Portal do Professor

Início do Conteúdo

Fun??es da linguagem: como reconhec?-las?

Autor e Co-autor(es)

Selma Sueli Santos Guimar?es imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazu?ta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer as fun??es da linguagem.
  • Reconhecer as diferentes fun??es da linguagem em textos diversos.

Duração das atividades

02 aulas de 50 minutos aproximadamente

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Habilidades de leitura e compreens?o de textos.
  • Elementos da comunica??o (emissor / receptor / mensagem / canal / c?digo / referente)
  • Intencionalidade discursiva.

Estratégias e recursos da aula

  • Internet;
  • Projetor de multim?dia (data show);
  • V?deo do youtube;
  • Textos da internet;
  • Trabalho em grupo.

?

M?dulo 1 - O que s?o fun??es da linguagem?

?

ATIVIDADE 1

Professor, o tema "Fun??es da linguagem" ? importante e, de igual modo, interessante. Ele pode ser trabalhado de maneira l?dica e criativa. Procure despertar em seus alunos o interesse pelo tema. Para isso, comece sua aula lendo ou declamando um pequeno poema. Fa?a isso enfaticamente, procurando transmitir a mensagem do poema da forma mais expressiva que puder. Depois de lido/declamado o poema, imediatamente ap?s, leia duas ou tr?s manchetes de not?cias. ? importante que elas sejam curtas e de f?cil compreens?o. Procure fazer a leitura da manchete como fazem os jornalistas ao apresentarem uma emiss?o de not?cias (com ?nfase e clareza). Caso voc? queira envolver os alunos nessa introdu??o, passe a dois alunos as tarefas da leitura ou declama??o do poema e a leitura das manchetes. Nesse caso, ser? preciso ensaiar com os alunos previamente. Feitas as leituras, pergunte aos alunos se eles percebem diferen?as entre os textos apresentados a eles. Explique-lhes que a linguagem possui diferentes fun??es e que nos poemas, geralmente, predomina a linguagem po?tica, enquanto que, nos textos informativos, a fun??o predominante ? a referencial ou denotativa.

Nesse momento da aula, fa?a uma revis?o dos seis elementos da comunica??o que voc?s estudaram na aula anterior (emissor / receptor / mensagem / canal / c?digo / referente). Em seguida, explique aos alunos que a linguagem possui diferentes fun??es que variam de acordo com a ?nfase que se quer dar a cada um dos elementos da comunica??o. Nesse sentido, em um texto, oral ou escrito, o elemento mais evidente pode ser o emissor, em outro texto, pode ser o receptor e assim por diante. Como s?o seis os elementos da comunica??o, seis tamb?m s?o as fun??es da linguagem.

?

Sugest?es de poemas:

?

Eu n?o tenho filosofia; tenho sentidos...
Se falo na Natureza n?o ? porque saiba o que ela ?,
Mas porque a amo, e amo-a por isso
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que ? amar...

Amar ? a eterna inoc?ncia,
E a ?nica inoc?ncia n?o pensar...

Fernando Pessoa

Dispon?vel em: http://www.insite.com.br/art/pessoa/ficcoes/acaeiro/207.php. Acesso em: 24 maio 2013.

?

Soneto de fidelidade ? Vin?cius de Moraes

Publicado por: Mariana Treska, em 11 agosto, 2010

SONETO DA FIDELIDADE Soneto de fidelidade   Vinicius de Moraes

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero viv?-lo em cada v?o momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, ang?stia de quem vive
Quem sabe a solid?o, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que n?o seja imortal, posto que ? chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

By Vin?cius de Moraes

Dispon?vel em: http://www.poemasepensamentos.com.br/2010/08/soneto-de-fidelidade-vinicius-de-moraes/. Acesso em: 24 maio 2013.

?

Sugest?es de manchetes:

?

?

?

?

Bombeiros controlam fogo em distribuidora de combust?veis no RJ

Os bombeiros continuam no local e jogar?o areia na ?rea incendiada, para aumentar a conten??o do dique que foi afetado pelo fogo. A ?rea segue isolada.

?

?

Dispon?vel em: http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/bombeiros-controlam-fogo-em-distribuidora-de-combustiveis-no-rj,6e6a8885fb7de310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html. Acesso em: 24 maio 2013.

