L?rida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Biologia | Intera??o entre os seres vivos |
Ensino M?dio | Biologia | Origem e evolu??o da vida |
Estabelecer rela??es entre as teorias de Lamarck e Darwin.
Relacionar informa??es sobre a evolu??o das esp?cies de forma a construir uma argumenta??o consistente sobre o assunto.
Delimitar aspectos envolvidos nas posturas adotadas pela comunidade cient?fica e pela igreja em rela??o ? origem e evolu??o da vida.
No??es b?sicas sobre as teorias da evolu??o (Ensino Fundamental).
No??es b?sicas de Inform?tica.
Interpreta??o de textos.
Essa aula, como seu pr?prio t?tulo indica, representa a continuidade da aula Teoria da Evolu??o: desvendando o surgimento das formas de vida - Parte 1, dispon?vel no Portal do Professor.
Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser?o necess?rios um computador e um projetor multim?dia para a proje??o das figuras selecionadas abaixo. O professor pode tamb?m fazer o download das figuras e imprimi-las em transpar?ncias para exibi??o em um retroprojetor em sala de aula, caso n?o disponha de um Laborat?rio de Inform?tica.
Dispon?vel: http://razaoelogica.blogspot.com.br/2012/01/teoria-da-evolucao-e-realmente-verdade.html (Acesso em 17/05/2013)
Dispon?vel: http://www.brasilescola.com/historiag/evolucionismo.htm (Acesso em 17/05/2013)
Dispon?vel: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade/vestibular/cainaprova/conteudo.phtml?id=917131&tit=Darwin-e-Lamarck-quem-sao-esses-dois (Acesso em 18/05/2013)
Finalizada a apresenta??o das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate no sentido de retomar o conte?do trabalhado na aula Teoria da Evolu??o: desvendando o surgimento das formas de vida - Parte 1. As quest?es abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:
1 ? Existem semelhan?as entre as imagens? Se sim, quais?
2 ? Existem diferen?as entre as imagens? Se sim, quais?
3 ? Voc? acredita que o homem ? descendente do macaco? Justifique sua resposta.
4 ? Qual teoria voc? acredita ser verdadeira: a teoria de Lamarck ou a de Darwin?
O professor deve registrar os pontos principais do debate e ficar atento com poss?veis equ?vocos, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os alunos em rela??o ?s quest?es em pauta, assim como estimular a argumenta??o dos alunos por meio de perguntas complementares.
Esse momento da aula pode ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a crit?rio do professor.
A atividade a ser realizada com os alunos consiste em uma din?mica intitulada ?J?ri simulado? e exigir? que o professor divida os alunos em dois grupos.
A atividade ? divida em duas etapas:
Etapa 1: Nessa etapa, o grupo 1 deve contestar a teoria de Darwin, ao passo que o grupo 2 dever? defender tal teoria.
Etapa 2: Nessa etapa, o grupo 2 dever? contestar a teoria de Lamarck, sendo que o grupo 1 dever? defender tal teoria.
A figura 4 poder? ser utilizada por ambos os grupos (1 e 2) como ponto de partida para o desenvolvimento dos seus argumentos.
Dispon?vel: http://laurabotelhoquantica.blogspot.com.br/2010_01_21_archive.html (Acesso em 18/05/2013)
Caber? ent?o ao professor, como um juiz, apontar qual grupo apresentou um desempenho mais satisfat?rio, argumentando e contra-argumentando com mais propriedade. Os alunos dever?o registrar as informa??es apresentadas pelo professor nesta etapa da atividade, sendo que o mesmo dever? sintetizar os pressupostos das teorias de Darwin e Lamarck para a consolida??o do conte?do.
Se assim considerar mais conveniente, o professor pode tamb?m optar pelo empate.
Por meio desta din?mica, os alunos poder?o consolidar o conte?do, assim como compreender de que forma os referidos autores podem ter sido interpretados quando ocorreu a divulga??o de suas ideias.
Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laborat?rio de Biologia ou mesmo em sala de aula. Os alunos devem ser em divididos em grupos de no m?nimo tr?s e no m?ximo cinco alunos para a realiza??o do experimento Evolu??o dos Palitos de acordo com os procedimentos descritos no link abaixo.
?
?
Esse momento poder? ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do question?rio abaixo, o qual ? constitu?do por quest?es inspiradas em quest?es de processos seletivos de universidades e do Exame Nacional do Ensino M?dio (ENEM).
1. H? altera??es estruturais decorrentes da adapta??o de uma esp?cie, em resposta a novas necessidades impostas por mudan?as ambientais, e essas altera??es s?o transmitidas ? prole. Esta ideia faz parte da teoria de:
a) Lyell.
b) Darwin.
c) Wallace.
d) Malthus.
e) Lamarck.
2. A caracter?stica ? musculatura desenvolvida ? adquirida por um halterofilista dever? ser transmitida aos seus descendentes. Esta afirma??o se baseia na teoria evolucionista enunciada por:
a) Lineu.
b) Darwin.
c) Mendel.
d) Malthus.
e) Lamarck.
3. Os princ?pios a seguir relacionados referem-se ? teoria da evolu??o das esp?cies.
I. Lei do desuso.
II. Sele??o natural.
III. Adapta??o ao meio.
IV. Lei do uso e desuso.
V. Heran?a dos caracteres adquiridos Lamarck, em sua teoria, considerou:
a) I, II e III.
b) I, IV e V.
c) II, III e V.
d) III, IV e V.
e) II, III e IV.
4. Entre os princ?pios b?sicos abaixo, o ?nico que n?o faz parte da teoria da evolu??o de Darwin ?:
a) A sele??o dos indiv?duos de uma esp?cie se faz ao acaso.
b) O meio ambiente ? o respons?vel pelo processo de sele??o.
c) Os indiv?duos de uma esp?cie apresentam varia??es em suas caracter?sticas.
d) No decorrer das gera??es, aumenta a adapta??o dos indiv?duos s?o meio ambiente.
e) O n?mero de indiv?duos de uma esp?cie mant?m-se mais ou menos constante no decorrer das gera??es.
5. Em rela??o ? evolu??o biol?gica, observe as afirmativas abaixo:
I. As caracter?sticas que se desenvolvem pelo uso s?o transmitidas de gera??o a gera??o.
II. Os indiv?duos mais adaptados deixam um n?mero maior de descendentes em rela??o aos n?o-adaptados.
III. A girafa evoluiu de ancestrais de pesco?o curto, o qual se desenvolveu gradativamente pelo esfor?o do animal para alcan?aras folhas das ?rvores mais altas.
IV. Os ancestrais da girafa apresentavam pesco?o de comprimentos vari?veis. Ap?s v?rias gera??es, o grupo mostrou um aumento no n?mero de indiv?duos com pesco?o mais comprido, devido ? sele??o natural.
Assinale:
a) se I, II, III e IV estiverem de acordo com Darwin.
b) se I, II, III e IV estiverem de acordo com Lamarck;
c) se I, II e III estiverem de acordo com Lamarck e IV com Darwin;
d) se I e III estiverem de acordo com Lamarck e II e IV com Darwin.
e) se I e IV estiverem de acordo com Lamarck e II e III com Darwin;
6. Em um ambiente qualquer, os indiv?duos com caracter?sticas que tendem a aumentar sua capacidade de sobreviv?ncia t?m maior probabilidade de atingir a ?poca de reprodu??o. Assim, em cada gera??o, podemos esperar um pequeno aumento na propor??o de indiv?duos de maior viabilidade, isto ?, que possui maior n?mero de caracter?sticas favor?veis ? sobreviv?ncia dos mais aptos. Esse texto se relaciona:
a) sele??o natural.
b) lei do uso e desuso.
c) heran?a dos caracteres adquiridos.
d) hip?tese do aumento de alimento em progress?o aritm?tica.
e) hip?tese do aumento da popula??o em progress?o geom?trica.
