Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizeti Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Metodologia de resolu??o de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
?
Professor, para a realiza??o das atividades aqui propostas ? necess?rio que o aluno esteja inserido no processo de alfabetiza??o e tenha desenvolvido no??es b?sicas de leitura e de escrita.
Professor, esta aula tem como objetivo orientar pr?ticas docentes contemplando as a??es e refer?ncias do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federal, os estados e os munic?pios, que visa assegurar o direito de todas as crian?as se alfabetizarem at? os oito anos de idade. As a??es do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetiza??o e o letramento, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores.
Para obter mais informa??es sobre o Pacto, voc? poder? acessar os s?tios abaixo:
www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa - Informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 01 de maio 2013.
http://wlcaminha.blogspot.com.br/ - Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 01 de maio 2013.
Os materiais formativos do Pacto j? est?o disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: "S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
Tendo em vista que esta ? uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes ?reas do conhecimento: L?ngua Portuguesa, Matem?tica, ?tica dentre outras.
1? atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema: Caixa Surpresa
Professor, os alunos adoram recitar can??es e textos f?ceis de serem memorizados, e demonstram muito interesse por rimas. Nesse sentido o trabalho com poesias ? pertinente por fazer parte do interesse das crian?as, bem como, por proporcionar o desenvolvimento de diversas habilidades e conhecimentos no processo de alfabetiza??o e de letramento. Assim, propomos esse tema que possibilitar? a abordagem de alguns direitos de aprendizagem dos alunos, de forma interdisciplinar, tais como:
?
?
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
?
Para motivar os alunos, nossa sugest?o ? que providencie anteriormente um objeto que instigue o interesse, como por exemplo: uma bola. Coloque-o dentro de uma Caixa Surpresa enfeitada e leve para a sua sala de aula.
Organize seus alunos em roda de conversa, e apresente a caixa questionando-os:
?
?
Depois que levantarem v?rias possibilidades, revele o objeto surpresa, a bola. Proponha aos seus alunos que falem sobre esse objeto, suas caracter?sticas, fun??es, utilidades, dentre outras.
Proponha que fa?am rimas com o nome do objeto, por exemplo:
Cola
Mola
Rola
Enrola
Depois, proponha aos alunos, que juntos tentem construir frases que rimem, falando sobre a BOLA. Veja um exemplo:
?
?
Escreva na lousa as frases constru?das pelos alunos. Proponha a eles que deem um t?tulo para o que escreveram. Em seguida, explique-lhes que acabaram de criar uma poesia.
Explore os conhecimentos que os alunos t?m sobre poesia, questionando-os:
?
?
Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opini?es e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que prop?e ?Participar de intera??es orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala?. (BRASIL, 2012, p. 35.).
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
Investigue o que os alunos sabem sobre o significado de uma poesia. ? importante esclarecer que a poesia ? um texto liter?rio, geralmente escrito na forma vertical, isto ?, um verso embaixo do outro. Pode ocupar o espa?o do papel de v?rias maneiras, tamb?m ? poss?vel form?-la de versos e estrofes de tamanhos e n?meros diferentes. A rima ? uma caracter?stica da poesia, mas n?o ? obrigat?ria, pois existem versos sem rimas.
Professor, ?a poesia, ou g?nero l?rico ou l?rica ? uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana ? utilizada com fins est?ticos, ou seja, ela retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imagina??o do autor como a do leitor?. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia. Acesso em: 20 de maio 2013.
Oriente os alunos a copiarem a poesia criada em seus cadernos de L?ngua Portuguesa e ilustr?-la.
Para finalizar essa atividade, leve seus alunos para o p?tio de sua escola ou quadra de esporte e proponha algumas brincadeiras utilizando a bola (queimada, batata-quente, v?lei, futebol, dentre outras). Eles ir?o adorar.
?
Pesquisa com familiares
Oriente seus alunos a conversarem com seus familiares e explicarem que agora v?o trabalhar com poesias na sala de aula. Para tanto, os alunos da turma ter?o que selecionar um tema do interesse da maioria para, a partir dele, explorar poesias.
Voc? poder? propor um instrumento para a realiza??o da pesquisa com os pais e familiares. Veja um exemplo:
?
Pesquisa com familiares Queridos pais e familiares, estamos iniciando o trabalho em sala de aula com poesias e gostar?amos que voc?s participassem desse momento, nos ajudando a escolher um tema para a partir dele, selecionarmos as poesias que vamos abordar em nossos estudos. Escolha juntamente com seu filho e marque sua sugest?o: ( ) Brinquedos ( ) Animais ( ) Lugares ( ) Alimentos ( ) Outro ( Especificar): __________________________________________ ? |
?
2? atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Socializa??o da pesquisa: escolhendo um tema sobre poesias
Organize seus alunos em roda de conversa para que socializem o resultado da pesquisa realizada com seus familiares.
Voc? poder? fazer uma vota??o com os alunos, para decidir qual tema ser? escolhido pela turma. Para tanto, monte uma tabela na lousa e registre os temas sugeridos por seus alunos juntamente com os familiares. Anote na frente de cada tema, a quantidade de votos que recebeu.
Em seguida, fa?a um gr?fico representando o resultado da vota??o. Veja um exemplo de tabela com a tabula??o dos dados coletados:
?
Tema para poesias |
Quantidade de votos recebidos |
1 - Brinquedos |
5 |
2 - Animais |
9 |
3 - Lugares |
3 |
4 - Alimentos |
3 |
5 - Sentimentos |
1 |
Fonte da tabela: Imagem da pr?pria autora.
Veja um exemplo de gr?fico:
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
Outra possibilidade ? criar situa??es problema a partir do gr?fico. Como por exemplo:
a) Qual foi o tema de poesia escolhido por nossa turma?
b) Quantos votos ele recebeu?
c) Qual foi o tema menos votado?
d) Quantos votos ele recebeu?
e) Quais temas receberam a mesma quantidade de votos?
f) Em qual tema voc? votou? Por qu??
?
Professor, proponha estas atividades por escrito, no caderno de Matem?tica, para que os alunos fa?am suas descobertas buscando a solu??o das situa??es problema da forma que conseguirem, depois, fa?a a corre??o coletiva.
Professor, depois do tema escolhido, selecione poesias sobre o mesmo para trabalhar com seus alunos.
Nesta aula, o tema escolhido foi animais, a seguir apresentaremos algumas poesias de Vin?cius de Moraes, contemplando este tema, e sugest?es de atividades que possibilitam o desenvolvimento da leitura e da escrita. Voc? tamb?m poder? contemplar outros conte?dos dentro do tema poesias como, por exemplo: caracter?sticas dos animais retratados nas poesias.
?
3? atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Explorando poesias sobre animais: A foca
Algumas poesias de Vin?cius de Moraes foram adaptadas em can??es. No s?tio http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87208/ (Acesso em: 20 de maio 2013.) voc? encontra a letra e um v?deo cantado da poesia ?A foca? de Vin?cius de Moraes. Reproduza o v?deo para seus alunos ou ent?o providencie um CD com a can??o.
Fonte da imagem: http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87208/ - Acesso em: 20 de maio 2013.
?
Reproduza e entregue a letra da m?sica para seus alunos. Veja abaixo:
?
A FocaVin?cius de Moraes |
|
QUER VER A FOCA
|
L? VAI A FOCA
|
?
Fa?a a leitura da poesia para que os alunos vejam como se l?. Use a entona??o de voz adequada a um texto po?tico e depois, solicite que realizem a leitura silenciosa da poesia. Caso eles ainda n?o estejam lendo convencionalmente, solicite que observem as letras e as palavras que conhecem e as circulem.
Voc? poder? propor que a turma se divida em dois grupos: o grupo das meninas l? a primeira estrofe e grupo dos meninos l? a segunda, assim, v?o alternando as estrofes. Os alunos gostam muito deste tipo de leitura jogralizada, pois ela envolve os alunos que se empenham em ler melhor que o outro grupo.
?
Converse com seus alunos:
?
?
Aproveite esse momento para discutir como devemos tratar os animais, a import?ncia de mant?-los em seu habitat natural e de preserv?-los.
?
a) Separe as estrofes da m?sica recortando-as.
b) Utilize a primeira estrofe que voc? recortou e siga as instru??es:
c) Agora, cante a m?sica e organize as palavras que voc? recortou, de acordo com sua ordem na letra da m?sica. Em seguida, cole-as em seu caderno de L?ngua Portuguesa.
Voc? poder? fazer esse exerc?cio explorando todas as estrofes da m?sica, especialmente se a sua turma estiver no 1? ano do Ensino Fundamental, dessa forma, eles compreender?o e passar?o a distinguir um texto, de uma frase e de uma palavra.
?
Realize a atividades no caderno para explorar a interpreta??o escrita. Veja a seguir:
?
1) No verso ?No seu nariz.? A palavra nariz, refere-se:
( ) ao circo.