Paris registra noite de maio mais fria desde 1887

Paris, 24 mai (EFE).- Os servi?os meteorol?gicos franceses registraram esta madrugada uma temperatura m?nima em Paris de 3,7 graus cent?grados, o que transformou a noite passada na mais fria na capital francesa em um m?s de maio desde 1887.

Dispon?vel em: http://br.noticias.yahoo.com/paris-registra-noite-maio-fria-1887-142119367.html. Acesso em: 24 maio 2013.

?

ATIVIDADE 2

Leve os alunos ao laborat?rio de inform?tica, ou providencie um computador e um projetor datashow e inicie a exibi??o de um v?deo explicativo sobre as fun??es da linguagem. Esse v?deo traz as explica??es das seis fun??es da linguagem de forma clara e objetiva, al?m de trazer tamb?m bons exemplos. Com certeza, depois de assistirem ao v?deo, os alunos ter?o compreendido bem as fun??es da linguagem.

fun????es linguagem v??deo

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=tXUA3-m7fbo. Acesso em: 24 maio 2013.

?

ATIVIDADE 3

Ainda no laborat?rio de inform?tica, divida os alunos em seis grupos. Cada grupo dever? estudar uma das seis fun??es da linguagem. Os alunos poder?o rever o v?deo apresentado ou ver outros v?deos sobre as fun??es da linguagem (veja em  Recursos Complementares outros sites com v?deos explicativos).  Cada grupo dever? elaborar um conceito para a fun??o da linguagem que est? estudando e tamb?m preparar um ou mais exemplos do uso dessa fun??o. Na pr?xima aula, cada grupo apresentar? o conceito e o(s) respectivo(s) exemplo(s) aos colegas. 

?

M?dulo 2 - Aprendendo e empregando as fun??es da linguagem

?

ATIVIDADE 1

Professor, inicie sua aula com a apresenta??o dos conceitos e exemplos que cada um dos seis grupos de alunos preparou na aula anterior. Aproveite a apresenta??o dos alunos como revis?o do conte?do estudado. Ap?s a apresenta??o de cada grupo, corrija e/ou acrescente as informa??es que julgar necess?rias. Verifique se todos os alunos compreenderam bem cada uma das fun??es da linguagem.

?

?

?

?

?

?

Imagem dispon?vel em: http://emebcelmanoelthiagodecastro.blogspot.com.br/2011/02/apresentacao-do-trabalho-de-historia.html. Acesso em: 24 maio 2013.

?

ATIVIDADE 2

Terminada a atividade 1, entregue aos alunos um exerc?cio sobre os conceitos das fun??es da linguagem. Prepare um exerc?cio em forma de palavras cruzadas e aproveite para explicar aos alunos que o jogo "Palavras cruzadas" ? um exemplo de utiliza??o da fun??o metalingu?stica. Veja abaixo uma sugest?o de exerc?cio com palavras cruzadas.

fun????es linguagem cruzadas

Exerc?cio de palavras cruzadas criado pela formadora.

?

ATIVIDADE 3

Agora entregue aos alunos uma proposta de exerc?cios com quest?es retiradas de provas do ENEM sobre fun??es da linguagem. Entregue uma folha para cada aluno e pe?a-lhes que resolvam as quatro quest?es. Em seguida, fa?a a corre??o das quest?es, dissipando eventuais d?vidas dos alunos.

ENEM 2006

1) (ENEM-2006)
A linguagem
na ponta da l?ngua
t?o f?cil de falar
e de entender.
A linguagem
na superf?cie estrelada de letras,
sabe l? o que quer dizer?
Professor Carlos G?is, ele e quem sabe,
e vai desmatando
 o amazonas de minha ignor?ncia.
Figuras de gram?tica, esquem?ticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.
J? esqueci a l?ngua em que comia,
em que pedia para ir l? fora,
em que levava e dava pontap?,
a l?ngua, breve l?ngua entrecortada
do namoro com a priminha.
O portugu?s s?o dois; o outro, mist?rio.
?
Carlos Drummond de Andrade. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro: Jos?
Olympio, 1979.
?
Explorando a fun??o emotiva da linguagem, o poeta expressa o contraste entre marcas de varia??o de usos da linguagem em:
a) situa??es formais e informais.
b) diferentes regi?es dos pais.
c) escolas liter?rias distintas.
d) textos t?cnicos e po?ticos.
e) diferentes ?pocas.

