Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizeti Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
?
?
Para a realiza??o das atividades propostas nessa aula ? necess?rio que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetiza??o e tenham iniciado o reconhecimento de letras e suas diferentes grafias.
?
Professor, esta aula tem como objetivo orientar pr?ticas docentes contemplando as a??es e refer?ncias do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federal, os estados e os munic?pios, que visa assegurar o direito de todas as crian?as se alfabetizarem at? os oito anos de idade. As A??es do Pacto se constituem em um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetiza??o e o letramento, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores.
Para obter mais informa??es sobre o Pacto, voc? poder? acessar os s?tios abaixo:
www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa - Informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 01 de maio 2013.
http://wlcaminha.blogspot.com.br/ Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 01 de maio 2013.
Os materiais formativos do Pacto j? est?o disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: "S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
?
1? atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema: as letras do nosso alfabeto
Professor, reconhecer os diferentes tipos de letras do nosso alfabeto ? muito importante para os alunos em processo de alfabetiza??o. Al?m do mais, ? um conte?do no qual voc? poder? utilizar diversas estrat?gias l?dicas para consolid?-lo com seus alunos. Nesse sentido, propomos algumas atividades que abordam esse conte?do, que poder?o ajudar os alunos a avan?arem no processo de aquisi??o do sistema de escrita e de leitura, e ainda, possibilitar? a abordagem de alguns direitos de aprendizagem dos alunos, de forma interdisciplinar, tais como:
?
?
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
Nossa sugest?o ? que, em se tratando de uma turma do 1? ano do Ensino Fundamental Inicial, comece essa aula contando uma hist?ria para motivar os alunos sobre o tema.
Organize a turma em uma roda de conversa. Depois, proponha a conta??o de hist?ria ?Alfabeto dos Pingos? dos autores: Eliardo Fran?a e Mary Fran?a, Editora ?tica. O livro ? escrito em letras mai?sculas o que facilita a compreens?o das crian?as que est?o pr?-sil?bicas, sil?bicas e em transi??o para o n?vel sil?bico-alfab?tico.
Fonte: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/326464/alfabeto-dos-pingos-col-albuns-dos-pingos Acesso em: 01 de maio 2013. FRAN?A, Eliardo; FRAN?A, Mary. Alfabeto dos Pingos. S?o Paulo: ?tica, 2000.
?
A hist?ria aborda de forma l?dica as letras do alfabeto possibilitando aos alunos que se familiarizem com esse conte?do. Na hist?ria os ?Pingos? fazem um divertido passeio pelo alfabeto apresentando cada letra. Ela demonstra o quanto pode ser prazeroso a inser??o no mundo da leitura e da escrita.
Anteriormente ? conta??o de hist?ria lembre-se de explorar a capa do livro com os alunos, questionando-os:
?
?
Para contar a hist?ria voc? poder? levar objetos leves ou imagens recortadas, cujos nomes iniciam com as letras do alfabeto para ilustrar a conta??o da hist?ria.
Ap?s a conta??o, dialogue com os alunos indagando-os:
?
?
Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opini?es e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que prop?e ?Participar de intera??es orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala?. (BRASIL, 2012, p. 35.).
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
?
Entregue para seus alunos uma folha de papel com as letras do alfabeto e pe?a que registrem outras formas de escrever cada letra. Essa atividade ser? relevante para sondar os conhecimentos pr?vios dos alunos e assim poder propor atividades interventivas. Veja um exemplo abaixo:
A |
B |
C |
D |
E |
F |
G |
H |
I |
J |
K |
L |
M |
N |
O |
P |
Q |
R |
S |
T |
W |
X |
Y |
Z |
|
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
2? atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Explorando diferentes tipos de letras a partir do nome pr?prio
?
Para essa aula providencie fichas contendo os nomes dos alunos escritos com diferentes tipos de letra (letra de f?rma mai?scula, letra de f?rma min?scula e letra cursiva.). Ou seja, cada aluno ter? tr?s fichas com seu nome escrito.
Organize seus alunos em roda de conversa, em seguida, coloque as fichas escritas com letra de f?rma mai?scula no ch?o e solicite que um aluno de cada vez, encontre a ficha com seu nome.
Posteriormente, entregue aleatoriamente as fichas com os nomes escritos em letra de f?rma min?scula. Solicite que cada aluno leia o nome que est? na ficha que ele pegou, e depois entregue-a para a pessoa correspondente ao nome.
Em seguida, coloque as fichas com nomes escritos em letra cursiva dentro de um saquinho. Tire uma de cada vez e mostre para a turma. Lance o desafio para que os alunos descubram de quem ? o nome escrito na ficha.
Ap?s entregar as tr?s fichas para cada aluno, solicite que eles as observem e comparem a grafia de cada letra nas tr?s fichas. Esse momento ser? interessante para que os alunos observem as semelhan?as e diferen?as entre os tipos de grafia, e aprofundem o conhecimento.
