Portal do Professor

Início do Conteúdo

Recursos Verbais e N?o-verbais

Autor e Co-autor(es)

Marta Pontes Pinto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo L?ngua Portuguesa Leitura e escrita de texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • definir recursos verbais e n?o verbais.
  • compreender a diferen?a entre recursos verbais e n?o verbais.
  • pesquisar sobre o assunto em sites de busca.
  • reconhecer a leitura de textos verbais e n?o verbais como possibilidade de acesso a diferentes informa??es.
  • valorizar a linguagem verbal e n?o verbal como instrumento de constru??o da cidadania. 

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Habilidades de leitura e escrita

Estratégias e recursos da aula

  • Uso da Internet
  • Uso do Laborat?rio de Inform?tica
  • Trabalho em duplas
  • Semin?rio
  • Produ??o Textual (pequena narrativa)

Professor, o tempo todo estamos rodeados da linguagem verbal e n?o verbal, seja em casa, nas ruas, ou na escola. Elas fazem parte do nosso cotidiano. Diante disso, importante se faz trabalhar esse conte?do com os alunos na escola, para que, fora dela, os estudantes possam compreender textos verbais e n?o verbais, exercendo assim sua cidadania com plenitude.

Dverbal e n??o verbal

Imagem dispon?vel em:http://www.zun.com.br/linguagem-verbal-e-nao-verbal/ Acesso em: 24 maio 2013.

M?dulo 1 - Pesquisando para intervir

Atividade 1

O professor dever? distribuir os alunos em grupos. Cada grupo dever? ter acesso a um computador (pode ser no Laborat?rio de Inform?tica da escola ou em seus laptops, tablets) para acessarem os sites de busca e fazerem uma pesquisa sobre recursos verbais e n?o verbais.

Roteiro para a pesquisa

1. O que s?o recursos verbais?

2. O que s?o recursos n?o verbais?

3. Procure dois exemplos de recursos verbais e dois de recursos n?o verbais.

(Os alunos dever?o responder ?s quest?es no word. Em rela??o aos exemplos, poder?o copi?-los no arquivo word, n?o se esquecendo de colocarem a fonte de onde foram retirados. A tarefa dever? ser enviada para o e-mail do professor que corrigir? e devolver? aos alunos com um feed back.

?

Atividade 2

Na sequ?ncia, o professor dever? reproduzir as imagens ou os textos abaixo e distribui-las(os)  nos grupos. Depois da pesquisa e de posse da imagem, cada grupo dever? preparar uma apresenta??o oral (pequeno semin?rio) para os colegas.

Sobre a imagem:

  • Qual a predomin?ncia de recursos verbais e n?o verbais na imagem do grupo.
  • Sua imagem ou texto ? usada(o)  para.... (fun??o da imagem)

?

Texto 1

libras

Imagem dispon?vel em: https://www.google.com.br/search?q=recursos+verbais+e+n%C3%A3o+verbais&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=YIOfUaiMGurg0QGftoDQCA&ved=0CFUQsAQ&biw=1366&bih=607#facrc=_&imgrc=n2spwuDjsX_mNM%3A%3BcGzpJrSQtAOY2M%3Bhttp%253A%252F%252Fportaldoprofessor.mec.gov.br%252Fstorage%252Fdiscovirtual%252Fgalerias%252Fimagem%252F0000000042%252F0000000374.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fportaldoprofessor.mec.gov.br%252FfichaTecnicaAula.html%253Faula%253D18423%3B500%3B375 Acesso em: 25 maio 2013.

Texto 2

N??o verbal

Imagem dispon?vel em: https://www.google.com.br/search?q=recursos+verbais+e+n%C3%A3o+verbais&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=YIOfUaiMGurg0QGftoDQCA&ved=0CFUQsAQ&biw=1366&bih=607#facrc=_&imgrc=abiO87R4n17NbM%3A%3BL85aiMm7vPcBCM%3Bhttp%253A%252F%252Fsucesso.powerminas.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2010%252F03%252FComunica%25C3%25A7%25C3%25A3o-n%25C3%25A3o-verbal1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fsucesso.powerminas.com%252Fvoce-sabe-o-que-e-comunicacao-nao-verbal%252F%3B801%3B603 Acesso em: 24 maio 2013.

