Helen Otoni Vieira Batista, Antomar Ara?jo Ferreira, Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino M?dio | Matem?tica | N?meros e opera??es |
- Construir significados para os n?meros naturais, inteiros, racionais e reais, conforme compet?ncia da ?rea 1 da matriz de refer?ncia do ENEM;
- Avaliar a realidade atual da tributa??o brasileira;
- Analisar e comparar dados tabelados;
- Calcular a subtra??o de n?meros decimais;
- Trabalhar a adi??o e a subtra??o enquanto opera??es inversas.
- representa??o de n?meros decimais e a compara??o entre eles;
- interpreta??o de dados tabelados.
Como objeto de motiva??o, use o mesmo cupom fiscal da aula ?N?meros decimais no contexto da tributa??o brasileira - Parte I?, por?m, acrescido de mais itens e sem os valores dos impostos pagos, conforme Figura 1.
Figura 1
Figura adaptada de: ALVARENGA, B. Acabou o imposto invis?vel. Revista Veja, S?o Paulo: Abril, n. 51, dez. 2012.
Professor, ap?s apresentar o quadro com o cupom, instigue seus alunos a fazerem a verifica??o dos impostos pagos pelos 7 primeiros itens do cupom. Para isso, questione os alunos:
?
Em seguida, proponha a eles as seguinte atividades:
Atividade 1 - Usando, o Quadro Valor de Lugar (QVL), com unidades decimais, calcule o valor do imposto para cada produto listado no cupom fiscal (Figura 1):
Computador:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
d?cimo |
cent?simo |
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Conta de Luz:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
d?cimo |
cent?simo |
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Di?ria de Hotel:
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Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
d?cimo |
cent?simo |
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Etanol (?):
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
d?cimo |
cent?simo |
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Gasolina (?):
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
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cent?simo |
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iPhone 5
desbloqueado:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
d?cimo |
cent?simo |
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IPod mano (16 Giga):
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
d?cimo |
cent?simo |
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Lancha:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
d?cimo |
cent?simo |
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Lentilha:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
d?cimo |
cent?simo |
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Mensalidade escolar:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
d?cimo |
cent?simo |
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Moto 125 cc:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
d?cimo |
cent?simo |
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Televisor LED:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
d?cimo |
cent?simo |
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Urna funer?ria:
Unid Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
, |
d?cimo |
cent?simo |
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Verifique se os alunos est?o tendo dificuldades nos c?lculos e, se necess?rio, aux?le-os individualmente.
Fa?a uma corre??o de todas essas opera??es na lousa para que seus alunos possam conferir os resultados encontrados.
Coment?rios:
1) Se poss?vel, reproduzir uma p?gina com os quadros impressos para cada aluno. Se n?o for poss?vel, eles mesmos poder?o constru?-los no caderno de classe.
2) Se achar conveniente, fa?a os c?lculos sem o uso do Quadro Valor de Lugar (QVL).
3) Certifique-se de que seus alunos compreenderam que a adi??o e a subtra??o s?o opera??es opostas. Nesse caso, se para encontrar o valor final pago pelo consumidor, acrescentamos o valor do imposto cobrado ao valor do produto, ent?o, na situa??o oposta, que ? encontrar o valor do imposto, devemos retirar do valor pago o valor do produto.
4) Aproveite a atividade para refor?ar, com seus alunos, as diferentes express?es que podem estar relacionadas ao uso da subtra??o em nosso cotidiano: tirar, diminuir, deduzir, descobrir quanto falta, quanto a mais.
Observa??o: Se os alunos apresentarem dificuldades no sistema de trocas, no caso, na troca de uma ordem para uma ordem imediatamente inferior, use o exemplo em anexo (ANEXO 1).
Atividade 2 - Preencha, no cupom fiscal (figura 1), a coluna em branco referente ao imposto e fa?a uma an?lise dos valores encontrados.
Atividade 3 - Professor, ap?s a realiza??o e corre??o das atividades, divida a turma em grupos, com no m?ximo 5 alunos, e proponha uma pesquisa para o levantamento das seguintes quest?es:
- O que ? Imposto?
- Qual ? o objetivo do recolhimento de impostos?
- Onde ele ? aplicado? Qual ? a sua relev?ncia social?
- Quem fiscaliza a arrecada??o dos impostos?
- A popula??o pode intervir na distribui??o e no uso dos valores arrecados com os impostos?
- Quais s?o os produtos que t?m a maior taxa para o recolhimento de imposto no nosso pa?s? E os que t?m a menor taxa?
- Existe algum crit?rio para o estabelecimento da taxa de imposto?
- Destaque alguma curiosidade encontrada durante a sua pesquisa que se refira ao tema investigado (imposto).
Coment?rio: Ressalte com os alunos, a import?ncia de se pesquisar em sites confi?veis e tamb?m da necessidade de se explicitar, no trabalho, a bibliografia.
Professor, promova um espa?o de discuss?o com seus alunos, para discutirem e refletirem sobre as inform??es encontradas durante a pesquisa.
Atividade 4 - Pe?a aos alunos que fa?am um relat?rio, individual, de toda a atividade e que tamb?m reflitam e dissertem sobre a quest?o: "Como esse trabalho contribuiu para a minha forma??o?"
Como recurso complementar o professor pode acessar o portal do professor e consultar as aulas: "Como compreender o sistema de numera??o decimal?", ?O uso do ?baco nas opera??es aditivas envolvendo os n?meros decimais?, entre outras.
?
ANEXO 1
Se os alunos apresentarem dificuldades no sistema de trocas, em particular, na transforma??o de uma ordem para uma ordem imediatamente inferior, apresente o exemplo a seguir:
Qual ? o valor pago pelos impostos na situa??o de um produto que apresenta pre?o de venda ao consumidor de R$6,50 e pre?o sem impostos de R$2,47?
Como ? evidente que n?o podemos subtrair 7 cent?simos de 0 cent?simos, iremos fazer uma troca.
Dezena |
Unidade |
, |
d?cimo |
cent?simo |
? |
6 |
, |
5 |
0 |
? |
2 |
, |
4 |
7 |
? |
? |
? |
? |
? |
Retome o agrupamento decimal no qual 1 d?cimo ? equivalente a 10 cent?simos e fa?a a troca.
Dezena |
Unidade |
, |
d?cimo |
cent?simo |
? |
6 |
, |
5-1 |
0+10 |
? |
2 |
, |
4 |
7 |
? |
? |
? |
? |
? |
Assim, ? poss?vel realizar a subtra??o com facilidade.
Dezena |
Unidade |
, |
d?cimo |
cent?simo |
? |
6 |
, |
4 |
10 |
? |
2 |
, |
4 |
7 |
? |
4 |
, |
0 |
3 |
E finalmente, encontramos o valor pago em impostos na compra desse produto:
6,50 ? 2,47 = 4,03
Professor, para avaliar o trabalho desenvolvido, voc? pode adotar como crit?rios: o desempenho do aluno nos c?lculos, sua participa??o durante as discuss?es, sua atua??o no debate proposto, o trabalho de pesquisa e o trabalho escrito final (relat?rio e disserta??o).