Giandr?a Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
- Compartilhar os espa?os, as ideias e os planos com outras crian?as e outros adultos;
- Reconhecer a linguagem corporal como meio de intera??o social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adapta??o para diferentes indiv?duos;
- Interagir com as demais crian?as dos grupos envolvidos;
- Trabalhar e planejar em equipe.
? importante que o professor propicie habitualmente, ao seu grupo, experi?ncias com o corpo, o movimento e a imagina??o. O professor deve considerar a trajet?ria de seu grupo, a faixa et?ria e a curiosidade das crian?as envolvidas.
A sugest?o ? indicada para crian?as a partir dos 04 anos de idade.
Ser?o necess?rios 02 adultos para coordena??o desta aula.
Esta proposta poder? ser mais significativa dependendo da forma como o professor a prop?e. O momento requer que o professor se incline para um ?mergulho? no imagin?rio infantil, isto ?, perceber o movimento das crian?as ?s propostas, a faixa et?ria do grupo e as suas curiosidades.
Sugerimos o uso da m?quina fotogr?fica para documentar os diversos momentos da aula.
Primeira Etapa: "Quem j? ouviu falar de acampamento?"
Dura??o: Em torno de uma hora.
Material: Uma m?quina fotogr?fica, aparelho reprodutor de DVD e televis?o ou similares, folhas de papel pardo e caneta hidrocor.
Local: Na sala de aula, ou p?tio da Institui??o.
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Proposta:
Para esta atividade, o professor deve fazer um reconhecimento pr?vio de uma ?rea ? mais pr?xima poss?vel da institui??o onde trabalha ?, que possua um gramado e algumas ?rvores, podendo ser um bosque, uma pra?a, um campo de futebol, enfim, um lugar agrad?vel, rodeado pela natureza, onde as crian?as possam explorar as belezas naturais, ouvir o som dos p?ssaros, sentir o vento, entre outras possibilidades, mas que, ao mesmo tempo, n?o ofere?a perigo ? integridade f?sica das crian?as. Se, por acaso, o professor identificar um local com este perfil, ele dever? investir em uma sa?da da Institui??o a passeio e propor esta aula.
O professor poder? propor esta atividade para dois grupos de crian?as que tenham proximidade de faixas et?rias. Se n?o houver esta contiguidade de idades, deve ficar atento e combinar com as crian?as maiores as especificidades dos pequenos.
O professor poder? iniciar a atividade reunindo os dois grupos em um local que seja confort?vel para o n?mero total de crian?as das duas turmas e solicitar? uma rodada de apresenta??o dos seus nomes. A seguir, propor? um alongamento, podendo se apoiar na sugest?o dos Recursos Complementares referente a alongamento. Ao final, questionar? ao grupo, se algu?m j? acampou ou se sabe o que ? acampar. Caso tenha volunt?rios a relatar a experi?ncia, o professor dever? fazer a exposi??o de forma organizada, com levantar de m?os, de modo que, enquanto um fala, os demais o ouvem em sil?ncio, em respeito ? fala do outro. O professor poder? fazer algumas indaga??es a fim de auxiliar as crian?as nesta exposi??o, perguntando, por exemplo, como foi para elas este momento, onde, quando e com quem estavam no acampamento, se foi divertido, enfim, explorar? o relato de cada um que se propuser, principalmente, o das crian?as mais t?midas. O professor dever? fazer um coment?rio sobre o tema, conduzindo para a preserva??o do meio ambiente, o cuidado com a natureza em todos os dias das nossas vidas, enfim, suscitando reflex?es que tratam destas quest?es de ordem ambientais.
Em seguida, o professor convidar?, de forma empolgada e alegre, para juntos fazerem um acampamento! ? este momento e a forma como ? feito o convite ser? crucial para o desenvolvimento da atividade. Seguir? comentando que, para uma atividade desta natureza, ser? preciso se ter esp?rito de equipe, de uni?o e de coopera??o, e que, para inici?-la, ? necess?rio elaborar uma lista com o que cada um dever? fazer no acampamento, os materiais a ser utilizados etc. O professor dever? organizar um momento no qual as crian?as devam se pronunciar sobre a proposta, anotando as sugest?es em uma folha de papel pardo para registro.
