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N?meros decimais no contexto da tributa??o brasileira - Parte I

Autor e Co-autor(es)

Leonardo Donizette de Deus Menezes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Helen Otoni Vieira Batista, Antomar Ara?jo Ferreira, Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Final Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino M?dio Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Construir significados para os n?meros naturais, inteiros, racionais e reais.
  • Avaliar a realidade atual da tributa??o brasileira.
  • Criticar as atitudes de gestores p?blicos quanto ? administra??o tribut?ria.
  • Analisar e comparar dados tabelados.
  • Calcular a adi??o de n?meros decimais.

Duração das atividades

4 a 5 horas/aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- representa??o de n?meros decimais e a compara??o entre eles;

- interpreta??o de dados tabelados.

Estratégias e recursos da aula

1? Momento:

Professor, para iniciar a aula, apresente cada slide abaixo (figuras 1, 2, 3 e 4) aos seus alunos.

Coment?rio: Se n?o houver recursos de m?dia (projetor multim?dia, retroprojetor, por exemplo), os slides podem ser colocados em uma folha, copiados e entregues a cada aluno. Outra possibilidade ? produzir cartazes, elaborados com letras grandes e figuras.

Oriente-os para uma leitura de revezamento e em alta voz.

Coment?rio: Esses slides cont?m parte da reportagem que serve de inspira??o para todo o trabalho que ser? desenvolvido nas pr?ximas aulas.

figura1_imposto

Fonte: ALVARENGA, B. Acabou o imposto invis?vel. Revista Veja, S?o Paulo: Abril, n. 51, dez. 2012.

2? Momento:

Proponha um debate. Essa atividade proporciona ao aluno uma melhor compreens?o do texto e possibilita ao professor diagnosticar os conhecimentos que seus alunos possuem a respeito do tema. Para direcionar as discuss?es, voc? poder? propor as seguintes quest?es:

1.      O que voc?s entendem por tributos? E impostos?

2.      Qual ? a import?ncia social dos impostos?

3.      Como voc? visualiza o retorno dos impostos para a sociedade?

4.      ? importante a exig?ncia da Nota e do Cupom Fiscal?

5.      Qual ser? a rea??o do consumidor diante da nova lei de ?impostos vis?veis??

Atividade:

Para registrar os pontos mais relevantes do debate proponha aos seus alunos que produzam um texto coletivo. Voc? poder? redigi-lo na lousa enquanto eles argumentam. Para finalizar, todos devem copiar esse texto produzido coletivamente pela turma. Em casa, ele pode usar este texto de base e a sugest?o descrita abaixo, para produzir outro texto, de sua autoria, para ser entregue na pr?xima aula. Esta atividade se configura como um instrumento de avalia??o ao professor e alunos.

Sugest?o: como atividade de casa proponha um trabalho de pesquisa para que os alunos possam adquirir uma vis?o mais elaborada sobre o tema. O professor pode sugerir para os alunos os mesmos sites indicados no t?pico desta aula, denominado: ?Recursos Complementares?.

3? Momento:

Apresente o pr?ximo slide (Figura 5) contendo o modelo de um cupom fiscal.

            Figura 5

tributaria2

Figura adaptada de: ALVARENGA, B. Acabou o imposto invis?vel. Revista Veja, S?o Paulo: Abril, n. 51, dez. 2012.

Leia com seus alunos os dados da tabela ilustrados na nota fiscal e certifique-se que eles compreenderam o significado de cada coluna. Questione-os a respeito do valor total:

- O que significa?                                                                                                                                    

Coment?rio: Procure construir com seus alunos o conceito de valor final do produto, isto ?, o valor do produto acrescido dos impostos.

- Qual ? a ideia operacional para resolver esse problema?                                                                 

Coment?rio: Aqui, aproveite para recordar diferentes aplica??es da adi??o e seus respectivos sin?nimos: acrescentar, juntar, adicionar, somar, reunir.

- Temos os recursos para resolver essas adi??es?

- Sabemos operar n?meros com v?rgula?                                                                          

Pe?a a cada aluno que represente os numerais da coluna que indica o pre?o sem imposto da figura 5, no quadro valor de lugar. Solicite que fiquem atentos, pois, no quadro, agora apresentado, as ordens envolvem as casas decimais.

Modelo de Quadro Valor de Lugar (QVL)

Unid Milhar

Centena

Dezenas

Unidades

,

d?cimos

cent?simos

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Questione os alunos: ?o que deve ser feito para completar cada linha do cupom fiscal??.

Coment?rio: Espera-se que os alunos percebam que basta somar, em cada linha, o pre?o sem imposto, com o do imposto.

