L?rida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
Conhecer as principais DSTs em termos de suas caracter?sticas b?sicas.
Utilizar recursos tecnol?gicos na constru??o do conhecimento sobre DSTs.
Organizar criteriosamente informa??es sobre DSTs oriundas de diferentes fontes.
No??es b?sicas de DSTs (Ensino Fundamental).
No??es b?sicas de Inform?tica.
Interpreta??o de textos.
Essa aula, como seu pr?prio t?tulo indica, representa a continuidade da aula Doen?as sexualmente transmiss?veis (DSTs) - Parte 1, dispon?vel no Portal do Professor.
Esse momento da aula poder? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser? necess?rio um computador com acesso ? internet e um projetor multim?dia para a exibi??o do v?deo selecionado abaixo.
O v?deo apresenta o passo-a-passo da cria??o de um texto colaborativo no Google Docs.
Dispon?vel http://www.youtube.com/watch?v=0RAqWea1o7s (Acesso feito dia 18/05/2013)
Sendo necess?rio o professor, deve auxiliar os alunos na interpreta??o das informa??es sobre a cria??o de um texto colaborativo no Google Docs, o qual ser? um importante meio de comunica??o, intera??o e explora??o do conte?do da aula.
O professor pode tamb?m fazer o download do v?deo previamente e grav?-lo em DVD, para exibi??o em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.
Esse momento da aula dever? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica e nele, o professor dever? orientar e acompanhar os alunos na cria??o de textos colaborativos no Google Docs, referente ao tema DSTs.
Os alunos devem retomar os sete grupos organizados previamente para os fins da aula Doen?as sexualmente transmiss?veis (DSTs) - Parte 1, uma vez que o conte?do para a elabora??o dos textos colaborativos ser? constitu?do basicamente pelas informa??es e imagens sobre DSTs coletadas para a pesquisa realizada em tal aula.
Ser? necess?rio um computador por grupo. O professor deve orientar os grupos a acessar o site abaixo, por meio do qual poder?o criar gratuitamente uma conta no Google Docs. Inicialmente, cada grupo dever? fazer sua inscri??o no Google Docs com um e-mail e senha.
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Dispon?vel: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=writely&passive=1209600&continue=https://docs.google.com/?tab%3Dwo%23&followup=https://docs.google.com/?tab%3Dwo<mpl=homepage (Acesso em 18/05/2013)
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Finalizada a inscri??o, cada grupo dever? inserir no Google Docs as informa??es e imagens coletadas, criando, assim, um arquivo pr?prio, que ter? um car?ter colaborativo na medida em que dever? ser constru?do conjuntamente pelos integrantes do grupo.
O professor deve acompanhar atentamente esse processo.
O professor dever? orientar cada um dos grupos a fornecer a senha de acesso de seus arquivos aos demais grupos. Desse modo, os grupos poder?o ter acesso aos arquivos uns dos outros, o que contribuir? para a socializa??o do conhecimento referente ao tema da aula.
Os alunos ainda dever?o ser orientados pelo professor a navegar nos arquivos dos colegas e coment?-los por meio de posts, refor?ando, assim, o car?ter colaborativo dos textos. Em casa, os alunos dever?o ainda convidar seus familiares e amigos para navegarem em seus arquivos para explorar mais esse recurso digital. Al?m disso, os textos colaborativos poder?o ser divulgados pelos alunos em suas m?dias sociais.
A cria??o de textos colaborativos no Google Docs poder? ser utilizada pelo professor em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos alunos nas atividades escolares.
Esse momento poder? ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do question?rio abaixo, o qual ? constitu?do por quest?es inspiradas em quest?es de processos seletivos de universidades e do Exame Nacional do Ensino M?dio (ENEM). Ressalte-se que o material disponibilizado aos alunos obviamente n?o deve apresentar as respostas, as quais se encontram destacadas em vermelho apenas para facilitar o trabalho do professor.
