Leandro Rezende, Elizabet Rezende Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Final | Sa?de | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Projetos de forma??o dos alunos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
N?o ? necess?rio conhecimentos pr?vios.
1? aula:
1? Atividade:
Professor dialogue com os alunos a respeito do que sabem sobre a tem?tica ?Esporte ? coisa s? para jovem?. Fa?a um levantamento sobre as expectativas que t?m a respeito da pr?tica corporal e esportiva para pessoas pertencentes ? terceira idade.
Para suscitar as expectativas dos alunos, realize as seguintes quest?es:
Professor registre coletivamente, as expectativas levantadas pelos alunos, pois o utilizaremos posteriormente.
2? Atividade: Pe?a aos alunos que pensem nos seus familiares que est?o na terceira idade, identificando e registrando as respostas das seguintes quest?es:
3? Atividade:
Instigue os alunos a assistirem os v?deos abaixo. Solicite a eles que identifiquem e analisem se existe alguma rela??o da pr?tica de atividades corporais e f?sicas com qualidade de vida das pessoas que est?o na terceira idade.
Esporte na terceira idade- Vanguarda NEWS, dispon?vel em: http://globotv.globo.com/tv-vanguarda-sp/vanguarda-news/v/vanguarda-news-esporte-terceira-idade/2505063/ . Acesso em 14 de maio de 2013.
Surfistas da terceira idade, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=AC_GL7FtqXU. Acesso em 12 de maio de 2013.
Sugest?o de roteiro de perguntas para analise dos v?deos:
A discuss?o ser? conduzida pelo professor de modo aqueles que queiram opinar tenham sua oportunidade de faz?-lo, respeitando, em todo momento da conversa, as respostas dos colegas, assim como as fontes das informa??es que os alunos trouxerem do seu cotidiano.
2? aula: Vivenciar e conhecer.
Proponha aos alunos a viv?ncia de atividades corporais e esportivas que os levem a perceber o processo de envelhecimento, suas dificuldades, solu??es, benef?cios e cuidados necess?rios para a pr?tica dessas atividades. Informe aos alunos que realizaremos uma aula de futsal, a qual seguir? os seguintes procedimentos:
Fonte: Acervo Cleber Garcia Casagrande
4. Organize quantas equipes de futsal forem necess?rias para que todos os alunos participem dessa viv?ncia.
5. Ao final de cada partida de futsal, solicite aos alunos que registrem, no painel afixado na parede da quadra, quais foram as sensa??es que tiveram em rela??o ?s:
a) Dificuldades encontradas (mobilidade, limita??es de movimentos, inseguran?a, medo, dentre outros)
b) O que fizeram para superar essas dificuldades.
c) Adapta??es necess?rias para a pr?tica desse esporte.
6. Ap?s realizar os jogos, solicite aos alunos que analise, sugira e defina as adapta??es necess?rias para a continuidade do Futsal. Discuta sua aplicabilidade e posteriormente vivencie as que sejam consenso no grupo de alunos.
Aten??o: As dificuldades e solu??es apontadas no instrumento ser?o analisadas posteriormente.
3? aula:
Informe aos alunos que nesta aula vivenciaremos uma partida de v?lei utilizando dos mesmos procedimentos e din?micas de registros da aula anterior, podendo, inclusive, utilizar o mesmo painel do futsal para amplia??o das observa??es sobre suas sensa??es.
No voleibol, al?m das ataduras, sugira aos alunos que amarrem dois peda?os de el?stico na cintura e em cada um dos antebra?os para dificultar a amplitude dos movimentos dos membros superiores.
Organizados os alunos, repita os procedimentos da aula anterior para deslocar com a turma para o local e realizar a aula programada para hoje.
Fonte: Acervo Cleber Garcia Casagrande
4? aula:
Agora ? hora de confrontar as expectativas levantadas na primeira aula com o quadro preenchido durante as viv?ncias do futsal e do voleibol, ou seja, os alunos dever?o analisar e construir um ?nico registro contendo as expectativas, dificuldades, solu??es, cuidados e adapta??es necess?rias para a pr?tica de atividades corporais e esportivas.
