Portal do Professor

Início do Conteúdo

O governo Vargas e a participa??o do Brasil na Segunda Guerra Mundial

Autor e Co-autor(es)

Leide Divina Alvarenga Turini imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Sociologia Poder, pol?tica e Estado Moderno
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico
Ensino M?dio Hist?ria Tempo: transforma??es e mentalidades

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Caracterizar a pol?tica adotada pelo governo Vargas, em rela??o aos pa?ses aliados e aos pa?ses do eixo, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
  • Compreender os aspectos centrais da participa??o do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • A Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
  • O governo Vargas no Brasil e a instaura??o do Estado Novo.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias:

  • Interpreta??o de fontes orais, escritas e iconogr?ficas;
  • Trabalhos individuais, em dupla e em grupo;
  • Elabora??o de esquema;
  • Debate;
  • Produ??o de pain?is;
  • Semin?rio.

?

Recursos:

  • Laborat?rio de Inform?tica, tablet, notebook;
  • Internet;
  • Power Point ou programa similar.

M?dulo 1 - Retomada dos aspectos centrais relacionados ? eclos?o da Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

Para que seja poss?vel discutir sobre a rela??o do governo de Get?lio Vargas com os pa?ses aliados e os pa?ses do eixo, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e como foi a participa??o do Brasil na guerra, que ? o objetivo central desta proposta, ? preciso retomar/rememorar com os alunos, inicialmente, os aspectos centrais relacionados ? eclos?o e  ao desenvolvimento do conflito b?lico, tema estudado anteriormente por eles. Assim, para iniciar as atividades deste m?dulo, proponha aos alunos a revis?o do conte?do, a partir das atividades indicadas:

Atividade 1

Leitura e interpreta??o de texto/resumo sobre a II Guerra Mundial

II Guerra Mundial

"A primeira guerra apenas preparou as na??es para a grande guerra de 1939. Os pa?ses vencedores da primeira guerra adotaram um comportamento revanchista, principalmente a Fran?a em rela??o ? Alemanha. Os vencidos n?o conseguiam se reerguer devido a indeniza??es que tinham que pagar e repara??es devidas, o que levou a surgirem movimentos como o fascismo e o nazismo. Os tratados de paz s? se mantiveram enquanto a Fran?a tinha a supremacia militar na Europa. A Sociedade das Na??es n?o atingiu seus objetivos e com a crise de 1929, as coisas ainda se tornaram mais dif?ceis".

Texto dispon?vel em Site Tem?tico do Portal do Professor:

Link:  http://guerrasportalprofessor.wordpress.com/grandes-guerras/ii-guerra-mundial/. Acesso em 19/05/2013

a. Oriente os alunos a fazerem uma leitura atenta do texto, anotando no caderno:

  • As ideias centrais;
  • As d?vidas suscitadas pela leitura.

b. Antes da discuss?o coletiva do texto, os alunos devem encaminhar as d?vidas para o professor que deve organiz?-las e agrup?-las para, em momento oportuno, discuti-las com os alunos.

c. Os alunos devem ser colocados em c?rculo para que fa?am a discuss?o do texto, a partir de suas anota??es. As d?vidas, j? organizadas, ser?o lidas pelo professor e discutidas por todo o grupo.

?

Atividade 2

V?deos organizados pela National Geographic Channel: Redescobrindo a Segunda Guerra

Video National Geographic

http://www.natgeo.com.br/br/videos/show/3219-redescobrindo-a-segunda-guerra. Acesso em 19/05/2013

Orienta??es para a atividade:

a.  O site disponibiliza v?rios v?deos relacionados ? Segunda Guerra Mundial. Divida os alunos em duplas e proponha que cada dupla fique respons?vel por assistir dois v?deos (eles s?o de curta dura??o).

b. A dupla deve esquematizar as ideias centrais dos v?deos. Os alunos podem conferir orienta??es b?sicas sobre como fazer um esquema na aula "O DIP e a fun??o pol?tica do r?dio no governo de Get?lio Vargas", dispon?vel no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914

c. Posteriormente, as duplas devem apresentar as ideias centrais dos v?deos, de acordo com os esquemas elaborados, para os demais colegas da turma.

?

Professor,

Confira, abaixo, sugest?es de outros materiais que os alunos poder?o consultar nesta etapa de retomada dos aspectos centrais da II Guerra Mundial:

?