1. Uma nova preocupa??o atinge os profissionais que trabalham na preven??o da AIDS no Brasil. Tem-se observado um aumento crescente, principalmente entre os jovens, de novos casos de AIDS, questionando-se, inclusive, se a preven??o vem sendo ou n?o relaxada. Essa tem?tica vem sendo abordada pela m?dia:
"Medicamentos j? n?o fazem efeito em 20% dos infectados pelo v?rus HIV.
An?lises revelam que um quinto das pessoas rec?m-infectadas n?o haviam sido submetidas a nenhum tratamento e, mesmo assim, n?o responderam ?s duas principais drogas anti-AIDS. Dos pacientes estudados, 50% apresentavam o v?rus FB, uma combina??o dos dois subtipos mais prevalentes no pa?s, F e B". (Adaptado do "Jornal do Brasil", 02/10/2001.)
Dadas as afirma??es acima, considerando o enfoque da preven??o, e devido ao aumento de casos da doen?a em adolescentes, afirma-se que
I - Os v?rios tipos de v?rus est?o t?o resistentes que n?o h? nenhum tipo de tratamento eficaz e nem mesmo qualquer medida de preven??o adequada.
II - Os v?rus est?o cada vez mais resistentes e, para evitar sua dissemina??o, os infectados tamb?m devem usar camisinhas e n?o apenas administrar coquet?is.
III - O sucesso inicial dos coquet?is anti-HIV talvez tenha levado a popula??o a se descuidar e n?o utilizar medidas de prote??o, pois se criou a ideia de que estes rem?dios sempre funcionam.
Est? correto o que se afirma em
a) I, II e III.
b) I, apenas.
c) II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) II e III, apenas.
2. Considere as quatro afirma??es seguintes.
I. Nem todo portador do v?rus HIV tem AIDS.
II. O diafragma usado com espermicida ? um m?todo eficiente para se evitar o cont?gio pelo HIV.
III. O uso de preservativos ? dispens?vel nas rela??es sexuais entre duas pessoas j? infectadas pelo v?rus HIV.
IV. Uma mulher HIV positiva pode transmitir o v?rus ao seu filho durante a gravidez e o parto e pela amamenta??o.
Das afirma??es apresentadas, s?o corretas:
a) I e III.
b) I e II.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV.
3. Leia o trecho sobre HIV/AIDS a seguir, extra?do de um artigo que discute a trajet?ria da epidemia. Nele as autoras apresentam alguns relatos de jovens de escolas noturnas de S?o Paulo, ao mesmo tempo em que tecem seus coment?rios.
"A camisinha ? considerada eficaz para a AIDS, por?m pouco prazerosa e fr?gil: ? muito fininha, rasga com facilidade, parece uma bexiga. Na verdade eles continuam sem saber como us?-la e isso tem sido descrito como o motivo maior de falha da camisinha . A maioria dos programas n?o chega nos detalhes para ajud?-los a utilizar o preservativo adequadamente, param no use camisinha , ou esquecem de ressaltar que se trata de um processo de aprendizagem e de adapta??o". (PAIVA, Vera, BESSA, C. Peres. "Jovens e Adolescentes em tempos de AIDS". In Psicologia USP, vol. 13, n. 1, S?o Paulo, 2000)
Com o objetivo de organizar programas de preven??o do HIV/AIDS, levando em considera??o a aprendizagem e a adapta??o dos jovens, foram feitas as seguintes propostas:
I. Procurar conhecer os interesses, f? pessoal, problemas e necessidades do p?blico-alvo.
II. Estimular a inclus?o dos pais, professores e comunidade organizada nos projetos de preven??o.
III. Discutir as escolhas contraceptivas com os jovens, seus planos sobre gravidez, vida familiar e oportunidades profissionais.
IV. N?o levar em considera??o as diferen?as de cultura, de ra?a, de pensamento, de op??o sexual e de opini?o do p?blico-alvo.
