Portal do Professor

Início do Conteúdo

Esporte ? coisa s? para jovem?

Autor e Co-autor(es)

Cleber Garcia Casagrande imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende, Elizabet Rezende Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Final Sa?de Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Projetos de forma??o dos alunos
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar pr?ticas corporais e esportivas realizadas por grupos da terceira idade;
  • Identificar quais s?o os locais, e as atividades corporais e esportivas propiciadas pelo poder p?blico e privado a este grupo social;
  • Vivenciar e identificar a import?ncia da realiza??o de pr?ticas corporais e esportivas na terceira idade;
  • Identificar os cuidados necess?rios para a realiza??o de pr?ticas corporais e esportivas na terceira idade.

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? necess?rio conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

1? aula:

1? Atividade:

Professor dialogue com os alunos a respeito do que sabem sobre a tem?tica ?Esporte ? coisa s? para jovem?. Fa?a um levantamento sobre as expectativas que t?m a respeito da pr?tica corporal e esportiva para pessoas pertencentes ? terceira idade.

Para suscitar as expectativas dos alunos, realize as seguintes quest?es:

  • Qual expectativa que, uma pessoa da terceira idade, tem ao realizar qualquer pratica de atividades corporal e esportiva?
  • Quais atividades corporais e esportivas as pessoas de terceira idade realizam com maior frequ?ncia?
  • Existem diferentes n?veis de exig?ncia para os praticantes?
  • Uma pessoa na terceira idade atende aos n?veis de exig?ncia do esporte profissional?

Professor registre coletivamente, as expectativas levantadas pelos alunos, pois o utilizaremos posteriormente.

2? Atividade: Pe?a aos alunos que pensem nos seus familiares que est?o na terceira idade, identificando e registrando as respostas das seguintes quest?es:

  • Identifique os familiares que pertencem ao grupo da terceira idade.
  • Quais pr?ticas corporais e esportivas seus familiares participam?
  • Quais os espa?os p?blicos e privados em seu bairro que oferecem atividades corporais e esportivas a terceira idade?

3? Atividade:

Instigue os alunos a assistirem os v?deos abaixo. Solicite a eles que identifiquem e analisem se existe alguma rela??o da pr?tica de atividades corporais e f?sicas com qualidade de vida das pessoas que est?o na terceira idade.

Esporte na terceira idade- Vanguarda NEWS, dispon?vel em: http://globotv.globo.com/tv-vanguarda-sp/vanguarda-news/v/vanguarda-news-esporte-terceira-idade/2505063/ . Acesso em 14 de maio de 2013.

Surfistas da terceira idade, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=AC_GL7FtqXU. Acesso em 12 de maio de 2013.

Sugest?o de roteiro de perguntas para analise dos v?deos:

  • Quais mudan?as fisiol?gicas voc?s percebem nas pessoas quando est?o na terceira idade?
  • ? necess?ria alguma adapta??o nas regras para pr?tica de atividades corporais e esportivas na terceira idade?
  • A pr?tica de atividades corporais e esportivas interfere na qualidade de vida na terceira idade? Por qu??
  • Quais s?o os benef?cios da pr?tica de atividades corporais e esportivas para as pessoas na terceira idade?
  • Quais s?o os cuidados necess?rios?

A discuss?o ser? conduzida pelo professor de modo aqueles que queiram opinar tenham sua oportunidade de faz?-lo, respeitando, em todo momento da conversa, as respostas dos colegas, assim como as fontes das informa??es que os alunos trouxerem do seu cotidiano.

2? aula: Vivenciar e conhecer.

Proponha aos alunos a viv?ncia de atividades corporais e esportivas que os levem a perceber o processo de envelhecimento, suas dificuldades, solu??es, benef?cios e cuidados necess?rios para a pr?tica dessas atividades. Informe aos alunos que realizaremos uma aula de futsal, a qual seguir? os seguintes procedimentos:

  1. Prepare seis peda?os de atadura com aproximadamente 50 cent?metros para cada aluno da turma.
  2. Re?na os alunos na sala de aula e solicite que utilizem essas ataduras para amarrar as articula??es do joelho, tornozelo e cotovelo conforme a figura abaixo.
  3. Professor, ap?s os alunos amarrarem as ataduras, oriente aos alunos a deslocar da sua sala de aula at? o local onde ser? realizada a partida de futsal.

corpo1

Fonte: Acervo Cleber Garcia Casagrande

4. Organize quantas equipes de futsal forem necess?rias para que todos os alunos participem dessa viv?ncia.

5. Ao final de cada partida de futsal, solicite aos alunos que registrem, no painel afixado na parede da quadra, quais foram as sensa??es que tiveram em rela??o ?s:

a) Dificuldades encontradas (mobilidade, limita??es de movimentos, inseguran?a, medo, dentre outros)

b) O que fizeram para superar essas dificuldades.

c) Adapta??es necess?rias para a pr?tica desse esporte.

quadro

6. Ap?s realizar os jogos, solicite aos alunos que analise, sugira e defina as adapta??es necess?rias para a continuidade do Futsal. Discuta sua aplicabilidade e posteriormente vivencie as que sejam consenso no  grupo de alunos.

Aten??o: As dificuldades e solu??es apontadas no instrumento ser?o analisadas posteriormente.

3? aula:

Informe aos alunos que nesta aula vivenciaremos uma partida de v?lei utilizando dos mesmos procedimentos e din?micas de registros da aula anterior, podendo, inclusive, utilizar o mesmo painel do futsal para amplia??o das observa??es sobre suas sensa??es.

No voleibol, al?m das ataduras, sugira aos alunos que amarrem dois peda?os de el?stico na cintura e em cada um dos antebra?os para dificultar a amplitude dos movimentos dos membros superiores.

