Portal do Professor

Início do Conteúdo

ODM ? Objetivos de Desenvolvimento do Mil?nio: o que ? e para que serve?

Autor e Co-autor(es)

IZABEL CASTANHA GIL imagem do usuário

ADAMANTINA - SP Faculdades Adamantinenses Integradas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia O mundo em transforma??o: As quest?es econ?micas e os problemas geopol?ticos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer os Objetivos de Desenvolvimento do Mil?nio ? seu hist?rico e suas metas ? como um esfor?o universal liderado pela ONU, visando melhora na qualidade de vida e equidade das popula??es mundiais;

- Avaliar a participa??o do Brasil nesse esfor?o, envolvendo governos, empresariado e sociedade civil;

- Identificar a participa??o da cidade onde se vive (iniciativas locais) nessa iniciativa mundial.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de Divis?o Internacional do Trabalho

A ONU como institui??o supranacional: objetivos, defini??o de programas, metas e mecanismos de a??o

Conceito de  utopia

O lugar e sua inser??o na din?mica global

Estratégias e recursos da aula

Aula sugerida para o terceiro ano do ensino m?dio.

Esta aula permite ao professor trabalhar com seus alunos as cinco compet?ncias elencadas na matriz de refer?ncia do ENEM para Ci?ncias humanas e suas tecnologias: Dominar linguagens; compreender fen?menos; enfrentar situa??es-problema; construir argumenta??o; elaborar propostas.

O car?ter investigativo da atividade aparece no t?tulo, redigido de forma interrogativa. O recurso metodol?gico utilizado para o desenvolvimento do tema ser? a pesquisa explorat?ria, compreendendo-a como aquela em que se buscam informa??es mantendo a estrutura original do tema sem altera??o.

Atividade 1

Esta atividade sugere uma a??o multidisciplinar envolvendo os/as professor/as de Geografia e L?ngua Portuguesa. Esses/as colegas dever?o ser contatados previamente para se manifestarem quanto ao interesse na participa??o ou n?o do trabalho proposto.

O professor dever? levar os alunos ao laborat?rio de inform?tica e, como motiva??o inicial, poder? selecionar e apresentar imagens de situa??es extremas, como moradia luxuosa e sub moradia, mesa farta e desnutri??o, trabalho em condi??es dignas e subemprego, conforto e precariedade. Alguns links par sele??o de imagens, s?o: www.feriasbrasil.com.br, http://www.pime.org.br/mundoemissao/justicasocialinfantil.htm.

Para escolas com dificuldade de acesso ? internet o professor poder? imprimir essas imagens em transpar?ncia para proje??o em retroprojetor, ou at? mesmo imprimir em papel para que os alunos as visualizem.

As imagens dever?o servir como motiva??o para estimular o envolvimento da turma. Em seguida, o professor apresentar? o seguinte questionamento: como se explicam tamanhas desigualdades? Nada ? feito para minimiz?-las?

Nesta fase a participa??o dever? ser oral, em forma de di?logo, para permitir que as opini?es fluam livremente.

Considerando a complexidade da quest?o (pobreza e riqueza no mundo), o professor dever? explicar que nesta aula ser? feito um recorte tem?tico destacando o esfor?o da ONU, envolvendo governos, empres?rios e sociedade civil dos pa?ses membros, resultando no Programa ODM ? Objetivos de Desenvolvimento do Mil?nio.

Os alunos dever?o conhecer os ODM como uma proposta global e, a partir desse conhecimento, serem capazes de analisar outras situa??es, identificando a sua import?ncia e as suas limita??es quanto ? realiza??o das metas estabelecidas pelo programa.

www.objetivosdomilenio.org.br

Os alunos dever?o acessar o site http://www.objetivosdomilenio.org.br/para conhecer melhor essa iniciativa global.   A leitura sobre o hist?rico dos ODM dever? ocorrer individualmente, instrumentalizando a argumenta??o que alimentar? um di?logo mediado pelo professor. O tempo m?ximo para a leitura ser? de 15 minutos. As interroga??es motivadoras do di?logo ser?o: quando, onde, por que, e por quem foi elaborada a proposta dos Objetivos de Desenvolvimento do Mil?nio?

