Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conhecendo a ?frica por meio do Projeto ?Semana Afro-Brasileira? e os Jogos Africanos ? PARTE 1

Autor e Co-autor(es)

Suely Aparecida Gomes Moreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Compreender a influ?ncia africana na forma??o da popula??o brasileira.

2. Ampliar os conhecimentos hist?ricos, geogr?ficos, art?sticos e culturais acerca da popula??o africana.

3. Construir tabuleiros, estudar as regras e vivenciar alguns Jogos Africanos.

Duração das atividades

04 aulas de sessenta minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

?

DICA: Esta sequ?ncia de aulas est? dividida em duas partes e pode representar um boa oportunidade de trabalho interdisciplinar.

?

AULA 1 e 2

1? MOMENTO:

Professor (a) em sala de aula, explique para os alunos que existe a Lei 11.645* de 2008 que trata da obrigatoriedade das escolas em abordarem temas relacionados ? forma??o da popula??o brasileira.

Em seguida, questione os alunos:

  1. Voc?s conhecem os povos que formam nossa popula??o?
  2. Porque ouvimos falar tanto que o Brasil ? um pa?s miscigenado?

?

Como dica, para auxiliar os alunos, sugerimos que o(a) professor(a) leia a letra ou passe a m?sica Samba Enredo 2009, da Escola de Samba Esta??o Primeira de Mangueira (RJ), com o tema: A Mangueira Traz Os Brasis do Brasil Mostrando a Forma??o do Povo Brasileiro (Acesso em 16 de maio de 2013).

Esta m?sica e poesia foi proposta em uma aula do Portal do Professor (Acesso em 16 de maio de 2013), publicada em 16/05/2011, cuja autoria ? de Rosilene Tomaz Silva e Claudia Regina Montes Gumerato.

Observa??o:

Os alunos devem identificar a origem branca, ind?gena e europeia citada na m?sica e na poesia. Professor(a), aproveite as estrofes para contar um pouco da hist?ria desses povos no Brasil. Promova um espa?o de discuss?o, nele os alunos podem contribuir, expondo oralmente o que j? aprenderam em outras disciplinas como Hist?ria e Geografia, por exemplo, ou at? mesmo em casa, com a fam?lia, os amigos e por meio da televis?o.

?

2? MOMENTO:

Ap?s a discuss?o anterior, aproveite o que foi levantado sobre a popula??o negra e explique com mais detalhes como a popula??o africana chegou at? o Brasil. Sugest?es de sites para estudo (Acesso em: 20 de maio de 2013):

                - http://www.geledes.org.br/esquecer-jamais/179-esquecer-jamais/14716-a-historia-da-escravidao-negra-no-brasil

                - http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/escravismo-no-brasil-a-resistencia-de-africanos-e-descendentes.htm

?

Em seguida questione: Afinal...

  1. Quando se fala em ?frica, o que vem em mente?
  2. Onde est? a ?frica?(Obs: Levar o Globo Planet?rio para sala e mostrar onde est? localizada a ?frica e o Brasil)
  3. Quais as caracter?sticas f?sicas do povo africano?
  4. Quais as carater?sticas sociais de sua popula??o?
  5. ? um povo rico ou pobre?
  6. J? teve Copa no Mundo na ?frica?
  7. O que tem de interessante nesse pa?s?
  8. Que tipo de atividade f?sica o povo africano gosta de praticar?

?

Estas s?o apenas sugest?es de perguntas para instigar os alunos e dever?o ser respondidas ao longo de toda sequ?ncia de atividades aqui propostas.

Na sequ?ncia, pergunte aos alunos se eles gostariam de obter respostas para as quest?es supracitadas e o que mais eles t?m curiosidade de conhecer sobre a ?frica. Registrar essas curiosidades no quadro, caderno ou projetor de slides, pois elas ser?o utilizadas em outro momento.

?

3? MOMENTO:

Professor(a), a fim de come?ar a responder parte das quest?es e, com o objetivo de come?ar os estudos mais espec?ficos sobre a ?frica, voc? poder? apresentar o v?deo da TV Escola intitulado ?? TEMPO DE DIVERS?O - INNOCENTE RUANDA? (TV Escola/MEC, acesso em 16 de maio de 2013). Este v?deo conta a hist?ria de um aluno de Ruanda, pa?s da ?frica, que foi desafiado pela professora a construir um brinquedo para apresent?-lo aos colegas e brincar na escola. Durante a hist?ria tamb?m s?o mostradas brincadeiras e jogos da cultura local e um pouco do modo de vida da popula??o. O tempo de dura??o do v?deo ? de 13min.

Antes de come?ar, solicite aos alunos que fiquem atentos, principalmente em rela??o ?s caracter?sticas da popula??o, aos brinquedos, brincadeiras e jogos que aparecer?o no v?deo. Ap?s o document?rio, por sua vez, perguntar aos alunos:

  1. O que acharam?
  2. O que perceberam sobre os elementos anteriormente citados (caracter?sticas da popula??o, aos brinquedos, brincadeiras e jogos)?
  3. Gostariam de ser amigos do Innocente? Por qu??
  4. Ser? que pode ser divertido construir um brinquedo?
  5. Ficaram instigados a conhecer mais da ?frica? E sobre as brincadeiras e jogos africanos?

