Leandro Rezende, Elizabeth Rezende de Faria.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Projetos de forma??o dos alunos |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Valores culturais |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
No??es de utiliza??o do computador e navega??o na internet.
Antes de iniciar essa aula, o professor dever? criar um blog que ser? utilizado pelosalunos para registrarem e socializarem os resultados de seus trabalhos, estudos e pesquisas. O professor tamb?m utilizar? o blog para postar orienta??es das atividades a serem realizadas nas aulas.
Sugest?o de v?deo explicativo para cria??o de blogs: Como criar um blog no Bloogger ? Blogspot. http://www.youtube.com/watch?v=lQOlc6qo2mE. Acesso em 11 de maio de 2013.
Solicitar que os alunos tragam para a pr?xima aula o laptop do projeto Um Computador por Aluno ? UCA. Caso a escola n?o participe desse projeto, reservar o Laborat?rio de Inform?tica para a realiza??o das primeiras aulas.
Sugerimos que, para o in?cio dos trabalhos, esse blog seja de uso restrito de cada turma. O professor criar? uma senha e um login para cada grupo acessar o blog e publicar trabalhos e documentos. Posteriormente, o professor tornar? p?blico o resultado dos trabalhos realizados.
Aula 1 e 2 ? O blog da turma
1? Atividade:
Iniciar a aula perguntando ao aluno se conhece ou j? utilizou algum blog. Caso algum aluno manifeste ter experi?ncia com o uso desta ferramenta, solicitar que explique aos demais colegas o que ? um blog e como ele funciona.
Aproveitar a oportunidade e orientar os alunos a respeito das possibilidades que o uso de novas tecnologias oferece, mas tamb?m dos riscos que envolvem esta nova modalidade de comunica??o.
A seguir, solicitar aos alunos que se organizem em duplas (ou trios) e acessem na internet os seguintes blogs:
? http://www.blogsportbilk.blogspot.com.br/.Acesso em 11 de maio de 2013.
? http://domingueirasbikeblog.blogspot.com.br. Acesso em 11 de maio de 2013.
? http://www.skatecultura.com/. Acesso em 11 de maio de 2013.
? www.basquetederua.com. Acesso em 11 de maio de 2013.
? http://gosurf.blog.br/. Acesso em 11 de maio de 2013.
? http://blogvoleidepraia-sc.blogspot.com.br/. Acesso em 11 de maio de 2013.
Dispon?vel em:www.blogsportbilk.blogspot.com Acesso em 15 de maio de 2013.
Professor, durante a navega??o, solicitar as duplas (ou trios) que fiquem atentos para identificarem conte?dos, ferramentas, tipos de registros, curiosidades e detalhes presentes em cada blog pesquisado. Verifique tamb?m, se todos os blogs s?o utilizados para a mesma finalidade. Sugerimos que essa navega??o n?o ultrapasse 10 minutos.
Para concluir essa discuss?o, solicitar aos alunos que assistam ao filme ?O que ? um blog?. Esse filme contribuir? para que o aluno entenda o que ? um blog, para que serve e qual ? sua finalidade. Dispon?vel no site:http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0. Acesso em 11 de maio de 2013.
2? Atividade:
Agora ? hora de conhecer o blog da turma criado pelo professor.
Informar aos alunos o endere?o, a senha e login do blog da turma e solicitar que, em duplas, explorem o blog.
Professor, nesse momento ? importante que tenha computador ligado ao data show para apresentar o blog e direcionar essa explora??o. Pergunte aos alunos:
? Qual ? a opini?o de voc?s sobre o t?tulo do blog?
? O que voc?s acharam do design do nosso blog? Alguma sugest?o para melhorar o Blog?
? Visualize o perfil da nossa turma.
? O que podemos postar no perfil da turma?
Aula 3 ? Produ??o de texto coletivo e postagem no blog
Professor, para saber um pouco mais sobre a produ??o de texto, acesse o site:
Produ??o de texto. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/. Acesso em 12 de maio de 2013.
