Leandro Rezende, Elizabet Rezende.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Nenhum conhecimento pr?vio.
1? AULA: Identifica??o do conhecimento pr?vio da turma sobre esporte
Sugest?es de imagens:
?
2. Logo ap?s esta din?mica, o professor informar? que devemos escolher uma das modalidades apresentadas nas 4 imagens anteriores para praticar utilizando o tempo do restante da aula. A escolha ser? por vota??o (op??o votada pela maioria).
3. Antes de conduzir os alunos para quadra (ou para outro espa?o adequado ? pr?tica mais votada), o professor indicar? como tarefa de casa, uma Enquete, que eles dever?o participar votando em uma das alternativas de respostas ? pergunta: Toda Atividade F?sica ? Esporte? Com as respostas da Enquete o professor identificar? o conhecimento pr?vio da turma em rela??o ? compreens?o conceitual de ?Atividade F?sica? e ?Esporte?.
Clique no link abaixo Imagem para acessar a Enquete.
http://www.enquetes.com.br/popenquete.asp?id=1065924, Acessado em 20 de maio de 2013.
Sugest?es de sites de cria??o de Enquete:
http://www.enquetes.com.br, Acessado em 18 de maio de 2013.
http://www.criarenquete.com.br/, Acessado em 18 de maio de 2013.
Sugest?es de v?deos com tutoriais:
Como fazer um Quis em Flash, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=nOJDIjsRyZc Acessado em 15 de maio de 2013.
2? E 3? AULAS: Discuss?o dos resultados da Enquete
?
Aten??o Professor!! O ideal ? fazer a exposi??o dos resultados tantos por n?meros como por percentuais. Nesse caso, basta clicar no segundo ?bot?o? virtual - Resultado Parcial - inserido na parte inferior da Enquete (veja imagem abaixo). Ao clicar nesse ?cone voc? ter? tanto os percentuais de vota??o como o n?mero da quantidade de votos at? o momento. Esses n?meros dever?o ser projetados para os alunos, de modo a se tornarem objeto de discuss?o na aula.
Veja na imagem abaixo como voc? deve fazer para ter acesso aos resultados parciais da Enquete:
2. Em seguida, o professor dever? conduzir a discuss?o, solicitando que os alunos justifiquem suas respostas. Ele permitir? que os alunos que se sentirem ? vontade revelem qual foi o seu voto, no entanto, dever?o responder o ?por que? de sua resposta. A din?mica pode ser realizada em di?logo aberto entre professores e alunos.
3. Ap?s a discuss?o o professor convidar? os alunos para escolherem vivenciarem a 2? pr?tica mais votada na aula anterior. E, quanto ?s respostas da Enquete, deixar? suspenso, o gabarito, e os alunos curiosos para descobrirem como encontrar?o a resposta correta para a referida Enquete.
4. Na aula seguinte, o professor apresentar? um v?deo denominado: Esporte na escola ? (Programa 03) do site TV Escola. O professor apresentar? o v?deo no intuito de voltar a problematizar os argumentos presentes na pol?mica lan?ado desde o in?cio: Afinal, toda atividade f?sica ? esporte?
Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5056 Acesso em 15 de maio de 2013.
a) Quais modalidades do v?deo voc? mais gostou? Por qu??
b) Algumas delas poderiam ser chamadas de Atividades F?sicas? Esportes? Ou as duas coisas?
Exemplo: A tradicional ?Corrida de Jerico? em Pernambuco, pode ser considerada Esporte?
6. Em seguida, o professor solicitar?, como tarefa de casa, que os alunos pesquisem para pr?xima aula, algumas defini??es de Atividade F?sica e Esporte. Nesse caso, o professor dever? indicar um roteiro de sites para que os alunos n?o se percam em consultas na internet que n?o atendam o objetivo da atividade.
?
Sugest?es de sites que podem compor o Roteiro:
?
Defini??es de Atividade f?sica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atividade_f%C3%ADsica, Acessado em 18 de maio de 2013.
O que ? atividade f?sica? http://www.dicasdetreino.com.br/o-que-e-atividade-fisica/ Acessado em 18 de maio de 2013.
http://arquivos.portaldaindustria.com.br/portlet/200/14256/20120529074346888762e.pdf Acessado em 18 de maio de 2013.
Defini??es de Esporte:
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=esporte Acessado em 18 de maio de 2013.
http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_22/esportesaude.html Acessado em 18 de maio de 2013.
http://www.infojovem.org.br/infopedia/tematicas/esporte/esporte-educacional/ Acessado em 18 de maio de 2013.
?
4?, 5? E 6? AULAS: Socializa??o das pesquisas e viv?ncias
- Diante da din?mica acima, o professor poder? ainda:
a) Retomar a Enquete, e afirmar qual resposta esta correta com base na exposi??o s?ntese e defini??o fundamentada em suas refer?ncias cient?ficas;
b) Selecionar trechos do v?deo, apontando quais modalidades entrariam em um ou em outro conceito, diante dos esclarecimentos do ponto de vista cientifico que ele mostrou ? turma.
5. Ap?s essa exposi??o e esclarecimentos de d?vidas, fazer a vota??o dentre os exemplos de modalidades dos grupos da aula anterior, e vivenciara primeira modalidade mais votada. Exemplo de atividade mais votada: Modalidade Esportiva: voleibol.
- Ap?s a viv?ncia, o professor solicitar? que, em uma roda de conversa, os alunos comentem duas quest?es: porque a atividade que eles acabaram de fazer trata-se de um Esporte? Quais as caracter?sticas dessa modalidade que o define como pr?ticaesportiva?
Na aula seguinte, vivenciar a segunda modalidade mais votada e, ao final, desenvolver a mesma discuss?o com a turma sobre identifica??o das caracter?sticas que a definem como Atividade F?sica ou Esporte.
Sugest?es de sites sobre Institui??es Esportes:
www.brasilhandebol.com.br/ Acessado em 18 de maio de 2013.
www.cbv.com.br/ Acessado em 18 de maio de 2013.
www.futsaldobrasil.com.br/ Acessado em 18 de maio de 2013.
Aten??o Professor!!Caso voc? identifique possibilidades com a turma, e tenha um tempo maior, voc? pode ampliar um pouco mais a discuss?o. ? poss?vel abordar a diferen?a entre Atividade F?sica e Exerc?cio F?sico. Isto se justifica tendo em vista que at? mesmo a literatura cient?fica n?o ? pac?fica nessa diferencia??o. Sendo assim, ? poss?vel resgatar, com base em alguns autores, as diferen?as e similaridades desses conceitos. Nesse caso, o Esporte entraria como uma forma de se praticar Exerc?cio F?sico.
7? AULA: Quizz on line: Diferen?as entre Atividade F?sica e Esporte
- Os alunos dever?o ser conduzidos para o Laborat?rio de Inform?tica da escola, e acessar?o um link que os levar?o ? um Quiz on line, previamente elaborado e testado pelo professor quanto ? sua funcionalidade. Para experimentar visite o link abaixo:
http://www.quizzes.com.br/pt/quiz/6864101/atividade-fisica-e-esporte Acessado em 18 de maio de 2013.
Sugest?es de sites para cria??o de Quiz:
http://www.quizzes.com.br/pt/como-criar-um-quiz Acessado em 18 de maio de 2013.
http://www.zooming.com.br/fazer-site/crie-um-quiz-para-o-seu-site/ Acessado em 18 de maio de 2013.