Exerc?cio dispon?vel em: http://cadi1ano.blogspot.com.br/2013/02/exercicios-funcoes-da-linguagem.html. Acesso em: 25 maio 2013.

?

ENEM 2010

A biosfera, que re?ne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e at? um lago. Um ecossistema tem m?ltiplos mecanismos que regulam o n?mero de organismos dentro dele, controlando sua reprodu??o, crescimento e migra??es.

DUARTE, M.O guia dos curiosos. S?o Paulo: Companhia das Letras, 1995.

?

Predomina no texto a fun??o da linguagem:

a) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em rela??o ? ecologia.

b) f?tica, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunica??o.

c) po?tica, porque o texto chama a aten??o para os recursos de linguagem.

d) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.

e) referencial, porque o texto trata de no??es e informa??es conceituais.

Exerc?cio dispon?vel em: http://soumaisenem.com.br/portugues/lingua-e-linguagem/funcoes-da-linguagem. Acesso em: 24 maio 2013.

?

ENEM 2009 - CANCELADO

?
4) (Enem Cancelado-2009)
?
Sentimental
Ponho-me a escrever teu nome
com letras de macarr?o.
No prato, a sopa esfria, cheia de escamas e debru?ados na
mesa todos contemplam
esse rom?ntico trabalho.
Desgra?adamente falta uma letra,  uma letra somente para
acabar teu nome!
? Est? sonhando? Olhe que a sopa esfria!
Eu estava sonhando...
E h? em todas as consci?ncias este cartaz amarelo: "Neste
pa?s ? proibido sonhar."
ANDRADE, C. D. Seleta em Prosa e Verso. Rio de Janeiro: Record, 1995.
?
Com base na leitura do poema, a respeito do uso e da predomin?ncia das fun??es da linguagem no texto de Drummond, pode-se afirmar que:
a) por meio dos versos "Ponho-me a escrever teu nome" e "esse rom?ntico trabalho", o poeta faz refer?ncias ao seu pr?prio of?cio: o gesto de escrever poemas l?ricos.
b) a linguagem essencialmente po?tica que constitui os versos "No prato, a sopa esfria, cheia de escamas e
debru?ados na mesa todos contemplam" confere ao poema uma atmosfera irreal e impede o leitor de reconhecer no texto dados constitutivos de uma cena realista.
c) na primeira estrofe, o poeta constr?i uma linguagem centrada na amada, receptora da mensagem, mas, na
segunda, ele deixa de se dirigir a ela e passa a exprimir o que sente.
d) em "Eu estava sonhando...", o poeta demonstra que est? mais preocupado em responder ? pergunta feita anteriormente e, assim, dar continuidade ao di?logo com seus interlocutores do que em expressar algo sobre si mesmo.
e) no verso "Neste pa?s ? proibido sonhar.?, o poeta abandona a linguagem po?tica para fazer uso da fun??o referencial, informando sobre o conte?do do "cartaz amarelo" presente no local.
?
Exerc?cio dispon?vel em: http://cadi1ano.blogspot.com.br/2013/02/exercicios-funcoes-da-linguagem.html. Acesso em: 24 maio 2013.
?
?

ENEM 2009 - CANCELADO

3) (Enem Cancelado-2009)
?
O texto a seguir ? um trecho de uma conversa por meio de um programa de computador que permite comunica??o direta pela Internet em tempo real, como o MSN Messenger. Esse tipo de conversa, embora escrita, apresenta muitas caracter?sticas da linguagem falada, segundo alguns linguistas. Uma delas ? a intera??o ao vivo e imediata, que permite ao interlocutor conhecer, quase instantaneamente, a rea??o do outro, por meio de suas respostas e dos famosos emoticons (que podem ser definidos como ??cones que demonstram emo??o").
?
Jo?o diz: oi
Pedro diz: blz?
Jo?o diz: na paz e vc?
Pedro diz: tudo trank J
Jo?o diz: oq vc ta fazendo?
[...]
Pedro diz: tenho q sair agora...
Jo?o diz: flw
Pedro diz: vlw, abc
?
Para que a comunica??o, como no MSN Messenger se d? em tempo real, ? necess?rio que a escrita das informa??es seja r?pida, o que ? feito por meio de:
?
a) frases completas, escritas cuidadosamente com acentos e letras mai?sculas (como ?oq vc ta fazendo??).
b) frases curtas e simples (como ?tudo trank?') com abreviaturas padronizadas pelo uso (como ?vc? ?voc? ?
?vlw? - valeu!).
c) uso de retic?ncias no final da frase, para que n?o se tenha que escrever o resto da informa??o.
d) estruturas coordenadas, como ?na paz e vc?.
e) flex?o verbal rica e substitui??o de d?grafos consonantais por consoantes simples (?qu" por ?k?).