( ) ao nariz da foca.
( ) ao compositor Vin?cius de Moraes.
( ) ? menina.
?
2) Sobre a poesia n?o ? correto dizer:
( ) A foca fica feliz quando p?em uma bola no seu nariz.
( ) A foca trabalha para ganhar um sorvete.
( ) A foca se arruma para dan?ar no circo para a garotada.
?
3) O verso ?Quer ver a foca comprar uma briga? ? espetar ela
bem na barriga? quer dizer que:
( ) A foca gosta de ser maltratada.
( ) A foca gosta de brigar.
( ) A foca fica brava quando a machucam.
A) Qual parte da poesia te chamou mais a aten??o? Justifique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
?
B) A letra da m?sica fala que a foca tem que trabalhar muito para ganhar uma sardinha. Voc? acha isso correto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
?
C) Transcreva todas as palavras da m?sica que t?m rr e nh.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D) Desenhe o animal abordado na m?sica.
?
4? atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Explorando poesias sobre animais: O peru
Providencie a poesia ?O peru? de Vin?cius de Moraes, escrita em letra de imprensa mai?scula, em uma cartolina, e leve-a para a sala de aula.
Realize a leitura da poesia coletivamente com seus alunos. Em seguida, recite a poesia e solicite que eles observem a entona??o, a voz e a postura utilizada por voc? para recitar a poesia.
Reproduza a poesia para seus alunos, pe?a que a leiam, recitem-na e colem em seus cadernos. Veja abaixo a poesia:
?
O PeruVin?cius de MoraesGlu! Glu! Glu!Abram alas pro Peru!
|
?
Atividades:
Bingo de palavras da poesia: entregue uma ficha para seus alunos e oriente-os a escolherem seis palavras contidas na poesia ?O peru? e escrev?-las nos quadros da ficha. Veja o exemplo a seguir:
?
PERU |
RODA |
BELEZA |
PAV?O |
DAN?A |
CH?O |
?
Em seguida, brinque de bingo com seus alunos explorando as palavras da poesia que eles escolheram.
Colorindo rimas: oriente seus alunos a colorirem na poesia com a mesma cor, as palavras que rimam.
?
5? atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Explorando poesias sobre animais: O elefantinho
Providencie a poesia ?O elefantinho? de Vin?cius de Moraes, escrita em letra de imprensa mai?scula, em uma cartolina, e leve para a sala de aula.
Realize a leitura da poesia coletivamente com seus alunos. Em seguida, recite a poesia e solicite que eles observem a entona??o, a voz e a postura utilizada por voc? para recitar a poesia.
Reproduza a poesia para seus alunos, pe?a que leiam, recitem-na e colem em seus cadernos. Veja abaixo a poesia:
?
O ELEFANTINHOVinicius de Moraes? ONDE VAIS, ELEFANTINHOCORRENDO PELO CAMINHOASSIM T?O DESCONSOLADO?ANDAS PERDIDO, BICHINHOESPETASTE O P? NO ESPINHOQUE SENTES, POBRE COITADO?? ESTOU COM UM MEDO DANADOENCONTREI UM PASSARINHO! |
?
?
Atividades:
Brincando com o alfabeto m?vel: re?na sua turma em grupos de tr?s a quatro alunos, e entregue o alfabeto m?vel para que formem palavras contidas na poesia. Em seguida, eles dever?o registrar as palavras que formaram na ficha abaixo e fazer o que se pede:
?
PALAVRA FORMADA |
QUANTIDADE DE LETRAS |
QUANTIDADE DE VOGAIS |
QUANTIDADE DE CONSOANTES |
SEPARE EM S?LABAS |
Caminho |
7 |
3 |
4 |
Ca-mi-nho |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
? |
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
6? atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Explorando poesias sobre animais: As borboletas
Providencie a poesia ?As borboletas? de Vin?cius de Moraes, escrita em letra de imprensa mai?scula, em uma cartolina, e leve para a sala de aula.
Realize a leitura da poesia coletivamente com seus alunos. Em seguida, recite a poesia e solicite que eles observem a entona??o, a voz e a postura utilizada por voc? para recitar a poesia.
Reproduza a poesia para seus alunos, pe?a que leiam, recitem-na e colem em seus cadernos. Em seguida solicite que circulem na poesia a palavra ?BORBOLETAS? e contem quantas vezes ela aparece na poesia.
Veja abaixo a poesia:
?
?
