Eliana Aparecida Carleto; La?s de Castro Agranito; Luciana Soares Muniz; Mariane ?llen da Silva; N?dia Carvalho S. Fraga; Priscila Gerv?sio Teixeira; Rones Aureliano de Souza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
- Construir ou ampliar o conceito de frase;
- Compreender que as palavras precisam estar em uma sequ?ncia para ter sentido;
- Ordenar corretamente as palavras dentro da frase;
- Desenvolver habilidades de produ??o de frases e par?grafos;
- Produzir frases e par?grafos com coer?ncia e sentido;
- Usar adequadamente os termos de uma frase;
- Ampliar o n?mero dos termos de uma frase;
- Ordenar corretamente as frases dentro de um par?grafo;
- Trabalhar a escrita e a reescrita de frases e par?grafos;
- Exercitar a criatividade na constru??o de frases;
- Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo.
Para que esta aula seja realizada ? necess?rio que os alunos j? estejam em fase de sistematiza??o e consolida??o da fase alfab?tica da escrita. Al?m disso, ? preciso que o aluno tenha habilidades de leitura e de escrita.
?
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Sabemos que a crian?a conhece muito a respeito da escrita antes de entrar na escola. Um conhecimento que a crian?a tem, independente da escola ? a adequada forma??o oral de frases. A crian?a n?o diz, por exemplo: comer bolo quero eu. Ela elabora e diz a frase com coer?ncia: Eu quero comer bolo. O mesmo deve acontecer com a escrita, mas, nessa idade, muitas crian?as ainda n?o t?m essa habilidade. Por?m, mesmo n?o sabendo ler, uma crian?a de seis anos sabe que h? uma rela??o estreita entre a escrita e a fala e formula hip?teses de como se escreve o que fala ou pensa. Portanto, ela cria hip?teses da escrita de uma sequ?ncia de palavras que exprime o seu pensamento mesmo sem saber que isso se chama frase. Ao formular oralmente uma frase ela usa adequadamente substantivos e verbos, portanto, ela tamb?m deve ser capaz de escrever. Abordar a forma??o de frases e par?grafos durante o processo de alfabetiza??o ? necess?rio, pois ocupa um papel importante nesse per?odo. ? preciso que as atividades sejam eficientes e que permitam uma experimenta??o ampla de diversos aspectos da produ??o textual.
?
Contemplando a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
Professor, esta aula objetiva contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as sejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
Essas a??es t?m como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. As diretrizes do Pacto s?o constitu?das por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade.
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, aos oito anos de idade, as crian?as j? precisam ter o entendimento e a compreens?o do funcionamento do sistema de escrita e o dom?nio das correspond?ncias grafof?nicas, mesmo que n?o dominem todas as conven??es ortogr?ficas irregulares. Elas tamb?m precisam ter a flu?ncia de leitura e o dom?nio de estrat?gias de compreens?o e de produ??o de textos escritos. Para tanto, alfabetiza??o precisa abarcar o conceito de letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da l?ngua escrita. Dessa forma, se faz necess?rio que o professor proponha a seus alunos leitura e produ??o textual de temas ligados ao seu cotidiano para que compreendam a import?ncia social da leitura e da escrita. E que ainda, valorizem e acolham a bagagem cultural diversificada que possuem, independente da escola, pois eles j? s?o participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.
A proposta dessa aula se justifica dentro da vis?o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa porque leva em considera??o, em especial, quatro direitos gerais da aprendizagem do Ensino da L?ngua Portuguesa que s?o:
1. ?gerar e organizar o conte?do textual, estruturando os per?odos e utilizando recursos coesivos para articular ideias e fatos?; BRASIL (2012, p. 34).
2. ?organizar o texto, dividindo-o em t?picos?; BRASIL (2012, p. 34).
3.?revisar autonomamente os textos durante o processo de escrita, retomando as partes j? escritas e planejando os trechos seguintes?; BRASIL (2012, p. 36).
4. ?identificar e fazer uso de letra mai?scula e min?scula nos textos produzidos, segundo as conven??es?; BRASIL (2012, p. 36).
