Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica |
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
D
Imagem dispon?vel em:http://www.zun.com.br/linguagem-verbal-e-nao-verbal/ Acesso em: 24 maio 2013.
O professor dever? distribuir os alunos em grupos. Cada grupo dever? ter acesso a um computador (pode ser no Laborat?rio de Inform?tica da escola ou em seus laptops, tablets) para acessarem os sites de busca e fazerem uma pesquisa sobre recursos verbais e n?o verbais.
Roteiro para a pesquisa
1. O que s?o recursos verbais?
2. O que s?o recursos n?o verbais?
3. Procure dois exemplos de recursos verbais e dois de recursos n?o verbais.
(Os alunos dever?o responder ?s quest?es no word. Em rela??o aos exemplos, poder?o copi?-los no arquivo word, n?o se esquecendo de colocarem a fonte de onde foram retirados. A tarefa dever? ser enviada para o e-mail do professor que corrigir? e devolver? aos alunos com um feed back.
?
Na sequ?ncia, o professor dever? reproduzir as imagens ou os textos abaixo e distribui-las(os) nos grupos. Depois da pesquisa e de posse da imagem, cada grupo dever? preparar uma apresenta??o oral (pequeno semin?rio) para os colegas.
Sobre a imagem:
?
Texto 1
Texto 2
?
Texto 3
Texto 4
Imagem dispon?vel em: http://seliganotexto.com/?tag=linguagem-nao-verbal Acesso em: 25 maio 2013.
Texto 5
Imagem dispon?vel em: http://mundomagicoprofjuliana.blogspot.com.br/2012/08/linguagem-verbal-e-nao-verbal.html Acesso em: 29 maio 2013.
Professor, prepare os slides com as informa??es abaixo para mostrar aos alunos. Coloque as informa??es em power point. Leve seus alunos para o laborat?rio de Inform?tica ou apresente no datashow da escola. Trabalhe com a metodologia - aula expositiva interativa-dialogada. Enquanto apresenta, fa?a perguntas, incentive seus alunos a falarem sobre o tema. N?o fique falando sozinha.
?
SLIDE 1
LINGUAGEM VERBAL: as dificuldades de comunica??o ocorrem quando as palavras t?m graus distintos de abstra??o e variedade de sentido. O significado das palavras n?o est? nelas mesmas, mas nas pessoas (no repert?rio de cada um e que lhe permite decifrar e interpretar as palavras);
SLIDE 2
LINGUAGEM N?O-VERBAL: as pessoas n?o se comunicam apenas por palavras. Os movimentos faciais e corporais, os gestos, os olhares, a entona??o s?o tamb?m importantes: s?o os elementos n?o verbais da comunica??o.
SLIDE 3
Os significados de determinados gestos e comportamentos variam muito de uma cultura para outra e de ?poca para ?poca.
SLIDE 4
A comunica??o verbal ? plenamente volunt?ria; o comportamento n?o-verbal pode ser uma rea??o involunt?ria ou um ato comunicativo propositado.
SLIDE 5
Alguns psic?logos afirmam que os sinais n?o-verbais t?m as fun??es espec?ficas de regular e encadear as intera??es sociais e de expressar emo??es e atitudes interpessoais.
a) expressao facial: n?o ? f?cil avaliar as emo??es de algu?m apenas a partir da sua express?o fision?mica. Por vezes, os rostos transmitem espontaneamente os sentimentos, mas ... muitas pessoas tentam inibir a express?o emocional.
b) movimento dos olhos: desempenha um papel muito importante na comunica??o. Um olhar fixo pode ser entendido como prova de interesse, mas em outro contexto pode significar amea?a, provoca??o.
Desviar os olhos quando o emissor fala ? uma atitude que tanto pode transmitir a ideia de submiss?o como a de desinteresse.
SLIDE 6
c) movimentos da cabe?a: tendem a refor?ar e sincronizar a emiss?o de mensagens.
d) postura e movimentos do corpo: os movimentos corporais podem fornecer pistas mais seguras do que a express?o facial para se detectar determinados estados emocionais. Por ex.: inferiores hier?rquicos adotam posturas atenciosas e mais r?gidas do que os seus superiores, que tendem a mostrar-se descontra?dos.
e) comportamentos n?o-verbais da voz: a entona??o (qualidade, velocidade e ritmo da voz) revela-se importante no processo de comunica??o. Uma voz calma geralmente transmite mensagens mais claras do que uma voz agitada.
f) apar?ncia: a apar?ncia de uma pessoa reflete normalmente o tipo de imagem que ela gostaria de passar. Atrav?s do vestu?rio, penteado, maquiagem, apetrechos pessoais, postura, gestos, modo de falar etc, as pessoas criam uma proje??o de como s?o e de como gostariam de ser tratadas. As rela??es interpessoais ser?o menos tensas se a pessoa fornecer aos outros a sua proje??o particular e se os outros respeitarem essa proje??o.
SLIDE 7
Conclus?o: na intera??o pessoal, tanto os elementos verbais como os n?o verbais s?o importantes para que o processo de comunica??o seja eficiente.
INFORMA??ES dispon?veis em: http://www.salves.com.br/virtua/comverbn-verb.html Acesso em: 25 maio 2013.
?
Professor, leve seus alunos para o Laborat?rio de Inform?tica e mostre a eles o v?deo abaixo que versa sobre o recurso n?o verbal.
1. Converse com seus alunos sobre:
Pe?a aos alunos para escreverem um pequeno texto sobre o v?deo. (Fa?am uma narra??o contando o que aconteceu no v?deo)
Pesquisa para casa:
Professor, sugira que seus alunos observem, durante o percurso de casa at? a escola, as diferentes formas de comunica??o contidas nas placas, outdoors, com?rcios, etc. Lembre a eles que, com seus celulares, poder?o fotografar algumas dessas formas para mostrar ? turma.
No dia seguinte:
1. Promova uma discuss?o sobre o que observaram.
2. Professor, retome os objetivos e fa?a perguntas que o leve a avaliar se os alunos sabem:
Professor, acesse os sites abaixo, leia os textos, veja os v?deos e enrique?a suas aulas sobre recursos verbais e n?o verbais:
1. SOUZA, Amanda Maria Bicudo de. A linguagem verbo-visuais das propagandas. http://site.unitau.br//scripts/prppg/la/5sepla/site/comunicacoes_orais/artigo-amanda_maria.pdf Acesso em 25 maio 2013.
2. VILARINHO, Sabrina. (Equipe Brasil Escola) Linguagem verbal e Linguagem N?o verbal Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/redacao/linguagem.htm
?
V?deos:
Use bem os recursos n?o verbais na comunica??o Dispon?vel em: http://exame.abril.com.br/videos/mais-videos/recursos-nao-verbais-na-comunicacao Acesso em: 29 maio 2013.
Linguagem verbal e n?o verbal Dispon?vel em: http://infolaboratorio.blogspot.com.br/2012/03/linguagem-verbal-e-nao-verball.html Acesso em: 01 maio 2013.
A avalia??o deve ser processual. O professor dever? observar a participa??o dos alunos durante as atividades realizadas, verificando principalmente se eles conseguiram alcan?ar os objetivos:
?
A pequena produ??o textual dever? ser corrigida e comentada individualmente com os estudantes, uma vez que as diferentes percep??es sobre o v?deo devem ser consideradas pelo professor.