Giandr?a Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunica??o e produ??o coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como produto hist?rico-cultural |
- Reconhecer o "esp?rito de equipe" e a estrat?gia em grupo;
- Ampliar o seu universo cultural e vivencial;
- Desenvolver a criatividade e a imagina??o;
- Expor e ouvir a opini?o do outro.
A proposta prev? que os professores habitualmente assistam filmes e discutam sobre o tema e como foi constru?do o processo de filmagem com o grupo. A proposta ? indicada para crian?as a partir de 05 a 06 anos de idade e com a interven??o de, no m?nimo, 02 adultos.
Estar sens?vel ao percurso do processo de interven??o ? t?o importante quanto atingir o objetivo final.
Sugerimos o registro fotogr?fico dos v?rios momentos de cada proposta. Ao final dela, o professor poder? montar um painel de fotos para apresenta??o posterior ?s fam?lias, como tamb?m revisitar o arquivo fotogr?fico para auxili?-lo no acompanhamento do processo pedag?gico de cada crian?a em particular.
Primeira Etapa - ?Vamos fazer um filme??
Dura??o: Aproximadamente uma hora.
Material: M?quina fotogr?fica digital, caixa de papel?o para envolver a m?quina fotogr?fica.
Proposta:
O professor poder? propor esta atividade para 02 grupos de crian?as de idades aproximadas de sua Institui??o de ensino. Anteriormente ? proposta, um dos professores dever? preparar uma m?quina fotogr?fica para ser envolvida em uma pequena caixa de papel?o, ou em algo que n?o permitam as crian?as perceberem-na. O outro adulto dever? participar da atividade e film?-la, de forma que todas as crian?as apare?am no v?deo, como tamb?m o movimento do grupo a cada solicita??o de imita??o, com o cuidado para que as crian?as n?o o notem.
O professor inicia a aula reunindo o grupo e prop?e um alongamento de forma bem descontra?da, levando a alegria e o prazer de se esticar, podendo se basear na sugest?o dos Recursos Complementares, sobre alongamento. Na sequ?ncia, solicitar? que elas imitem borboletas, batendo asas por ali, e que voltem para junto do professor em seguida. Posteriormente, ir? lhes propor que imitem um le?o bravo, no som e na forma de se mover, e corram atr?s dos adultos, que ali estiverem, os assustando. E assim, o professor dever? conduzir a outras imita??es de bichos, podendo se inspirar em sapos, caranguejos etc. O professor dever? estar atento ao interesse das crian?as.
Dando continuidade, ele dever? convid?-las para, juntos, deitados em colchonetes, fazerem um relaxamento, a partir do qual o professor dever? abrir uma contagem at? dez e verificar quem consegue ficar mais relaxado com os olhos fechados, sem se mexer. Terminado este momento, ele convidar? as crian?as para irem a um determinado local (o qual dever? ser pensado previamente), onde ser? reproduzida uma filmagem surpresa. Ele dever? organizar as crian?as em uma roda e perguntar-lhes sobre o que acham que v?o assistir, levando, para este momento, alegria, e promovendo um clima de suspense acerca da atividade, suscitando d?vidas no grupo. Com as crian?as acertando ou n?o o questionamento, o professor reproduzir? o registro filmado durante as imita??es dos animais.
Em seguida, o professor levar? uma reflex?o acerca da import?ncia do ato de se registrar os momentos vividos por meio de filmagens e de que maneira esta a??o levou ? evolu??o na humanidade (ver Recursos Complementares no que se refere ao filme) no que tange ?s reportagens, aos document?rios, enfim, investigando sobre o que as crian?as conhecem a respeito deste assunto, dando-lhes a oportunidade de se expressar individualmente, uma a uma. Ao final, de uma forma empolgante e instigante, o professor far? o grande convite: ?Vamos fazer um filme juntos??.
Convite aceito, ele solicitar? que as crian?as pensem sobre o assunto e deem ideias para este Projeto, o qual construir?o juntos. O professor dever? fazer uma fala, de forma que, cada grupo dever? discutir separada e sigilosamente, para que, no pr?ximo encontro, se inicie o processo de constru??o de um ?nico Projeto. Por fim, cada crian?a escrever? (com aux?lio do professor) para os seus familiares a ajudarem no que for preciso para esta grande proposi??o. Quem sabe n?o tem um pai ou m?e ator/atriz ou diretor/diretora, que possa contribuir neste processo?!
http://gartic.uol.com.br/jonesburgo/desenho-jogo/maquina-fotografica
Acesso em 13/06/13
?