Iniciar a aula solicitando ?s duplas que acessem o blog da turma para ler, com aten??o, as orienta??es das atividades previstas para essa aula.
Propor aos alunos uma produ??o de texto coletivo sobre a utiliza??o de blog.
Orientar os alunos sobre as regras para produ??o de um texto. A partir das informa??es presentes no roteiro postado no blog, solicitar a dupla que construa um texto a ser entregue ao professor.
? Tema do texto: O blog na educa??o.
? Orientar ?s duplas que escrevam sobre as seguintes quest?es:
o Para qu? utilizar um blog na escola?
o O que sentiram quando navegamos por v?rios blogs?
o Quais foram as dificuldades para se utilizar o blog?
? Solicitar que apontem duas hip?teses para a primeira quest?o, apresentando seus argumentos para as quest?es solicitadas.
? Apresentar sua conclus?o no final do texto.
Ap?s estasorienta??es, entregar uma folha em branco para cada dupla e pedir que trabalhem na produ??o de seu texto. Ap?s concluir o texto e ler atentamente o que escreveu fazer as devidas corre??es. Digitar o texto corretamente e aguardar orienta??es para sua publica??o no blog.
Terminado adigitaliza??o, solicitar ?s duplas que assistam ao v?deo ?Como publicar posts no Blogger? e pesquisem as informa??es necess?rias para postar seu texto produzido no blog da turma. Para isso assistam ao v?deo dispon?vel no site: http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=zKdWGkT1Nf4&NR=1(acesso em 11 de maio de 2013).
Orientar as duplas para acessar novamente o blog da turma e ler, com aten??o, as orienta??es necess?rias para realiza??o da postagem do seu texto.
Obs. Solicitar aos alunos que, em casa, acessem ao blog da turma para conhecer os textos das demais duplas, postando no blog seus coment?rios a respeito dos textos lidos.
Informar aos alunos que nas pr?ximas aulas realizaremos uma pesquisa para identificar o interesse esportivo dos alunos da turma e as principais caracter?sticas de quem pratica determinada modalidade esportiva. Utilizaremos o blog para registrar e socializar o processo e os resultados das pesquisas. Continuem acessando o blog para saber das orienta??es das atividades a serem realizadas na aula.
Aula 4 a 6 - A pesquisa no blog
Professor, poste antecipadamente no blog da turma, a informa??o de que na pr?xima aula, iniciaremos a pesquisa para identificar o interesse esportivo dos alunos da turma, bem como as principais caracter?sticas de quem pr?tica determinada modalidade esportiva: h?bitos, maneiras de vestir e comunicar, aspectos f?sicos e antropom?tricos.
Disponibilize tamb?m no blog da turma:
1- Um quadro de identifica??o utilizando o programa Word.
Sugest?o de dados para compor o quadro de identifica??o:
? Nome dos componentes do Grupo de Trabalho.
? Modalidade esportiva preferida pelo grupo (apenas uma).
Caracter?sticas dos praticantes desta modalidade: h?bitos, maneira de vestir, maneira de comunicar; aspectos f?sicos e antropom?tricos.
Quadro de Identifica??o
Aten??o: para postar no blog, copiar o quadro do documento Word e colar no espa?o do blog destinado para escrever. N?o utilizar imagens para inserir esse Quadro de Identifica??o, pois n?o ser? poss?vel os grupos postarem o resultado de suas pesquisas.
2- O roteiro das sugest?es de sites que podem ser utilizados.
Sugest?o de roteiro:
1. Eleger os esportes que tiveram maior incid?ncia de repostas e os distribuam para que todos os grupos pesquisem sobre um esporte diferente, evitando assim que dois grupos pesquisem sobre um mesmo tema.