7. ?De tanto comer vegetais, o intestino dos herb?voros aos poucos foi ficando longo?. Essa frase est? de acordo com qual destas teorias?
a) Darwinismo.
b) Mendelismo.
c) Lamarckismo.
d) Mutacionismo.
e) Neodarwinismo.
8. Na tentativa de explicar o mecanismo atrav?s do qual os organismos evoluem, salientaram-se os cientistas Jean Baptiste Lamarck e Charles Darwin. Para o primeiro, existe um fator que ? a causa da varia??o e, para o segundo, esse mesmo fator ? o que seleciona. O fator mencionado acima:
a) ? o ambiente.
b) ? o uso e o desuso.
c) ? a reprodu??o sexuada.
d) s?o as varia??es heredit?rias transmiss?veis.
e) ? a grande capacidade de reprodu??o dos organismos vivos.
9. O principal ponto positivo do Darwinismo foi:
a) a descoberta das muta??es.
b) o conceito de sele??o natural.
c) a descoberta da origem das varia??es.
d) o estabelecimento da lei do uso e do desuso.
e) a determina??o da imutabilidade das esp?cies.
10. Considere os seguintes fatos relacionados com a evolu??o das esp?cies:
(I) muta??o;
(II) sele??o natural;
(III) lei do uso e do desuso;
(IV) heran?a dos caracteres adquiridos;
(V) isolamento de girafas. A hip?tese de Lamarck era fundamentada em:
a) I, II e V
b) III e IV
c) I, III e V
d) I, III e IV
e) I, III, IV e V
11. A lei do uso e desuso e a transmiss?o das caracter?sticas adquiridas caracterizam o:
a) fixismo.
b) darwinismo.
c) mendelismo.
d) lamarckismo.
e) criacionismo.
12. As teorias da transmiss?o heredit?ria dos caracteres adquiridos e da sele??o natural foram propostas, respectivamente por:
a) Darwin e Lamarck.
b) Lamarck e Darwin.
c) Lamarck e Mendel.
d) Darwin e Weismann.
e) Weismann e Darwin.
13. Lamarck (1744-1829) foi um dos ?nicos a propor, antes de Darwin, uma hip?tese bem elaborada para explicar a evolu??o. Analise as tr?s afirma??es abaixo, verificando a(s) que poderia(m) ser atribu?da(s) a Lamarck:
I. Os caracteres adquiridos podem ser transmitidos de uma gera??o a outra.
II. Na luta pela vida, os jovens menos adaptados s?o eliminados, perpetuando-se os mais fortes.
III. A falta de uso de um ?rg?o provoca a sua atrofia e, consequentemente, o seu desaparecimento.
Marque a op??o correta:
a) somente I
b) somente II
c) somente III
d) somente I e II
e) somente I e III
14. ?Seus ancestrais eram animais de quatro patas como os demais r?pteis. Uma necessidade surgiu e esses animais passaram a se mover deslizando pelo solo e esticando o corpo para atravessar passagens estreitas. Nessas condi??es as patas deixaram de ter utilidade e passaram at? a prejudicar o deslizamento. As patas, pela falta de uso, foram se atrofiando e, ap?s um longo tempo, desapareceram por completo?. Este texto exemplifica a teoria denominada:
a) fixismo.
b) darwinismo.
c) morganismo.
d) lamarckismo.
e) sele??o natural.
15. As afirmativas abaixo est?o baseadas em teorias evolutivas.
I. O ambiente seleciona a variabilidade existente em uma popula??o.
II. As caracter?sticas adquiridas ao longo da vida de um organismo s?o transmitidas aos seus descendentes.
III. Uma ginasta que desenvolveu m?sculos fortes, atrav?s de intensos exerc?cios, ter? filhos com a musculatura bem desenvolvida.
IV. Em uma ninhada de c?es, o animal mais bem adaptado ?s condi??es de vida existentes sobreviver? por mais tempo e, portanto, ter? oportunidade de gerar um n?mero maior de c?ezinhos semelhantes a ele.