?

Texto 3

H Q

Imagem dispon?vel em:https://www.google.com.br/search?q=recursos+verbais+e+n%C3%A3o+verbais&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=YIOfUaiMGurg0QGftoDQCA&ved=0CFUQsAQ&biw=1366&bih=607#facrc=_&imgrc=7AUCMIq8cuoXYM%3A%3BunLF3uIengoCuM%3Bhttp%253A%252F%252F2.bp.blogspot.com%252F-NfitmyJtZ1g%252FT3DCK2fKsKI%252FAAAAAAAAAbQ%252FuoVgr7IDV5Q%252Fs1600%252Fch.png%3Bhttp%253A%252F%252Ffundamentallpt.blogspot.com%252F2012%252F04%252Fverbal-e-nao-verbal-iii.html%3B614%3B360 Acesso em: 25 maio 2013.

Texto 4

Mafalda

Imagem dispon?vel em: http://seliganotexto.com/?tag=linguagem-nao-verbal Acesso em: 25 maio 2013.

Texto 5

linguagem verbal e n??o verbal

Imagem dispon?vel em: http://mundomagicoprofjuliana.blogspot.com.br/2012/08/linguagem-verbal-e-nao-verbal.html Acesso em: 29 maio 2013.

?

M?dulo 2  - Interven??o do professor

Atividade 1

Professor, prepare os slides com as informa??es abaixo para mostrar aos alunos. Coloque as informa??es em power point. Leve seus alunos para o laborat?rio de Inform?tica ou apresente no datashow da escola. Trabalhe com a metodologia - aula expositiva interativa-dialogada. Enquanto apresenta, fa?a perguntas, incentive seus alunos a falarem sobre o tema. N?o fique falando sozinha.

?

SLIDE 1

LINGUAGEM VERBAL: as dificuldades de comunica??o ocorrem quando as palavras t?m graus distintos de abstra??o e variedade de sentido. O significado das palavras n?o est? nelas mesmas, mas nas pessoas (no repert?rio de cada um e que lhe permite decifrar e interpretar as palavras);

SLIDE 2

LINGUAGEM N?O-VERBAL: as pessoas n?o se comunicam apenas por palavras. Os movimentos faciais e corporais, os gestos, os olhares, a entona??o s?o tamb?m importantes: s?o os elementos n?o verbais da comunica??o.

SLIDE 3 

Os significados de determinados gestos e comportamentos variam muito de uma cultura para outra e de ?poca para ?poca.

SLIDE 4

A comunica??o verbal ? plenamente volunt?ria; o comportamento n?o-verbal pode ser uma rea??o involunt?ria ou um ato comunicativo propositado.

SLIDE 5

Alguns psic?logos afirmam que os sinais n?o-verbais t?m as fun??es espec?ficas de regular e encadear as intera??es sociais e de expressar emo??es e atitudes interpessoais.

a) expressao facial: n?o ? f?cil avaliar as emo??es de algu?m apenas a partir da sua express?o fision?mica. Por vezes, os rostos transmitem espontaneamente os sentimentos, mas ... muitas pessoas tentam inibir a express?o emocional.

b) movimento dos olhos: desempenha um papel muito importante na comunica??o. Um olhar fixo pode ser entendido como prova de interesse, mas  em outro contexto pode significar amea?a, provoca??o.

Desviar os olhos quando o emissor fala ? uma atitude que tanto pode transmitir a ideia de submiss?o como a de desinteresse.

SLIDE 6

c) movimentos da cabe?a: tendem a refor?ar e sincronizar a emiss?o de mensagens.

d) postura e movimentos do corpo: os movimentos corporais podem fornecer pistas mais seguras do que a express?o facial para se detectar determinados estados emocionais. Por ex.: inferiores hier?rquicos adotam posturas atenciosas e mais r?gidas do que os seus superiores, que tendem a mostrar-se descontra?dos.

e) comportamentos n?o-verbais da voz: a entona??o (qualidade, velocidade e ritmo da voz) revela-se importante no processo de comunica??o. Uma voz calma geralmente transmite mensagens mais claras do que uma voz agitada.

f) apar?ncia: a apar?ncia de uma pessoa reflete normalmente o tipo de imagem que ela gostaria de passar. Atrav?s do vestu?rio, penteado, maquiagem, apetrechos pessoais, postura, gestos, modo de falar etc, as pessoas criam uma proje??o de como s?o e de como gostariam de ser tratadas. As rela??es interpessoais ser?o menos tensas se a pessoa fornecer aos outros a sua proje??o particular e se os outros respeitarem essa proje??o.

