Giandr?a Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Conhecimentos sobre o corpo |
- Perceber sensa??es, limites e integridade do pr?prio corpo e do corpo do outro;
- Interagir com crian?as de outro grupo;
- Reconhecer as manifesta??es corporais de movimento como origin?rias de necessidades cotidianas de um grupo social;
- Ampliar o universo cultural e vivencial.
A proposta prev? que os professores habitualmente possibilitem intera??es entre grupos e de diferentes faixas de idade. A proposta ? indicada para crian?as a partir de 04 anos de idade e com a interven??o de, no m?nimo, 02 adultos. Sugerimos que seja avaliado o n?mero de crian?as participantes.
Sugerimos o registro fotogr?fico dos v?rios momentos de cada proposta. Ao final delas, o professor poder? montar um painel de fotos para registro do grupo e apresenta??o posterior ?s fam?lias.
Primeira Etapa: "Vamos escolher: brincar de qu? e com quem?"
Dura??o: Em torno de uma hora.
Material: M?quinas fotogr?ficas, um equipamento para reprodu??o de imagens e som (DVD e aparelho televisor, ou similar), folhas de cartolina, l?pis de cera e canetas tipo hidrocor. O material necess?rio ? atividade dever? ser organizado previamente.
Local: Sala de aula, ou p?tio da Institui??o.
Proposta:
Esta atividade poder? ser organizada para 02 grupos de crian?as com faixas de idade aproximadas, ou entre grupos de salas vizinhas, em que o professor perceba a possibilidade de aproxima??o entre as crian?as.
O professor reunir? o grupo em uma roda e conduz uma conversa de forma que desperte a curiosidade das crian?as. Ele poder? dizer ?s crian?as que teve uma grande ideia, mas que, primeiramente, gostaria de apresentar uma imagem. Neste instante, ele deve reproduzir a filmagem, anteriormente preparada, no sentido de contemplar os dois grupos de crian?as que estar?o envolvidos na atividade. A filmagem dos dois grupos deve estar centrada em brincadeiras ou momentos em que as crian?as estejam se divertindo, de forma que cause interesse nas crian?as que as est?o assistindo. Ao final da reprodu??o, o professor instiga a turma da seguinte forma: ?Como seria bem divertido fazer algumas brincadeiras com outras crian?as da escola!?
Neste momento, ele abre uma rodada de conversas sobre a import?ncia da amizade e quantas amizades diferentes a gente pode criar brincando com outras crian?as, conforme os Recursos Complementares sobre a amizade. Ele conduzir? uma conversa, tamb?m ouvindo as crian?as, sobre o que elas pensam a respeito desta tem?tica. Uma vez aceito o convite para brincar com o outro grupo, ele prop?e uma rodada de sugest?es das crian?as, de forma que cada um do grupo possa se expressar, em particular, sem que os demais saibam o que foi sugerido, evitando assim que uma mesma proposta se repita. Para se valer desta estrat?gia, o professor poder? anotar a sugest?o individualmente, em segredo, criando um clima de suspense e, ao final, transcrever as propostas de todos em um quadro negro ou papel do tipo cartolina ou pardo, com o intuito de que todos possam visualizar as brincadeiras sugeridas.
Ao final desta etapa, o professor explicar? que somente uma, do total das brincadeiras sugeridas, ser? escolhida, pois o professor tamb?m sugerir? uma ?brincadeira surpresa?, que ele s? revelar? no dia do encontro. Para a sele??o das brincadeiras indicadas pelas crian?as, o professor poder? se valer de um processo de vota??o, sendo anotado, novamente em um quadro negro, cada um dos votos declarados, a fim de que todos visualizem o processo final de elei??o. As duas brincadeiras mais votadas ser?o executadas no dia da atividade.
O professor dever? estar atento a este processo de propostas e, caso observe o car?ter competitivo e de exclus?o de crian?as, ou perceba que as brincadeiras geram filas imensas, ele dever? pensar em como intervir, nesta particularidade da brincadeira, justamente para torn?-la mais interativa, cooperativa, garantindo o esp?rito de equipe, de solidariedade. O professor dever?, da mesma forma, proceder com o outro grupo.
?
?
SEGUNDA ETAPA: ?Vamos experimentar primeiro!?
Dura??o: Em torno de uma hora para cada brincadeira. O professor estar? atento ao tempo de dura??o da brincadeira escolhida pelas crian?as.
Material: 01 m?quina fotogr?fica, os materiais das atividades escolhidas, conforme sugest?o de brincadeiras das crian?as. Da mesma forma, o professor dever? estar atento aos materiais que ser?o necess?rios para a brincadeira escolhida pelas crian?as.
Local: Parque, sala de aula, p?tio, locais de passeios ou atividades externas ? Institui??o.
Proposta: O professor dever? organizar este momento, prevendo tanto os materiais necess?rios como tamb?m o espa?o adequado para as propostas, tanto da sugest?o das crian?as, como tamb?m pela sua sugest?o.
