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N?meros decimais no contexto da tributa??o brasileira - Parte II

Autor e Co-autor(es)

Leonardo Donizette de Deus Menezes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Helen Otoni Vieira Batista, Antomar Ara?jo Ferreira, Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Final Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino M?dio Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Construir significados para os n?meros naturais, inteiros, racionais e reais, conforme compet?ncia da ?rea 1 da matriz de refer?ncia do ENEM;

- Avaliar a realidade atual da tributa??o brasileira;

- Analisar e comparar dados tabelados;

- Calcular a subtra??o de n?meros decimais;

- Trabalhar a adi??o e a subtra??o enquanto opera??es inversas.

Duração das atividades

2 a 3 horas/aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- representa??o de n?meros decimais e a compara??o entre eles;

- interpreta??o de dados tabelados.

Estratégias e recursos da aula

Como objeto de motiva??o, use o mesmo cupom fiscal da aula ?N?meros decimais no contexto da tributa??o brasileira - Parte I?, por?m, acrescido de mais itens e sem os valores dos impostos pagos, conforme Figura 1.

Figura 1

Cupom fiscal

Figura adaptada de: ALVARENGA, B. Acabou o imposto invis?vel. Revista Veja, S?o Paulo: Abril, n. 51, dez. 2012.

Professor, ap?s apresentar o quadro com o cupom, instigue seus alunos a fazerem a verifica??o dos impostos pagos pelos 7 primeiros itens do cupom. Para isso, questione os alunos:

  • Como poder?amos encontrar esses valores?
  • Quais as opera??es necess?rias para realizar a atividade proposta?
  • ? poss?vel estabelecer uma rela??o entre a adi??o e a subtra??o?

?

Em seguida, proponha a eles as seguinte atividades:

Atividade 1 - Usando, o Quadro Valor de Lugar (QVL), com unidades decimais, calcule o valor do imposto para cada produto listado no cupom fiscal (Figura 1):

Computador:

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

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Conta de Luz:

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

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Di?ria de Hotel:

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Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

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Etanol (?):

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

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Gasolina (?):

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

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iPhone 5

desbloqueado:

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

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IPod mano (16 Giga):

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

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Lancha:

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

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Lentilha:

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

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Mensalidade escolar:

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

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Moto 125 cc:

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

?

?

?

?

?

?

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?

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Televisor LED:

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

?

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?

?

?

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Urna funer?ria:

Unid Milhar

Centena

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

?

?

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?

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?

?

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?

?

Verifique se os alunos est?o tendo dificuldades nos c?lculos e, se necess?rio, aux?le-os individualmente.

Fa?a uma corre??o de todas essas opera??es na lousa para que seus alunos possam conferir os resultados encontrados.

Coment?rios:

1) Se poss?vel, reproduzir uma p?gina com os quadros impressos para cada aluno. Se n?o for poss?vel, eles mesmos poder?o constru?-los no caderno de classe.

2) Se achar conveniente, fa?a os c?lculos sem o uso do Quadro Valor de Lugar (QVL).

3) Certifique-se de que seus alunos compreenderam que a adi??o e a subtra??o s?o opera??es opostas. Nesse caso, se para encontrar o valor final pago pelo consumidor, acrescentamos o valor do imposto cobrado ao valor do produto, ent?o, na situa??o oposta, que ? encontrar o valor do imposto, devemos retirar do valor pago o valor do produto.

4) Aproveite a atividade para refor?ar, com seus alunos, as diferentes express?es que podem estar relacionadas ao uso da subtra??o em nosso cotidiano: tirar, diminuir, deduzir, descobrir quanto falta, quanto a mais.

Observa??o: Se os alunos apresentarem dificuldades no sistema de trocas, no caso, na troca de uma ordem para uma ordem imediatamente inferior, use o exemplo em anexo (ANEXO 1).

Atividade 2 -  Preencha, no cupom fiscal (figura 1), a coluna em branco referente ao imposto e fa?a uma an?lise dos valores encontrados.

Atividade 3 - Professor, ap?s a realiza??o e corre??o das atividades, divida a turma em grupos, com no m?ximo 5 alunos, e proponha uma pesquisa para o levantamento das seguintes quest?es:

- O que ? Imposto?

- Qual ? o objetivo do recolhimento de impostos?

- Onde ele ? aplicado? Qual ? a sua relev?ncia social?

- Quem fiscaliza a arrecada??o dos impostos?

- A popula??o pode intervir na distribui??o e no uso dos valores arrecados com os impostos?

- Quais s?o os produtos que t?m a maior taxa para o recolhimento de imposto no nosso pa?s? E os que t?m a menor taxa?

- Existe algum crit?rio para o estabelecimento da taxa de imposto?

- Destaque alguma curiosidade encontrada durante a sua pesquisa que se refira ao tema investigado (imposto).

Coment?rio: Ressalte com os alunos, a import?ncia de se pesquisar em sites confi?veis e tamb?m da necessidade de se explicitar, no trabalho, a bibliografia.

Professor, promova um espa?o de discuss?o com seus alunos, para discutirem e refletirem sobre as inform??es encontradas durante a pesquisa. 

Atividade 4 - Pe?a aos alunos que fa?am um relat?rio, individual, de toda a atividade e que tamb?m reflitam e dissertem sobre a quest?o: "Como esse trabalho contribuiu para a minha forma??o?"

Recursos Complementares

Como recurso complementar o professor pode acessar o portal do professor e consultar as aulas: "Como compreender o sistema de numera??o decimal?", ?O uso do ?baco nas opera??es aditivas envolvendo os n?meros decimais?, entre outras.

?

ANEXO 1

Se os alunos apresentarem dificuldades no sistema de trocas, em particular, na transforma??o de uma ordem para uma ordem imediatamente inferior, apresente o exemplo a seguir:

Qual ? o valor pago pelos impostos na situa??o de um produto que apresenta pre?o de venda ao consumidor de R$6,50 e pre?o sem impostos de R$2,47?

Como ? evidente que n?o podemos subtrair 7 cent?simos de 0 cent?simos, iremos fazer uma troca.

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

?

6

,

5

0

?

2

,

4

7

?

?

?

?

?

Retome o agrupamento decimal no qual 1 d?cimo ? equivalente a 10 cent?simos e fa?a a troca.

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

?

6

,

5-1

0+10

?

2

,

4

7

?

?

?

?

?

Assim, ? poss?vel realizar a subtra??o com facilidade.

Dezena

Unidade

,

d?cimo

cent?simo

?

6

,

4

10

?

2

,

4

7

?

4

,

0

3

E finalmente, encontramos o valor pago em impostos na compra desse produto:

6,50 ? 2,47 = 4,03

Avaliação

Professor, para avaliar o trabalho desenvolvido, voc? pode adotar como crit?rios: o desempenho do aluno nos c?lculos, sua participa??o durante as discuss?es, sua atua??o no debate proposto, o trabalho de pesquisa e o trabalho escrito final (relat?rio e disserta??o).