Esta etapa da atividade tem a inten??o de informar os alunos sobre os ODM, n?o sendo necess?ria, portanto, a forma??o de grupos de trabalho, nem registro escrito das informa??es.

Atividade 2

Para esta atividade o professor dever? dividir a turma em 12 grupos de alunos, para quem ser?o distribu?dos os temas apresentados na sequ?ncia. O n?mero de pessoas por grupo depende do total de alunos da sala de aula e cada grupo receber? apenas um dos temas propostos.

Tema 1: Hist?rico dos Objetivos de Desenvolvimento do Mil?nio: ano de sua cria??o, contextualiza??o respons?vel pela sua cria??o, pessoas envolvidas na elabora??o dessa proposta, bem como a apresenta??o dos oito temas.

Tema 2-ODM 1- Acabar com a fome e a mis?ria

Tema 3- ODM 2- Educa??o b?sica de qualidade para todos

Tema 4- ODM 3- Igualdade entre sexos e valoriza??o da mulher

Tema 5- ODM 4- Reduzir a mortalidade infantil

Tema 6-ODM 5- Melhorar a sa?de das gestantes

Tema 7-ODM 6- Combater a Aids, a mal?ria e outras doen?as

Tema 8-ODM 7- Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

Tema 9-ODM 8- Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

Tema 10- Os esfor?os brasileiros (esfera federal) para atender o compromisso assumido com a ONU

Tema 11- Os esfor?os do seu Estado (esfera estadual) para atender o compromisso assumido com a tem?tica ODM

Tema 12- Os esfor?os da cidade onde residem os alunos (esfera municipal) para atender o compromisso assumido com o governo estadual e ou com o governo federal frente aos ODM.

Os temas de 1 a 8 podem ser acessados em http://www.objetivosdomilenio.org.br/ e http://www.pnud.org.br/ODM.aspx

O tema 10 pode ser acessado em http://www.odmbrasil.gov.br/odmbrasil/o-brasil-e-os-odm

O tema 11 pode ser acessado em  http://www.nospodemos.org.br/

O tema 12 pode ser acessado em http://www.portalodm.com.br/. Neste site existe um sistema de indicador municipal, permitindo a obten??o de informa??es sobre todos os munic?pios brasileiros.

Este tema sugere uma investiga??o sobre o envolvimento local nos ODM. No site www.portalodm.com.br, no espa?o Sistemas de indicadores municipais on-line, ? poss?vel encontrar informa??es sobre essa tem?tica nos munic?pios brasileiros.

Outra op??o ? a consulta ao site da prefeitura municipal local, onde geralmente est?o disponibilizados informa??es e endere?os de ?rg?os, departamentos ou entidades afins. A imagem apresentada na sequ?ncia reproduz o ?cone do ambiente para acesso ?s informa??es locais.

http://www.portalodm.com.br/

As investiga??es dever?o iniciar-se no laborat?rio de inform?tica da escola, com a presen?a do professor. As informa??es coletadas e o conhecimento adquirido dever?o ser socializados aos colegas da sala, valendo-se de iniciativas criativas, como por exemplo:

- Painel de imagens legendadas;

- Elabora??o de um pequeno v?deo utilizando seus aparelhos telef?nicos celulares;

- Apresenta??o de slides elaborados por eles;

- Simula??o de um jornal falado.

Sugest?es de formatos de apresenta??es diversificadas, estimulando a criatividade dos grupos.

