Portal do Professor

Início do Conteúdo

Como propor uma atividade com a problem?tica do meio ambiente com crian?as pequenas.

Autor e Co-autor(es)

Gilberto Lopes Lerina imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandr?a Reuss Strenzel

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os fen?menos da natureza
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Correla??es entre meio ambiente e sa?de
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Rela??es sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Interagir com os seus pares;

- Expressar-se de maneira autoral por meio de fotos;

- Identificar o papel da sociedade na organiza??o e reorganiza??o do Meio Ambiente;

- Conscientizar-se da import?ncia do desenvolvimento de atitudes para a melhoria do Meio Ambiente.

Duração das atividades

A atividade ser? dividida em 04 etapas e, cada uma delas, durar? aproximadamente uma hora. A proposta dever? ser realizada em dias alternados.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A proposta ? indicada para crian?as a partir de 04 anos de idade e com a interven??o de, no m?nimo, 02 professores por grupo. A proposta prev? que os professores habitualmente mostrem fotografias e imagens ao grupo e possibilitem que as crian?as percebam, atrav?s de reflex?es e discuss?es, que os seres humanos interferem no Meio Ambiente por meio de suas a??es.

O professor deve estar atento ao percurso do processo de interven??o, porque ele ? t?o importante quanto atingir o objetivo final.

Estratégias e recursos da aula

Primeira Etapa: "Vamos pensar no planeta?"

Dura??o: Em torno de uma hora.

Material: 01 M?quina fotogr?fica digital; um equipamento para reprodu??o de imagens e de som (DVD e aparelho televisor, ou similares); peda?os de panos ou de TNT (ver sobre TNT, nos Recursos Complementares) de 04 cores diferentes, um para cada crian?a e de um tamanho que possam servir de vendas para os olhos; e um CD com m?sicas de que as crian?as gostem e que seja divertida.

Local: Sala de aula, p?tio da Institui??o ou local amplo onde se possa reproduzir som e imagem.

Proposta:

Para esta atividade, o professor convidar? 02 grupos de crian?as de sua Institui??o de ensino, com a faixa et?ria aproximada daquela j? especificada acima.

O professor dever? organizar o material e pesquisar os locais onde realizar? esta proposta. A atividade ser? iniciada com o professor solicitando ?s crian?as que fa?am uma roda e o imitem enquanto ele executa alguns alongamentos. Na sequ?ncia, o professor propor? ?s crian?as uma brincadeira: ?Vamos brincar de todos juntos somos fortes!?. Em seguida, ele combinar? com as crian?as que, no momento da brincadeira, elas ficar?o com as vendas nos olhos, e que, para conseguirem brincar, elas dever?o estar bem atentas para, num dado momento, se unirem atrav?s da audi??o. Este convite dever? ser feito de forma empolgante no sentido de a crian?ada abra?ar a proposta da brincadeira, para ent?o o professor distribuir as vendas para as crian?as se familiarizarem com o objeto e a sensa??o de ficarem sem a vis?o.

A brincadeira sugerida consiste em dividir o grupo em 04 subgrupos. Cada subgrupo representar? um animal, de maneira que, ao se iniciar a brincadeira, as crian?as dever?o emitir o som caracter?stico deste animal. O professor dever? estar atento ? escolha dos animais, de forma que os sons a serem reproduzidos n?o se assemelhem. Neste momento de in?cio da brincadeira, as crian?as estar?o vendadas e distribu?das de forma irregular no espa?o delimitado pelo professor. O professor dar? o comando para que elas andem bem devagar e descontraidamente pelo espa?o. Uma m?sica alegre e divertida dever? ser colocada e, em um dado momento, o som cessar? e as crian?as dever?o reproduzir o som dos animais convencionados nos subgrupos anteriormente. Enquanto sonorizam, elas dever?o formar um s? grupo daquele animal j? estipulado e s? poder?o parar de emitir o som quando todas as crian?as estiverem juntas. Os demais grupos proceder?o da mesma forma. A brincadeira acaba quando todos os ?animais? estiverem juntos. Caso uma crian?a n?o consiga se unir ao seu subgrupo, o professor dever? ajud?-la. O professor poder? repetir a brincadeira, bem como solicitar que as crian?as experimentem com outras crian?as outros sons.