Para finalizar essa atividade, proponha um registro no qual os alunos ter?o a oportunidade de registrar as letras que aparecem no seu nome de diferentes formas. Veja uma sugest?o:
LETRAS DO SEU NOME |
LETRA DE F?RMA MAI?SCULA |
LETRA DE F?RMA MIN?SCULA |
LETRA CURSIVA MAI?SCULA |
LETRA CURSIVA MIN?SCULA |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Observa??o: Professor, lembre-se de abordar com seus alunos que o nome pr?prio sempre se inicia com a letra mai?scula. Na atividade anterior, abordamos as letras do nome de forma individual o que permite coloc?-las na forma min?scula de escrita.
?
3? atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Explorando diferentes tipos de letras: pesquisando nos espa?os de nossa escola
Realize um passeio com seus alunos nos diferentes espa?os da escola e oriente-os a observarem os tipos de letras do nosso alfabeto que s?o usados em cartazes, placas, informativos, dentre materiais escritos dispon?veis nas paredes, murais e salas de aula da escola.
Durante o passeio dialogue com seus alunos sobre as semelhan?as, diferen?as e caracter?sticas dos diversos tra?ados de letras encontrados, e fa?a compara??es mostrando que a mesma letra pode ser representada em diferentes grafias.
Volte para sua sala de aula e apresente um cartaz contendo as letras do alfabeto escritas de diferentes formas, para que os alunos possam visualiz?-las e conhec?-las. Veja um exemplo:
Fonte: http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2012/04/alfabeto.html - Blog de Gisele Farias sobre atividades pedag?gicas - Acesso em: 01 de maio 2013.
?
Professor, lembre-se que agora nosso alfabeto cont?m 26 letras e n?o apenas 23, pois foram inclu?das as letras: k, w e y. No s?tio http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/05/alfabeto-com-todas-os-tipos-de-letras.html (acesso em: 01 de maio 2013.) voc? encontra o alfabeto com as letras escritas de diferentes formas.
Depois, divida-os em grupos de quatro alunos. Entregue para cada grupo uma cartolina com uma tabela desenhada. Oriente-os a escreverem as letras do alfabeto em ordem alfab?tica, uma em cada quadrinho, dessa forma voc? poder? trabalhar com eles esse crit?rio.
Distribua jornais, revistas, livros, cartazes, informativos, dentre outros portadores de textos. Pe?a que identifiquem o tipo de letra utilizado em cada material. Aproveite esse momento para explorar com os alunos, os motivos de se utilizar cada tipo de letra, em determinados portadores de texto, questione-os sobre:
?
?
Ap?s esse momento, entregue para os integrantes dos grupos: revistas, tesoura e cola. Oriente-os a recortarem diferentes tipos de cada letra e colarem no quadrinho correspondente a ela. Quando terminarem poder?o anexar os cartazes de cada grupo, no mural da sala de aula.
Veja uma sugest?o de quadro abaixo:
?
? A |
B |
C |
D |
E |
F |
?G |
H |
I |
J |
K |
L |
?M |
N |
O |
P |
Q |
R |
?S |
T |
U |
V |
W |
X |
Y |
?Z? |
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Para finalizar esse momento, reproduza uma c?pia do alfabeto ilustrado, abaixo, para cada aluno, e pe?a para os alunos colorirem. Dessa forma, poder?o colar esse alfabeto no caderno de L?ngua Portuguesa para poderem acess?-lo em casa tamb?m.
Fonte: http://tialenise.blogspot.com/2011/04/atividades-de-alfabetizacao-o-alfabeto.html - Blog da tia Lenise tem o intuito de postar projetos escolares com sugest?es de atividades de alfabetiza??o. Acesso em: 01 de maio 2013.
?
4? atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Explorando diferentes tipos de letras a partir de uma cantiga de roda
Organize seus alunos em roda de conversa. Brinque e cante com eles a cantiga ?Pirulito que bate bate?, eles v?o adorar, pois ? uma can??o f?cil de ser memorizada e provavelmente alguns alunos j? conhecem essa cantiga.
Reproduza a letra da cantiga, utilizando diferentes tipos de grafia: letra de f?rma mai?scula e letra de f?rma min?scula.
?
LETRA DE F?RMA MAI?SCULA |
LETRA DE F?RMA MIN?SCULA |
PIRULITO QUE BATE BATE(DOM?NIO POPULAR)PIRULITO QUE BATE BATEPIRULITO QUE J? BATEUQUEM GOSTA DE MIM ? ELAQUEM GOSTA DELA SOU EUPIRULITO QUE BATE BATEPIRULITO QUE J? BATEUA MENINA QUE EU GOSTAVAN?O GOSTAVA COMO EU |
Pirulito que bate bate(Dom?nio popular)Pirulito que bate batePirulito que j? bateuQuem gosta de mim ? elaQuem gosta dela sou euPirulito que bate batePirulito que j? bateuA menina que eu gostavaN?o gostava como eu |
?