A alternativa que cont?m, respectivamente, ideias de Lamarck e de Darwin ?:
a) I e II.
b) I e IV.
c) IV e II.
d) III e II.
e) III e IV.
16. ?Existem os mais fortes e os mais fracos, os sexualmente mais atraentes e os menos atraentes, os mais adaptados ?s condi??es ambientais e os menos adaptados; por isso, numa mesma esp?cie, os indiv?duos n?o s?o exatamente iguais entre si. Sendo que os mais adaptados se perpetuam e os menos adaptados tendem a ser eliminados da popula??o?.
Esse texto est? de acordo com o conceito:
a) fixista.
b) naturalista.
c) da sele??o natural.
d) da gera??o espont?nea.
e) da transmiss?o de caracteres adquiridos.
17. Analise as proposi??es:
I. As girafas ficaram com o pesco?o comprido para comerem as folhas situadas em ?rvores altas.
II. Algumas girafas, por terem pesco?o comprido, podiam comeras folhas situadas em ?rvores altas.
III. Um halterofilista, com a musculatura desenvolvida ? custa de muito exerc?cio, dever? ter filhos com grande desenvolvimento muscular. Essas proposi??es podem ser atribu?das respectivamente a:
a) Darwin, Darwin, Darwin.
b) Lamarck, Lamarck, Darwin.
c) Darwin, Lamarck, Lamarck.
d) Lamarck, Darwin, Lamarck.
e) Lamarck, Lamarck, Lamarck.
18. Dos postulados abaixo, qual deles est? mais diretamente relacionado a Charles Darwin?
a) A muta??o ? uma altera??o na sequ?ncia de bases do DNA.
b) As caracter?sticas adquiridas pelo uso s?o transmitidas de gera??o em gera??o.
c) Atrav?s da sele??o natural, as esp?cies ser?o representadas por indiv?duos cada vez mais adaptados.
d) Um ?rg?o ou uma outra estrutura qualquer se desenvolve quando o meio externo imp?e tal necessidade.
e) A evolu??o resulta de modifica??es nos genes dos indiv?duos, que por sua vez ser?o transmitidas aos seus descendentes.
19. Considere os itens que seguem.
I. Comprova??o da transmiss?o das caracter?sticas adquiridas.
II. Desenvolvimento do conceito de adapta??o dos indiv?duos a o meio ambiente.
III. Descoberta dos mecanismos respons?veis pela variabilidade gen?tica de uma popula??o.
A contribui??o de Lamarck ? teoria da evolu??o reside em:
a) I apenas.
b) II apenas.
c) I, II e III.
d) I e III apenas.
e) II e III apenas.
20. Considere as afirma??es a seguir:
I. Os peixes de cavernas tornaram-se cegos por n?o precisar em mais da vis?o.
II. As gar?as desenvolveram pernas longas esticando-se para manter o corpo fora da ?gua.
III. As girafas aumentaram o comprimento dos pesco?os esticando-se para atingir as folhas no topo das ?rvores. ? poss?vel considerar compat?vel com a teoria de Lamarck:
a) apenas I.
b) apenas II.
c) I, II e III.
d) apenas I e II.
e) apenas I e III.
1. E | 11. D |
2. E | 12. B |
3. D | 13. E |
4. A | 14. D |
5. D | 15. C |
6. A | 16. C |
7. C | 17. D |
8. A | 18. C |
9. B | 19. B |
10. B | 20. C |
Nome | Tipo |
---|---|
Evolu??o dos palitos | Experimento pr?tico |
Dispon?vel: http://ojornaldaevolucao7ano.blogspot.com.br/p/tire-nota.html (Acesso em dia 17/05/2013)
Dispon?vel: http://www.planetabio.com/evolucionistas.html (Acesso em 17/05/2013)
Dispon?vel: http://www.canalcurta.com.br/index.php/programas/no-jardim-de-darwin/ (Acesso em 17/05/2013)
A avalia??o dos alunos poder? ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es da turma como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas ou, mais especificamente, do desempenho no ?J?ri simulado?.