Portal do Professor

Início do Conteúdo

Toda atividade f?sica ? esporte??

Autor e Co-autor(es)

Cleber Garcia Casagrande imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende, Elizabet Rezende.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conceituar e diferenciar atividade f?sica e esporte.
  • Identificar atividades f?sicas e pr?ticas esportivas realizadas pelas pessoas em nossa sociedade;
  • Comparar essas atividades identificando as caracter?sticas espec?ficas de cada uma assim como, os efeitos para as crian?as, jovens, adultos e terceira idade.

Duração das atividades

08 horas/aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento pr?vio.

Estratégias e recursos da aula

1? AULA: Identifica??o do conhecimento pr?vio da turma sobre esporte

  • O professor iniciar? a aula apresentando imagens de alguns esportes e de pessoas praticando atividades f?sicas. Antes da exposi??o das imagens, o professor orientar? os alunos pensarem em duas quest?es: a) Quais pr?ticas de atividades f?sicas que eles conhecem e j? vivenciaram? b) Quais modalidades esportivas que eles conhecem e j? praticaram?

Sugest?es de imagens:

i1

?

Dispon?vel em:  https://www.google.com.br/search?q=atividade+f%C3%ADsica&hl=pt-BR&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=l0-ZUZHrHuaS0QH9v4GgBA&sqi=2&ved=0CDMQsAQ&biw=1366&bih=643#imgrc=JTy-dvuda3oKrM%3A%3BVpQ8BaMX1PwceM%3Bhttp%253A%252F%252F2.bp.blogspot.com%252F_49RkSFJQn0Q%252FTL8simG-kFI%252FAAAAAAAAAGM%252FO7YzK_aMna8%252Fs1600%252Fatividade_fisica.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Ftecnutribrunacaemerer.blogspot.com%252F2010%252F10%252Fatividade-fisica-em-jejum-tome-cuidado.html%3B364%3B410 Acessado dia 15 de maio de 2013.

i2

Dispon?vel em: https://www.google.com.br/search?q=ATIVIDADE+F%C3%8DSICa&hl=pt-BR&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=cVCZUYLcGqHk0gHRyoDIBg&sqi=2&ved=0CDMQsAQ&biw=1366&bih=643#imgrc=wTgiie7IvYSx_M%3A%3B7dCBOAYATAkn4M%3Bhttp%253A%252F%252Fmsalx.claudia.abril.com.br%252F2012%252F09%252F04%252F1325%252F9gWCn%252Fpilates-atividade-fisica-saude-teste.jpg%253F1346776238%3Bhttp%253A%252F%252Fclaudia.abril.com.br%252Ftestes%252Fqual-e-a-atividade-fisica-que-mais-combina-com-voce%253Fp%253D%252Fparticipe%252Ftestes%3B415%3B350 Acessado no dia 15 de maio de 2013.

i3

Dispon?vel em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=643&q=esporte&oq=esporte&gs_l=img.3..0l10.2430.3337.0.4138.7.7.0.0.0.0.213.984.3j3j1.7.0...0.0...1ac.1.14.img.GQPiHRbv1D0#imgrc=n9EU6HxyE-HlqM%3A%3Bc6OzwjUTiJ987M%3Bhttp%253A%252F%252Fcatracalivre.com.br%252Fwp-content%252Fuploads%252F2012%252F06%252Fesportes-adolescentes.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fcatracalivre.com.br%252Fsp%252Furbanidade%252Fbarato%252Fesporte-jovem%252F%3B800%3B600 Acessado no dia 15 de maio de2013.

i4

Dispon?vel em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=643&q=esporte&oq=esporte&gs_l=img.3..0l10.2430.3337.0.4138.7.7.0.0.0.0.213.984.3j3j1.7.0...0.0...1ac.1.14.img.GQPiHRbv1D0#imgrc=BBHW7QHFey-pFM%3A%3BXV7KQjMM30F6UM%3Bhttp%253A%252F%252Fmaisequilibrio.terra.com.br%252Fmaisequilibrio%252Fimagens%252Finteracao%252Foriginal%252F6%252Fo-esporte-e-o-desenvolvimento-da-crianca-3-459.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fmaisequilibrio.terra.com.br%252Fo-esporte-e-o-desenvolvimento-da-crianca-7-1-6-686.html%3B570%3B379 Acessado no dia 15 de maio de 2013.

2. Logo ap?s esta din?mica, o professor informar? que devemos escolher uma das modalidades apresentadas nas 4 imagens anteriores para praticar utilizando o tempo do restante da aula. A escolha ser? por vota??o (op??o votada pela maioria).

