Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conhecendo a ?frica por meio do Projeto ?Semana Afro-Brasileira? e os Jogos Africanos ? PARTE 2

Autor e Co-autor(es)

Suely Aparecida Gomes Moreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  1. Compreender a influ?ncia africana na forma??o da popula??o brasileira.
  2. Ampliar os conhecimentos hist?ricos, geogr?ficos, art?sticos e culturais acerca da popula??o africana.
  3. Construir tabuleiros, estudar as regras e vivenciar os Jogos Africanos em situa??o ou n?o de competi??o.

Duração das atividades

08 aulas de sessenta minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

?

DICA: Esta sequ?ncia de aulas est? dividida em duas partes e pode representar um boa oportunidade de trabalho interdisciplinar.

?

AULA 5 e 6

1? MOMENTO:

No in?cio da aula, acessar o Blog, socializar as postagens que foram feitas ao longo da semana e abrir um espa?o para conversa sobre as mesmas.

?

2? MOMENTO:

Com o intuito de vivenciar o Jogo ?Wali?, os alunos, utilizando o UCA (Um computador por alunos), o Laborat?rio de Inform?tica ou material impresso, e sentados em duplas, dever?o estudar e construir o tabuleiro do Jogo ?Wali? em sala de aula. Para tanto, os alunos poder?o utilizar quaisquer materiais que dispuser ou solicitar que o(a) professor(a) providencie o que for poss?vel. Continuar? sendo importante usar a criatividade nesta tarefa. E nas escolas sem UCA?

Indica??o de site para estudo:

- http://edu-cacao.blogspot.com.br/2012/11/jogos-africanos-wali.html. (Acesso em: 16 de maio de 2013)

(Dispon?vel em: <http://3.bp.blogspot.com/-iW1LYYLYzno/UKPyGQCsdxI/AAAAAAAABPU/kh7Svmauf-0/s1600/wali.png>. Acesso em: 16 de maio de 2013)

?

3? MOMENTO:

Os alunos dever?o socializar o que aprenderam e, juntos com o professor, registrar as regras do jogo. Na sequ?ncia, os alunos poder?o vivenci?-lo.

?

4? MOMENTO:

Explicar a tarefa da semana (entregar orienta??es por escrito aos pais ou respons?veis): Junto com os familiares, individualmente ou em duplas, estudar sobre o conjunto de Jogos Africanos conhecido como Mancala, construir o tabuleiro, aprender as regras e jogar ?Ayo?. Al?m disso, como tarefa de casa, cada aluno ou dupla dever? postar no Blog mais uma CURIOSIDADE diferente sobre a ?frica.

Indica??o de site para estudo:

- http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/121-2.pdf.(Acesso em: 16 de maio de 2013)

(Dispon?vel em: <https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&docid=zYET66LV0guvtM&tbnid=oovpPTmCUq4hmM:&ved=0CAUQjRw&url=http%3A%2F%2Fprofclaudialopez.blogspot.com%2Fp%2Fmancala.html&ei=w2eZUam6JYOK8QTunYHQCQ&bvm=bv.46751780,d.dmQ&psig=AFQjCNHFWWXq3ROuh7z6tQ2Bjegw3BVY9g&ust=1369094450437833>. Acesso em: 16 de maio de 2013)

?

AULA 7 e 8

1? MOMENTO:

Acessar o Blog novamente para socializar e conversar sobre as novas postagens.

?

2? MOMENTO:

Mostrar os tabuleiros confeccionados, socializar, definir, criar um documento sobre as regras do ?Ayo? e, em seguida, vivenci?-lo em duplas com os colegas. Para trein?-lo, mant?m-se a proposta da divulga??o e viv?ncia com alunos de outros anos de ensino no hor?rio do recreio. Nesta aula, os alunos dever?o revezar os companheiros de jogo.

?

3? MOMENTO:

Explicar como ser? a estrutura e cronograma da Semana Afro-Brasileira encaminhada pela equipe de professores das ?reas de conhecimento.

?

AULA 9 e 10

1? MOMENTO:

Organizar o campeonato de Jogos Africanos. Este pode ser realizado entre os alunos da mesma turma ou entre anos de ensino. No entanto, em ambos os casos, os alunos de cada turma dever?o ser divididos em quatro grupos. Cada grupo competir? um Jogo Africano estudado nas aulas anteriores. Os crit?rios para divis?o da turma ser?o sugeridos e escolhidos democraticamente pelos alunos.

?

2? MOMENTO:

Feita a divis?o, os grupos dever?o vivenciar seu Jogo.

Professor(a), informe aos alunos que a tabela dos Jogos ser? divulgada por meio do Blog e cartazes na escola; e a realiza??o do campeonato ter? in?cio com a Semana Afro-Brasileira, que ser? realizado no hor?rio do recreio, em espa?o definido pela escola (Anfiteatro ou Sala multifuncional, por exemplo, onde estejam concentrados os trabalhos das outras ?reas de conhecimento sobre a ?frica); e o sistema de disputa ser? eliminaria simples.

?

AULA 11 e 12

1? MOMENTO:

Ap?s a realiza??o da Semana Afro-Brasileira, os alunos poder?o acessar o Blog em sala de aula por meio da utiliza??o do UCA ou o laborat?rio de Inform?tica e postar um depoimento sobre o evento. Neste caso, pode escrever no Blog sobre os Jogos Africanos que aprendeu e o campeonato; a contribui??o de todas as ?reas de conhecimentos da escola; a difus?o de informa??es e curiosidade para os alunos da escola; o que n?o sabia e agora sabe sobre a ?frica; envolvimento e participa??o dos colegas; o que mais gostou de aprender; o que poderia ter sido melhor; e sugest?es para os pr?ximos projetos.

?

2? MOMENTO:

Produzir um v?deo a ser publicado no Blog e em outras p?ginas da internet, ap?s Concess?o de Uso de Imagem para Menor, como resposta ao colega Innocence de Ruanda (mostrado no v?deo da TV Escola sugerido na parte I desta sequ?ncia de aulas). Os alunos podem escolher o t?tulo do v?deo no qual ser?o mostrados fotos e v?deos registrados durante as atividades de prepara??o e execu??o da Semana Afro-Brasileira, assim como um v?deo final em que os alunos fazem um depoimento baseado nos t?picos sugeridos no momento anterior.

?

ATEN??O: A sequ?ncia de aulas que antecede esta pode ser visualizada na PARTE 1 da aula intitulada "Conhecendo a ?frica por meio do Projeto ?Semana Afro-Brasileira? e os Jogos Africanos"

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o ocorrer? durante todo o processo, tomando como refer?ncia a participa??o nos debates e discuss?es em sala de aula a partir das quest?es norteadoras lan?adas pelo(a) professor(a), as postagens no Blog e os depoimentos de casa. A partir das falas, da avalia??o escrita dos alunos e a produ??o de v?deos ser? poss?vel identificar pontos que representam a amplia??o dos conhecimentos sobre a ?frica. Al?m disso, o envolvimento dos alunos com os Jogos Africanos em sala, no recreio e no campeonato representam conhecimentos culturais sobre a ?frica e a preocupa??o e capacidade de divulga-los nos espa?os formais e n?o formais.