?
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa: ano 1: unidade 2, p. 34-36 / Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica, Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
?
? importante que o professor, conhe?a os direitos de aprendizagem dos alunos, que est?o contemplados em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles est?o disponibilizados no link abaixo:
http://pacto.mec.gov.br. (Acesso em 10/05/2013) ? Cadernos de Forma??o.
1? Atividade - Criar frases simples e depois completar a partir de uma imagem
Professor, motive os alunos explicando-lhes como ser? a atividade e a sua import?ncia, depois utilize um projetor multim?dia para projetar esta imagem ou procure em revistas ou jornais usados uma imagem que apresente uma cena semelhante ao modelo a seguir e a explore.
- Apresente uma imagem que mostre a cena de uma crian?a praticando uma a??o;
Fonte: http://dialoguecomarianelopes.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html Acesso em 16/05/2013.
?
- A partir dessa imagem construa uma frase coletiva com os alunos, que ilustre a a??o:
O menino est? brincando na areia.
- Escreva a frase na lousa;
- Fa?a perguntas explorando a imagem de forma que os alunos possam ampliar a frase, como por exemplo:
1) Onde?
2) Quando?
3) Como?
- A partir da explora??o da imagem reescreva a frase abaixo da frase anterior.
O menino est? brincando de fazer castelo de areia na praia com sua irm?.
- Mostre a eles como a frase ficou mais completa e interessante;
- Conte as palavras de cada frase;
- Valorize os detalhes da nova frase;
- Leve a turma a concluir que a segunda frase traz mais informa??es e que tem um sentido mais completo;
- Mostre mais imagens para que os alunos possam construir frases simples e depois frases mais completas;
- Registre as frases no quadro ou pe?a aos alunos que escrevam no seu caderno, dependendo da fase de produ??o escrita, que se encontram;
- Incentive os alunos a constru?rem frases com palavras que indiquem circunst?ncias, tempo e lugar.
?
2? Atividade - Colocar em ordem os termos da frase
1? momento
- Explique aos alunos que:
Para a frase ter sentido as palavras precisam estar em sequ?ncia correta;
A frase sempre inicia com letra mai?scula;
A frase sempre termina com sinal de pontua??o;
- Separe a turma em grupos de 3 alunos;
- Entregue para cada grupo um envelope. Dentro dele deve conter folhas de papel tamanho A4 com uma palavra escrita em cada folha que juntas, formam uma frase;
- Explique aos alunos que os grupos dever?o formar frases com as palavras das folhas e que cada grupo tem uma frase diferente.
- Depois das frases formadas os alunos devem ir ? frente da sala de aula e apresentar para os colegas a sua frase.
2? momento
- Entregue uma folha de papel aos alunos com v?rias palavras escritas de forma aleat?ria, separadas por grupos. De cada grupo de palavras dever? ser formada uma frase, por exemplo:
?
COLORIDOS OS VOANDO ALTO MUITOS BAL?ES EST?O |
?
REI A PAL?CIO O MORAM RAINHA E LINDO NUM |
?
ALTO MUITO PULA O CANGURU |
?
JOGA CAROLINA COM PETECA AMIGAS SUAS |
- Os alunos dever?o recontar as palavras, coloc?-las em ordem e colar no caderno na sequ?ncia correta.
3? momento
- Proponha aos alunos uma situa??o desafiadora na qual eles produzam frases a partir de um conjunto de palavras dadas apresentadas em peda?os de papel, sem uma sequ?ncia predeterminada. Os alunos devem formar frases com esse grupo de palavras e registr?-las no caderno de L?ngua Portuguesa.
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem o s?tio: http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/Ordenar-frases-1.htm. Caso sua escola n?o possua os laptops, leve os alunos at? ao Laborat?rio de Inform?tica para participarem desse jogo.
S?o apresentadas palavras em sequ?ncia aleat?ria e o aluno deve coloc?-las em ordem. Para isso, o aluno vai clicando nas palavras e colocando-as nos espa?os corretos.
?
