Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Radiciação |
Este conteúdo será trabalhado no laboratório de informática.
Será necessário que os estudantes se organizem em duplas.
O professor iniciará esta aula instigando e relembrando o conteúdo Raiz Quadrada e poderá perguntar:
O que é radical?
O que é quadrado perfeito?
Aula 1:
Apresentação do conteúdo, contextualizando a utilização dos números decimais por meio de sua representação geométrica nas figuras, sua observação e memória, com formas geométricas.
O professor pode utilizar o vídeo sobre “Raiz Quadrada” para instigar os alunos.
O vídeo mostra como representar a raiz quadrada em uma reta qualquer. Raiz Quadrada (disponível em
Em seguida solicitará que acessem o endereço o sitio do programa Régua e Compasso.
É um software destinado à construções geometria dinâmica.
Ele possibilita que o usuário faça as aplicações que até o momento só eram possiveis com a régua e o compasso tradicionais.
< http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/stepbystep/2007.2/raiz-quadrada-de-um-numero-natural.html >
Sugere-se agora que os estudantes acessem o programa e pratique o cálculo com raizes quadradas como, o exemplo que apresentamos abaixo: