Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Uso da internet
Datashow
V?deo
Trabalho em grupo - debate
Semin?rios
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M?DULO 1
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Acesso em: 20 jun 2013.
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Atividade 1
Para iniciar o estudo, o professor deve apresentar aos alunos o v?deo dispon?vel em: http://vimeo.com/65819817 Acesso em 16 jun 2013. Se a escola n?o tiver um Laborat?rio de Inform?tica, o professor dever? apresent?-lo no datashow.
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Atividade 2
Depois de terem assistido ao v?deo, o professor deve incitar um debate sobre o tema.
Debatendo sobre o tema - Contra ou a favor?
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Para tanto, o professor dever? separar os alunos em duas turmas. Uma ser? contra e a outra a favor do uso da norma culta em todas as situa??es e ambientes.
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Atividade 3
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Imagem dispon?vel em: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/03/01/914966/10-dicas-arrasar-em-apresentaces-e-seminarios.html Acesso em: 20 jun 2013.
Professor, saiba que:
1. O g?nero discursivo Semin?rio ? um texto expositivo que tem como foco a oralidade. Em um semin?rio, um ou mais emissor(es) que estudaram sobre um determinado tema exp?em informa??es, descrevem ou explicam para uma plateia que deseja conhecer sobre o assunto em quest?o. Possui como caracter?sticas principais uma certa formalidade, a explora??o de diversas fontes de informa??o, a sele??o das informa??es em fun??o do tema e a elabora??o de um esquema para a apresenta??o oral.
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26538 Acesso em: 20 jun 2013.
2. Ensine seu aluno a fazer semin?rios. Mostre a eles o v?deo: Comunica??o oral: g?nero semin?rio
Dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=UOEvxhbJlHc Acesso em 20 jun 2013.
3. Separe os alunos em trios e distribua as perguntas abaixo para cada um. Pe?a a eles que, no laborat?rio de Inform?tica da escola, ou em seus tablets ou notes, pesquisem em sites de busca, informa??es que os levem a responder ?s perguntas abaixo.
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1. Qual ? a diferen?a entre a norma culta e informal?
2. ?A escola tenta impor sua norma lingu?stica como se ela fosse, de fato, a l?ngua comum a todos os 180 milh?es de brasileiros, independentemente de sua idade, de sua origem geogr?fica, de sua situa??o socioecon?mica, de seu grau de escolariza??o. Em que aspecto isso ? prejudicial ? educa??o?
2) Muitos pesquisadores t?m mostrado que os falantes das variedades lingu?sticas desprestigiadas t?m s?rias dificuldades em compreender algumas mensagens da l?ngua-padr?o enviadas para eles. Como isso tem afetado ?s pessoas que desconhecem a norma-padr?o da l?ngua?
3) O que voc? sabe sobre essa hist?ria de dizer que brasileiro n?o sabe portugu?s e que s? em Portugal se fala bem o portugu?s? Explique.
4) Muitos consideram a l?ngua portuguesa ? uma l?ngua dif?cil. Ser? realmente que a l?ngua portuguesa ? t?o complexa assim, ao ponto da popula??o criar tanto preconceito em rela??o ? mesma? Por que esse preconceito?
6) Muitas pessoas que terminam seus estudos, depois de onze anos de ensino fundamental e m?dio, sentem-se incompetentes para redigir o que quer que seja. O que contribui ou contribuiu para isso?
7) O que ? preconceito lingu?stico? Em que ele se baseia?
8) Diante de uma tabuleta escrita COL?GIO ? prov?vel que um pernambucano diga c?l?gio, quem um carioca diga cul?gio, e que um paulistano diga c?l?gio. Como podemos definir estas diferen?as?
9) ? de conhecimento de todos que a norma culta ? por diversas raz?es de ordem pol?tica, econ?mica, social e cultural ? ? algo reservado a poucas pessoas. Baseado nisso, ? correto afirma que o dom?nio da norma culta ? um instrumento de ascens?o social?
Perguntas adaptadas do site :http://letrasuniceub.wordpress.com/ Acesso em: 20 jun 2013.
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Atividade 1
Professor, leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica e pe?a a eles que acessem o site http://professorjeanrodrigues.blogspot.com.br/2012/05/atividade-de-portugues-sobre-variacao.html Acesso em 20 jun 2013 para resolverem as quest?es transcritas abaixo. Se n?o for poss?vel, ou a escola n?o tiver um laborat?rio, reproduza as atividades abaixo para os alunos.
1. Leia o texto abaixo e assinale a ?nica alternativa correta:
?Iscute o que t? dizeno, Seu dotor, seu coron?: De fome t?o padeceno Meus fio e minha mui?r. Sem briga, quest?o nem guerra, Me?a desta grande terra Umas tarefas pra eu! Tenha pena do agregado N?o me dexe deserdado Daquilo que Deus me deu? ? (Patativa do Assar?) |
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Esse falante, pelos elementos expl?citos e impl?citos no poema, ? identific?vel como:
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a) escolarizado proveniente de uma metr?pole.
b) sertanejo de uma ?rea rural.
c) idoso que habita uma comunidade urbana.
d) escolarizado que habita uma comunidade no interior do pa?s.
e) estrangeiro que imigrou para uma comunidade do sul do pa?s.
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3. Leia a m?sica abaixo e marque a ?nica alternativa correta:
Esmola Uma esmola pelo amor de Deus Uma esmola, meu, por caridade Uma esmola pro ceguinho, pro menino Em toda esquina tem gente s? pedindo. Uma escola pro desempregado Uma esmola pro preto, pobre, doente Uma esmola pro que resta do Brasil Pro mendigo, pro indigente (...) (Samuel Rosa/Chico Amaral) |
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A m?sica registra um pedido de esmola, em que o eu - l?rico utiliza uma linguagem:
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a) pouco compreensiva, j? que cont?m v?rios erros de gram?tica.
b) coloquial, cr?tica, compreensiva, comunic?vel.
c) impr?pria para os poemas da literatura brasileira.
d) cr?tica, por?m n?o-coloquial.
e) descuidada e cheia de repeti??es.
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4. Analise as proposi??es com rela??o ? m?sica ?Asa Branca? de Luiz Gonzaga e responda corretamente:
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?Quando oiei a terr? ardeno Na fogueira d?san Jo?o Eu preguntei a Deus do c?u ai Pro que tamanha judia??o (...)? |
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( ) Este trecho, em uma an?lise lingu?stica, est? correto, pois, apesar dos desvios da norma culta, ele n?o apresenta dificuldades para a compreens?o.
( ) Por se tratar de express?es regionais este trecho n?o pode ser considerado como erro gramatical.
( ) A m?sica regional tem grande aceita??o, principalmente, na regi?o do compositor, mas, podemos dizer que as falhas lingu?sticas prejudicam a aceita??o da m?sica Asa Branca.
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A sequ?ncia correta ?:
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a) VFF b) VVV c) FFF d) FVF e) VVF
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Atividade 2
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O objetivo n?o ? que os alunos fa?am as atividades (eles at? podem faz?-los), o que ? importante ? que juntos, alunos e professores, fa?am uma an?lise do material para discutirem a relev?ncia das atividades no aprendizado e, por conseguinte no dia a dia fora da escola; numa entrevista de emprego, na escrita de uma carta argumentativa, em conversa com um intelectual etc.
Exerc?cios
1. Assinale a ora??o correta, de acordo com a norma culta da l?ngua.
(A) Na prova houve muitas falhas.
(B) Na prova houveram muitas falhas.
(C) Teve muitas falhas na prova.
(D) Existiu muitas falhas na prova.
2. Indique a ora??o na qual o emprego da v?rgula ? inadequado.
(A) O professor, com bons argumentos, dirimiu as d?vidas.
(B) Todos os candidatos inscritos, erraram a quest?o.
(C) Inexistem, portanto, quaisquer d?vidas.
(D) Por todo o exposto, e o mais que dos autos consta, julgo procedente a a??o.
3. 3. Aposto ? a palavra:
(A) que se op?e ao sentido l?gico da ora??o.
(B) com sentido d?bio.
(C) ou express?o que explica ou resume outro termo da ora??o.
(D) que muda o sentido da ora??o.
4. A frase inteiramente correta quanto ? ortografia ?:
(A) A ata da sess?o extraordin?ria apresenta deslises, poucos, ? certo, mas que exigem pronta retifica??o.