1. S?rie Especial produzida pela Revista Veja, com textos, anima??es, imagens, filmes e sons:

Veja Especial

http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/index_flash.html. Acesso em 19/05/2013

2.  Mapas Animados da Segunda Guerra Mundial

Mapa animado

http://blog.brasilacademico.com/2012/07/mapa-animado-da-segunda-guerra-mundial.html. Acesso em 19/05/2013

?

Atividade 3 

Produ??o de Pain?is

Montagem e exposi??o de imagens sobre a Segunda Guerra Mundial

?

Como conclus?o das atividades, realizadas neste m?dulo, proponha aos alunos a montagem e exposi??o de imagens relativas ? II Guerra Mundial, por meio da produ??o de pain?is. Confira as orienta??es:

a. Divida os alunos em 04 grupos e sorteie para cada grupo um dos temas abaixo:

  1. As principais causas da eclos?o da Segunda Guerra Mundial
  2. O Holocausto
  3. A bomba at?mica e a destrui??o de Hiroshima e Nagasaki
  4. Sem vencedores: as consequ?ncias da guerra para o mundo

b. Cada grupo dever? selecionar imagens relacionadas ao tema sorteado e organiz?-las em um painel com legendas, pequenos textos e quest?es reflexivas fundamentadas pelas leituras e atividades desenvolvidas nos itens 1 e 2.

c. Os pain?is dever?o ser expostos nos corredores da escola ou no p?tio do recreio, para que possam ser socializados com outras turmas. O tema geral da exposi??o ser? A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL e os subtemas est?o indicados no item a.

?

M?dulo 2 - O governo Vargas e a participa??o do Brasil na Segunda Guerra Mundial

Atividade 1

Para que os alunos possam compreender a rela??o do governo Vargas com os pa?ses aliados e os pa?ses do Eixo e a participa??o do Brasil na Segunda Guerra Mundial, inicialmente a proposta ? que eles, divididos em duplas, entrem em contato com o material organizado pelo Jornal Estad?o na internet, o qual inclui documentos, depoimentos, fotos, v?deos e infogr?fico:

?

Brasil em armas
Estad??o

http://topicos.estadao.com.br/o-brasil-em-armas. Acesso em 19/05/2013

?

Orienta??es para a atividade:

a. Para esta atividade as duplas precisar?o de um computador com acesso ? internet.

b. Acessar o link indicado e percorrer cada um dos t?picos, fazendo uma leitura atenta de todas as fontes.

c. Fazer um resumo, por escrito, das principais ideias contidas nas fontes.

d. Os alunos n?o devem perder de vistas as duas quest?es centrais do estudo, na leitura e interpreta??o dos t?picos:

  • Qual a pol?tica adotada por Get?lio Vargas em rela??o aos pa?ses do eixo e aos pa?ses aliados na Segunda Guerra Mundial?
  • Como se caracterizou a participa??o do Brasil na guerra?

e. Ap?s o trabalho de leitura e interpreta??o das fontes, disponha os alunos em um c?rculo para que as duplas possam socializar e debater as principais ideias organizadas nos resumos. Nesta etapa, o professor dever? esclarecer eventuais d?vidas dos alunos.

Aten??o!

O item "Ou?a m?sicas criadas durante a guerra" n?o deve ser trabalhado nesta atividade, pois ele ser? objeto particular de an?lise no M?dulo 4.

?

Atividade 2

SEMIN?RIO

?

A proposta para esta aula ? um semin?rio de textos, a partir dos quais os alunos possam aprofundar as suas reflex?es e socializar as suas conclus?es com os colegas, a respeito da pol?tica de Vargas e a participa??o do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

O Semin?rio ? uma din?mica muito rica, porque tem como uma de suas principais finalidades a socializa??o de informa??es e conclus?es em torno de um tema de estudo. 

?