3. Antes de conduzir os alunos para quadra (ou para outro espa?o adequado ? pr?tica mais votada), o professor indicar? como tarefa de casa, uma Enquete, que eles dever?o participar votando em uma das alternativas de respostas ? pergunta: Toda Atividade F?sica ? Esporte? Com as respostas da Enquete o professor identificar? o conhecimento pr?vio da turma em rela??o ? compreens?o conceitual de ?Atividade F?sica? e ?Esporte?.

Clique no link abaixo Imagem para acessar a Enquete.

enquete

http://www.enquetes.com.br/popenquete.asp?id=1065924, Acessado em 20 de maio de 2013.

Sugest?es de sites de cria??o de Enquete:

http://www.enquetes.com.br, Acessado em 18 de maio de 2013.

http://www.criarenquete.com.br/, Acessado em 18 de maio de 2013.

Sugest?es de v?deos com tutoriais:

Como fazer um Quis em Flash, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=nOJDIjsRyZc  Acessado em 15 de maio de 2013.

2? E 3? AULAS: Discuss?o dos resultados da Enquete

?

  1. O professor iniciar? a aula a partir da tarefa de casa da aula anterior. Ser? feita uma exposi??o dos resultados da Enquete: ?Toda Atividade F?sica ? Esporte??.

Aten??o Professor!! O ideal ? fazer a exposi??o dos resultados tantos por n?meros como por percentuais. Nesse caso, basta clicar no segundo ?bot?o? virtual -  Resultado Parcial - inserido na parte inferior da Enquete (veja imagem abaixo). Ao clicar nesse ?cone voc? ter? tanto os percentuais de vota??o como o n?mero da quantidade de votos at? o momento. Esses n?meros dever?o ser projetados para os alunos, de modo a se tornarem objeto de discuss?o na aula.

Veja na imagem abaixo como voc? deve fazer para ter acesso aos resultados parciais da Enquete:

enq 2

2. Em seguida, o professor dever? conduzir a discuss?o, solicitando que os alunos justifiquem suas respostas. Ele permitir? que os alunos que se sentirem ? vontade revelem qual foi o seu voto, no entanto, dever?o responder o ?por que? de sua resposta. A din?mica pode ser realizada em di?logo aberto entre professores e alunos.

3. Ap?s a discuss?o o professor convidar? os alunos para escolherem vivenciarem a 2? pr?tica mais votada na aula anterior. E, quanto ?s respostas da Enquete, deixar? suspenso, o gabarito, e os alunos curiosos para descobrirem como encontrar?o a resposta correta para a referida Enquete.

4. Na aula seguinte, o professor apresentar? um v?deo denominado: Esporte na escola ? (Programa 03) do site TV Escola. O professor apresentar? o v?deo no intuito de voltar a problematizar os argumentos presentes na pol?mica lan?ado desde o in?cio: Afinal, toda atividade f?sica ? esporte?

tv escola

Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5056 Acesso em 15 de maio de 2013.

  1. Logo depois da apresenta??o do v?deo, o professor permitir? que os alunos se expressem em rela??o ?s modalidades que eles viram e que podem estar associadas ao conceito de Atividade F?sica ou Esporte. Algumas perguntas podem orientar a discuss?o, tais como:

a)    Quais modalidades do v?deo voc? mais gostou? Por qu??

b)    Algumas delas poderiam ser chamadas de Atividades F?sicas? Esportes? Ou as duas coisas?

Exemplo: A tradicional ?Corrida de Jerico? em Pernambuco, pode ser considerada Esporte?

6.  Em seguida, o professor solicitar?, como tarefa de casa, que os alunos pesquisem para pr?xima aula, algumas defini??es de Atividade F?sica e Esporte. Nesse caso, o professor dever? indicar um roteiro de sites para que os alunos n?o se percam em consultas na internet que n?o atendam o objetivo da atividade.

?

Sugest?es de sites que podem compor o Roteiro:

?

Defini??es de Atividade f?sica:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atividade_f%C3%ADsica, Acessado em 18 de maio de 2013.

O que ? atividade f?sica? http://www.dicasdetreino.com.br/o-que-e-atividade-fisica/ Acessado em 18 de maio de 2013.

http://arquivos.portaldaindustria.com.br/portlet/200/14256/20120529074346888762e.pdf Acessado em 18 de maio de 2013.

Defini??es de Esporte:

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=esporte Acessado em 18 de maio de 2013.

http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_22/esportesaude.html Acessado em 18 de maio de 2013.

http://www.infojovem.org.br/infopedia/tematicas/esporte/esporte-educacional/ Acessado em 18 de maio de 2013.

?