Painel de imagens legendadas

Os alunos poder?o representar o tema pesquisado destacando a comunica??o imag?tica. Inicialmente, sintetizam as informa??es coletadas redigindo um texto dissertativo. As ideias centrais devem ser representadas por imagens garimpadas na internet, livro did?tico, revistas, jornais ou outras fontes. A legenda dessas fotos dever? expressar o conceito que representam. O trabalho poder? ser apresentado em forma de cartazes posteriormente afixados no mural da escola ou de modo virtual, valendo-se de apresenta??es orais. Nos dois casos o grupo dever? expor o motivo da sele??o das imagens, destacando a rela??o das mesmas com o conte?do estudado. Informa??es sobre pain?is legendados podem ser acessadas em

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31096

Elabora??o de um pequeno v?deo utilizando o pr?prio aparelho de telefone celular

Os alunos poder?o entrevistar professores da escola, familiares, colegas, especialistas da cidade sobre a tem?tica que est?o estudando. Os depoimentos poder?o compor um pequeno v?deo elaborado por eles. Para a realiza??o das entrevistas ter?o que elaborar previamente as quest?es, fazer os contatos, marcar hor?rios, entre outras a??es que demandam estudo, organiza??o, e coopera??o entre os membros do grupo. Informa??es sobre a cria??o de v?deos com aparelhos celulares podem ser encontradas em http://www.tecmundo.com.br/gravacao-de-video/21027-dicas-para-fazer-um-filme-sensacional-com-a-camera-do-seu-celular-video-.htm  ou

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387

Apresenta??o de slides

A comunica??o visual prescinde de objetividade e clareza, estimulando a capacidade de an?lise e de s?ntese. A ilustra??o dos slides contribui para o exerc?cio da coes?o e coer?ncia, est?tica, e cita??o das fontes, por exemplo. As falas devem ser breves, por?m consistentes, demonstrando sintonia entre a explica??o, os t?picos apresentados na tela e as imagens selecionadas. Informa??es sobre a montagem de slides podem ser encontradas em

http://www.slideshare.net/superinteressante/a-cincia-do-slide-perfeito-1912327

?

Apresenta??o de um jornal falado

Os alunos poder?o simular a apresenta??o de um jornal, definindo entre eles quem atuar? como ?ncora, rep?rteres externos e entrevistados. Dessa forma, o conhecimento adquirido durante as investiga??es poder? ser formatado como not?cia, dando uma outra conota??o ? comunica??o. Essa forma de apresenta??o exercita a capacidade de s?ntese e a transposi??o da linguagem. Informa??es sobre a apresenta??o de um jornal falado podem ser encontradas em

 http://comofas.com.br/como-fazer-um-jornal-falado/ e

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38846

Atividade 3

Ap?s as apresenta??es o professor deve concluir a aula esclarecendo d?vidas ou equ?vocos que tenham surgido ao longo das investiga??es ou das apresenta??es.

A conclus?o pode ser feita por meio de uma atividade denominada escrita colaborativa. Nessa etapa a participa??o do/a professor/a de L?ngua Portuguesa ? fundamental. O professor inicia um texto, elaborado ou selecionado conjuntamente com a/o colega, preferencialmente no formato narrativo argumentativo, que deve circular entre todos os alunos da sala para que deem as suas contribui??es.

Esse texto pode ser repassado por e.mail entre os alunos at? que, finalmente, seja remetido aos dois professores envolvidos. Um/a aluno/a que se apresente como volunt?rio/a, a partir da sua disponibilidade de tempo, deve acompanhar o desenvolvimento da atividade. Na correspond?ncia dever?o ser copiados os e.mails de todos os alunos da sala e a escrita ocorrer? sequencialmente, iniciando-se com o aluno de n? 1, passando para o de n? 2, e assim sucessivamente.  Cada aluno, ap?s escrever, encaminhar? o texto para os demais e todos acompanhar?o a sua sequ?ncia. O professor dever? estipular uma data para a conclus?o da atividade e o/a aluno/a volunt?rio/a verificar?, previamente, se todos deram a sua contribui??o. Caso algum colega n?o o tenha feito, sua fun??o ser? reencaminhar o email ao colega para que o texto fique completo e assim garantir a participa??o de todos. Ao final, o/a aluno/a respons?vel remeter? o arquivo completo aos dois professores.

Essa iniciativa permitir? a observa??o do dom?nio dos alunos sobre o tema, apontando aspectos que devem ser revistos ou esclarecidos.

