Portal do Professor

Início do Conteúdo

Caf? da manh? em diferentes pa?ses: aprendendo o nome de comidas e bebidas em ingl?s

Autor e Co-autor(es)

ANA CLAUDIA CUNHA SALUM imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia pluricultural: l?ngua como meio de acesso ?s manifesta??es culturais
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o leitora
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o oral

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, o aluno:

- conhecer? aspectos culturais de outros povos, por exemplo, o caf? da manh? em diferentes pa?ses.

- aprender? o vocabul?rio sobre comida e bebida em ingl?s.

Duração das atividades

2 aulas/m?dulos de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? necess?rio conhecimento pr?vio por parte do aluno, uma vez que as atividades da aula ser?o suficientes para introduzir e desenvolver o tema proposto.

Estratégias e recursos da aula

Recursos utilizados nesta aula:

  • material impresso/xerocado;
  • laborat?rio de inform?tica: datashow, tablets, notebooks, v?deos, sites, slides.

                                                                      M?dulo 1

                           ATIVIDADE 1: WARM UP

?

Introduzindo o tema: 

Para o in?cio da aula, o professor dever? discutir com os alunos as seguintes quest?es, observando se h? a participa??o e o envolvimento de todos, visando criar um clima prop?cio para a introdu??o do tema da aula: 

  • O que voc? costuma tomar no caf? da manh??
  • Voc? toma caf? da manh? em casa ou fora?
  • O que voc? considera importante comer no caf? da manh??
  • Voc? j? tomou caf? da manh? em outros pa?ses? Voc? acha que h? diferen?as entre o caf? da manh? do Brasil e o de outros pa?ses?  

                        ATIVIDADE 2: Aspectos culturais

?

Trabalhando com aspectos culturais: o caf? da manh? ao redor do mundo 

Para esta atividade, o professor dever? colocar o slide do site,       http://www.slideshare.net/Metalmaster69/breakfast-around-the-world-2041646?from_search=3 (acesso em 22.05.2013),      para que os alunos descubram como ? o caf? da manh? em 5 diferentes pa?ses ao redor do mundo. A fim de direcionar a leitura, o professor dever? apresentar as perguntas, que dever?o ser respondidas baseadas no slide. As respostas poder?o ser dadas oralmente e o professor dever? observar se todos os alunos est?o tendo a oportunidade de participar. Quanto ao vocabul?rio, o professor dever? incentivar os alunos a identificarem as palavras conhecidas e ajudar com as desconhecidas. 

 3

Figura 1: Imagem ilustrativa do slide do sitehttp://www.slideshare.net/Metalmaster69/breakfast-around-the-world-2041646?from_search=3 (acesso em 22.05.2013)

 Perguntas direcionadas ao slide

a) Onde as pessoas tomam ch? no caf? da manh??

b) Em que pa?s as pessoas bebem leite ou suco de laranja?

c) Em que pa?s o caf? ? parecido com o norte-americano?

d) O que bebem os sul africanos no caf? da manh??

e) Descreva o caf? da manh? t?pico da China. 

Respostas: a) China, Germany; b) Canad?; c) Austr?lia; d) Uuma caneca de caf? forte ; e) Na China eles comem arroz com grandes enrolados de massa e bebem ?gua ou ch?.

?

                                                                 M?DULO 2

                                ATIVIDADE 3: vocabulary

Introduzindo o vocabul?rio sobre comida e bebida 

No laborat?rio de inform?tica ou com um datashow, utilizando-se do recurso de um v?deo do site: http://www.youtube.com/watch?v=gN5kaK_4VA4 (acesso em 25.05.2013), o professor dever? introduzir o vocabul?rio sobre comida e bebida, solicitando aos alunos que repitam as palavras a fim de treinarem a pron?ncia. Em seguida, poder? tirar o som do v?deo e pedir para que os alunos falem o nome de cada comida apresentada no v?deo, observando o quanto eles podem se lembrar e corrigindo poss?veis erros de pron?ncia.

 v

Figura 2: Imagem ilustrativa do v?deo. Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=gN5kaK_4VA4 (acesso em 25.05.2013)

?

                             ATIVIDADE 4: EXERCISING

Para esta atividade, o professor dever? entregar uma folha com a xerox de um exerc?cio de vocabul?rio, que poder? ser feito pelos alunos em dupla, a fim de promover uma maior intera??o e coopera??o entre eles. O professor dever? dar um tempo de aproximadamente 10 minutos para que os alunos finalizem a atividade, variando de acordo com o n?mero de alunos e o grau de dificuldade apresentado por eles e identificado pelo professor.  Em seguida, o professor dever? realizar a corre??o, solicitando que cada aluno d? a resposta, observando se h? a participa??o de todos durante a corre??o da atividade. Esse ? mais um momento em que o professor dever? observar a pron?ncia das palavras e a compreens?o de palavras novas que at? ent?o n?o tinham sido introduzidas pelas atividades anteriores.

 Figura 3: Imagem do exerc?cio do sitehttps://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxjZW50cm9wZWRhZ29naWNvdWZtZ3xneDo3OGRkODQxNWFjYmE2YTNj (acesso em 25.05.2013) 

                               ATIVIDADE 5: DISCUSSING

 Para finalizar a aula, o professor dever? propor uma discuss?o sobre a frase:

"EAT BREAKFAST LIKE A KING, LUNCH LIKE A PRINCE AND DINNER LIKE A PAUPER" (Adele Davis)

(Tome caf? da manh? como um rei, almoce como um pr?ncipe e jante como um indigente).

O professor dever? incentivar todos os alunos a participarem da discuss?o, revezando os turnos de fala e fazendo provoca??es, a fim de que os alunos se sintam motivados a participar.

?

Recursos Complementares

Professor, como sugest?o de outra aula sobre o tema Food and Drinks no Portal do Professor, acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9701 (acesso em 25.05.2013).

Como sugest?o de exerc?cios, consulte o site: https://docs.google.com/viewer?v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxjZW50cm9wZWRhZ29naWNvdWZtZ3xneDo3OGRkODQxNWFjYmE2YTNj (acesso em 25.05.2013)

Para uma lista de vocabul?rio sobre comida e bebida em ingl?s, acessar: http://www.infoescola.com/ingles/vocabulario-alimentos-food/ (acesso em 25.05.2013)Site em que o professor poder? trabalhar com mais vocabul?rio e pron?ncia das palavras: http://www.cursandoingles.net/frutas_ingles_adjetivos.html (acesso em 25.05.2013)

Avaliação

Uma primeira avalia??o poder? acontecer, durante as atividades propostas nas aulas, observando a participa??o e o envolvimento dos alunos. 

Como segunda parte da avalia??o, o professor dever? solicitar aos alunos que providenciem um card?pio de caf? da manh? (brasileiro ou de qualquer outro pa?s), incluindo figuras do vocabul?rio aprendido na aula. O card?pio poder? ser impresso ou feito em uma plataforma virtual. ? importante o professor observar se o card?pio apresenta um n?mero consider?vel de bebida e comida que foi apresentado durante os v?deos nas atividades da aula.