Orienta??es para a realiza??o do Semin?rio:

a. Divida os alunos em 4 grupos e atribua a cada grupo a responsabilidade pelo estudo e apresenta??o, para a turma, de um texto relativo ao tema em discuss?o.

b. Os textos devem ser entregues com anteced?ncia para que os grupos tenham tempo de estudar o conte?do e preparar a apresenta??o. Portanto, a divis?o da turma em grupos, a defini??o do texto de cada grupo e as orienta??es para a apresenta??o devem preceder a execu??o da atividade proposta.

c. Nas orienta??es aos alunos, o professor deve destacar que as ideias centrais do texto devem ser discutidas e apresentadas pelo grupo. Em hip?tese alguma os alunos devem ler o texto para a turma durante a apresenta??o.  Apenas um ou outro par?grafo mais significativo pode ser lido. O grupo deve evidenciar a sua compreens?o sobre o texto estudado e tamb?m o seu posicionamento em rela??o ?s quest?es propostas pelo autor. Desta forma, ? imprescind?vel que os alunos compreendam bem as ideias principais do texto e as apresente em uma fala espont?nea.

d. Na prepara??o do Semin?rio, os alunos devem procurar solucionar poss?veis d?vidas em rela??o ao conte?do dos textos com o professor. 

e. Sugest?o de textos para o Semin?rio e seus respectivos links

Texto 1 - Como foi a participa??o do Brasil na Segunda Guerra Mundial?

"No dia 1? de setembro de 1939, as for?as nazistas alem?s de Adolf Hitler invadiram a Pol?nia, dando in?cio ? Segunda Guerra Mundial. O Brasil passou a participar do conflito a partir de 1942. Na ?poca, o presidente da Rep?blica era Get?lio Vargas."

Leia o texto na ?ntegra em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/como-foi-participacao-brasil-segunda-guerra-mundial-495726.shtml

?

Texto 2 - For?a Expedicion?ria Brasileira: brasileiros lutaram na 2a Guerra Mundial

"O Brasil teve uma participa??o efetiva na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) com o envio, para os campos de batalha, de uma for?a militar conhecida como For?a Expedicion?ria Brasileira (FEB). Este grupo, que no total chegou a reunir cerca de 25 mil homens, participou, junto com os Aliados (Estados Unidos, Inglaterra e Uni?o Sovi?tica), de combates na It?lia travados contra pa?ses do Eixo (Alemanha, It?lia e Jap?o)".

Leia o texto na ?ntegra em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/forca-expedicionaria-brasileira-brasileiros-lutaram-na-2-guerra-mundial.htm

?

Texto 3 - Brasil na Segunda Guerra - Vargas e Hitler: ditador brasileiro preferia a neutralidade

"As semelhan?as entre as ditaduras de Get?lio VargasAdolf Hitler e Benito Mussolini j? foram apontadas por muitos historiadores. O pr?prio nome Estado Novo foi tirado de outra ditadura europeia da ?poca, institu?da por Salazar em Portugal, pa?s que se manteve oficialmente neutro durante a Segunda Guerra".

Leia o texto na ?ntegra em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/brasil-na-segunda-guerra---vargas-e-hitler-ditador-brasileiro-preferia-a-neutralidade.htm

?

Texto 4 - A cobra fumou na It?lia: os alicerces do cotidiano dos pracinhas brasileiros no front

"A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi o conflito armado mais intenso do s?culo XX. Al?m de dezenas de pa?ses terem se envolvido diretamente, muitos outros foram for?ados a tomar parte da guerra. Divididos em Aliados e Eixo, pa?ses de todo o mundo enfrentaram-se, resultando na morte de milh?es de pessoas e profundas mudan?as no cotidiano do mundo inteiro".

Leia o texto na ?ntegra em: http://www.cesjf.br/cesjf/revistas/cesrevista/edicoes/2009/HIST2009_a_cobra_fumou.pdf

?

f. Professor, acima foram indicados textos dispon?veis na internet, entre v?rios outros que podem ser selecionados pelos grupos. Mas, evidentemente, os alunos tamb?m podem e devem consultar livros e revistas que tratem do tema do Semin?rio para aprofundarem suas reflex?es.

?

Fichamento dos textos do Semin?rio pelos alunos

g. Inicialmente, oriente os alunos a fazerem uma leitura atenta dos textos indicados e o fichamento dos mesmos.

1. Confira as dicas para um bom fichamento em material dispon?vel no site do Portal do Professor, no link indicado abaixo:

FICHAMENTO

recursos/mec_16230/index.html. Acesso em 19/05/2013

2. Os alunos dever?o selecionar as tr?s op??es dispon?veis no material e fazer uma boa leitura das orienta??es, antes de iniciar o fichamento do texto.