Ao final, o professor far? uma rodada sobre o que eles vivenciaram e comentar? sobre a import?ncia da audi??o, podendo, para tanto, se apoiar nos Recursos Complementares sobre a audi??o. Neste momento, o professor reproduzir? o som dos Saltimbancos, da obra de Chico Buarque de Holanda, com a m?sica Todos juntos somos fortes!, e contar?, resumidamente, a moral da hist?ria cantada ( ver sobre a obra dos Saltimbancos nos Recursos Complementares). Ao final da m?sica, o professor iniciar? uma conversa sobre o meio ambiente, comentando que o homem est? muito descuidado com o meio ambiente e que isto ? muito ruim, tanto para o pr?prio homem, como para as plantas e animais do planeta. Em seguida, o professor poder? mostrar algumas imagens belas de sua regi?o e alguns lugares onde o descuido do homem apare?a em rela??o ao lixo, podendo ser a cidade onde moram, um bosque, uma pra?a, uma praia, a beira de um rio, enfim, o professor dever? fazer uma investiga??o pr?via do local e da possibilidade de as crian?as posteriormente irem in loco para fotografar. Continuando, o professor mostrar? um v?deo da Turma da M?nica em Um Plano para Salvar o Planeta - Parte 3 (Recursos Complementares) a partir do qual incentivar? o trabalho em equipe para um mundo melhor. Trar? ? reflex?o a import?ncia de ajudar o nosso planeta e de ser e estar vigilante a estas quest?es.

?

Capa do CD Os Saltimbancos - Pintura de uma gata, um burro, um cachorro e uma galinha.

Capa do CD Os Saltimbancos - Pintura de uma gata, um burro, um cachorro e uma galinha.

http://brasileirinhos.wordpress.com/musica-os-saltimbancos/

Acesso: 13/06/13

?

O pr?ximo passo ? desafiar o grupo para que fa?a uma a??o importante em defesa da natureza: ?Uma maratona fotogr?fica sobre o Meio Ambiente e uma Passeata em defesa do Meio Ambiente!?. Assim, ele instigar? as crian?as a fazer um convite desenhado e/ou escrito aos pais para participarem e emprestarem-lhes as m?quinas fotogr?ficas digitais, no caso de eles a possu?rem. Caso contr?rio, as m?quinas que forem da institui??o ser?o socializadas, para que todos possam registrar fotograficamente, devendo o professor organizar este momento. Assim, quando os respons?veis ou familiares forem buscar os seus filhos na institui??o, o professor dever? refor?ar o convite e estimular a participa??o.

O professor dever? fazer o registro fotogr?fico dos v?rios momentos de cada proposta. Ao final delas, o professor poder? montar um painel de fotos e organizar slides para apresenta??o posterior ?s fam?lias.

?

data/img-2

http://1.bp.blogspot.com/-33tT5vxrcso/TjmnFGrhq6I/AAAAAAAAAEw/cq_lSN3cnfs/s200/Untitled%2B11.jpg

Acesso: 13/06/2013

?

?

SEGUNDA ETAPA: ?Vamos fazer uma maratona fotogr?fica em defesa do meio ambiente??

Dura??o: Uma hora aproximadamente.

Material: As m?quinas fotogr?ficas digitais.

Local: ?rea escolhida para a Maratona Fotogr?fica.

Proposta:

O professor dever? convidar outros adultos, pais ou respons?veis, para, neste dia, participarem da atividade e combinar com eles estrat?gias de seguran?a e interven??o, se for necess?rio.

O grupo dever? ser organizado em uma roda e o professor dever? retomar as quest?es e os objetivos deste pr?ximo momento. Dever? encaminhar, antes da sa?da dos grupos para o local, uma primeira familiariza??o com o equipamento, de forma mais efetiva e, caso n?o tenha uma m?quina para cada crian?a, o professor dever? organizar e combinar um procedimento para que todos tenham a possibilidade de uso do equipamento atrav?s de empr?stimos de m?quinas. Os adultos envolvidos dever?o estar atentos a este processo. Ao chegar ao local, o professor far? uma roda com as crian?as e as instigar? para a miss?o de resgatar imagens das atitudes negativas do seres humanos em rela??o ? natureza. O ?fot?grafo? dever? estar atento para registrar, no seu momento de posse da m?quina, fotografias que julgar interessantes, que dizem respeito ao tema. De modo que ser?o, no m?ximo, 05 fotos para cada crian?a.

O professor dever? estar atento ?s fotos de cada um dos fot?grafos. Uma sugest?o para marcar o trabalho de cada crian?a ? inici?-lo com a fotografia do pr?prio autor da sess?o. Ao final, o professor far? uma roda com as crian?as sentadas para exposi??es individuais do que experienciaram.

?

                                                     fotografo do meio ambiente

Arquivo institucional NDI/2013

Crian?a fotografando. Foto de: Gilberto Lerina

                 

?

                                                           

TERCEIRA ETAPA: "Vamos a luta, num bom sentido!"

Dura??o: Em torno de uma hora.

Material: Colchonetes ou tapetes; uma m?quina fotogr?fica digital; um aparelho de som; cartolina ou pap?is recicl?veis para confec??o de cartazes; cola; giz de cera; l?pis de cor; caneta hidrocor; cabos de vassouras; tinta guache; e peda?os de madeira para fazer placas.

Local: Sala de aula ou outro ambiente que seja confort?vel para as crian?as e para os adultos fazerem cartazes e placas.