4?, 5? E 6? AULAS: Socializa??o das pesquisas e viv?ncias

  1. No in?cio desta aula, o professor solicitar? que os alunos que sentirem vontade de falar, comentem individualmente as defini??es que encontrou.
  2. Em seguida, pe?a que os alunos dividam-se em grupos (m?ximo de 05 componentes), ediscutam em fun??o de suas defini??es pesquisadas, e entrem em um consenso para formularem apenas uma defini??o para cada conceito de ?Atividade F?sica? e ?Esporte?, mencionado dois exemplos pelos menos.
  3. O professor informar? que, na pr?xima aula, escolheremos (na forma de vota??o) doisdaqueles exemplos, para vivenciarmos, buscando identificar elementos desses conceitos nas caracter?sticas de cada atividade feita na aula sob orienta??o do professor.
  4. Na aula seguinte, o professor far? uma exposi??o de s?ntese sobre as defini??es de ?Atividade F?sica? e ?Esporte?, considerando as informa??es pesquisadas, inclusive partindo delas. O objetivo ? esclarecer as aproxima??es e distanciamentos dessas defini??es e, finalmente, evidenciar cientificamente (com base em seus referenciais te?ricos) as diferen?as conceituais entre Atividade F?sica e Esporte.

- Diante da din?mica acima, o professor poder? ainda:

a) Retomar a Enquete, e afirmar qual resposta esta correta com base na exposi??o s?ntese e defini??o fundamentada em suas refer?ncias cient?ficas;

b) Selecionar trechos do v?deo, apontando quais modalidades entrariam em um ou em outro conceito, diante dos esclarecimentos do ponto de vista cientifico que ele mostrou ? turma.

5. Ap?s essa exposi??o e esclarecimentos de d?vidas, fazer a vota??o dentre os exemplos de modalidades dos grupos da aula anterior, e vivenciara primeira modalidade mais votada. Exemplo de atividade mais votada: Modalidade Esportiva: voleibol.

- Ap?s a viv?ncia, o professor solicitar? que, em uma roda de conversa, os alunos comentem duas quest?es: porque a atividade que eles acabaram de fazer trata-se de um Esporte? Quais as caracter?sticas dessa modalidade que o define como pr?ticaesportiva?

Na aula seguinte, vivenciar a segunda modalidade mais votada e, ao final, desenvolver a mesma discuss?o com a turma sobre identifica??o das caracter?sticas que a definem como Atividade F?sica ou Esporte.

Sugest?es de sites sobre Institui??es Esportes:

www.brasilhandebol.com.br/ Acessado em 18 de maio de 2013.

www.cbv.com.br/ Acessado em 18 de maio de 2013.

www.futsaldobrasil.com.br/ Acessado em 18 de maio de 2013.

Aten??o Professor!!Caso voc? identifique possibilidades com a turma, e tenha um tempo maior, voc? pode ampliar um pouco mais a discuss?o. ? poss?vel abordar a diferen?a entre Atividade F?sica e Exerc?cio F?sico. Isto se justifica tendo em vista que at? mesmo a literatura cient?fica n?o ? pac?fica nessa diferencia??o. Sendo assim, ? poss?vel resgatar, com base em alguns autores, as diferen?as e similaridades desses conceitos. Nesse caso, o Esporte entraria como uma forma de se praticar Exerc?cio F?sico.

7? AULA: Quizz on line: Diferen?as entre Atividade F?sica e Esporte

  1. Ap?s o professor esclarecer conceitualmente essas diferen?as,ele convidar? a turma para um jogo virtual.

- Os alunos dever?o ser conduzidos para o Laborat?rio de Inform?tica da escola, e acessar?o um link que os levar?o ? um Quiz on line, previamente elaborado e testado pelo professor quanto ? sua funcionalidade. Para experimentar visite o link abaixo:

quiz

http://www.quizzes.com.br/pt/quiz/6864101/atividade-fisica-e-esporte Acessado em 18 de maio de 2013.

Sugest?es de sites para cria??o de Quiz:

http://www.quizzes.com.br/pt/como-criar-um-quiz Acessado em 18 de maio de 2013.

http://www.zooming.com.br/fazer-site/crie-um-quiz-para-o-seu-site/ Acessado em 18 de maio de 2013.

Recursos Complementares

Avaliação

  1. A avalia??o dever? ocorrer em todo processo na medida em que o professor observe e registre os dom?nios dos alunos sobre os conhecimentos te?rico/pr?ticos quanto ? diferen?a entre os conceitos estudados.
  2. Na ?ltima aula (aula 08), o professor poder? solicitar que os grupos se re?nam mais uma vez, e elaborem um cartaz que abordem as diferen?as conceituais entre Atividade F?sica e Esporte e exemplos de modalidades com imagens para exposi??o  na escola.