  • Quando utilizar os fichamentos
  • Como elaborar fichamentos
  • Tipos de fichamentos: diferen?as

3. Depois de elaborado o fichamento, os alunos dever?o socializar as suas anota??es com os demais colegas do grupo. As anota??es feitas no fichamento ser?o fundamentais para subsidiar o Semin?rio que ser? apresentado pelos grupos aos colegas da turma.

Professor,

Para que os alunos fa?am um bom fichamento dos textos propostos, ? importante que voc? tenha clareza dos objetivos e aspectos positivos desta estrat?gia de estudo. Sendo assim, antes de propor a atividade aos alunos, fa?a uma leitura dos seguintes textos:

Alguns procedimentos de apoio ? leitura. Link para acesso ao texto:

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/alguns-procedimentos-apoio-leitura-532656.shtml

Projeto de forma??o de professores 1? m?dulo: Grifos e Fichamentos. Link para acesso ao texto:

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/projeto-formacao-professores-procedimentos-leitura-trio-gestor-diretor-escolar-supervisor-ensino-532517.shtml?page=all

?

Apresenta??o do Semin?rio

?

h. Ap?s o trabalho de leitura, interpreta??o e fichamento das fontes, cada grupo dever? preparar a apresenta??o para o restante da turma. Para tanto, poder?o utilizar o aplicativo para apresenta??o de slides correspondente ao sistema operacional do computador ao qual ter?o acesso.

i. Na organiza??o da apresenta??o, o grupo poder? apresentar dados num?ricos e/ou estat?sticos, ?udio, v?deos etc. As ideias centrais contidas nas fontes pesquisadas, bem como as conclus?es do grupo, ficar?o mais claras (e mais interessantes) para a turma se outros recursos, al?m da fala e do texto escrito, forem utilizados.

Confira o tutorial sobre ?Como elaborar um semin?rio? proposto pelo professor Adilton Luis Martins:

Semin??rio

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=YXRKnbDRd4I. Acesso em 19/05/2013

?

M?dulo 3 - A experi?ncia dos pracinhas brasileiros atrav?s da m?sica

A proposta para a culmin?ncia das atividades desta aula ? que os alunos fa?am um trabalho de audi??o e an?lise de m?sicas atribu?das aos pracinhas brasileiros, as quais falam da experi?ncia vivenciada por eles na Segunda Guerra Mundial.

MUSICA

http://topicos.estadao.com.br/o-brasil-em-armas. Acesso em 19/05/2013

Roteiro para a atividade:

a. Divida os alunos em 04 grupos. Para esta atividade os grupos precisar?o de computadores com acesso ? internet.

b. Os alunos devem acessar o link http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,pracinhas-brasileiros-criaram-musicas-durante-a-guerra-ouca,921577,0.htm. Nele, eles encontrar?o as quatro m?sicas indicadas abaixo. Cada grupo trabalhar? com uma delas.

1. Tedeschi Portare Via

Autor e int?rprete:

Jos? Pereira dos Santos

2. Cobra n?o fuma (? s? pena que voa)

Autor e int?rprete:

Malagueta

3. Sorrindo e cantando

Autor e int?rprete:

Pieri Junior

4. Pro brasileiro, alem?o ? sopa

Autor e int?rprete:

Natalino C?ndido da Silva

Passei um carnaval fora do Brasil

Deitando, enrolando, empunhando o meu fuzil

Passei um carnaval fora do Brasil

Deitando, enrolando, empunhando meu fuzil

O mais engra?ado de l?

Era quando o povo dizia:

Tedeschi, portare via

Tedeschi, portare via


Eu pulava e saltava naquela confus?o

Quando ouvia o ronco do canh?o

Mulheres e crian?as gritavam com alegria:

Tedeschi, andare via

Tedeschi, andare via

Cobra n?o fuma

Cobra n?o fuma
? imposs?vel,
? mesmo incr?vel,
Cobra nunca fumou
Mas quando o tedesco se meteu
O cachimbo ela acendeu
E foi s? pena que voou 
(bis)

Caiu Castelo
Vai ser dura agora a cana
Vou deixar a italiana
Noutras terra vou parar
Mas quando enfim a turma entrar l? em Berlim
?, ? s? pena que vai voar

Cobra n?o fuma (...)

