?derson de Oliveira Passos, Antomar Ara?jo Ferreira, Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, ind?stria e modo de vida |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
Ensino M?dio | Matem?tica | Tecnologia para a matem?tica |
Analisar diferentes processos de produ??o ou circula??o de riquezas e suas implica??es s?cio-espaciais, conforme habilidade H18 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias Humanas e suas Tecnologias do ENEM;
Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representa??es dos n?meros e opera??es - naturais, inteiros, racionais ou reais, conforme habilidade H24 da matriz de refer?ncia de Matem?tica e suas Tecnologias do ENEM;
Analisar informa??es expressas em gr?ficos ou tabelas como recurso para a constru??o de argumentos, conforme habilidade H26 da matriz de refer?ncia de Matem?tica e suas Tecnologias do ENEM.
Acessar e navegar na Internet;
Ler e interpretar gr?ficos de linha.
O computador ? um importante recurso did?tico-pedag?gico na pr?tica docente e ele pode ser usado como um aliado no processo de ensino e aprendizagem.
Conforme apontam os Par?metros Curriculares Nacionais (PCN), o computador pode ser empregado como apoio, como fonte de aprendizagem ou, ainda, como instrumento para o desenvolvimento de habilidades. Contudo, os PCN orientam que recursos did?ticos, como computadores, precisam estar integrados a situa??es que levem a exerc?cios de an?lise e reflex?o (BRASIL, 1997).
Por isso, em um laborat?rio de inform?tica, com os computadores conectados ? Internet, inicie a aula convidando os alunos a acessarem o endere?o: <http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/idh.htm>. Acesso em: 10 mai. 2013. Neste site, convide os alunos para explorem os textos de tr?s se??es que comp?em o texto disponibilizado: Introdu??o, Metodologia e Resultados. Professor, incentive os alunos a realizarem a leitura dos textos sobre o ?ndice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ap?s a leitura, aconselha-se que seja permitido aos alunos um momento de discuss?o e reflex?o coletiva de quest?es relativas ?s leituras sugeridas.
Apresente aos alunos quest?es como:
Quais s?o os ?ndices considerados no c?lculo do IDH?
O que significa um IDH de at? 0,499? E, de 0,5 at? 0,799? E se o ?ndice ultrapassa 0,8?
Para um pa?s ser considerado com alto desenvolvimento humano, ? melhor um IDH mais pr?ximo de 0 ou de 1?
O IDH ? um ?ndice homog?neo em todos os continentes e regi?es do planeta?
Analisando as caracter?sticas do Brasil, como voc? considera o nosso IDH: muito bom, bom, ruim? Por qu??
O IDH brasileiro ? homog?neo em todas as regi?es brasileiras? E nos estados brasileiros? E nos munic?pios?
A divis?o de toda a riqueza de um pa?s pela sua popula??o gera um resultado confi?vel de como a riqueza ? distribu?da neste pa?s?
Da forma como o IDH ? calculado, demonstra ser um ?ndice confi?vel?
As respostas para estas perguntas s?o pessoais, mas espera-se que os alunos discutam e apresentem suas considera??es sobre o IDH e que percebam que esse ?ndice considera mais os aspectos materiais, n?o reconhecendo quest?es relevantes, tais como: a distribui??o da renda do pa?s e quest?es de ordem ecol?gica e sustent?vel, como exemplo: qualidade ambiental, riquezas naturais, mobilidade urbana, entre outros. Al?m disso, para realizar o c?lculo do ?ndice e considerar apenas os valores m?ximo e m?nimo dos indicadores que o comp?em relativiza o valor, embora seja uma medida de tend?ncia central. De maneira geral, a expectativa ? que os alunos apresentem argumenta??es pr?s e contras ao c?lculo do IDH.
Professor, instigue os alunos sobre o que realmente importa em termos de qualidade de vida. Pergunte aos alunos, as opini?es, sobre o fato do IDH n?o considerar ?ndices de satisfa??o da popula??o. Questione, ainda, se um ?ndice que leva em considera??o a felicidade da popula??o de um determinado pa?s seria mais confi?vel para indicar o desenvolvimento humano.