(B) Sempre obsequioso, o assessor incumbiu-se de externar ao Governador nossa dissen??o quanto ? pol?tica energ?tica.
(C) Os expedientes utilizados pela oposi??o deixaram exasperados os ?nimos, em vista de seu car?ter t?o-somente protelat?rio.
(D) Tais despesas talvez sejam excessivamente onerosas a um or?amento j? expoliado pela m? f? dos antecessores.
(E) ? sempre penoso discriminar a minoria, mas a falta de concenso implica, ? claro, ?bices ? plena satisfa??o.
5. Ocorrem DOIS erros de ortografia em:
(A) desfa?atez, prazeiroso, inc?lume, desairoso.
(B) concis?o, suscinto, retalia??o, obcecado.
(C) complementariedade, suspei??o, obsess?o, vigente.
(D) privil?gio, maugrado, repto, contumaz.
(E) remanecente, benfazejo, izen??o, frouxid?o.
6. "? o RADICAL que irmana as palavras da mesma fam?lia e lhes d? uma base comum de significa??o". Com base na cita??o acima, ? correto afirmar que se irmanam pelo mesmo radical as palavras:
(A) j?ri, perj?rio e ajuizar.
(B) considera??o, constela??o e conspira??o.
(C) solit?rio, dissolu??o e ins?lito.
(D) vidente, revisor e convincente.
(E) condu??o, condizente e irredut?vel.
7. Est? inteiramente correta quanto ? flex?o verbal a frase:
(A) Os parlamentares divergiram nos detalhes, mas conviram nos pontos essenciais.
(B) Se eles requisessem revis?o do processo, t?-la-iam conseguido.
(C) Coalizaram-se as oposi??es, mas o Presidente interveio e obteve uma tr?gua.
(D) Pediu-nos que lhe exped?ssemos os documentos antes que o superintendente os revesse.
(E) Desde que se manteram todos calados, o orador houve por bem iniciar sua fala.
8. A frase inteiramente correta quanto ? concord?ncia verbal ?:
(A) V?-se por toda parte, a todo momento, ind?cios dos seus descalabros administrativos.
(B) N?o nos ocorreram quantos preju?zos acabar?amos por lhes trazer com nossa decis?o.
(C) Como n?o se contrap?e o seu ponto de vista e o meu ju?zo, n?o haver? raz?es para pol?mica.
(D) As medidas que nos parece conveniente tomar soar?o antip?ticas aos ouvidos do povo.
(E) Caso algum dos presentes pretendam pronunciar-se, ? preciso que o fa?am agora.
9. "No caso de ...... a faltar recursos para as medidas que se ...... implementar, ...... as responsabilidades", determinou o chefe do Tribunal. As formas verbais que preenchem corretamente as lacunas da frase acima s?o:
(A) virem - devem - apurem-se
(B) virem - devem - apure-se
(C) vir - deve - apurem-se
(D) vir - devem - apure-se
(E) vir - deve - apure-se
10.10. H? ERRO de constru??o no segmento sublinhado na frase:
(A) Tais medidas n?o s?o relevantes para a classe patronal.
(B) Sua reclus?o a um c?rcere foi considerada injusta.
(C) Creio que foi inoportuna minha recondu??o ao cargo.
(D) Sua irrever?ncia para com o magistrado ? constrangedora.
(E) O pol?tico paga caro por seu div?rcio com a vontade popular.
Respostas: 1- A 2 a 3 D 4 B 5 A 6 E 7 C 8 C 9 E 10 E
Dispon?veis em: http://www.seuconcurso.com.br/execport/port15.htm Acesso em: 17 jun 2013.
Para leitura do professor:
BAGNO, Marcos. Norma lingu?stica & preconceito social: quest?es de terminologia. Dispon?vel em: http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/cap063.pdf Acesso em: 16 jun 2013.
A avalia??o deve oferecer ao docente elementos que o possibilite perceber se os estudantes alcan?aram os objetivos das aulas. O professor deve observar se os alunos refletiram sobre o uso da norma culta, apontando os pontos positivos e entendendo o preconceito lingu?stico como prejudicial.