O professor dever? organizar uma roda, com as crian?as, e iniciar alongamentos corporais, se espregui?ando e esticando partes do corpo, dando ?nfase aos bra?os e ?s pernas, de uma forma bem humorada e divertida, sem se preocupar com a performance, conforme, por exemplo, o mostrado nos Recursos Complementares. O professor dever? estar atento ?s particularidades da brincadeira sugerida pelas crian?as e fazer adapta??es para torn?-la o mais cooperativa e interativa poss?vel sem grandes filas de espera, sem exclus?o das crian?as no momento da brincadeira, de forma que estas poss?veis altera??es possam ser sutis ao ponto de n?o se perder a ess?ncia do que foi sugerido. No caso da ?brincadeira surpresa?, o professor dever? se apoiar nas sugest?es dos Recursos Complementares.
O professor dever? proceder da mesma forma com o outro grupo em que vai interagir, com o grupo acima mencionado.
?
TERCEIRA ETAPA: "Agora vamos brincar e conhecer quem s?o nossos amigos!"
Dura??o: Em torno de uma hora para cada brincadeira e, no m?nimo, em 02 dias alternados.
Material: Colchonetes ou tapetes, uma m?quina fotogr?fica, materiais necess?rios para as brincadeiras sugeridas pelas crian?as dos dois grupos e materiais da proposta do professor a respeito da ?brincadeira surpresa?.
Local: Sala de aula, p?tio da Institui??o ou parque, pensando nas 04 brincadeiras.
Proposta: O professor poder? iniciar esta etapa propondo um alongamento, com base nos Recursos Complementares sobre alongamento . Solicitar? ao grupo uma primeira apresenta??o de forma que todas as crian?as possam se apresentar uma a uma pelo seu nome. Na sequ?ncia, o professor solicitar? uma roda de conversa, a fim de comentar e de relembrar ?s crian?as o tema da atividade e a import?ncia de termos amigos.
Primeiro momento- O professor solicitar? uma roda. Iniciar? optando pela brincadeira : "Vamos Salvar o Planeta brincando", conforme sugest?o de aula do Portal do Professor - ver nos Recursos Complementares. No momento da escolha de equipes, o professor propor? que os grupos se mesclem. Na sequ?ncia, propor? uma das brincadeiras sugeridas por um dos grupos de crian?as e, dependendo da brincadeira, far? nova mescla, no sentido de se formar outro grupo diferente do primeiro.
A composi??o da aula dever? ser pensada para que seja harm?nica e haja um momento de reflex?o entre as brincadeiras. O professor dever? estar atento ?s explica??es das brincadeiras para a compreens?o das crian?as. Este momento deve ser marcado pela descontra??o e alegria, observada a especificidade desta faixa de idade, por?m, devendo ser preservados o sil?ncio e a aten??o das crian?as no momento da apresenta??o de cada brincadeira. Poder? ser aberta a palavra ao grupo para coment?rios, ao final da apresenta??o, de uma forma ordenada com o levantar de m?os.
Segundo Momento- Da mesma forma, esta etapa tamb?m dever? ser organizada por uma roda inicial para um alongamento se inspirando nos animais, podendo ser o de um gato ou de um cachorro. O professor inicia uma brincadeira conforme sugest?o de aula do Portal do Professor, Segunda Etapa - "Vamos aproximar as crian?as por interm?dio de intera??es divertidas?". Ver nos Recursos Complementares. Na sequ?ncia, organizar? a brincadeira de sugest?o das crian?as. O professor dever? fazer uma pausa entre as brincadeiras, de forma que haja um per?odo de reflex?o do grupo do que foi experienciado. Ao final, o professor retoma o tema da amizade.
Os momentos desta atividade dever?o ser registrados fotograficamente, bem como de forma escrita. Este material poder? fazer parte de um grande painel que ficar? exposto na Institui??o para os pais e visitantes.
?
Arquivo Institucional NDI/2013
Crian?as fazendo alongamento antes da brincadeira
Foto de: Giandr?a Reuss
Sobre a amizade :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amizade
Sobre alongamento :
http://www.youtube.com/watch?v=mt4jsXPcMts
Sobre aula Portal do Professor- "Vamos Salvar o Planeta brincando" :
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37638
Sobre aula Portal do Professor- Segunda Etapa. "Vamos aproximar as crian?as por interm?dio de intera??es divertidas?" :
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40938
Por fim, o professor convidar? o grupo para uma ?ltima roda e far? uma brincadeira de espregui?ar com as crian?as. Em seguida, na mesma roda, o professor far? coment?rios acerca da proposta e possibilitar? ?s crian?as se pronunciarem, a fim de perceber a import?ncia do assunto sob a ?tica das crian?as. A atividade dever? ser finalizada com parabeniza??es ao grupo e com uma retomada acerca do valor do tema para a paz mundial, para a preserva??o do planeta, enfim, para a preserva??o da esp?cie. O professor, em seus apontamentos, avalia como as crian?as reagiram ?s propostas, corporalmente, e como foi a intera??o e a compreens?o das crian?as.
? importante ter um olhar para as crian?as individualmente e para o grupo como um todo.
?
?
Revis?o ortogr?fica e gramatical: Lygia Schmitz