Na sequ?ncia, o professor sugerir? que as crian?as escrevam um convite aos pais para participarem, ou ajudarem no que for necess?rio. O professor dever? viabilizar uma ajuda ?s crian?as nesta elabora??o do convite.
Segunda Etapa: "E agora, do que vamos precisar para o nosso acampamento?"
Dura??o: Em torno de trinta minutos.
Material: Uma m?quina fotogr?fica, 01(um) bambu grande de aproximadamente 04 (quatro) metros, uma lona do tipo caminhoneiro com ilh?s de 4x3 metros, 04 (quatro) cordas de nylon grandes de aproximadamente 04 (quatro) metros cada.
Local: P?tio, parque da Institui??o.
Proposta: O professor dever? iniciar este momento solicitando que o grupo forme duplas, com uma crian?a de cada grupo diferente, objetivando-se assim a intera??o entre grupos. Deve propor uma massagem, dois a dois, de forma que alternem quem faz a massagem e quem a recebe. As crian?as dever?o ficar de p?, uma crian?a na frente e a outra atr?s, de modo que, quem estiver na frente ser? massageado, e a crian?a que estiver atr?s ser? o massagista. O professor deve fazer desta proposta um momento l?dico, sem se preocupar com o desempenho ou com a perfei??o do movimento solicitado. Deve sim dar import?ncia ? tranquilidade, ao toque leve e sutil, a fim de que as crian?as n?o se machuquem, mas que se conhe?am e se aproximem dentro do poss?vel. Caso haja um n?mero ?mpar de crian?as, o professor dever? fazer dupla com algu?m, de forma que, ? medida que ele vai massageando, ele vai conduzindo o processo, falando que partes do corpo massagear.
Na sequ?ncia, o professor retoma a conversa sobre o acampamento e sente o grau de interesse das crian?as, se ? necess?rio se apoiar nos Recursos complementares no que diz respeito a acampamento, para instig?-los. Dando continuidade, ele propor? que as crian?as procurem pela Institui??o alguns dos materiais que ele escondeu (01 Bambu grande, uma lona e um saco com cordas). Ele deve dizer quais s?o os materiais que elas dever?o procurar. Achados os materiais, o professor fechar? a rodada de combina??es, refor?ando o que cada uma das crian?as dever? providenciar ou cuidar no momento em que forem acampar. O professor dever? estar atento aos materiais sugeridos, uma vez que precisar?o transport?-los at? o local escolhido para o acampamento.
Marcados o dia e a hora, agora ? s? esperar!
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Acervo institucional NDI/2013
Crian?as conduzindo materiais para acampamento.
Foto: Gilberto Lerina
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Terceira Etapa: "O grande dia chegou, uh-uh!".
Dura??o: Em torno de um per?odo, manh? ou tarde.
Material: Uma m?quina fotogr?fica, barracas infantis para acampar, de f?cil arma??o (ver sugest?es nos Recursos Complementares sobre tipos de barracas), os materiais relacionados pelas crian?as e ponderados pelo professor, lanche, cordas grandes, bambus, a lona pl?stica, ?gua, repelente e protetor solar, caso seja necess?rio, tapetes, fios de nylon para varal de roupas e outros materiais, aproximadamente 30 peda?os de EVA, de diferentes cores e tamanhos, e de formas maiores que o tamanho dos p?s das crian?as.
Local: Local escolhido pelo professor.
Proposta: O professor dever? estar atento a sutilezas nos diferentes processos desta atividade. Dependendo de onde ser? realizado o acampamento, o professor dever? optar em ter mais adultos para o desenrolar de uma proposta segura e tranquila.