Em seguida, recomenda-se que seja apresentado aos alunos o v?deo sobre o ?ndice de Felicidade Interna Bruta (FIB), dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=lyXAD5HS2dY>. Acesso em 10 mai. 2013. Posteriormente, solicite que os alunos acessem o site: <http://www.felicidadeinternabruta.org.br/>. Acesso em 10 mai. 2013. Neste site, solicite que os alunos explorem os links dispon?veis na p?gina inicial, identificados como: FIB na teoria e, principalmente, suas se??es: Hist?rico e Perguntas sobre o FIB. Al?m da se??o: FIB na pr?tica e, sobretudo, suas se??es: Metodologia e Projetos Piloto do FIB.
Depois, apresente novos questionamentos sobre o FIB, tais como:
Se o Brasil adotasse o FIB como indicativo do desenvolvimento humano, voc?s acreditam que o ?ndice brasileiro seria melhor?
Voc?s est?o satisfeitos com as condi??es de vida no Brasil?
Que a??es poderiam ser tomadas para que as condi??es de vida da popula??o brasileira melhorem?
As respostas a estas perguntas s?o pessoais, mas espera-se que os alunos discutam e apresentem suas considera??es sobre o FIB e as percep??es individuais sobre as suas condi??es de vida. Tamb?m, considera-se importante que o professor instigue a discuss?o dos alunos sobre a ado??o deste ?ndice como indicador do desenvolvimento humano de um pa?s. A expectativa ? que os alunos percebam os dois ?ndices como extremos.
Durante toda a aula, recomenda-se que o professor estimule os alunos a registrarem suas concep??es sobre o tema proposto (o significado de IDH e FIB) e a identificar os ?ndices que comp?em o seu c?lculo e a diferen?a entre os dois ?ndices.
Ap?s ouvir os alunos, pe?a a eles que acessem e que explorem o site: <http://noticias.uol.com.br/infograficos/2013/03/14/brasil-fica-na-85-posicao-no-ranking-mundial-de-idh-veja-resultado-de-todos-os-paises.htm>. Acesso em: 11 mai. 2013. Nesse site ? apresentado um mapa m?ndi com informa??es de todos os pa?ses sobre o ?ndice do IDH, a posi??o que cada um ocupa e a sua evolu??o em rela??o ? ?ltima avalia??o. Para visualiza??o dos dados, basta que se passe o mouse sobre a representa??o de cada um dos pa?ses. Para orientar os alunos na atividade, ? importante que o professor apresente a seguinte atividade: ?Explorando e analisando as informa??es dispon?veis no site, sobre o Brasil, explique os gr?ficos sobre o raio-x do pa?s, bem como a expectativa de vida, de anos de estudo e de renda.?
Sugira, ainda, que os alunos fa?am comparativos entre os IDH de alguns pa?ses e solicite que expliquem, segundo a sua opini?o, o porqu? da diferen?a visualizada.
Como atividade final, solicite-lhes ainda, que escolham dois pa?ses distintos e que realizem uma pesquisa na Internet sobre as suas caracter?sticas socioecon?micas para serem apresentadas nas aulas seguintes.
Sugere-se, como recurso complementar para a aula ou material de leitura para o professor e para os alunos, o texto ?Constru??o e interpreta??o de gr?ficos: tipo linha?. Dispon?vel em: <http://alfaconnection.net/graficos/linha.htm>. Acesso em: 15 mai. 2013.
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Refer?ncias
BRASIL. Secretaria de Educa??o Fundamental. Par?metros curriculares nacionais: matem?tica. Bras?lia: MEC/SEF, 1997.
Pondera-se como crit?rios para avalia??o que o professor observe o envolvimento dos alunos nas discuss?es e realiza??o das atividades propostas. Para isso, o professor pode adotar como crit?rios: o interesse, a motiva??o e a habilidade em reconhecer, no contexto social, os diferentes significados e representa??es num?ricas, al?m da capacidade de an?lise e interpreta??o das informa??es expressas nos gr?ficos para a constru??o dos seus argumentos.