AS BORBOLETAS
|
Texto fatiado: recorte cada linha da poesia ?As borboletas? e entregue para os alunos dentro de um saquinho. Em seguida, recite a poesia e solicite que eles montem-na em seus cadernos na sequ?ncia correta.
Registrando a poesia: oriente seus alunos a registrarem a poesia em seus cadernos utilizando a letra cursiva. Em seguida eles dever?o ilustrar a poesia.
?
7? atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Explorando poesias sobre animais: O pato
Providencie a poesia ?O pato? de Vin?cius de Moraes, escrita em letra de imprensa mai?scula, em uma cartolina, e leve para a sala de aula.
Realize a leitura da poesia coletivamente com seus alunos. Em seguida, recite a poesia e solicite que eles observem a entona??o, a voz e a postura utilizada por voc? para recitar a poesia.
Reproduza a poesia para seus alunos, pe?a que leiam, recitem-na e colem em seus cadernos. Veja abaixo a poesia:
?
O PATOVin?cius de Moraes |
|
QU?N! QUEN! QU?N! QU?N!
|
QU?! QU?! QU?! QU? QU?!
|
?
Voc? encontra o v?deo da poesia cantada no s?tio http://letras.mus.br/vinicius-de-moraes/86808/ (Acesso em 20 de maio de 2013.). Leve seus alunos at? ao Laborat?rio de Inform?tica de sua escola ou utilize um projetor multim?dia para projetar o v?deo. Eles v?o adorar!
Em seguida proponha um autoditado a partir de imagens de palavras contidas na poesia. Veja abaixo uma sugest?o abordando as palavras: tigela ? panela ? pato ? galinha ? cavalo.
?
|
? |
|
? |
|
? |
? |
? |
|
? |
?
?
Fontes das imagens:
IMAGEM TIGELA: http://www.etna.com.br/MINI-TIGELA--OBIRU-5935.aspx/p - Acesso em: 20 de maio 2013.
IMAGEM PANELA: http://www.asdeliciasdodudu.com.br/2012/02/acertando-na-escolha-da-panela.html - Acesso em: 20 de maio 2013.
IMAGEM PATO: http://www.sagradasmissoes.com.br/index.php/informativo/a-historia-do-pato/ - Acesso em: 20 de maio 2013.
IMAGEM GALINHA: http://www.significadodossonhosonline.com/2012/10/sonhar-com-galinha.html - Acesso em: 20 de maio 2013.
IMAGEM CAVALO: http://criancas.hsw.uol.com.br/como-desenhar-um-cavalo.htm - Acesso em: 20 de maio 2013.
?
Jogo da mem?ria imagem/palavra: outra sugest?o ? construir com seus alunos um jogo da mem?ria abordando a correspond?ncia imagem/palavra. Para tanto, voc? poder? selecionar palavras da poesia, em seguida os alunos dever?o ilustr?-las e escrev?-las.
Veja no exemplo abaixo:
|
TIGELA |
|
PANELA |
|
PATO? |
|
GALINHA? |
|
CAVALO |
Fontes das imagens:
IMAGEM TIGELA: http://www.etna.com.br/MINI-TIGELA--OBIRU-5935.aspx/p - Acesso em: 20 de maio 2013.
IMAGEM PANELA: http://www.asdeliciasdodudu.com.br/2012/02/acertando-na-escolha-da-panela.html - Acesso em: 20 de maio 2013.
IMAGEM PATO: http://www.sagradasmissoes.com.br/index.php/informativo/a-historia-do-pato/ - Acesso em: 20 de maio 2013.
IMAGEM GALINHA: http://www.significadodossonhosonline.com/2012/10/sonhar-com-galinha.html - Acesso em: 20 de maio 2013.
IMAGEM CAVALO: http://criancas.hsw.uol.com.br/como-desenhar-um-cavalo.htm - Acesso em: 20 de maio 2013.
?
Depois de pronto os alunos poder?o brincar!
?
8? atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Explorando poesias sobre animais: O le?o
Providencie a poesia ?O le?o? de Vin?cius de Moraes, escrita em letra de imprensa mai?scula, em uma cartolina, e leve para a sala de aula.
Realize a leitura da poesia coletivamente com seus alunos. Em seguida, recite a poesia e solicite que eles observem a entona??o, a voz e a postura utilizada por voc? para recitar a poesia.
Reproduza a poesia para seus alunos, pe?a para que leiam, recitem-na e colem em seus cadernos. Veja abaixo a poesia:
?
?