OBS: Caso n?o disponha de um profissional de L?ngua Portuguesa para levar a termo esta proposta, existem recursos online que permitem ao professor o uso de ferramentas espec?ficas para o desenvolvimento da escrita colaborativa. Uma fonte de consulta pode ser acessada em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32296

ESCRITA COLABORATIVA

Professor

O professor define o t?tulo e inicia o texto, apontando o tom que pretende imprimir ao conte?do. Cada aluno d? a sua contribui??o acrescentando um par?grafo ou completando o que o outro colega iniciou. Ao final, o professor tem em m?os um valioso instrumento de s?ntese, que lhe permite visualizar as d?vidas e equ?vocos apresentados pela turma, apontando aspectos que deve retomar.

(Sugest?o de tema e de in?cio de texto proposto para a tem?tica em desenvolvimento)

ODM como utopia universal

Por que n?o sonhar com uma sociedade em que todas as crian?as, jovens, adultos e idosos possam sentar-se ? mesa e servir-se com os alimentos que gostam e que lhes fazem bem? (...) [O aluno 1 d? continuidade, sendo seguido pelo aluno 2 e assim sucessivamente.]

?

?

?

?

?

?

?

?

Aluno 1 (nome)

Aluno 2 (nome)

Aluno 3 (nome) e assim sucessivamente

Recursos Complementares

Escrita colaborativa na cultura digital: ferramentas e possibilidades de constru??o do conhecimento em rede:

 http://www.google.com.br/#hl=pt&sclient=psy-ab&q=escrita+colaborativa+online&oq=escritia+colaborativa&gs_l=serp.1.3.0i13i30l4.2547964.2553006.1.2559042.21.19.0.0.0.1.1540.7101.2-11j5j2j8-1.19.0...0.0...1c.1.9.psy-ab.LwYhqtrrVNo&pbx=1&bav=on.2,or.r_qf.&fp=a8aec38b6ffa7962&biw=1366&bih=667

Escrita colaborativa com google docs na aprendizagem de ingl?s como l?ngua adicional

http://www.abrapui.org/anais/ComunicacoesCoordenadasLingua/8.pdf

Matriz de refer?ncias do ENEM:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13318&Itemid=310&msg=1

Objetivos de Desenvolvimento do Mil?nio ? ODMwww.pnud.org.br/ODM

ODM no ensino m?dio: conhecendo pela sensibiliza??o e aprendendo pela raz?o. A educa??o pela pesquisa na abordagem de um tema universal:

www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CEAQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.eng2012.org.br%2Ftrabalhos-completos%3Fdownload%3D1531%3Aodm-geogr-art-revisado%26start%3D1160&ei=4qVpUavwN6nQ0wGziYGYCw&usg=AFQjCNEBvJWjTsaqtxL2UlTTOt_MmQlY_A&sig2=9lDyS3u-20-Cy7vfTCVaRA

Obs: Eventualmente, o conte?do deste link n?o est? dispon?vel. Caso isso aconte?a ? poss?vel acessar o site www.eng2012.org.br/ e, com o t?tulo, acessar o artigo.

O problema da fome no capitalismo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42338

Pesquisas: explorat?ria, descritiva e explicativa

http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/pesquisas-exploratoria-descritiva-explicativa.htm

Esta aula tamb?m faz parte de uma proposta maior, apresentada na colet?nea de aulas de Geografia denominada ?Erradicar a fome e a pobreza?: utopia universal ou possibilidade real? O link de acesso ? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=45856

Avaliação

O di?logo coloca-se como recurso mediador fundamental nas rela??es de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a participa??o dos alunos e o seu envolvimento na tem?tica em estudo devem ser considerados pelo professor.

O texto produzido a partir da iniciativa denominada Escrita colaborativa tamb?m dever? ser considerado pelo professor como instrumento de avalia??o.

Em rela??o ?s apresenta??es dos alunos, o professor dever? considerar o conte?do apresentado e as express?es de comunica??o: fala, gestos, espontaneidade, intera??o, entre outras.