Exerc?cio dispon?vel em: http://cadi1ano.blogspot.com.br/2013/02/exercicios-funcoes-da-linguagem.html. Acesso em: 24 maio 2013.

Aten??o, professor!

Para conferir as respostas das quest?es do ENEM transcritas acima e para outras quest?es, acesse: http://projetomedicina.com.br/site/attachments/article/619/exercicios_portugues_redacao_funcoes_de_linguagem.pdf. Acesso em: 24 maio 2013.

?

ATIVIDADE 4

Prepare v?rios tipos de textos e/ou trechos e pe?a aos alunos que identifiquem a fun??o predominante em cada um deles. Al?m das sugest?es abaixo, o professor poder? preparar outros textos (ver Recursos Complementares):

Texto A

1 O SENHOR ? o meu pastor: nada me faltar?.
2 Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a ?guas tranq?ilas.
3 O SENHOR renova as minhas for?as e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu.
4 Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, n?o terei medo de nada. Pois tu, ? SENHOR Deus, est?s comigo; tu me proteges e me diriges.
5 Preparas um banquete para mim, onde os meus inimigos me podem ver. Tu me recebes como convidado de honra e enches o meu copo at? derramar.
6 Certamente a tua bondade e o teu amor ficar?o comigo enquanto eu viver. E na tua casa, ? SENHOR, morarei todos os dias da minha vida.
?
Salmos 23
?
Fun??o predominante no texto: ..................................................................................
?

Texto B

Caixa antecipou saques do Bolsa Fam?lia um dia antes de boatos

Banco, que havia negado antecipa??o, liberou benef?cio com anteced?ncia.
Segundo a Caixa, antecipa??o ocorreu por diversas melhorias em cadastro.

Dispon?vel em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/05/caixa-antecipou-saques-do-bolsa-familia-um-dia-antes-de-boatos.html. Acesso em: 25 maio 2013.

Fun??o predominante no texto: ..................................................................................

Texto C

Imagem dispon?vel em: https://www.google.com.br/search?q=palavras+cruzadas&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=kFyhUbS1Lunj0QG11YCIDg&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1152&bih=730#facrc=_&imgrc=8GCeR1P8Hu4iNM%3A%3B06_Tq_Xh-ogObM%3Bhttp%253A%252F%252F1.bp.blogspot.com%252F_AWEaFSZNfnA%252FTIrD1SmjQgI%252FAAAAAAAABVM%252FhoXmagGePZU%252Fs640%252Fpalavra%252Bcruzada.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fcolegideal.blogspot.com%252Fp%252Fdiversao.html%3B423%3B636. Acesso em: 25 maio 2013.

Fun??o predominante no texto: ..................................................................................

Texto D

Imagem dispon?vel em: http://tauanaecoisasafins.blogspot.com.br/2010/12/4-de-dezembro-dia-da-propaganda.html. Acesso em: 25 maio 2013.

Fun??o predominante no texto: ..................................................................................

Texto E

_ Est? me ouvindo???

Imagem dispon?vel em: http://redacaonocafe.wordpress.com/2012/02/08/funcao-fatica-mantenha-contato/. Acesso em: 25 maio 2013.

Fun??o predominante no texto: ..................................................................................

Texto F

BILHETE
Se tu me amas, ama-me baixinho
N?o o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida ? breve, e o amor mais breve ainda...

Mario Quintana

Texto dispon?vel em: http://pensador.uol.com.br/poemas_romanticos_pequenos/. Acesso em: 25 maio 2013.

Fun??o predominante no texto: ..................................................................................

 

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o ser? feita de modo processual, durante toda a aula, observando-se a participa??o dos alunos nas atividades propostas. Uma avalia??o quantitativa tamb?m poder? ser aplicada, por meio de exerc?cios orais e/ou escritos sobre os conceitos das fun??es e suas aplica??es em diversos textos.