Portal do Professor

Início do Conteúdo

36, 37, 38, ... : que n?mero voc? cal?a? Compreendendo a numera??o dos sapatos.

Autor e Co-autor(es)

Silene Rodolfo Cajuella imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

?ngela Cristina dos Santos e Antomar Araujo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Atendendo as habilidades H1 e H2 da matriz de refer?ncia de Matem?tica do ENEM, ao final da aula o aluno dever?:

- Compreender como a numera??o dos cal?ados foi criada.

- Reconhecer o significado da numera??o de um cal?ado, identificando-a como um padr?o num?rico.

- Calcular a numera??o do seu cal?ado.

- Analisar tabelas.

- Comparar a numera??o dos calcados em alguns pa?ses. 

Duração das atividades

2 horas/aulas (50 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Opera??es com n?meros decimais

- Leitura e interpreta??o de tabelas

- Convers?o de unidades de medida de comprimento

- Uso da calculadora 

Estratégias e recursos da aula

- Texto e roteiro de atividades (uma c?pia para cada aluno)

- Fita m?trica

- R?gua

- Calculadora

?

Professor(a), inicie a aula falando a respeito das etiquetas encontradas nos cal?ados importados,  os quais  trazem a  numera??o daquele cal?ado nos diversos  pa?ses onde ele ? comercializado..

 etiqueta de numera????o

 Imagem: Etiqueta  de um t?nis com numera??o

Dispon?vel em http://images04.olx-st.com/ui/10/90/08/t_1367973765_508188208_2.jpg  Acesso em Maio/2013

Acesso em Maio/2013

?

Em seguida, questione  os alunos quanto a import?ncia de conhecer outros sistemas de numera??o de cal?ados para realizar compras pela internet ou em viagem a outros pa?ses. N?o se esque?a de salientar a necessidade de se comprar de empresas confi?veis, que respeitam a tabela de convers?es de medidas.

MOMENTO 1

Professor, apresente aos alunos a seguinte atividade: Leia o texto a seguir: ?De onde vem a Numera??o dos Cal?ados??  

?

De onde vem a Numera??o dos Cal?ados?

"Texto adaptado de Sistema de Numera??o de Cal?ados ? Comprimento do Ponto Franc?s   de      

de FABIO MARCELO  dispon?vel em http://fabiomarcelo.com/blog/?p=3723  Acesso em Maio/2013"

?

Quem nunca se perguntou: de onde vem a numera??o do meu cal?ado?
Por exemplo: ?Cal?o 42?! Mas 42 o que?

Esse n?mero 42, n?o corresponde a cent?metros, n?o corresponde a polegadas, n?o corresponde a mil?metros. Ent?o corresponde a que?!

A resposta ?: 42 Pontos Franceses. Isso mesmo pontos franceses.
Primeiramente, um sistema de medidas serve para mensurar e padronizar os tamanhos dos cal?ados, f?rmas, solas e outros componentes utilizados na confec??o dos cal?ados. Por?m vale ressaltar, que existem v?rios sistemas de numera??o para cal?ados, onde diversos pa?ses criaram os seus, ou adaptaram as suas t?cnicas.          

Na sua cria??o original o Ponto Franc?s tinha a medida de 10 mil?metros, ou 1 cent?metro. Durante sua utiliza??o e com o passar do tempo notou-se, que a progress?o de um n?mero para outro se mostrou muito ampla, pois havia casos onde, por exemplo, um cal?ado 35 poderia ser apertado e um cal?ado 36 poderia ser folgado, principalmente nos cal?ados femininos.

Em virtude deste fato percebido pelos sapateiros de Paris, eles acabaram por constituir mudan?as b?sicas neste sistema num?rico, onde o fator de progress?o que antes era de 10 mil?metros, acabaria por ser de 6,66 mil?metros, pois institu?ram que: A medida de um Ponto Franc?s passaria a ser de 1/3 de dois Pontos Franceses, ou seja: 1/3 de 20mm = 6,66mm, ou  2/3 de 10mm = 6,66mm.             
 Logo ap?s a implementa??o dessas mudan?as houve uma melhora significativa no conforto dos cal?ados, principalmente os femininos, onde a progress?o de n?mero passou a ter uma menor diferen?a, amenizando assim o desconforto durante o per?odo de adapta??o na troca de tamanho dos cal?ados pelo crescimento dos p?s.