O professor reunir? o grupo no p?tio a fim de retomar algumas regras para o desenvolvimento da atividade. Tamb?m ao professor caber? delegar fun??es para os adultos e dividir os materiais a serem levados para o local do acampamento, devendo cada adulto acompanhar de perto certos tipos de materiais, com olhar apurado para a seguran?a das crian?as, sobre a qual o professor comentar? com o grupo, apontando ainda para a import?ncia que todos t?m nesta atividade, o cuidado com as plantas e com os pequenos animais etc.
Em seguida, o professor coordenar? a ida at? o local de acampamento anteriormente escolhido. Chegando l?, ele novamente reunir? o grupo todo e iniciar? a divis?o das fun??es de cada um, podendo um subgrupo cuidar da alimenta??o, outro, da arma??o e do cuidado com a barraca, outro, da limpeza e outro ainda, das brincadeiras que ir?o se desenvolver no local. E assim, ir? organizando a divis?o das crian?as e dos adultos em diferentes fun??es, no sentido de todos participarem em partes distintas da grande organiza??o de um Acampamento da Amizade.
O professor ou algu?m mais habilidoso com a arma??o da barraca dever? mont?-las e os demais subgrupos dever?o se dividir, livremente. Assim, em cada barraca ter?, mais ou menos, o mesmo n?mero de componentes, entre crian?as e adultos.
Em um dado momento, o professor convidar? as crian?as para fazerem uma trilha ou uma explora??o pelo local. Elas dever?o caminhar atr?s do professor, que ser? o guia desta trilha. E enquanto caminha pela ?perigosa trilha?, o professor iniciar? uma conta??o de hist?ria, de repente, ele p?ra e pede para o grupo tamb?m parar e distribui peda?os de EVA, de forma irregular, pelo ch?o, e comenta teatralizando: ?Agora n?s devemos atravessar um rio muito, muito perigoso, com peixes e pedras muito escorregadias, portanto, temos de nos equilibrar?. O ?ltimo adulto, ao passar, dever? recolher as pedras de EVA.
Mais adiante, o professor pode se valer de uma sugest?o de uma aula do Portal do Professor: "Vamos Brincar de corda de um jeito desafiante?", constante nos Recursos Complementares, e assim, o professor conduzir? a volta para a barraca maior e sugerir? que eles durmam um pouco, pois, no dia seguinte, far?o novamente o mesmo passeio, podendo se criar novas sugest?es.
Ao final das brincadeiras, o professor reunir? todo o grupo e far? uma rodada de conversa sobre a atividade, de forma que todos os presentes tenham a sua vez de se expressar. O material dever? ser recolhido por todos e a mesma divis?o de materiais poder? ser mantida para que todos ajudem no retorno ? Institui??o.
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Acervo institucional do NDI/2013
Crian?a atravessando um rio imagin?rio.
Foto: Gilberto Lerina
Sobre alongamento :
http://www.youtube.com/watch?v=mt4jsXPcMts
Sobre acampamento :
http://letras.mus.br/cocorico/505064/
Sobre imagens de barracas infantis :
Sobre aula do Portal: Vamos Brincar de corda de um jeito desafiante?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37893
Em seus apontamentos, o professor far? uma reflex?o de como os grupos reagiram ?s propostas e de como interagiram entre si. ? importante ter um olhar para as crian?as individualmente e para o grupo como um todo. Ele deve considerar os processos envolvidos na proposta, tais como lideran?a, submiss?o, proatividade, entre outros. A reflex?o se dar? sobre o seu trabalho, avaliando cada etapa do proposto.
No momento final da ?ltima etapa da aula, o professor convidar? as crian?as para uma ?ltima roda a fim de que, tamb?m elas, avaliem a proposta. O professor deve instig?-las a verbalizar como se sentiram participando de uma atividade como esta, sobre o trabalho em grupo, sobre as quest?es ambientais trabalhadas, entre outras quest?es que perceberam ao longo da aula. Este momento deve ser organizado de forma que cada crian?a possa ter a sua oportunidade de se expressar.
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Revis?o ortogr?fica e gramatical: Lygia Schmitz