. Abril 2013. Editora Abril.

Para finalizar, o professor (a) pode propor uma atividade pr?tica utilizando balan?as digitais, calculadora simples e papel para os registros. Durante o recreio, os alunos podem calcular a massa total de alimentos que ? desperdi?ada na escola por dia. Os alunos podem tamb?m, em seguida, calcular o percentual, fazer transforma??es para diferentes unidades de medida de massa, construir cartazes e divulgar essa informa??o para toda comunidade escolar com o intuito de sensibiliz?-los quanto ao tema.

Recursos Complementares

Professor (a) sugiro que voc? acesse os endere?os a seguir:

M?os na Massa

Fonte: dispon?vel em http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/md_nelci_soares_vidotti.pdf .Acesso em maio 2013.

O desperd?cio de alimentos no Brasil

Fonte: dispon?vel em http://www.bancodealimentos.org.br/o-desperdicio-de-alimentos-no-brasil/.Acesso em maio 2013.

Pesos e medidas ? Hist?rico

Fonte: dispon?vel em http://www.fisica.net/unidades/pesos-e-medidas-historico.pdf .Acesso em maio 2013.

?

Professor (a) sugiro que voc? leia o livro a seguir:

MACHADO, N.J. Medindo comprimentos. Parte da Cole??o Vivendo a Matem?tica. Editora Scipione, 2000.

Avaliação

A participa??o e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas ajudam no processo de constru??o do conhecimento acerca dos conte?dos ministrados. Por isso, professor (a), fique atento quanto a atitude de seus alunos durante as aulas ministradas, fa?a registros e intervenha quando for necess?rio.

Avalie, a partir dos registros dos alunos, das atividades, das discuss?es e da elabora??o do painel, se as experi?ncias vivenciadas durante as aulas contribu?ram para um aprendizado significativo acerca das unidades de medida de massa e da sua import?ncia no dia a dia.