Embora as adapta??es tenham sido feitas pelos sapateiros de Paris, o sistema continuou conhecido como Ponto Franc?s e passou a ser utilizado pela maioria dos pa?ses europeus e por suas col?nias da Am?rica Latina e ?frica.

Na verdade o Ponto Franc?s tem a mesma medida em todos os pa?ses que o utilizem, por?m existem interpreta??es ou adapta??es na sua aplica??o, antes de passarmos para um detalhamento maior vamos deixar bem claro que:


?Atualmente: Ponto Franc?s tem 6,66mm
Logo o fator de progress?o entre um n?mero e outro do cal?ado ? de 6,66mm = 1 Ponto Franc?s.

Como mencionado acima, existe interpreta??es, ou adapta??es no emprego do Ponto Franc?s, por isso pa?ses que utilizam o mesmo Ponto Franc?s em cal?ados com o mesmo tamanho t?m numera??es diferentes como, como por exemplo: Brasil = 35, It?lia = 36 e Fran?a = 37.

Utiliza??o do Ponto Franc?s na Fran?a: Na cria??o do Ponto Franc?s, os franceses determinaram como folga, ou margem de calce de 2 Pontos Franceses (2X (20/3)), ou 13,33mm, logo para obter-se o tamanho real da f?rma deve-se diminuir 2 Pontos Franceses proveniente de folga, ou margem de calce.

  • Ex. N?mero 37 ?: 37 ? 2 X (20/3) = 233,33mm.


Utiliza??o do Ponto Franc?s na It?lia: A aplica??o do Ponto Franc?s na It?lia visou uma quest?o est?tica, onde buscou explorar a vaidade feminina trazendo intrinsecamente uma estrat?gia de marketing, por isso a marca??o da numera??o teve sua escala diminu?da em um Ponto. A real inten??o foi conquistar o p?blico feminino oferecendo cal?ado com numera??o menor, isso devido que at? num passado n?o muito distante, n?o era muito bem visto o fato de uma mulher ter um p? de tamanho mais avantajado. Com este artif?cio era poss?vel uma mulher utilizar um cal?ado italiano supostamente menor do que um cal?ado franc?s. Este artif?cio foi conseguido em virtude da folga de calce ter sido reduzida de 2 pontos Franceses como ? utilizado na Fran?a, para 1 Ponto Franc?s, logo para obter-se o tamanho real da f?rma na interpreta??o italiana deve-se diminuir 1 Ponto Franc?s proveniente folga, ou margem de calce.

  • Ex. N?mero 36 ?: 36 ? 1 X (20/3) = 233,33mm.



Utiliza??o do Ponto Franc?s no Brasil: A aplica??o do Ponto Franc?s no Brasil prev? o tamanho real do p?, sem qualquer folga do calce, a folga necess?ria para o calce ser? determinado pelo suplemento estabelecido no momento da cria??o da f?rma, o tamanho deste suplemento ? determinado pelo tipo de bico da f?rma, logo o n?mero da f?rma na interpreta??o brasileira ? o comprimento m?nimo real estabelecido pelo Ponto Franc?s.

  • Ex. N?mero 35 ?: 35 X (20/3) = 233,33mm.

?

 Professor, ap?s a leitura do texto, solicite que os alunos fa?am as seguintes atividades:

ATIVIDADE 1:

Para visualizar a diferen?a entre o Ponto Franc?s na sua vers?o original e na vers?o atual, utilize sua r?gua para construir:

  • A diferen?a entre um n?mero e outro de cal?ado na vers?o original do Ponto Franc?s. Essa diferen?a ? um segmento de _____ mm . (espera-se que os alunos, tenham estado atentos e que completem a frase com o numeral 10).
  •  A diferen?a entre um n?mero e outro de cal?ado atualmente. Essa diferen?a ? um segmento de _____ mm . (espera-se que os alunos, tenham estado atentos e que completem a frase com o numeral 6,66.

?

ATIVIDADE 2:

Se quisermos saber o comprimento aproximado do p? de uma pessoa que cal?a n?mero 42 no Brasil, o que devemos fazer?