2. Al?m dos blogs descritos nas aulas anteriores, sugerir sites de blogs e v?deos dos esportes pesquisados, exemplo:
?
a. Futebol:
i. Futebol de rua: extremo. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=YmzUOABtpVI. Acesso em 11 de maio de 2013.
ii. Futebol de rua cada vez mais surpreendente.avi. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=0f0yrppocgw&NR=1&feature=fvwp. Acesso em 11 de maio de 2013.
b. Basquete:Blog da Reda??o. Dispon?vel em: http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2012/10/09/anao-supera-grandalhoes-e-da-show-em-liga-de-basquete-de-rua-nos-estados-unidos/. Acesso em 11 de maio de 2013.
c. Voleibol:Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=gLRCPCk-BfM. Acesso em 11 de maio de 2013.
d. Handebol:
iii. Jovens jogadores de handebol lutam por reconhecimento. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=KvqaF-yYyOU. Acesso em 11 de maio de 2013.
iv. Handebol escolar contou com mais de 120 alunos. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=OTguxdEou-o. Acesso em 11 de maio de 2013.
3- Postar no blog, o roteiro com as seguintes orienta??es para realiza??o da pesquisa:
a. Solicitar aos alunos que escolham, no grupo, aquele que digite melhor para ser o respons?vel pelos registros no quadro de informa??es.
b. Acessar a internet, entrar no blog da turma, fazer o login e clicar no ?cone ?nova postagem?.
c. Clicar no T?tulo do Quadro de Informa??es e solicitar aos alunos que cliquem no ?cone ?editar?.
d. Cada grupo, ap?s definir qual esporte ir? pesquisar, dever?:
i. Acessar os sites, assistir os v?deos sugeridos e pesquisar sobre as caracter?sticas das pessoas que praticam o esporte escolhido.
ii. Identificar e preencher o que se pede no quadro de informa??es.
iii. Registrar, logo abaixo do quadro, outras informa??es que julgar importante.
iv. Ap?s concluir o preenchimento do quadro e antes de publicar a postagem, ler com aten??o e certificar se n?o h? nenhum tipo de erro.
v. Publique sua postagem e, ap?s isso, acesse os demais registros dos outros grupos para sinalizar se h? algum erro.
vi. Identificado algum ponto falho no Quadro de Informa??o, comunicar ao grupo que realizou a atividade e solicitar para que fa?am a corre??o, em caso de d?vida oriente-os a esclarec?-las com voc? antes da corre??o.
vii. Feitas as corre??es, aguardar a conclus?o dos trabalhos dos demais grupos, para iniciar a apresenta??o do resultado de seu tralho para sua turma.
Respeitado esses procedimentos, dirigir aos alunos informando sobre o que faremos na aula de hoje:
1? Atividade:
Professor, iniciar a aula reunindo os alunos em grupos com quatro participantes e explicar o objetivo da aula:
Definir uma modalidade esportiva que todos gostam de praticar e identificar as caracter?sticas de cada grupo de pessoas que pratica essa modalidade.
Solicitar aos alunos que, por meio de uma conversa informal, opinar sobre as seguintes quest?es:
? Qual ? o esporte que eles mais gostam e praticam? Por qu??
? Quando um grupo de pessoas que tem o interesse por uma mesma modalidade esportiva, se agrega, passa a manifestar aproxima??es nas suas vontades, h?bitos, pensamentos, maneiras de vestir dentre outros comportamentos? Por qu??
O professor dever? consultar a turma e definir quantos e quais grupos ficar?o respons?veis pelos registros (escritos e/ou gravados e/ou filmados) das opini?es dos alunos durante a discuss?o das quest?es anteriores. Os grupos que fizeram os registros dever?o identificar quais foram as modalidades esportivas que tiveram a maior incid?ncia e postar os registros blog da turma.
2? Atividade:
No laborat?rio de inform?tica, acessar o blog e ler com aten??o as orienta??es postadas pelo professor para preenchimento do Quadro de Identifica??o das caracter?sticas dos grupos de pessoas que praticam determinada modalidade esportiva.