Eu s? espero que termine com esta guerra
Pra voltar ? boa terra
Onde eu vou desembarcar
Que andando ? toa
Eu s? fa?o alguma boa
?, ? s? pena que vai voar

Cobra n?o fuma (...)

Sorrindo e cantando podemos levar

O nosso pelot?o ao apogeu

Temos muita f? em Deus

Pois o maior advers?rio, ele n?o temeu

Sorrindo e cantando...


N?o queremos desfazer de ningu?m

Mas tem que ser o valor d?-se pra quem tem

Cantamos com orgulho, falamos sem paix?o

Somos todos da 8a. do primeiro pelot?o


Sorrindo e cantando...


? o famoso pelot?o de Nen?

Que os avan?os s?o pra ele de colher

Os seus comandantes de grupo suas miss?es sabem p?r

E o sargento auxiliar e outro orientador


Sorrindo e cantando

Voc? j? viu, Iai?

Voc? j? viu, Iai?

No front a Lurdinha cantar


A turma tem que ficar atenta para escutar

? a voz da metralha, vamos atacar

A voz do comando ? firme e segura

A turma avan?a, ningu?m tem ?paura?

Mas deles corre, corre, deixa at? a roupa

Pro brasileiro, alem?o ? sopa

Links para o ?udio das m?sicas (Acesso em 19/05/2013)

1. http://radio.estadao.com.br/audios/audio.php?idGuidSelect=C92D182981C548A7B09F4D0982F5346A

2. http://radio.estadao.com.br/audios/audio.php?idGuidSelect=D1032B14A0AE4E229CB016BBE8D67790

3. http://radio.estadao.com.br/audios/audio.php?idGuidSelect=9EC43097D94A4867AB2E0F9F28D40495

4. http://radio.estadao.com.br/audios/audio.php?idGuidSelect=CD76BE8418BA4545A697D860CAB31B46

c.  As m?sicas foram gravadas em 1945, na It?lia. Cada grupo dever? ouvir atentamente a can??o indicada (ou sorteada) para o seu grupo.

d. Utilizando as fontes trabalhadas na aula e outras que julgarem necess?rio consultar, os alunos devem fazer um trabalho de interpreta??o das letras:

  • Quais as ideias centrais da letra
  • Qual o significado do t?tulo
  • Como as letras das can??es podem contribuir para uma reflex?o sobre as experi?ncias dos soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial.

?

e. As interpreta??es das letras pelos grupos devem ser socializadas entre todos os alunos. Na apresenta??o, cada grupo deve colocar o ?udio da can??o e, em seguida, fazer a interpreta??o da letra. Tamb?m ? importante buscar, se poss?vel, dados sobre os compositores e int?rpretes das m?sicas para informar aos colegas.

Recursos Complementares

Para alunos e professores:

Brasil na Segunda Guerra Mundial. http://www.brasilescola.com/historiab/brasil-segunda-guerra.htm

Som na caixa: o Brasil na guerra. http://www.franklinmartins.com.br/som_na_caixa_cat.php?page=3

V?deo: Brasil e a Segunda Guerra Mundial. Programa da UFPR TV. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16585

Brasil na Segunda Guerra - Primeiros anos: da netralidade ao rompimento com o Eixo. http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/brasil-na-segunda-guerra---primeiros-anos-da-neutralidade-ao-rompimento-com-o-eixo.htm

Links do Portal do Professor:

Aulas:

O Brasil e a segunda guerra mundial. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31768

"Rosa de Hiroshima": trag?dia no Jap?o durante a Segunda Guerra Mundial - UCA. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30481

A participa??o brasileira na Segunda Guerra Mundial. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27397

Site Tem?tico:

Guerras e Conflitos. http://guerrasportalprofessor.wordpress.com/

Todos os links foram acessados em 19/05/2013.

Avaliação

A a??o avaliativa deve permear toda a pr?tica pedag?gica do professor, oferecendo-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante em seu desenvolvimento. Desta maneira, o professor poder? avaliar os alunos a cada etapa da proposta did?tica, a partir das estrat?gias desenvolvidas e dos recursos utilizados. A avalia??o deve permitir ao professor observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcan?ados pelos alunos.