SLIDE 7

Conclus?o: na intera??o pessoal, tanto os elementos verbais como os n?o verbais s?o importantes para que o processo de comunica??o seja eficiente.

INFORMA??ES dispon?veis em: http://www.salves.com.br/virtua/comverbn-verb.html Acesso em: 25 maio 2013.

?

Atividade 2

Professor, leve seus alunos para o Laborat?rio de Inform?tica e mostre a eles o v?deo abaixo que versa sobre o recurso n?o verbal.

  1. Linguagem n?o verbal - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=ocqpmU80584
    29/03/2012 - V?deo enviado por Vin?cius Lago
    Recursos utilizados: Microsoft PAINT Adobe PHOTOSHOP ...You need Adobe Flash Player to watch ...
    ?
  2. Mais v?deos para v?deo sobre recursos verbais e n?o verbais ?
  3. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ocqpmU80584 Acesso em: 29 maio 2013.

1. Converse com seus alunos sobre:

  • o que entenderam do texto do v?deo? Seriam necess?rias palavras escritas para que entendessem o v?deo?

Atividade 3

 Pe?a aos alunos para escreverem um pequeno texto sobre o v?deo. (Fa?am uma narra??o contando o que aconteceu no v?deo)

Atividade 4

Pesquisa para casa:

Professor, sugira que seus alunos observem, durante o percurso de casa at? a escola, as diferentes formas de comunica??o contidas nas placas, outdoors, com?rcios, etc. Lembre a eles que, com seus celulares, poder?o fotografar algumas dessas formas para mostrar ? turma.

No dia seguinte:

1. Promova uma discuss?o sobre o que observaram.

2. Professor, retome os objetivos e fa?a perguntas que o leve a avaliar se os alunos sabem:

  • definir recursos verbais e n?o verbais.
  • compreender a diferen?a entre recursos verbais e n?o verbais.
  • reconhecer a leitura de textos verbais e n?o verbais como possibilidade de acesso a diferentes informa??es.
  • valorizar a linguagem verbal e n?o verbal como instrumento de constru??o da cidadania. 

Recursos Complementares

Professor, acesse os sites abaixo, leia os textos, veja os v?deos e enrique?a suas aulas sobre recursos verbais e n?o verbais:

1. SOUZA, Amanda Maria Bicudo de. A linguagem verbo-visuais das propagandas. http://site.unitau.br//scripts/prppg/la/5sepla/site/comunicacoes_orais/artigo-amanda_maria.pdf Acesso em 25 maio 2013.

2. VILARINHO, Sabrina. (Equipe Brasil Escola) Linguagem verbal e Linguagem N?o verbal Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/redacao/linguagem.htm

?

V?deos:

Use bem os recursos n?o verbais na comunica??o Dispon?vel em: http://exame.abril.com.br/videos/mais-videos/recursos-nao-verbais-na-comunicacao Acesso em: 29 maio 2013.

Linguagem verbal e n?o verbal Dispon?vel em: http://infolaboratorio.blogspot.com.br/2012/03/linguagem-verbal-e-nao-verball.html Acesso em: 01 maio 2013.

Avaliação

A avalia??o deve ser processual. O professor dever? observar a participa??o dos alunos durante as atividades realizadas, verificando principalmente se eles conseguiram alcan?ar os objetivos:

  • definir recursos verbais e n?o verbais.
  • compreender a diferen?a entre recursos verbais e n?o verbais.
  • pesquisar sobre o assunto em sites de busca.
  • reconhecer a leitura de textos verbais e n?o verbais como possibilidade de acesso a diferentes informa??es.
  • valorizar a linguagem verbal e n?o verbal como instrumento de constru??o da cidadania.

?

A pequena produ??o textual dever? ser corrigida e comentada individualmente com os estudantes, uma vez que as diferentes percep??es sobre o v?deo devem ser consideradas pelo professor.