?

4? MOMENTO:

Nesse momento, o(a) professor(a) dever? socializar com os alunos a proposta para as pr?ximas aulas e informar que o tema central a ser estudado ser? a CULTURA AFRICANA e alguns dos seus JOGOS. As frentes de estudo ser?o as seguintes:

  1. Seguir o bom exemplo do aluno Inoccente, aplaudido e reconhecido na escola de Ruanda, e CONSTRUIR TABULEIROS para aprender a JOGAR e COMPETIR quatro Jogos Africanos: o Tsoro Yamatato, o Yot?, o Wali e Ayo;
  2. Socializar curiosidades sobre a ?frica por meio do BLOG a ser constru?do e alimentado com informa??es ao longo das aulas. Para isso ser?o realizadas entrevistas com os familiares, amigos e professores.
  3. Organizar a SEMANA AFRO-BRASILEIRA na escola, em parceria com os professores de todas as outras disciplinas oferecidas na escola, a fim de divulgar a cultura africana.

?

5? MOMENTO:

Dividir a sala em v?rios grupos, com no m?ximo tr?s alunos. Cada grupo ficar? respons?vel por conversar com uma ?rea de conhecimento da escola (Geografia, Hist?ria, L?ngua Portuguesa, L?ngua Estrangeira, Ci?ncias, Arte, Inform?tica e Matem?tica, por exemplo) a fim de solicitar que seja produzido algum material para SEMANA AFRO-BRASILEIRA da escola. Neste caso, o(a) professor dever? elaborar um documento explicando do que se trata esse projeto, qual seu objetivo, estrutura, pessoal envolvido e quais as possibilidades de contribui??o de cada ?rea. No documento, dever? aparecer a solicita??o de um representante por ?rea para compor a equipe organizadora do evento e a indica??o de uma data para reuni?o.

Nesta reuni?o, dever? ser apresentada a ideia inicial do projeto, ou seja:

  1. Promover uma semana tem?tica na escola a tratar da cultura africana e sua influ?ncia na forma??o da popula??o brasileira.
  2. Divulgar informa??es sobre a tem?tica por meio do Blog, durante o hor?rio do recreio e por meio de pain?is, cartazes ou similares.
  3. Realizar um campeonato sobre os Jogos Africanos aprendidos em sala durante o recreio.
  4. Produzir textos ou apresenta??es sobre a ?frica por meio de v?deos, teatro e r?dio na escola.
  5. Cada dia da Semana Afro-brasileira seria responsabilidade de uma ?rea ou duas de conhecimento.
  6. Cada ?rea teria seu espa?o no Blog para aliment?-los semanalmente de curiosidades para os alunos.

?

Coment?rio: Novas propostas poder?o ser colocadas e o projeto ser? elaborado a partir de encontros semanais entre os representantes das ?reas. No primeiro encontro, tamb?m ser?o entregues os questionamentos feitos em sala pelo(a) professor(a) e pelos alunos, e as ?reas ter?o como primeira tarefa, respond?-las por meio do Blog criado pelo docente. Cada ?rea dever? responder as quest?es que s?o mais inerentes aos seus objetos de estudo.

?

6? MOMENTO:

Prepara??o para pr?xima aula: Dividir a turma em dois grupos.

Para o GRUPO 1, entregar uma folha de papel com as seguintes informa??es:

a)      Algumas imagens de tabuleiros relativos ao Jogo ?TsoroYamatato?.

Dispon?vel em: <http://www.google.com.br/imgres?q=tsoro+yematatu&sa=X&hl=pt-BR&biw=1366&bih=624&tbm=isch&tbnid=LQWCc449ReploM:&imgrefurl=http://goafrica.about.com/od/peopleandculture/tp/African-Games-Games-Played-In-Africa.htm&docid=o2qHbOYqkhhRNM&imgurl=http://0.tqn.com/d/goafrica/1/0/A/R/tsoro.gif&w=220&h=215&ei=2GyVUcGMPOHj4APrnoCYAQ&zoom=1&ved=1t:3588,r:2,s:0,i:127&iact=rc&dur=203&page=1&tbnh=172&tbnw=176&start=0&ndsp=19&tx=67&ty=120>. Acesso em: 16 de maio de 2013.

Dispon?vel em: <http://www.google.com.br/imgres?q=tsoro+yematatu&sa=X&hl=pt-BR&biw=1366&bih=624&tbm=isch&tbnid=TbFhn3NwZ8g5lM:&imgrefurl=http://www.etsy.com/listing/68126787/ancient-board-game-woodwork-art-handmade&docid=gr7STsPxd8nlyM&imgurl=http://img3.etsystatic.com/000/0/6100001/il_570xN.217282059.jpg&w=500&h=500&ei=2GyVUcGMPOHj4APrnoCYAQ&zoom=1&ved=1t:3588,r:4,s:0,i:133&iact=rc&dur=697&page=1&tbnh=185&tbnw=206&start=0&ndsp=19&tx=102&ty=89>. Acesso em: 16 de maio de 2013.