Assinale a alternativa que cont?m todas as medidas que procuram integrar a ideia de cidadania e direitos, aos temas da sexualidade.
a) Apenas I e II
b) Apenas I, II e III
c) Apenas I, II e IV
d) Apenas I, III e IV
e) Apenas II, III e IV
4. Em 25 anos o HIV matou 25 milh?es de pessoas e est? presente em outros 40 milh?es. ? a segunda doen?a infecciosa que mais faz v?timas no mundo, logo atr?s da tuberculose. Em 2005, 3 milh?es de pessoas morreram devido a AIDS; dessas v?timas, 570 mil eram crian?as. Dentre as caracter?sticas biol?gicas citadas a seguir a ?nica que pode ser encontrada no v?rus da AIDS ?:
a) DNA de fita simples.
b) membrana externa lipoprot?ica.
c) parede celular formada por subst?ncias mucocomplexas.
d) enzima especial, a transcriptase reversa, para produzir DNA.
e) pequenos an?is de DNA, os plasm?deos, dispersos no caps?deo.
5. J? n?o se fala da AIDS (campanhas de preven??o e reportagens) como se falava h? alguns anos, mas ? sempre oportuno lembrar que o HIV continua infectando e matando milhares de pessoas por ano.
A esse respeito, leia o texto a seguir.
Em pouco menos de 20 anos, a AIDS j? foi respons?vel por cerca de 19 milh?es de ?bitos no mundo inteiro. Somam-se a esses os quase 34 milh?es de portadores vivos de AIDS no planeta. Acredita-se que grande parte desses indiv?duos n?o sobreviver?, pois vive em pa?ses que s?o estrutural e economicamente incapazes de prover tratamento.
Supondo que a AIDS fosse controlada hoje (o que ? obviamente uma impossibilidade) e somente esses dois n?meros juntos totalizassem o seu n?mero de mortes, ela seria respons?vel por mais de 53 milh?es de ?bitos. Esse n?mero ultrapassa qualquer calamidade p?blica j? vivida pelo homem, seja ela de car?ter natural, m?dico ou social. A peste negra, por exemplo, matou de 22 a 45 milh?es de pessoas na Europa. Mesmo a gripe espanhola, talvez a mais grave epidemia conhecida at? ent?o, matou cerca de 21 milh?es de pessoas entre 1918 e 1919. Possivelmente, com as nossas atuais "armas", ser?amos capazes de frear em grande escala essas outras doen?as. (Extra?do de "Folha explica a AIDS", de Marcelo Soares, Editora Publifolha, 2001.)
Com base no texto e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) O tratamento com o coquetel anti-Aids favorece a dissemina??o do HIV.
b) O uso de antibi?ticos e vacinas, hoje dispon?veis, poderia ser ?til na preven??o da peste negra e a gripe espanhola, respectivamente.
c) Deve estar ocorrendo sele??o de um n?mero maior de indiv?duos resistentes ? AIDS nos pa?ses incapazes de prover tratamento para aid?ticos.
d) O aumento da popula??o mundial e a intensifica??o dos contatos entre as diferentes popula??es humanas favoreceram a pandemia de AIDS.
6. HIV e HPV s?o v?rus respons?veis por duas das principais DSTs da atualidade, a AIDS e o condiloma (ou crista-de-galo), respectivamente. Em julho de 2003, os meios de comunica??o divulgaram que foi liberado, apenas para testes, o uso de um gel que impediria o cont?gio pelo v?rus da AIDS por meio do ato sexual. Esse gel, usado na vagina ou no ?nus, possui subst?ncias que reconhecem e destroem a c?psula proteica do v?rus.
Considerando tal mecanismo de a??o, pode-se afirmar corretamente que:
a) a preven??o da gonorreia, doen?a para a qual tamb?m n?o h? vacina, poderia ser feita por um gel que apresentasse o mesmo mecanismo de a??o.
b) embora a c?psula proteica seja destru?da, se o material gen?tico do v?rus continuar ?ntegro, isso ? suficiente para que ele infecte novas c?lulas naquele meio.
c) princ?pio de a??o semelhante poderia ser usado para a produ??o de medicamentos contra o HPV, causador do condiloma ou crista-de-galo, mas n?o seria eficiente contra a s?filis.
d) o uso do gel, se der resultados, ser? mais eficiente que o uso de uma poss?vel vacina na diminui??o da incid?ncia da doen?a, j? que n?o incorre na inocula??o de v?rus mortos ou atenuados no corpo humano.
e) se os resultados forem completamente positivos, esse medicamento liberar? a popula??o do uso definitivo da camisinha como preservativo das DSTs de uma forma geral, mas n?o como m?todo contraceptivo.