?
Segunda Etapa 2: ?O que tem por tr?s dos bastidores??
Dura??o: Uma hora aproximadamente.
Material: M?quina fotogr?fica digital, papel pardo e canetas hidrocor.
Local: Sala de aula ou p?tio da Institui??o.
Proposta: O professor dever? iniciar este momento solicitando que o grupo forme duplas com uma crian?a de cada grupo diferente, objetivando-se assim a intera??o entre grupos. Deve propor uma massagem, dois a dois, de forma que alternem quem faz a massagem e quem a recebe. As crian?as dever?o ficar de p?, uma crian?a na frente e a outra atr?s, de modo que, quem estar? na frente ser? massageado, e a crian?a que estiver atr?s ser? o massagista. O professor deve fazer desta proposta um momento l?dico, sem se preocupar com o desempenho ou com a perfei??o do movimento solicitado. Deve sim dar import?ncia ? tranquilidade, ao toque leve e sutil, a fim de que as crian?as n?o se machuquem, mas que se conhe?am e se aproximem dentro do poss?vel. Caso haja um n?mero ?mpar de crian?as, o professor dever? fazer dupla com algu?m, de forma que, ? medida que ele vai massageando, tamb?m vai conduzindo o processo, falando que partes do corpo massagear, podendo se apoiar nos Recursos Complementares, no que se refere a massagens.
Na sequ?ncia, o professor solicitar? que as crian?as sentem em uma roda e levar?, para discuss?o em grupo, o tema do encontro anterior, de modo que, aquele, desejoso de se pronunciar, levante a m?o e se expresse. Em seus apontamentos, o professor ir? ficar atento, anotando as quest?es no que diz respeito ?s sugest?es como tamb?m das individualidades, da submiss?o, entre outros pontos percept?veis entre as crian?as. O aprofundamento da quest?o, dar-se-? por meio de perguntas sobre o que as crian?as conhecem sobre o tema, se t?m ideia de como s?o feitos os document?rios, os filmes, os desenhos, as novelas etc.; se sabem o que ? verdade ou n?o; se conhecem algo acerca da montagem, do figurino, da maquiagem, do cen?rio, entre outros. O professor deve ir aprofundando o assunto sempre alerta para o interesse e para a fala das crian?as, respeitando a faixa et?ria. O professor poder? aprofundar sobre detalhes de como proceder para a confec??o de um filme caseiro na sugest?o de um de uma reportagem nos Recursos Complementares).
A partir disso, o professor lhes solicitar? que pensem e reflitam sobre o que poderiam criar e de que forma pensam em faz?-lo, pois, numa pr?xima etapa, elas iniciar?o o Projeto em si. A proposta ? que as crian?as fa?am um Projeto por grupo e, ao final, o professor tentar? aglutinar as duas propostas dos diferentes grupos.
?
?
Terceira Etapa 3- ?Qual ser? a hist?ria e quem vai fazer o qu???
Dura??o: Aproximadamente uma hora.
Material: M?quina fotogr?fica.
Local: Na Institui??o ou fora da Institui??o.
Proposta: O professor reunir? os dois grupos de crian?as e os convidar? para uma brincadeira de alongamento, propondo que as crian?as alcancem, com as m?os, determinadas partes do corpo, de modo que se alonguem. Este momento deve ser marcado pela alegria e ludicidade.
Ao final do alongamento, o professor propor? que os grupos exponham suas ideias, o que pensaram para o Projeto e qual seria o nome do filme, para cada grupo. Este momento dever? ser organizado com o levantar de m?os e o escutar das ideias dos dois grupos. O professor poder? ajudar neste processo de constru??o do filme de forma bem participativa, por?m, com cautela, para n?o interferir nas ideias das crian?as e, ao mesmo tempo, poder torn?-las reais e poss?veis de serem executadas. Al?m disso, o professor dever? instigar as crian?as a pensarem na uni?o das duas propostas, tanto como neste novo nome do filme. Os grupos dever?o pensar no passo a passo detalhadamente, no come?o, meio e fim; escolher os locais, o cen?rio, o figurino; e designar as fun??es de cada um. Caso as crian?as decidam por um figurino mais rebuscado, o professor poder? ajud?-las a escrever uma carta aos pais para eles auxiliarem na proposta ou mesmo na elabora??o de uma campanha para o empr?stimo de roupas para o filme.