Percebendo que todos os alunos compreenderam a quest?o. Apresente a atividade:

- Utilizando o quadro valor de lugar, complete o cupom fiscal.

 Pe?a aos alunos que montem as pr?ximas opera??es dentro dos quadros a seguir. Voc? poder? reproduzir uma p?gina com os quadros para cada aluno, se n?o for poss?vel, eles mesmos poder?o constru?-los no caderno de classe. Lembre-os que devem voltar ? nota fiscal para preench?-la. 

Almo?o em restaurante:

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Ar-condicionado:

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Barbie:

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Bola de Futebol:

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Carro Corola:

Dez Milhar

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Coment?rio: Lembre aos alunos que o princ?pio da utiliza??o do QVL permanece o mesmo: cada algarismo ocupa, no n?mero, uma ordem e a adi??o ? feita respeitando-se seus os valores relativos. Como o sistema ? decimal, a cada agrupamento de 10, ? feito a troca por uma ?ordem? imediatamente superior. 

Caso seja necess?rio, como exemplo, pode-se utilizar o primeiro item da atividade, ?Almo?o em restaurante?. Assim:

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

5

4

,

4

0

2

5

,

6

0

7

9

,

10

0

?
Retome o agrupamento decimal no qual 10 d?cimos s?o equivalentes a 1 unidade e fa?a a troca.
?

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

5

4

,

4

0

2

5

,

6

0

7

9+1

,

0

0

?
Novamente retome o agrupamento no qual 10 unidades s?o equivalentes a 1 dezena e fa?a a troca.
?

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

5

4

,

4

0

2

5

,

6

0

7+1

0

,

0

0

?
E finalmente, escreva que 54,40 + 25,60 = 80,00

Coment?rio: Professor, nessa atividade deve-se estar atento para verificar se todos a est?o fazendo, e se algum aluno n?o est? apresentando dificuldade no sistema de trocas. Se isso ocorrer, pode-se utilizar o ?baco ou o Material Dourado como recurso para garantir a compreens?o do processo de adi??o e assim, desenvolver essa habilidade.

Fa?a a corre??o de todas essas opera??es na lousa para que seus alunos possam conferir os resultados encontrados.

De posse dos c?lculos realizados e preenchida a tabela referente ? nota fiscal (Figura 5) fa?a uma compara??o dos valores dados com os encontrados.

4? Momento:

Proponha novamente um debate, que tenha como direcionamento as seguintes quest?es.

- Os impostos correspondem a um valor significativo da mercadoria a ser consumida?

- Voc? concorda com os impostos que s?o cobrados? Por qu??

- De que forma podemos exercer nossa cidadania e contribuir para que o sistema tribut?rio brasileiro atenda os cidad?os em suas necessidades b?sicas de vida como educa??o, sa?de, lazer e seguran?a?

- Educa??o, sa?de e seguran?a s?o servi?os p?blicos de qualidade?

- ? poss?vel nossa interven??o no uso dos tributos para benef?cio da popula??o? Como?

- Constantemente vemos patrim?nios p?blicos danificados, como telefones (Orelh?es), caixa postal (Correios), bancos de pra?as e brinquedos (parques), entre outros. Qual ? a sua opini?o sobre os atos de vandalismos?

Enriquecimento da aula:

Sugest?o de uma atitude cidad?:

Proponha aos seus alunos que montem grupo (no m?ximo 6 alunos), construa um cartaz alertando a comunidade escolar em rela??o ? nova lei ?impostos vis?veis?  para ser afixado na ?rea comum da escola. Incentive-os a comunicar suas descobertas.

O fechamento das ideias discutidas durante o debate ser? utilizado na confec??o de cartazes e at? mesmo de uma carta, de comum acordo entre os estudantes e professor, para ser entregue aos membros da comunidade (a divulga??o pode ocorrer de porta em porta ou por meio dos estabelecimentos comerciais) e autoridades da cidade (vereadores, policiais, etc.).

Recursos Complementares

Avaliação

- Pelas falas dos alunos.

Coment?rio: Professor, voc? dever? ficar atento ?s falas de seus alunos durante os debates. Cada fala ? uma oportunidade de explorar o tema.

- O cartaz e a carta ser?o registros nos quais se poder? avaliar o desempenho dos alunos.

- Outra avalia??o ? o texto produzido pelos alunos, provenientes das reflex?es coletivas registradas pelo professor e alunos, em sala de aula, e da pesquisa realizada fora do hor?rio de aula.

- Durante a execu??o das opera??es com n?meros decimais.

Coment?rio: Na execu??o das opera??es, procure verificar o tempo gasto para realiz?-las e identifique os alunos que ainda n?o est?o usando o algoritmo corretamente. Fa?a as interven??es individuais necess?rias.