7. Temos assistido ao surgimento de muitas doen?as, especialmente as virais, destacando-se a AIDS e ultimamente a Febre Avi?ria. Em rela??o a essas doen?as podemos afirmar que:
( V ) O v?rus HIV ? um v?rus altamente mutag?nico, o que dificulta a indu??o de imunidade artificialmente pelo processo de vacina??o, a qual geralmente protege contra infec??es virais como a poliomielite.
( ) A rub?ola, apesar de ser uma virose benigna na inf?ncia, ? grave em mulheres gr?vidas, pois atravessa a placenta e atinge o embri?o, causando diversas anomalias, sobretudo at? o terceiro m?s de gesta??o.
( ) N?o se conhece doen?a viral transmitida por inseto. Normalmente, o modo de transmiss?o ? pela saliva, por contato sexual ou por transfus?o de sangue.
( ) A rub?ola, apesar de ser uma virose benigna na inf?ncia, ? grave em mulheres gr?vidas, pois atravessa a placenta e atinge o embri?o, causando diversas anomalias, sobretudo at? o terceiro m?s de gesta??o.
( ) A migra??o dos p?ssaros tem sido um fator complicador para o controle da febre avi?ria, virose que tem feito um grande n?mero de v?timas, sobretudo na ?sia.
( ) O v?rus da catapora pode permanecer latente nos indiv?duos que tiveram a doen?a, e podem, em consequ?ncia de baixa de imunidade, voltar a causar febre forte, dor e vermelhid?o na pele, o que ? chamado de "Herpes Z?ster" ou "cobreiro".
8. O HIV ? o causador da AIDS. Em rela??o a esse v?rus podemos afirmar que ? composto de:
a) DNA e ataca as hem?cias.
b) RNA e ataca as plaquetas.
c) RNA e ataca as hem?cias.
d) DNA e ataca os linf?citos T.
e) RNA e ataca os linf?citos T.
9. Em rela??o ? AIDS, analise as proposi??es a seguir:
1. ? causada por um retrov?rus.
2. Pode ser transmitida pelo leite materno das m?es contaminadas pelo HIV.
3. O uso de preservativos (camisinha) durante as rela??es sexuais ? uma das principais medidas profil?ticas.
4. A transmiss?o ? frequente pelo contato de m?os.
Considerando o est?gio atual de conhecimentos, est?o corretos:
a) 1, 2, 3 e 4
b) 2 e 4, apenas
c) 2 e 3, apenas
d) 1, 3 e 4, apenas
e) 1, 2 e 3, apenas
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6. C |
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7. V V F V V |
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8. E |
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9. E |
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? |
Esse momento da aula envolve a realiza??o de uma campanha para sensibiliza??o e orienta??o ? comunidade escolar sobre m?todos de preven??o das DSTs, a ser desenvolvida pelos alunos com base no conte?do trabalhado nos momentos anteriores da aula.
Essa campanha pode ter car?ter educativo e envolver a elabora??o de faixas, cartazes ou folders, assim como a realiza??o de palestras. ? poss?vel ainda desenvolver a campanha por meio de uma apresenta??o art?stica, seja ela uma pe?a teatral ou um conjunto de esquetes. Essa apresenta??o art?stica pode ser feita para a escola em um sentido mais amplo, de modo que todos ? alunos, funcion?rios, professores e pais ? possam prestigi?-la e aprender mais sobre o assunto.
Dispon?vel: http://hivrespostas.blogspot.com.br/2012/02/aqui-vao-algumas-questoes-de-vestibular.html (Acesso em dia 18/05/2013)
Dispon?vel: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=30151 (Acesso em 18/05/2013)
Dispon?vel: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27425 (Acesso em 18/05/2013)
A avalia??o dos alunos poder? ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es da turma como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas ou, mais especificamente, do desempenho na cria??o dos textos colaborativos.