De posse de estas informa??es, orientar os grupos de alunos para que todos respondam ? pesquisa, dando todas as informa??es solicitadas no Quadro de Identifica??o.
Caso o grupo tenha alguma d?vida, consultar o professor antes de come?ar sua pesquisa.
Dirigir aos alunos com a seguinte proposi??o:
Agora que temos as opini?es dos alunos e identificamos quais s?o as modalidades mais praticadas por eles, vamos pesquisar nos blogs e sites que falam sobre essas modalidades, as seguintes quest?es:
? Existem h?bitos, maneiras de vestir e comunicar, aspectos f?sicos e antropom?tricos que caracterizam as pessoas que praticam determinada modalidade? Quais?
? Existem outras caracter?sticas ou curiosidades que est?o presentes nos grupos de pessoas que praticam um mesmo esporte? Quais?
Terminado o trabalho dos grupos, o professor dever? projetar o Quadro de Informa??es preenchido pelos grupos de trabalho e solicitar que cada grupo apresente e comente sobre o resultado do trabalho de seu grupo.
Ao final da apresenta??o dos grupos, dialogar com os alunos sobre o resultado da pesquisa e solicitar que cada um avalie se as caracter?sticas dos praticantes da sua modalidade indicadas na pesquisa, coincidem com as suas e se influenciaram de fato na forma??o de sua identidade, integra??o social e demandas cotidianas.
Sugest?o de pergunta motivadora para essa an?lise:
Os h?bitos, as maneiras de vestir, de comunicar, os aspectos f?sicos caracter?sticos do esporte que voc? gosta, interferem e/ou influenciam na sua vida social, na sua linguagem, na forma??o de sua identidade?
Os alunos devem registrar (por escrito ou v?deo) suas an?lises e conclus?es e, ap?s revis?o, postar no blog da turma.
Ap?s publica??o de todas as informa??es no blog o professor tornar? p?blico o resultado dos trabalhos realizados.
Sugest?o de aula do Portal do Professor sobre cria??o de blogs: HOLANDA, J. D. M.; DUARTE, L.L.; LUSTOSA. E. B. T. Criando um blog. Dispon?vel em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278. Acesso em 11 de maio de 2013.
Sugest?o de site que orienta a cria??o e administra??o de blogs: http://www.slideshare.net/professorayvana/blog-educacional-8135909?src=related_normal&rel=5348574. Acesso em 11 de maio de 2013.
MAGALH?ES, T. G. Produ??o de texto argumentativo: do esquema ao texto. Dispon?vel em; http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9978. Acesso em 12 de maio de 2013.
Sugest?o de site de orienta??o ao professor sobre os textos digitalizados:
FRAN?A, T. M. Trabalhando a produ??o de texto digitado. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21237. Acesso em 12 de maio de 2013.
Artigo explica como digitar e configurar um texto no Microsoft Word: Word ? Digitando texto. Dispon?vel em: http://www.rhportal.com.br/download/apostilas/wordbasico.pdf. Acesso em 12 de maio de 2013.
DISSERTA??O:
RODRIGUES, Cl?udia. O uso de blogs como estrat?gia motivadora para o usa da escrita na escola. Disserta??o de Mestrado. Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas, SP. UNICAMP, 2008. Dispon?vel em: http://www.scribd.com/doc/13499300/dissertacaousodosblogs. Acesso em 12 de maio de 2013.
Observar a participa??o e envolvimento ao longo do trabalho e avaliar se os alunos:
? Compreenderam o funcionamento do blog acessando e postando informa??es.
? Produziram textos para postagem no blog.
? Identificaram se as caracter?sticas dos praticantes de determinado esporte contribuem para a forma??o de sua identidade, integra??o social e demandas cotidianas.
? Participaram ativamente das discuss?es e an?lises realizadas com argumenta??es pertinentes aos assuntos trabalhados.