?
Crian?as no alongamento
Arquivo institucional NDI/2012
Foto: Giandr?a Reuss
?
?
Quarta Etapa 4-?Combina??es, ensaios e muita calma nesta hora!?
Dura??o: Em torno de uma hora.
Material: M?quina fotogr?fica.
Local: Sala de aula, ou p?tio da Institui??o.
Proposta: O professor dever? organizar uma roda com as crian?as a fim de relembrar a proposta e os pontos j? definidos na etapa anterior, como os ensaios, a participa??o de cada um na filmagem, os locais de filmagem etc. Enfim, muitos procedimentos ser?o necess?rios, dependendo do que as crian?as pensem sobre o filme, devendo o professor estar atento aos detalhes para viabilizar a proposta. ? importante o professor entender que este processo exige uma aten??o que, nem sempre, ? mantida por muito tempo por parte das crian?as desta faixa de idade e, portanto, o est?mulo e a alegria na constru??o do processo dever?o ser mantidos para que se tenha uma atmosfera criativa e cr?tica na constru??o do Projeto. Por outro lado, o professor n?o poder? exigir muito no que diz respeito a uma performance art?stica por parte das crian?as. O professor poder? se apoiar nos Recursos Complementares, em que o autor, em parceria com diferentes profissionais da Institui??o de ensino na qual atua, fizeram um filme: ?Os 10 Pestinhas Enxeridos?.
Hora dos combinados
Arquivo institucional NDI/2013.
Foto: Giandr?a Reuss
?
Quinta Etapa-?Luz, c?mera, a??o!?.
Dura??o: Aproximadamente uma hora.
Material: M?quina fotogr?fica digital (a melhor que o professor conseguir).
Local: O local escolhido para filmagem.
Proposta: O professor dever? avaliar previamente as condi??es clim?ticas, a seguran?a, os materiais para composi??o do cen?rio, do figurino etc. Os familiares dever?o ser lembrados, com anteced?ncia, caso queiram cooperar.
Este momento deve ser bem planejado pelo professor, pois, o processo de filmagem requer sil?ncio e organiza??o. O professor deve considerar que n?o ? uma atividade f?cil ? esta do ensaio ? e que algumas crian?as talvez n?o queiram participar. Al?m disso, n?o ? sempre poss?vel todos participarem do mesmo momento e, por este motivo, ? interessante tamb?m preparar uma atividade paralela ao ensaio, que vise a entreter as crian?as que n?o estar?o participando daquela cena.
Uma vez que as cenas estejam filmadas, o professor dever? buscar algu?m dentro da Institui??o, ou mesmo fora, que entenda de edi??o de imagens, para que o ajude neste processo, isto ?, de cortes, ajustes, melhoria da imagem, enfim.
E, para finalizar, o professor poder? marcar um dia na Institui??o para que todos possam ver o filme produzido, com direito a pipoca e momento de aut?grafos. Sugerimos que as fam?lias das crian?as sejam convidadas, bem como os demais grupos da escola.
Sobre alongamento :
http://www.youtube.com/watch?v=mt4jsXPcMts
Sobre filme :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filme
Sobre massagens :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Massagem
Sobre sugest?o de como fazer um filme caseiro :
http://www.youtube.com/watch?v=B-voAMsCjs8
Sobre o filme "Os 10 Pestinhas Enxeridos":
Ao final da atividade, o professor organizar? o grupo em uma roda a fim de tecer e de ouvir coment?rios acerca da proposta, de forma que todos tenham a possibilidade de se pronunciar sobre a atividade e acerca da import?ncia do tema sob a ?tica das crian?as. O professor deve parabenizar as turmas pelo feito e enfatizar? a import?ncia de se construir um projeto desta natureza em grupo, devendo perceber se as crian?as compreenderam o valor de se respeitar a fala dos colegas.
?
?
Revis?o ortogr?fica e gramatical: Lygia Schmitz