?

b)      Indica??o do site para estudo sobre as regras do Jogo: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19530>. (Acesso em: 16 de maio de 2013).

Nesta mesma folha, o professor deve explicar aos pais ou respons?veis, o trabalho sobre a ?frica que se pretende desenvolver com os alunos e solicitar que os mesmos auxiliem o(a) aluno(a) na seguinte tarefa: confeccionar de forma criativa um tabuleiro do Jogo ?Tsoro Yamatatu?, estudar suas regras e aprender a jogar em casa para, na pr?xima aula, vivenciar o jogo na escola.

O(a) aluno(a) dever? perguntar aos familiares ?O QUE VOC? CONHECE SOBRE A ?FRICA? e postar no Blog indicado pelo(a) professor(a).

Nesse momento, o endere?o eletr?nico do mesmo deve ser socializado com a turma e o(a) professor deve explicar sua funcionalidade. Trata-se de um Blog a ser utilizado para registro, comunica??o e divulga??o de todas as atividades relacionadas ao projeto sobre a ?frica.

Para o GRUPO 2, realizar o mesmo procedimento anterior, por?m para o Jogo ?Yot??.

?

c)       Indica??o do site para estudo sobre as regras do Jogo: <http://edu-cacao.blogspot.com.br/2009/05/jogos-africanos-yote.html>. (Acesso em: 16 de maio de 2013).

(Dispon?vel em: <http://4.bp.blogspot.com/_mCd1vIxPgY4/ShWG-54d-RI/AAAAAAAAAd8/u9L-M-Wt74E/s200/yote.jpg>. Acesso em: 16 de maio de 2013)

?

[yote-tab-pb.JPG]

(Dispon?vel em: <http://3.bp.blogspot.com/_mCd1vIxPgY4/ShWHIhL1p2I/AAAAAAAAAeE/Ave3xAVOaHY/s1600-h/yote-tab-pb.JPG>. Acesso em: 16 de maio de 2013)

?

Informar que, na pr?xima aula, ambos os Jogos ser?o vivenciados com os colegas de turma e de outras salas.

?

3? e 4? aula

?

1? MOMENTO:

Socializar e conversar sobre o que foi postado no Blog durante a semana.

?

2? MOMENTO:

Os alunos do GRUPO I fazem uma mostra dos tabuleiros que constru?ram em casa e, coletivamente, socializam com os colegas as regras do ?Tsoro Yamatato?. Nesse momento, tamb?m podem compartilhar como foi jog?-lo em casa.

Professor, como mediador, registre no computador (a imagem poder? ser projetada por meio de um Data Show) todas as regras necess?rias para jogo, al?m de sanar as d?vidas e estabelecer os acordos necess?rios para que todos joguem da mesma maneira.

Em seguida, um aluno do grupo 1 far? dupla com um colega do grupo 2 para vivenciar o Jogo.

?

3? MOMENTO:

O mesmo procedimento poder? ser adotado com o GRUPO 2, a fim de vivenciar o Jogo ?Yot??.

?

4? MOMENTO:

Lan?ar um novo desafio: os alunos devem escolher um dos Jogos aprendidos nestas aulas e, durante o recreio, usando os tabuleiros confeccionados em casa, ensinar e jogar com o maior n?mero de colegas matriculados em outros anos de ensino. Os alunos devem ser sensibilizados para a import?ncia desta tarefa, pois se aprovado pela escola, ser? realizado um campeonato de Jogos Africanos durante a Semana Afro-brasileira.

Para cada colega de outra sala, n?o bastar? ensinar e vivenciar o jogo na hora do recreio, o (a) aluno dever? fazer a seguinte pergunta: O que voc? sabe sobre a ?frica? As respostas dever?o ser registradas por escrito e socializadas no BLOG. 

?

ATEN??O: A continuidade desta sequ?ncia de aulas pode ser visualizada na PARTE 2 da aula "Conhecendo a ?frica por meio do Projeto ?Semana Afro-Brasileira? e os Jogos Africanos"

Recursos Complementares

Avaliação

?

A avalia??o ocorrer? durante todo o processo, tomando como refer?ncia a participa??o nos debates e discuss?es em sala de aula a partir das quest?es norteadoras lan?adas pelo(a) professor(a), as postagens no Blog e os depoimentos de casa. A partir das falas e da escrita dos alunos ser? poss?vel identificar pontos que representam a amplia??o dos conhecimentos sobre a ?frica. Al?m disso, o envolvimento dos alunos com os Jogos Africanos em casa, em sala e no recreio  representam conhecimentos culturais sobre a ?frica e a preocupa??o e capacidade de divulg?-los nos espa?os formais e n?o formais.