Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compet?ncia pluricultural: l?ngua como meio de acesso ?s manifesta??es culturais |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compreens?o leitora |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compreens?o oral |
Com esta aula, o aluno:
- conhecer? aspectos culturais de outros povos, por exemplo, o caf? da manh? em diferentes pa?ses.
- aprender? o vocabul?rio sobre comida e bebida em ingl?s.
N?o ? necess?rio conhecimento pr?vio por parte do aluno, uma vez que as atividades da aula ser?o suficientes para introduzir e desenvolver o tema proposto.
Recursos utilizados nesta aula:
ATIVIDADE 1: WARM UP |
?
Para o in?cio da aula, o professor dever? discutir com os alunos as seguintes quest?es, observando se h? a participa??o e o envolvimento de todos, visando criar um clima prop?cio para a introdu??o do tema da aula:
ATIVIDADE 2: Aspectos culturais |
?
Para esta atividade, o professor dever? colocar o slide do site, http://www.slideshare.net/Metalmaster69/breakfast-around-the-world-2041646?from_search=3 (acesso em 22.05.2013), para que os alunos descubram como ? o caf? da manh? em 5 diferentes pa?ses ao redor do mundo. A fim de direcionar a leitura, o professor dever? apresentar as perguntas, que dever?o ser respondidas baseadas no slide. As respostas poder?o ser dadas oralmente e o professor dever? observar se todos os alunos est?o tendo a oportunidade de participar. Quanto ao vocabul?rio, o professor dever? incentivar os alunos a identificarem as palavras conhecidas e ajudar com as desconhecidas.
Figura 1: Imagem ilustrativa do slide do site: http://www.slideshare.net/Metalmaster69/breakfast-around-the-world-2041646?from_search=3 (acesso em 22.05.2013)
Perguntas direcionadas ao slide:
a) Onde as pessoas tomam ch? no caf? da manh??
b) Em que pa?s as pessoas bebem leite ou suco de laranja?
c) Em que pa?s o caf? ? parecido com o norte-americano?
d) O que bebem os sul africanos no caf? da manh??
e) Descreva o caf? da manh? t?pico da China.
Respostas: a) China, Germany; b) Canad?; c) Austr?lia; d) Uuma caneca de caf? forte ; e) Na China eles comem arroz com grandes enrolados de massa e bebem ?gua ou ch?. |
?
ATIVIDADE 3: vocabulary |
Introduzindo o vocabul?rio sobre comida e bebida
No laborat?rio de inform?tica ou com um datashow, utilizando-se do recurso de um v?deo do site: http://www.youtube.com/watch?v=gN5kaK_4VA4 (acesso em 25.05.2013), o professor dever? introduzir o vocabul?rio sobre comida e bebida, solicitando aos alunos que repitam as palavras a fim de treinarem a pron?ncia. Em seguida, poder? tirar o som do v?deo e pedir para que os alunos falem o nome de cada comida apresentada no v?deo, observando o quanto eles podem se lembrar e corrigindo poss?veis erros de pron?ncia.
Figura 2: Imagem ilustrativa do v?deo. Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=gN5kaK_4VA4 (acesso em 25.05.2013)
?
ATIVIDADE 4: EXERCISING |
Para esta atividade, o professor dever? entregar uma folha com a xerox de um exerc?cio de vocabul?rio, que poder? ser feito pelos alunos em dupla, a fim de promover uma maior intera??o e coopera??o entre eles. O professor dever? dar um tempo de aproximadamente 10 minutos para que os alunos finalizem a atividade, variando de acordo com o n?mero de alunos e o grau de dificuldade apresentado por eles e identificado pelo professor. Em seguida, o professor dever? realizar a corre??o, solicitando que cada aluno d? a resposta, observando se h? a participa??o de todos durante a corre??o da atividade. Esse ? mais um momento em que o professor dever? observar a pron?ncia das palavras e a compreens?o de palavras novas que at? ent?o n?o tinham sido introduzidas pelas atividades anteriores.
Figura 3: Imagem do exerc?cio do site: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxjZW50cm9wZWRhZ29naWNvdWZtZ3xneDo3OGRkODQxNWFjYmE2YTNj (acesso em 25.05.2013)
ATIVIDADE 5: DISCUSSING |
Para finalizar a aula, o professor dever? propor uma discuss?o sobre a frase:
"EAT BREAKFAST LIKE A KING, LUNCH LIKE A PRINCE AND DINNER LIKE A PAUPER" (Adele Davis)
(Tome caf? da manh? como um rei, almoce como um pr?ncipe e jante como um indigente).
O professor dever? incentivar todos os alunos a participarem da discuss?o, revezando os turnos de fala e fazendo provoca??es, a fim de que os alunos se sintam motivados a participar.
?
Professor, como sugest?o de outra aula sobre o tema Food and Drinks no Portal do Professor, acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9701 (acesso em 25.05.2013).
Como sugest?o de exerc?cios, consulte o site: https://docs.google.com/viewer?v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxjZW50cm9wZWRhZ29naWNvdWZtZ3xneDo3OGRkODQxNWFjYmE2YTNj (acesso em 25.05.2013)
Para uma lista de vocabul?rio sobre comida e bebida em ingl?s, acessar: http://www.infoescola.com/ingles/vocabulario-alimentos-food/ (acesso em 25.05.2013)Site em que o professor poder? trabalhar com mais vocabul?rio e pron?ncia das palavras: http://www.cursandoingles.net/frutas_ingles_adjetivos.html (acesso em 25.05.2013)
Uma primeira avalia??o poder? acontecer, durante as atividades propostas nas aulas, observando a participa??o e o envolvimento dos alunos.
Como segunda parte da avalia??o, o professor dever? solicitar aos alunos que providenciem um card?pio de caf? da manh? (brasileiro ou de qualquer outro pa?s), incluindo figuras do vocabul?rio aprendido na aula. O card?pio poder? ser impresso ou feito em uma plataforma virtual. ? importante o professor observar se o card?pio apresenta um n?mero consider?vel de bebida e comida que foi apresentado durante os v?deos nas atividades da aula.