Fonte: http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/Ordenar-frases-1.htm. Acesso em 16/05/2013.
?
3? Atividade - Completar frases
- Proponha aos alunos atividades com um texto incompleto com palavras dispon?veis para completar nos espa?os. Os alunos dever?o verificar quais s?o as palavras corretas para serem inseridas em cada um dos espa?os. Veja a seguir alguns exemplos:
?
Fonte: Atividades sugeridas no blog: http://atividadesescolaresonline.blogspot.com.br/2011/05/atividades-escolares-trabalho-com.html Acesso em 16/05/2013.
- Proponha aos alunos atividades com um texto incompleto e eles dever?o completar com palavras que tenham sentido nas frases, mas nessa atividade o professor n?o vai mais sugerir as palavras, ? o pr?prio aluno quem deve ?invent?-las?
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem o s?tio: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5485 Caso sua escola n?o possua os laptops, leve os alunos at? ao Laborat?rio de Inform?tica para participarem desse jogo.
Nesse jogo, o aluno usa o teclado para levar uma centopeia a juntar as letras para formar palavras que completam as frases. (Frases b?blicas.).
?
Fonte: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5485 Acesso em 17/05/2013.
?
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Enumerar e organizar frases dentro de um par?grafo
- Explique aos alunos o que ? um par?grafo. Provavelmente eles j? saibam, s? n?o sabem que ? assim que se chama;
- Oriente os alunos quanto a sequ?ncia das frases dentro de um par?grafo;
- Proponha atividades ilustradas com sequ?ncia de fatos.
?
Fonte: Atividades do blog: http://atividadesescolaresonline.blogspot.com.br/2011/05/atividades-escolares-trabalho-com.html Acesso em 16/05/2013.
?
- Proponha uma atividade de produ??o de texto com ilustra??o fora da ordem dos fatos, que os alunos possam recortar, colar na sequ?ncia correta e escrever uma pequena hist?ria;
Fonte: Atividades do blog: http://atividadesescolaresonline.blogspot.com.br/2011/05/atividades-escolares-trabalho-com.html Acesso em 16/05/2013.
- Oriente os alunos para fazerem a corre??o e a reescrita dos textos individualmente.
No blog http://letrandoealfabetizando.blogspot.com.br/2009/05/frases-substituindo-desenhos-por.html voc? encontra algumas sugest?es de atividades que podem ser trabalhadas nessa aula. Tem exerc?cios para os alunos substitu?rem desenhos por palavras para formar frases e perguntas sobre os desenhos que possibilitam a amplia??o das frases.
A avalia??o nessa aula tem car?ter formativo, pois o professor deve acompanhar todos os dias, em todos os momentos, a aprendizagem ou a n?o aprendizagem de seus alunos, observando como: est?o lendo; participam das discuss?es em sala; est?o escrevendo; realizam as atividades propostas. Para tanto, fa?a registros individuais dos alunos. Avalie seus avan?os e confirme o dom?nio da leitura e da escrita. Ao perceber que uma expectativa em rela??o ? aprendizagem n?o foi realizada por um aluno ou pelo grupo, ? recomend?vel retomar o que est? sendo ensinado e relacionar com o que o aluno j? conseguiu dominar e avan?ar o conte?do conforme o aluno vai compreendendo o que est? sendo apreendido.
Analise se o aluno construiu ou ampliou o conceito de frase, se conseguiu sistematizar por meio da escrita, se compreendeu que para uma frase ter sentido as palavras precisam estar em uma sequ?ncia l?gica, se conseguiu ordenar corretamente as palavras dentro da frase e desenvolveu habilidades de produ??o de frases e par?grafos e criatividade na constru??o de frases. E ainda, se avan?ou na compreens?o das regras gramaticais por meio da reescrita.
Voc? deve estar preparado para intervir e mediar as atividades e conduzir os alunos a avan?os na sua aprendizagem. Fique atento para perceber elementos sobre como os alunos est?o compreendendo, construindo os conceitos e relacionando as informa??es novas com seus conhecimentos anteriores.