O Le?oVin?cius de Moraes |
|
Le?o! Le?o! Le?o!Rugindo como um trov?oDeu um pulo, e era uma vezUm cabritinho mont?s.
|
O salto do tigre ? r?pidoComo o raio; mas n?o h?Tigre no mundo que escapeDo salto que o Le?o d?.N?o conhe?o quem defronteO feroz rinoceronte.Pois bem, se ele v? o Le?oFoge como um furac?o.
|
?
Pe?a que os alunos circulem a palavra Le?o na poesia e conte quantas vezes ela aparece.
Depois de ler e recitar a poesia v?rias vezes com seus alunos, e eles j? tiverem memorizado, selecione um trecho da poesia para trabalhar texto lacunado. Veja abaixo uma sugest?o:
?
Texto lacunado: complete o trecho da poesia com as palavras do quadro abaixo:
? O LE?OLe?o! Le?o! _____________Rugindo como um __________Deu um pulo, e era uma vezUm ___________ mont?s.
|
?
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
9? Atividade? aproximadamente 60 minutos.
Criando uma poesia
?
|
Escolha um animal que goste e pesquise sobre: -Seu modo de vida; -Origem e caracter?sticas. Depois, com a ajuda de seus familiares escreva uma poesia sobre esse animal, para apresentar aos colegas em um recital de poesias da escola. |
?
10? Atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Recitando poesias e desenvolvendo o prazer pela leitura
?
Professor, essa atividade ser? um momento reservado para a socializa??o da Atividade de Casa, na qual, os alunos constru?ram uma poesia sobre um animal com o aux?lio de seus familiares.
Nossa sugest?o ? que voc? leia as poesias constru?das pelos alunos e seus familiares, anteriormente a apresenta??o. Fa?a a corre??o individualmente, caso seja necess?rio intervenha na estrutura do texto, ou na escrita de palavras.
Antes do recital, solicite que os alunos leiam suas poesias para os colegas, na sala de aula. Estabele?a que cada aluno poder? solicitar que tr?s colegas fa?am a avalia??o de sua leitura considerando as seguintes quest?es:
?
?
Lembre-os que a avalia??o dever? ser pautada no respeito ao colega.
Depois, proponha aos alunos a realiza??o de um RECITAL DE POESIAS, no qual eles ir?o socializar uns com os outros e com os colegas de outras turmas as poesias que constru?ram.
Voc? tamb?m poder? organizar um dia para a realiza??o desse recital e convidar as fam?lias para participarem. Para tanto, procure reservar com anteced?ncia um local adequado em sua escola, de prefer?ncia que tenha palco, som e microfone para os alunos utilizarem.
Seria interessante tamb?m, que voc? confeccionasse com seus alunos, a decora??o para o local da apresenta??o, representando o tema das poesias, no caso animais.
Proponha tamb?m a elabora??o do convite para as fam?lias virem assistir ao recital, para tanto, trabalhe com esta modalidade de texto, chamando a aten??o para os itens necess?rios ao convite. No s?tio http://office.microsoft.com/pt-br/templates/results.aspx?qu=modelos+de+convites&ex=1&origin=FX010059549#ai:TC102626006| (acesso em: 20 de maio 2013.) os alunos poder?o visualizar imagens de diferentes modelos de convites.
O recital ? um momento rico em intera??o, aprendizagem e divers?o. Os alunos e seus familiares ter?o a oportunidade de interagir e emocionar, bem como ampliar sua cultura e desenvolver a leitura.
Veja algumas sugest?es de modelos de convites:
?
Fonte: S?tio com diferentes modelos de convites, http://office.microsoft.com/pt-br/templates/results.aspx?qu=modelos+de+convites&ex=1&origin=FX010059549#ai:TC102626006| Acesso em: 20 de maio 2013.
?
JOS?, Elias. A Poesia pede passagem. Um guia para levar a poesia ?s escolas. Campinas, SP: Papirus. ( Cole??o paradid?tica).
S?tio com poesias para crian?as: http://saladeliteraturainfantil.blogspot.com/2009/04/poesia-para-criancas.html - Acesso em: 20 de maio 2013.
?
Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: realizaram a interpreta??o das poesias; produziram tentativas de escrita de textos e palavras aproximando-se da escrita convencional; resolveram situa??es problema; reconheceram a estrutura de g?neros textuais como poesias, convites e listas; souberam organizar dados em gr?ficos; e desenvolveram habilidade de ler em p?blico, utilizando os requisitos t?cnicos necess?rios a um bom leitor (dic??o, entona??o de voz, pontua??o, postura e expressividade). Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.