Proposta:

O professor poder? iniciar esta etapa propondo um alongamento bem humorado, imitando o espregui?ar de animais que as crian?as conhe?am, podendo ser de um gato ou de um cachorro, por exemplo. Ap?s o alongamento, sugerir? que todos sentem em roda e propor? que os ?fot?grafos? apresentem as suas fotos e comentem como foi a atividade e o que mais os chamou aten??o. Iniciar? apresentando as fotos imprensas e convidar? cada ?fot?grafo? para se pronunciar a respeito dos seus registros fotogr?ficos, enquanto o professor far? suas anota??es a respeito do que mais chamou a aten??o das crian?as individualmente.

Ao final das apresenta??es, o professor instiga as crian?as a darem continuidade ao trabalho em forma de um grande protesto, com cartazes, fotos e placas para chamar a aten??o, e desenhos para serem entregues em uma passeata a ser realizada no local onde foram tiradas as fotos. A partir disso, elas dever?o se unir para a elabora??o de cartazes, para confec??o de placas de madeira e de desenhos no outro lado das folhas onde foram impressas as fotos etc. Este convite dever? ser feito com empolga??o e alegria, na forma de um desafio, no sentido de motivar as crian?as a se envolver com a atividade.

Diante disso, o professor organizar? os materiais necess?rios. As frases ser?o de autoria das crian?as e o professor poder? viabilizar este processo. Este momento dever? ser marcado pela descontra??o e alegria, observada a especificidade desta faixa de idade. Cartazes, placas e desenhos prontos, o professor reunir? o grupo em uma roda final para apresenta??o individual do material. Ao final, o professor abrir? espa?o para considera??es das crian?as e as convidar? para a ?ltima etapa.

?

?

QUARTA ETAPA: "?O, ?O, ?O, ABAIXO O LIX?O!"

Dura??o: Em torno de uma hora.

Material: Uma m?quina fotogr?fica digital; cartazes, placas e desenhos produzidos na terceira etapa; cabos de vassouras; 30 metros de fio de nylon (de varal ou de outro material que possa ser utilizado para amarrar as placas de madeira); apitos (um para cada crian?a); e/ou instrumentos de percuss?o.

Local: Local onde foram feitas as fotos. 

Proposta:

O professor dever? organizar o material a ser utilizado previamente, uma vez que estar? em visita ao local onde foi realizada a maratona fotogr?fica. Antes de sair para o local, ele indagar? as crian?as se elas sabem ou j? ouviram falar sobre o que significa uma passeata e/ou o qu? elas conhecem sobre o assunto. E, para exemplificar, o professor poder? falar um pouco, ao final, e mostrar algumas imagens, se apoiando nos Recursos Complementares que mostrar? algumas imagens de algumas passeatas. O professor dever? convidar outros adultos, pais ou respons?veis, para, neste dia, participarem da passeata.

 O professor poder? informar a algum ?rg?o da imprensa escrita ou televisiva sobre o projeto e a a??o deste dia e os convidar para fazerem uma cobertura. Quem sabe?!

Ao chegar ao local, o professor organizar? nova roda e combinar? como ser? a passeata. Poder? construir com as crian?as palavras de ordem, como, por exemplo: ??o, ?o,?o, este local n?o ? um lix?o!?, ou ?eza, eza, eza, vamos ajudar a natureza!?, de uma forma alegre e n?o pejorativa.

O professor organizar? para que o grupo d? algumas voltas pelo local e os adultos ficar?o atentos ?s crian?as e ao percurso. Nesta caminhada, as crian?as poder?o apitar, dan?ar, cantar, batucar nos instrumentos de percuss?o e chocalhos, brincar com as frases de ordem, enfim, se manifestar livremente, e o professor, sempre atento, dever? estar pr?ximo ?s manifesta??es, para garantir que este momento seja pac?fico e alegre.

Esta etapa, como as demais, dever? ser registrada com uma m?quina fotogr?fica e todo o material dever? ser organizado para uma exposi??o para os pais das crian?as e outros visitantes. A exposi??o deve ter uma descri??o sucinta do professor para embasamento do que foi vivido e o que mais chamou a aten??o na sua leitura da atividade.

?

?

                                                                           passeata

                                                                                     

Arquivo institucional NDI/2013

Passeata

Foto de: Gilberto Lerina

?

Recursos Complementares

Avaliação

Por fim, o professor organizar? o grupo em uma roda a fim de tecer e de ouvir coment?rios acerca da proposta, de forma que todos tenham a possibilidade de se pronunciar sobre a atividade e sobre a import?ncia do tema sob a ?tica das crian?as. Ele deve retomar sobre a import?ncia do assunto para a paz mundial, para a preserva??o do planeta e para a preserva??o da esp?cie.

Em seus apontamentos, o professor far? uma reflex?o de como os grupos reagiram ?s propostas, como interagiram entre si e se seus objetivos tra?ados inicialmente foram atingidos. ? importante ter um olhar para as crian?as individualmente e para o grupo como um todo.