Eliana Dias; Lazu?ta Goretti de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
?
?
Professor, o tema "Fun??es da linguagem" ? importante e, de igual modo, interessante. Ele pode ser trabalhado de maneira l?dica e criativa. Procure despertar em seus alunos o interesse pelo tema. Para isso, comece sua aula lendo ou declamando um pequeno poema. Fa?a isso enfaticamente, procurando transmitir a mensagem do poema da forma mais expressiva que puder. Depois de lido/declamado o poema, imediatamente ap?s, leia duas ou tr?s manchetes de not?cias. ? importante que elas sejam curtas e de f?cil compreens?o. Procure fazer a leitura da manchete como fazem os jornalistas ao apresentarem uma emiss?o de not?cias (com ?nfase e clareza). Caso voc? queira envolver os alunos nessa introdu??o, passe a dois alunos as tarefas da leitura ou declama??o do poema e a leitura das manchetes. Nesse caso, ser? preciso ensaiar com os alunos previamente. Feitas as leituras, pergunte aos alunos se eles percebem diferen?as entre os textos apresentados a eles. Explique-lhes que a linguagem possui diferentes fun??es e que nos poemas, geralmente, predomina a linguagem po?tica, enquanto que, nos textos informativos, a fun??o predominante ? a referencial ou denotativa.
Nesse momento da aula, fa?a uma revis?o dos seis elementos da comunica??o que voc?s estudaram na aula anterior (emissor / receptor / mensagem / canal / c?digo / referente). Em seguida, explique aos alunos que a linguagem possui diferentes fun??es que variam de acordo com a ?nfase que se quer dar a cada um dos elementos da comunica??o. Nesse sentido, em um texto, oral ou escrito, o elemento mais evidente pode ser o emissor, em outro texto, pode ser o receptor e assim por diante. Como s?o seis os elementos da comunica??o, seis tamb?m s?o as fun??es da linguagem.
?
?
Eu n?o tenho filosofia; tenho sentidos...
Se falo na Natureza n?o ? porque saiba o que ela ?,
Mas porque a amo, e amo-a por isso
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que ? amar...
Amar ? a eterna inoc?ncia,
E a ?nica inoc?ncia n?o pensar...
Dispon?vel em: http://www.insite.com.br/art/pessoa/ficcoes/acaeiro/207.php. Acesso em: 24 maio 2013.
?
Publicado por: Mariana Treska, em 11 agosto, 2010
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero viv?-lo em cada v?o momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, ang?stia de quem vive
Quem sabe a solid?o, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que n?o seja imortal, posto que ? chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
By Vin?cius de Moraes
Dispon?vel em: http://www.poemasepensamentos.com.br/2010/08/soneto-de-fidelidade-vinicius-de-moraes/. Acesso em: 24 maio 2013.
?
?
?
?
?
Os bombeiros continuam no local e jogar?o areia na ?rea incendiada, para aumentar a conten??o do dique que foi afetado pelo fogo. A ?rea segue isolada.
Bombeiros controlam fogo em distribuidora de combust?veis no RJ
?
?
Dispon?vel em: http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/bombeiros-controlam-fogo-em-distribuidora-de-combustiveis-no-rj,6e6a8885fb7de310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html. Acesso em: 24 maio 2013.
Paris, 24 mai (EFE).- Os servi?os meteorol?gicos franceses registraram esta madrugada uma temperatura m?nima em Paris de 3,7 graus cent?grados, o que transformou a noite passada na mais fria na capital francesa em um m?s de maio desde 1887.
Dispon?vel em: http://br.noticias.yahoo.com/paris-registra-noite-maio-fria-1887-142119367.html. Acesso em: 24 maio 2013.
?
Leve os alunos ao laborat?rio de inform?tica, ou providencie um computador e um projetor datashow e inicie a exibi??o de um v?deo explicativo sobre as fun??es da linguagem. Esse v?deo traz as explica??es das seis fun??es da linguagem de forma clara e objetiva, al?m de trazer tamb?m bons exemplos. Com certeza, depois de assistirem ao v?deo, os alunos ter?o compreendido bem as fun??es da linguagem.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=tXUA3-m7fbo. Acesso em: 24 maio 2013.
?
ATIVIDADE 3
Ainda no laborat?rio de inform?tica, divida os alunos em seis grupos. Cada grupo dever? estudar uma das seis fun??es da linguagem. Os alunos poder?o rever o v?deo apresentado ou ver outros v?deos sobre as fun??es da linguagem (veja em Recursos Complementares outros sites com v?deos explicativos). Cada grupo dever? elaborar um conceito para a fun??o da linguagem que est? estudando e tamb?m preparar um ou mais exemplos do uso dessa fun??o. Na pr?xima aula, cada grupo apresentar? o conceito e o(s) respectivo(s) exemplo(s) aos colegas.
?
?
ATIVIDADE 1
Professor, inicie sua aula com a apresenta??o dos conceitos e exemplos que cada um dos seis grupos de alunos preparou na aula anterior. Aproveite a apresenta??o dos alunos como revis?o do conte?do estudado. Ap?s a apresenta??o de cada grupo, corrija e/ou acrescente as informa??es que julgar necess?rias. Verifique se todos os alunos compreenderam bem cada uma das fun??es da linguagem.
?
?
?
?
?
?
Imagem dispon?vel em: http://emebcelmanoelthiagodecastro.blogspot.com.br/2011/02/apresentacao-do-trabalho-de-historia.html. Acesso em: 24 maio 2013.
