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Doen?as sexualmente transmiss?veis (DSTs) ? Parte 1

Autor e Co-autor(es)

CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

L?rida de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os m?todos de preven??o das DSTs.

Identificar situa??es de vulnerabilidade frente ?s DSTs.

Compreender a import?ncia da pr?tica do sexo seguro para a sa?de humana.

Duração das atividades

03 AULAS (50 MINUTOS CADA)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No??es b?sicas de DSTs (Ensino Fundamental).

No??es b?sicas de Inform?tica.

Interpreta??o de textos.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento: Conhecendo as DSTs

Prepara??o do Ambiente:

Esse momento da aula poder? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser?o necess?rios um computador e um projetor multim?dia para a exibi??o dos v?deos selecionados abaixo. O professor pode tamb?m fazer o download dos v?deos previamente e grav?-los em DVD, para exibi??o em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.

Observa??o:

Fica a crit?rio do professor a interrup??o parcial dos v?deos para a discuss?o de algumas cenas. Essa estrat?gia possivelmente ser? mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante coment?rios espont?neos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade ? a exibi??o completa dos v?deos seguida da discuss?o. 

V?deo 1 ? Descubra a diferen?a entre as doen?as sexualmente transmiss?veis (23:49)

1

Dispon?vel: http://globotv.globo.com/rede-globo/bem-estar/v/descubra-a-diferenca-entre-as-doencas-sexualmente-transmissiveis/2097946/ (Acesso em 17/05/2013)

V?deo 2 ? Doen?as Sexualmente Transmiss?veis (DST) (8:36)

2

Dispon?vel: http://www.youtube.com/watch?v=RYQgyfiqwvU(Acesso em 17/05/2013)

Finalizada a exibi??o dos v?deos, o professor mediar? um debate com os alunos por meio da apresenta??o de quest?es norteadoras. S?o elas:

1 ? O que caracteriza as DSTs?

2 ? Quais s?o os principais sintomas das DSTs?

3 ? De que forma as DSTs podem ser prevenidas?

4 ? De que forma as DSTs podem ser diagnosticadas?

5 ? De que forma as DSTs podem ser tratadas?

6 ? Quais s?o as principais complica??es das DSTs?

O professor deve registrar os pontos principais do debate e ficar atento a poss?veis equ?vocos, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os alunos em rela??o ?s quest?es em pauta, assim como estimular a argumenta??o dos alunos por meio de perguntas complementares.

Segundo Momento: Ampliando o conhecimento sobre as DSTs

Esse momento da aula dever? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica. Agora ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, caderno para anota??es, caneta e l?pis. O professor dever? organizar a turma em sete grupos ? preferencialmente com, no m?nimo, tr?s integrantes cada ? para a utiliza??o dos computadores, sendo necess?rio um computador por grupo.

Observa??o:

Caso o professor n?o disponha de um Laborat?rio de Inform?tica, pode orientar os alunos a realizar a coleta de dados em casa, mantendo a organiza??o em grupos.

Como se v? abaixo, cada um dos sete grupos ficar? respons?vel por coletar dados sobre diferentes tipos de DSTs, consultando, para tanto, sites espec?ficos.

Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos sete grupos a coletar dados referentes:

  • ? caracteriza??o das DSTs designadas para o grupo
  • A seu agente;
  • ?s suas complica??es e consequ?ncias;
  • ? sua transmiss?o;
  • A seu per?odo de incuba??o;
  • A seu diagn?stico;
  • A seu tratamento e
  • ? sua preven??o

?

Cada um dos grupos dever? selecionar e arquivar, em um documento do Microsoft Word, as informa??es e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos par?metros estabelecidos, as quais ser?o utilizadas no momento seguinte da aula.

Sites indicados para consulta:

Grupo 1:   Cancro mole e condiloma acuminado (HPV)

Dispon?vel: http://www.dst.com.br/pag02.htm(Acesso em 17/05/2013)

Dispon?vel: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hpv (Acesso em 17/05/2013)

Dispon?vel: http://www.aids.gov.br/pagina/dst-1(Acesso em 17/05/2013)


Grupo 2: Clam?dia e gonorreia

Dispon?vel: http://www.brasilescola.com/doencas/clamidia.htm(Acesso em 17/05/2013)

Dispon?vel: http://www.dst.com.br/pag04.htm(Acesso em 17/05/2013)

Dispon?vel:  http://www.aids.gov.br/pagina/dst-1(Acesso em 17/05/2013)


Grupo 3: HIV (AIDS)

Dispon?vel: http://www.dst.com.br/pag08.htm(Acesso em 17/05/2013)

Dispon?vel: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/aids(Acesso em 17/05/2013)

Dispon?vel: http://www.aids.gov.br/pagina/dst-1(Acesso em 17/05/2013)


Grupo 4: Doen?a inflamat?ria p?lvica (DIP) e donovanose

Dispon?vel: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?156(Acesso em 17/05/2013)

Dispon?vel: http://www.infoescola.com/doencas/donovanose/(Acesso em 17/05/2013)

Dispon?vel: http://www.aids.gov.br/pagina/dst-1(Acesso em 17/05/2013)


Grupo 5: Hepatite B e  herpes

Dispon?vel: http://www.dst.com.br/pag06.htm(Acesso em 17/05/2013)

Dispon?vel: http://www.dst.com.br/pag03.htm(Acesso em 17/05/2013

Dispon?vel: http://www.aids.gov.br/pagina/dst-1(Acesso em 17/05/2013)


Grupo 6: S?filis e  Tricomon?ase

Dispon?vel: http://www.dst.com.br/pag01.htm(Acesso em 17/05/2013)

Dispon?vel: http://www.infoescola.com/doencas/tricomoniase/(Acesso em 17/05/2013)

Dispon?vel: http://www.aids.gov.br/pagina/dst-1(Acesso em 17/05/2013)
?

Grupo 7: Infec??o pelo V?rus T-linfotr?pico humano (HTLV) e  Linfogranuloma ven?reo

Dispon?vel: http://www.medicinageriatrica.com.br/2012/08/25/doenca-sexualmente-transmitida-infeccao-pelo-virus-t-linfotropico-humano-htlv/ (Acesso em 17/05/2013)

Dispon?vel: http://www.tuasaude.com/linfogranuloma-venereo/  (Acesso em 17/05/2013)

Dispon?vel: http://www.aids.gov.br/pagina/dst-1 (Acesso em 17/05/2013)

Terceiro Momento: Organizando um semin?rio de pesquisa sobre as DSTs

Prepara??o do Ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a crit?rio do professor, e consiste na apresenta??o de semin?rios de pesquisa.

Ser?o utilizadas as informa??es e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.

O semin?rio de pesquisa nada mais ? do que um procedimento metodol?gico que envolve o estudo e a apresenta??o em grupo sobre um determinado assunto (vide link abaixo)

Dispon?vel:  http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario(Acesso em 17/05/2013)

A apresenta??o dos grupos poder? ser feita por meio de exposi??o oral, utiliza??o do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.

Cabe ao professor fazer uma avalia??o global sobre a apresenta??o dos grupos, enfatizando a adequa??o das informa??es veiculadas, bem como uma s?ntese das conclus?es.

Observa??o:

Os grupos dever?o arquivar as informa??es e as imagens obtidas nos sites e utilizadas para a elabora??o do semin?rio para que possam tamb?m utiliz?-las posteriormente, na continuidade dessa aula, intitulada Doen?as sexualmente transmiss?veis (DSTs) ? Parte 2.

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o dos alunos poder? ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es da turma como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas ou, mais especificamente, do desempenho no semin?rio de pesquisa.