Organizados os alunos, repita os procedimentos da aula anterior para deslocar com a turma para o local e realizar a aula programada para hoje.

corpo2

Fonte: Acervo Cleber Garcia Casagrande

4? aula:

Agora ? hora de confrontar as expectativas levantadas na primeira aula com o quadro preenchido durante as viv?ncias do futsal e do voleibol, ou seja, os alunos dever?o analisar e construir um ?nico registro contendo as expectativas, dificuldades, solu??es, cuidados e adapta??es necess?rias para a pr?tica de atividades corporais e esportivas.

Para fomentar as discuss?es sobre a import?ncia do tema, apresente este v?deo da TV Escola, intitulado ?Esporte na Escola? - PGM. 10 - O esporte ao longo da vida, dispon?vel em:  http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5065. Acesso em 13 de maio de 2013.

tv escola

Dispon?vel em:  http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5065. Acesso em 13 de maio de 2013.

Roteiro para an?lise do v?deo:

  • O sedentarismo influ?ncia na qualidade de vida na terceira idade? Por qu??
  • Quais atividades s?o abordadas no v?deo?
  • Quais s?o os benef?cios das atividades corporais e esportivas na terceira idade citadas no v?deo?
  • Quais cuidados s?o destacados para a pr?tica de atividades corporais e esportivas nesta faixa et?ria?

Ap?s este momento, realize um debate para que o grupo defina, de forma coletivamente e provisoriamente, aos principais elementos de cada uma das categorias observadas e estudadas. Registre em um cartaz o resultado desse debate, pois, ser? utilizado em aula posterior.

?

5? aula:

Os alunos dever?o construir um texto narrativo com o seguinte tema: ?O esporte ao longo da minha vida?, no qual abordar? sobre as diferentes etapas da vida ? a juventude, a idade adulta e a terceira idade.

Para tanto, os alunos ter?o que se imaginar, buscando referencias de seus familiares em como o esporte se far? presente em sua vida. Alguns aspectos que servem de refer?ncia para a constru??o deste texto.

  • Identificar as mudan?as fisiol?gicas que ocorrem nas diferentes etapas da vida.
  • Identificar quais pr?ticas corporais e esportivas s?o poss?veis de serem realizadas nas diferentes faixas et?rias.
  • Analisar a rotina e as atividades corporais e esportivas que seus familiares que est?o na terceira idade praticam.
  • Identificar locais e atividades poss?veis de utiliza??o para este objetivo;
  • Identificar a import?ncia das atividades corporais e esportivas para a qualidade de vida na terceira idade.

Aten??o professor, para a pr?xima aula, informe aos alunos que eles dever?o convidar seus familiares para assistirem a socializa??o dos conhecimentos produzidos e participarem de uma atividade de confraterniza??o na escola durante a aula de Educa??o F?sica. Solicite que os familiares venham preparados para realizar uma caminhada.

6? aula:

Solicite aos alunos que afixem os cartazes, constru?dos nas aulas anteriores, nas paredes da escola pr?ximas ao espa?o de aula para favorecer a apresenta??o e o debater com os familiares sobre suas expectativas, conhecimentos adquiridos e sobre as viv?ncias que tiveram.

Professor, juntamente com os alunos, receba seus familiares e os convide para uma caminhada, buscando estimular a pr?tica corporal de maneira saud?vel e consciente.

Explique que o percurso ser? pr?ximo ? escola e, que durante sua realiza??o, ser?o realizadas algumas paradas para que os alunos socializem os conhecimentos constru?dos e estudados sobre as pr?ticas corporais e esportivas na terceira idade nas aulas anteriores.    

Aproveitar a oportunidade e orientar os alunos para que entrevistem familiares da 3? idade, presente ? caminhada, fazendo apenas uma ?nica pergunta: Esporte ? coisa s? para jovem?

Professor solicite aos alunos que fa?am o registro de todos os momentos da caminhada.

Ap?s avalia??o da caminhada, solicitar aos alunos que escrevam mat?ria a respeito da tem?tica estudada e socialize na escola e fora dela (site, blog, facebook...)

CUIDADOS NECESS?RIOS PARA A PR?TICA DA ATIVIDADE:

  • N?o escolher um trecho com grandes aclives.
  • Observar a conserva??o do piso onde ser? realizada a caminhada.
  • Orientar para a import?ncia da hidrata??o durante a atividade.

Recursos Complementares

Pr?tica de esportes na terceira idade, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=0dZLFwKbVVo. Acesso em 13 de maio de 2013.

Atividade F?sica na terceira Idade, dispon?vel em: http://www.atituderimacomsaude.com.br/pagina/294/atividade-fisica-na-terceira-idade.aspx. Acesso em 14 de maio de 2013.

Saiba mais sobre o esporte na terceira idade, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ImNgxKYvLGE. Acesso em 13 de maio de 2013.

Esporte na terceira idade, dispon?vel em: http://portaldebemcomavida.com.br/consumidores/exerc%C3%ADcios-f%C3%ADsicos/esportes-a-z/esporte-na-terceira-idade.aspx. Acesso em 13 de maio de 2013.

Sugest?o de aula Portal do Professor:

COSTA, M. I. P. O esporte na melhor idade. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23650. Acesso em 19 de maio de 2013.

Avaliação

Observar a participa??o e envolvimento dos alunos em todos os momentos da aula; nas leituras interpretando as informa??es dos roteiros sugeridos; nas discuss?es e an?lises realizadas com argumenta??es cr?ticas e pertinentes aos assuntos trabalhados e reconhecendo a import?ncia dos cuidados necess?rios para a realiza??o de pr?ticas corporal e esportiva na terceira idade.