Angela Cristina dos Santos e Antomar Araujo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | ?lgebra |
Para o sucesso desta aula recomenda-se que o professor tenha trabalhado o conceito de Fun??o utilizando a aula O conceito de Fun??o num contexto de Copa do Mundo
RECURSOS MATERIAIS
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1? MOMENTO: Determinando a lei de forma??o de uma fun??o e conceituando seus elementos
Professor, n?o se esque?a de solicitar que os alunos preencham seus roteiros sempre antes de mostrar as respostas na apresenta??o. Mostre o slide 5 ou retome-o caso esteja continuando a aula sobre Fun??es.
Slide 5
Fonte: O autor
Solicite que os alunos preencham a tabela no roteiro.
Pe?a aos alunos que expliquem com suas palavras qual ? a rela??o entre a quantidade de colegas e a quantidade de salgados, analisando a tabela coluna por coluna. Ap?s o preenchimento da tabela, pe?a aos alunos para representarem estes valores por meio de um diagrama formado pelo conjunto C (n?mero de colegas) e pelo conjunto S (quantidade de salgados) e, em seguida, verifiquem se todos os valores do primeiro conjunto t?m uma, e apenas uma, correspond?ncia no segundo conjunto, confirmando, ent?o, que se trata de uma fun??o.
Apresente o slide 6.
Slide 6
Fonte: O autor
Explique que a f?rmula representa a rela??o entre o n?mero de colegas e a quantidade de salgados que foi descrita anteriormente com palavras, agora representada pela linguagem alg?brica.
Professor, apresente o slide 7, solicite que os alunos fa?am a correspond?ncia no roteiro. Verifique se ficou claro para a turma a condi??o(todos os valores do primeiro conjunto t?m uma, e apenas uma, correspond?ncia no segundo conjunto), necess?ria para que uma rela??o seja considerada uma fun??o. Se os alunos ainda apresentarem d?vidas, apresente um contraexemplo onde os conjuntos n?o satisfazem a condi??o.
Slide 7
Fonte: O autor
Ao apresentar o slide 8 comente com os alunos a import?ncia da utiliza??o da linguagem alg?brica neste conte?do e reforce o fato de que se uma rela??o entre dois conjuntos num?ricos n?o pode ser representada por uma f?rmula, ent?o esta rela??o n?o ? uma fun??o.
Slide 8
Fonte: o autor
Mostre o slide 9 e, em seguida, pe?a aos alunos que fa?am as atividades do roteiro que n?o constam nos slides.
Slide 9
Fonte: O autor
Atividades do roteiro (n?o fazem parte dos slides):
Registre aqui o conceito que voc? daria para os seguintes elementos de uma fun??o:
- Dom?nio:___________________________________________________________________
- Imagem: ___________________________________________________________________
- Vari?veis: __________________________________________________________________
?
2? MOMENTO: A visualiza??o de uma Fun??o por meio de gr?fico
Discuta com os alunos a ideia de que o gr?fico ? uma ?fotografia? de uma fun??o, isto ?, atrav?s do gr?fico ? poss?vel visualizar a rela??o entre as duas ou mais vari?veis. Mostre o slide 10.
Slide 10
Fonte: O autor
Professor, com esta aula pretende-se mostrar que uma fun??o pode ser visualizada atrav?s de um gr?fico. A confec??o de gr?ficos deve ser abordada, passo a passo, em outro momento.
Coment?rio: Para a constru??o de gr?ficos, o professor pode adotar como estrat?gia, a folha quadriculada ou, se a escola possuir um laborat?rio de inform?tica, um computador que tenha nele instalado, o programa Excel (Office Windows) ou similar.
Utilize os slides 11, 12 para avaliar o desempenho dos alunos na aula:
Slide 11
Slide 12
Fonte : O autor
ANEXO 1 ? TEXTO ROTEIRO
LEI DE FORMA??O DE UMA FUN??O, SEUS ELEMENTOS E SUA VISUALIZA??O.
Em matem?tica, fun??o representa uma correspond?ncia entre dois conjuntos de grandezas (quantidades que se expressam por n?meros). Por exemplo, Carlos vai recepcionar alguns colegas para juntos assistirem o jogo do Brasil hoje ? tarde. Deseja fazer da ocasi?o uma festa. Decidiu encomendar alguns salgadinhos. A padaria disse que 12 salgadinhos s?o suficientes para cada convidado. Ele ainda n?o sabe quantos colegas vir?o, mas est? fazendo algumas estimativas.
Preencha a tabela com os valores que faltam:
N?mero de colegas |
2 |
3 |
4 |
? | ? |
x |
Quantidade de salgados |
24 |
36 |
? |
72 |
120 |
? |
?
?
?
?
?
As grandezas presentes na tabela s?o:________________________ e ____________________.
Explique com palavras qual ? a rela??o entre a quantidade de colegas e a quantidade de salgados, analisando a tabela coluna por coluna:
O n?mero de salgados ? _____________________________________________________________________________________________________.