?
ATIVIDADE 2
Terminada a atividade 1, entregue aos alunos um exerc?cio sobre os conceitos das fun??es da linguagem. Prepare um exerc?cio em forma de palavras cruzadas e aproveite para explicar aos alunos que o jogo "Palavras cruzadas" ? um exemplo de utiliza??o da fun??o metalingu?stica. Veja abaixo uma sugest?o de exerc?cio com palavras cruzadas.
Exerc?cio de palavras cruzadas criado pela formadora.
?
ATIVIDADE 3
Agora entregue aos alunos uma proposta de exerc?cios com quest?es retiradas de provas do ENEM sobre fun??es da linguagem. Entregue uma folha para cada aluno e pe?a-lhes que resolvam as quatro quest?es. Em seguida, fa?a a corre??o das quest?es, dissipando eventuais d?vidas dos alunos.
Exerc?cio dispon?vel em: http://cadi1ano.blogspot.com.br/2013/02/exercicios-funcoes-da-linguagem.html. Acesso em: 25 maio 2013.
?
A biosfera, que re?ne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e at? um lago. Um ecossistema tem m?ltiplos mecanismos que regulam o n?mero de organismos dentro dele, controlando sua reprodu??o, crescimento e migra??es.
DUARTE, M.O guia dos curiosos. S?o Paulo: Companhia das Letras, 1995.
?
Predomina no texto a fun??o da linguagem:
a) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em rela??o ? ecologia.
b) f?tica, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunica??o.
c) po?tica, porque o texto chama a aten??o para os recursos de linguagem.
d) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.
e) referencial, porque o texto trata de no??es e informa??es conceituais.
Exerc?cio dispon?vel em: http://soumaisenem.com.br/portugues/lingua-e-linguagem/funcoes-da-linguagem. Acesso em: 24 maio 2013.
?
Exerc?cio dispon?vel em: http://cadi1ano.blogspot.com.br/2013/02/exercicios-funcoes-da-linguagem.html. Acesso em: 24 maio 2013.
Para conferir as respostas das quest?es do ENEM transcritas acima e para outras quest?es, acesse: http://projetomedicina.com.br/site/attachments/article/619/exercicios_portugues_redacao_funcoes_de_linguagem.pdf. Acesso em: 24 maio 2013.
?
ATIVIDADE 4
Prepare v?rios tipos de textos e/ou trechos e pe?a aos alunos que identifiquem a fun??o predominante em cada um deles. Al?m das sugest?es abaixo, o professor poder? preparar outros textos (ver Recursos Complementares):
Dispon?vel em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/05/caixa-antecipou-saques-do-bolsa-familia-um-dia-antes-de-boatos.html. Acesso em: 25 maio 2013.
Fun??o predominante no texto: ..................................................................................
Imagem dispon?vel em: https://www.google.com.br/search?q=palavras+cruzadas&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=kFyhUbS1Lunj0QG11YCIDg&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1152&bih=730#facrc=_&imgrc=8GCeR1P8Hu4iNM%3A%3B06_Tq_Xh-ogObM%3Bhttp%253A%252F%252F1.bp.blogspot.com%252F_AWEaFSZNfnA%252FTIrD1SmjQgI%252FAAAAAAAABVM%252FhoXmagGePZU%252Fs640%252Fpalavra%252Bcruzada.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fcolegideal.blogspot.com%252Fp%252Fdiversao.html%3B423%3B636. Acesso em: 25 maio 2013.
Fun??o predominante no texto: ..................................................................................
Imagem dispon?vel em: http://tauanaecoisasafins.blogspot.com.br/2010/12/4-de-dezembro-dia-da-propaganda.html. Acesso em: 25 maio 2013.
Fun??o predominante no texto: ..................................................................................
_ Est? me ouvindo???
Imagem dispon?vel em: http://redacaonocafe.wordpress.com/2012/02/08/funcao-fatica-mantenha-contato/. Acesso em: 25 maio 2013.
Fun??o predominante no texto: ..................................................................................
BILHETE
Se tu me amas, ama-me baixinho
N?o o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida ? breve, e o amor mais breve ainda...
Texto dispon?vel em: http://pensador.uol.com.br/poemas_romanticos_pequenos/. Acesso em: 25 maio 2013.
Fun??o predominante no texto: ..................................................................................
Para outros v?deos com explica??es sobre fun??es da linguagem, acesse:
http://www.youtube.com/results?search_query=fun%C3%A7%C3%B5es+da+linguagem&oq=fun%C3%A7%C3%B5es+da+linguagem&gs_l=youtube.12...0.0.0.1927221.0.0.0.0.0.0.0.0..0.0...0.0...1ac..11.youtube.. Acesso em: 22 maio 2013.
http://soumaisenem.com.br/portugues/lingua-e-linguagem/funcoes-da-linguagem. Acesso em: 24 maio 2013.
http://www.brasilescola.com/redacao/funcao-poetica-linguagem.htm
Para mais exerc?cios sobre fun??es da linguagem, acesse:
http://projetomedicina.com.br/site/attachments/article/619/exercicios_portugues_redacao_funcoes_de_linguagem.pdf. Acesso em: 24 maio 2013.
A avalia??o ser? feita de modo processual, durante toda a aula, observando-se a participa??o dos alunos nas atividades propostas. Uma avalia??o quantitativa tamb?m poder? ser aplicada, por meio de exerc?cios orais e/ou escritos sobre os conceitos das fun??es e suas aplica??es em diversos textos.