Padr?o de resposta esperado: 42 x 6,66 = 279,72mm ou 27,97cm

ATIVIDADE 3:

a)Quero comprar um cal?ado para uma crian?a e n?o tenho certeza da numera??o correta. Sei que o p? da crian?a tem 11cm ou 110mm de comprimento. O que devo fazer?

Padr?o de resposta esperado: Saber quantos pontos franceses correspondem a 110mm, fazendo:  110 ? 6,66 = 16,51.

b)Assim, que n?mero de cal?ado posso comprar j? que o p? de crian?a cresce r?pido?

 Padr?o de resposta esperado:  N?mero 16 ou 17 (para que ela possa usar mais tempo).

MOMENTO 2

Professor, acesse o site www.maiscalcados.com.br/tabela-internacional-de-numeracao-do-calcado  para que os alunos possam visualizar a tabela abaixo, ou se n?o for poss?vel, providencie a c?pia da tabela para cada aluno.

Quando fazemos viagens internacionais ou quando queremos comprar um produto importado pela internet, podemos fazer uso de tabelas de convers?o da numera??o de cal?ados dispon?vel em guias tur?sticos ou na internet. Veja a tabela abaixo:

Tabela de convers??o de medidas

Imagem: Tabela de convers?o de numera??o de cal?ados

Dispon?vel em http://www.maiscalcados.com.br/tabela-internacional-de-numeracao-do-calcado acesso em Maio/2013

?

Ap?s a leitura da tabela, questione: podemos observar que em alguns pa?ses a numera??o ? muito diferente da nossa. Por qu??

Padr?o de resposta esperado: A justificativa ? que muitos destes pa?ses utilizam a polegada como unidade de medida.

?

Proponha aos alunos as seguintes atividades:

1. Fale a respeito da import?ncia de termos padr?es internacionais de medidas de cal?ados.

Resposta esperada: O aluno precisa demonstrar que com a facilidade de se comprar produtos importados torna-se necess?rio que as empresas respeitem os padr?es internacionais de medidas e que n?s precisamos saber utiliz?-los.

?

2. Preencha a  tabela abaixo: 

?

N?mero do cal?ado no Brasil

Tamanho aproximado do p? em mm

Tamanho aproximado do p? em cm

21

Resposta esperada: 21 x 6,66 = 139,86mm

Resposta esperada: 13,98cm

36

Resposta esperada: 36 x 6,66 = 239,76mm

Resposta esperada: 13,98cm

41

Resposta esperada: 41 x 6,66 = 273,06mm

Resposta esperada: 27,3cm

?

3. Voc? quer comprar um presente para uma crian?a cujo p? mede 15cm. Que n?mero ela cal?a no Brasil?

Resposta esperada: 15cm = 150mm ? 150 ? 6,66 = 22,52, portanto ela cal?a n?mero 22.

4. De acordo com a tabela, uma pessoa que cal?a 37 no Brasil, cal?a que n?mero nos Estados Unidos?

Resposta esperada:Se a pessoa for do sexo feminino cal?a7, se for do sexo masculino cal?a 8?.

5. Voc? quer mandar um chinelo de presente para um amigo no Jap?o, ele te disse que l? o n?mero dele ? 26,5. Que n?mero deve ser o chinelo que voc? vai comprar?

Resposta esperada: 40 

?

Bibliografia

FABIO MARCELO.Sistema de Numera??o de Cal?ados ? Comprimento do Ponto Franc?s. Dispon?vel em http://fabiomarcelo.com/blog/?p=3723. Acesso: maio/2013 

Recursos Complementares

Sites que podem ser visitados e tratam do assunto:

http://www.convertworld.com/pt/tamanho-do-calcado/ Neste site o aluno pode fazer a convers?o da sua numera??o em v?rios outros pa?ses. 

http://blogdoarretadinho.blogspot.com.br/2012/10/historia-da-numeracao-dos-calcados.html   Este artigo conta um pouco mais a respeito da cria??o do cal?ado e sua numera??o. 

Avaliação

Para avaliar o desenvolvimento da aula, o professor(a) poder? avaliar a participa??o dos alunos durante a aula e o seu desempenho nas atividades sugeridas.