Em seguida, solicite que os alunos sentem em seus lugares e entregue as duas vers?es escritas da cantiga para cada aluno. Oriente-os a lerem a cantiga e compararemos dois tipos de letras utilizadas.
Solicite que colem as letras da m?sica em seus cadernos de L?ngua Portuguesa e em seguida, pintem da mesma cor as palavras iguais nos dois textos, grafadas de forma diferente.
Para finalizar, oriente-os a reescreverem a cantiga em seus cadernos, utilizando a letra cursiva. Para tanto, eles poder?o utilizar a ficha com as letras do alfabeto, cursivas, entregues na atividade 3 desta aula, para aux?lio, al?m de ilustrar.
?
5? atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Construindo um jogo da mem?ria e explorando diferentes tipos de letras
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se n?o possu?rem estas ferramentas, leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica, use um projetor multim?dia para projetar o v?deo.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=sGMv8DhqOhk - V?deo com clip da Turma da M?nica sobre o alfabeto - Acesso em: 01 de maio 2013.
Explore o v?deo oralmente com seus alunos, questionando-os sobre as letras do alfabeto, se eles gostaram, dentre outras quest?es. Posteriormente, proponha a constru??o de jogos que abordam as letras do alfabeto e suas diferentes grafias.
?
Jogo 1: Letras
Monte com seus alunos um jogo da mem?ria com as diferentes grafias das letras do nosso alfabeto. Para tanto, forme grupos de quatro alunos e entregue para eles quatro peda?os de cartolina, riscados com espa?os para que escrevam em cada um, as letras em ordem alfab?tica nas formas (f?rma mai?scula, f?rma min?scula, cursiva mai?scula e cursiva min?scula). Em seguida eles dever?o recortar. Se preferir utilize as letras do alfabeto m?vel.
?
Depois de pronto o jogo, deixe que os alunos o explorem. Voc? poder? explorar o jogo aproveitando as diferentes varia??es e correspond?ncias das letras alternadamente, por exemplo:
?
?
Anteriormente ao jogo, explique algumas regras aos seus alunos, tais como:
1- Decida quem ser? o primeiro a jogar por meio do dado (quem tirar o maior n?mero inicia a partida.);
2- O primeiro jogador vira uma ficha;
3- Em seguida ele vira outra ficha. Se aparecer a mesma letra na segunda ficha que ele virar encontrando o par correto, deve recolher as fichas e ter? direito a mais uma jogada. Se n?o acertar o par, dever? ceder a vez para o outro jogador e deixar as fichas no lugar inicial;
4- Vence o jogo, quem obtiver o maior n?mero de fichas (letras).
?
Jogo 2: Palavras
Outra op??o ? confeccionar o jogo explorando palavras e suas diferentes grafias, aumentando o grau de dificuldade para os alunos, que ter?o que ler a palavra escrita.
Selecione algumas palavras do universo dos alunos como, por exemplo: nomes de: brinquedos, animais, objetos escolares, dentre outros e confeccione um jogo da mem?ria em que o desafio ser? encontrar o par de palavras escritas em letra cursiva e letra de f?rma mai?scula.
Em outra ocasi?o, voc? poder? propor ? turma o jogo da mem?ria com o uso de palavras escritas em letra de f?rma min?scula e letra de f?rma mai?scula ou, ainda, letra de f?rma min?scula e letra cursiva.
?
6? Atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Jogando com as letras do alfabeto
Professor, para finalizar o trabalho sobre as diferentes grafias das letras do alfabeto, leve seus alunos ao Laborat?rio de Inform?tica de sua escola e oriente-os a acessarem os jogos abaixo. Eles ir?o abordar o tema, de forma divertida e l?dica.
Mas, se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet.
Jogo 1: Fazendo correspond?ncia das letras de f?rma mai?sculas e min?sculas
?
Fonte: http://www.achejogos.com/infantis/Alfabeto_do_Pooh_4062.html - Jogo sobre o alfabeto- Acesso em: 01 de maio 2013.
Encerrados os jogos, discuta com os alunos sobre o que aprenderam com eles sobre os diferentes tipos de letras. ? medida que forem falando, v? registrando as ideias na lousa para posteriormente montar um texto coletivo com os alunos e solicitar que copiem no caderno de L?ngua Portuguesa.
?
V?deo sobre o alfabeto: http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/alfabeto.html (Acesso em: 01 de maio 2013.).
M?sica Eliana ? Alfabeto: http://letras.terra.com.br/eliana/533123/ (Acesso em: 01 de maio 2013.).
S?tio fala sobre a incorpora??o das letras: w,k e y ao nosso alfabeto: http://www.vivalinguaportuguesa.com.br/estudos/acordo/a.php ( Acesso em: 01 de maio 2013).
?
Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Observe ainda se: realizaram leituras interpretando as informa??es das atividades; reconheceram a estrutura de g?neros textuais como cantiga; identificaram as letras do alfabeto e suas diferentes formas de grafia e realizaram o tra?ado das diferentes formas de grafia das letras do alfabeto de maneira convencional. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.