?
Observe que:
Conforme aumenta o n?mero de colegas,__________________o n?mero de salgados que devem ser encomendados.
Atendendo a recomenda??o da padaria, ? poss?vel encontrarmos duas quantidades diferentes de salgadinhos para a mesma quantidade de convidados?________________________________________________________________
Considerando x um n?mero qualquer de convidados, ? poss?vel elaborarmos uma f?rmula para calcular a quantidade de salgadinhos. Que f?rmula seria? .
? muito importante entender que em matem?tica, s? podemos afirmar que ? fun??o uma rela??o entre dois conjuntos onde todos os elementos do primeiro conjunto tem apenas uma correspond?ncia no segundo conjunto. Como aconteceu com o nosso exemplo.
Vamos representar a fun??o entre os conjuntos das quantidades de convidados (C) e das quantidades de salgadinhos (S) atrav?s de um diagrama:
Observe que todos os elementos do conjunto C tem apenas uma correspond?ncia no conjunto S.
Cada elemento do conjunto S? encontrado ao multiplicarmos cada elemento de C por 12, portanto dizemos que existe uma fun??o de C em S, ou seja, o n?mero de convidados vai interferir diretamente no n?mero de salgados a ser encomendado . Matematicamente, escrevemos assim:
(l?-se: fun??o de C em S)
A lei de forma??o desta fun??o ? a f?rmula que representa a rela??o entre os elementos dos dois conjuntos, ou seja, o n?mero de salgadinhos(s) ? igual ao n?mero de convidados (c) multiplicado por 12. Veja:
Carlos pode convidar quantos colegas ele quiser, portanto cpode variar. Consequentemente, s tamb?m varia, por isso s?o chamados de vari?veis.
Por?m, observe que quem ?manda?nessa rela??o ? o c, por isso ele ? chamado de dom?nio da fun??o e o s ? a sua imagem.
Em matem?tica generalizamos chamando sempreo dom?nio de x e a imagem que ? calculada em fun??o do valor de x, chamamos de f(x) ou de y. Portanto escrevemos assim:
Perceba, que temos uma igualdade a?, portanto uma equa??o.
Registre aqui o conceito que voc? daria para os seguintes elementos de uma fun??o:
- Dom?nio:___________________________________________________________________
- Imagem: ___________________________________________________________________
- Vari?veis: __________________________________________________________________
Podemos visualizar essa fun??o atrav?s de um gr?fico.
As duas informa??es do nosso gr?fico ser?o os valores de x, representados em um eixo horizontal chamadoeixo das abscissas, e os valores de y, representados em um eixo vertical chamadoeixo das ordenadas. O conjunto dessas duas retas chama-se Plano Cartesiano.
Agora, vamos ver se aprendemos um pouquinho sobre fun??es.
ATIVIDADE 1: A Pol?cia Militar recomenda que em lugares de aglomera??o, como um est?dio de futebol, deve-se colocar no m?ximo 4 pessoas adultas em p? por metro quadrado.
Observe a tabela:
Metros quadrados (x) |
100 |
1000 |
10.000 |
100.000 |
x |
Quantidade de pessoas (y) |
400 |
4000 |
40000 |
400000 |
? |
Entre as express?es seguintes, qual relaciona os valores de x e y?
a) y = x + 4
b) y = 4x
c) y= x4
d) y = 4x
?
ATIVIDADE 2
Para a pr?xima aula, escreva com suas palavras o conceito de Fun??o.
Bibliografia
ANDRINI, ?lvaro - Praticando Matem?tica, 9? ano. S?o Paulo,Editora do Brasil, 2002.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani, BORBA, Marcelo de Carvalho (Orgs). Educa??o Matem?tica: pesquisa em movimento. S?o Paulo: Cortez,2004.
MACHADO, Nilson Jos? ? Matem?tica por assunto, vol. 1 ? S?o Paulo:Editora Scipione,1988
_______.Programa Gest?o da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Matem?tica:Caderno de Teoria e Pr?tica 5 ? TP5: diversidade cultural e meio ambiente: de estrat?gias de contagens ?as propriedades geom?tricas. Bras?lia: Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica,2008.
PROJETO ARARIB?: Matem?tica obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela editora Moderna. 8.a s?rie. 1.a Edi??o. Ed respons?vel Juliane Matsubara Barroso. S?o Paulo: Moderna,2006.
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Para avalia??o, proponha para os alunos duas atividades:
Atividade 1:
A atividade apresentada nos slides 11 e 12. Ela tem por objetivo avaliar se os alunos entenderam como uma Fun??o pode ser representada por uma f?rmula (lei de forma??o).
?
Atividade 2:
Para a pr?xima aula, escreva com suas palavras o conceito de Fun??o em matem?tica.
Ao elaborarem o conceito utilizando suas pr?prias palavras os alunos demonstrar?o se entenderam o assunto abordado.