Para fomentar as discuss?es sobre a import?ncia do tema, apresente este v?deo da TV Escola, intitulado ?Esporte na Escola? - PGM. 10 - O esporte ao longo da vida, dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5065. Acesso em 13 de maio de 2013.
Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5065. Acesso em 13 de maio de 2013.
Roteiro para an?lise do v?deo:
Ap?s este momento, realize um debate para que o grupo defina, de forma coletivamente e provisoriamente, aos principais elementos de cada uma das categorias observadas e estudadas. Registre em um cartaz o resultado desse debate, pois, ser? utilizado em aula posterior.
?
5? aula:
Os alunos dever?o construir um texto narrativo com o seguinte tema: ?O esporte ao longo da minha vida?, no qual abordar? sobre as diferentes etapas da vida ? a juventude, a idade adulta e a terceira idade.
Para tanto, os alunos ter?o que se imaginar, buscando referencias de seus familiares em como o esporte se far? presente em sua vida. Alguns aspectos que servem de refer?ncia para a constru??o deste texto.
Aten??o professor, para a pr?xima aula, informe aos alunos que eles dever?o convidar seus familiares para assistirem a socializa??o dos conhecimentos produzidos e participarem de uma atividade de confraterniza??o na escola durante a aula de Educa??o F?sica. Solicite que os familiares venham preparados para realizar uma caminhada.
6? aula:
Solicite aos alunos que afixem os cartazes, constru?dos nas aulas anteriores, nas paredes da escola pr?ximas ao espa?o de aula para favorecer a apresenta??o e o debater com os familiares sobre suas expectativas, conhecimentos adquiridos e sobre as viv?ncias que tiveram.
Professor, juntamente com os alunos, receba seus familiares e os convide para uma caminhada, buscando estimular a pr?tica corporal de maneira saud?vel e consciente.
Explique que o percurso ser? pr?ximo ? escola e, que durante sua realiza??o, ser?o realizadas algumas paradas para que os alunos socializem os conhecimentos constru?dos e estudados sobre as pr?ticas corporais e esportivas na terceira idade nas aulas anteriores.
Aproveitar a oportunidade e orientar os alunos para que entrevistem familiares da 3? idade, presente ? caminhada, fazendo apenas uma ?nica pergunta: Esporte ? coisa s? para jovem?
Professor solicite aos alunos que fa?am o registro de todos os momentos da caminhada.
Ap?s avalia??o da caminhada, solicitar aos alunos que escrevam mat?ria a respeito da tem?tica estudada e socialize na escola e fora dela (site, blog, facebook...)
CUIDADOS NECESS?RIOS PARA A PR?TICA DA ATIVIDADE:
Pr?tica de esportes na terceira idade, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=0dZLFwKbVVo. Acesso em 13 de maio de 2013.
Atividade F?sica na terceira Idade, dispon?vel em: http://www.atituderimacomsaude.com.br/pagina/294/atividade-fisica-na-terceira-idade.aspx. Acesso em 14 de maio de 2013.
Saiba mais sobre o esporte na terceira idade, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ImNgxKYvLGE. Acesso em 13 de maio de 2013.
Esporte na terceira idade, dispon?vel em: http://portaldebemcomavida.com.br/consumidores/exerc%C3%ADcios-f%C3%ADsicos/esportes-a-z/esporte-na-terceira-idade.aspx. Acesso em 13 de maio de 2013.
Sugest?o de aula Portal do Professor:
COSTA, M. I. P. O esporte na melhor idade. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23650. Acesso em 19 de maio de 2013.
Observar a participa??o e envolvimento dos alunos em todos os momentos da aula; nas leituras interpretando as informa??es dos roteiros sugeridos; nas discuss?es e an?lises realizadas com argumenta??es cr?ticas e pertinentes aos assuntos trabalhados e reconhecendo a import?ncia dos cuidados necess?rios para a realiza??o de pr?ticas corporal e esportiva na terceira idade.