Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizeti Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
?
?
Para a realiza??o das atividades propostas nesta aula ? necess?rio que o aluno esteja inserido no processo de alfabetiza??o e tenha no??es de escrita, de leitura e de contagem.
Professor, esta aula tem como objetivo orientar pr?ticas docentes contemplando as a??es e refer?ncias do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federal, os estados e os munic?pios que visa assegurar o direito de todas as crian?as se alfabetizarem at? os oito anos de idade. As a??es do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetiza??o e o letramento, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores.
Para obter mais informa??es sobre o Pacto, voc? poder? acessar os s?tios abaixo:
www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa - Informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 01 de maio 2013.
http://wlcaminha.blogspot.com.br/ - Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 01 de maio 2013.
Os materiais formativos do Pacto j? est?o disponibilizados no s?tio do MEC. Acesse o link: "S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" http://pacto.mec.gov.br Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
?
Tendo em vista que esta ? uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes ?reas do conhecimento: L?ngua Portuguesa, Matem?tica, ?tica, dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um conte?do.
1? atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema: Explorando a hist?ria ?Todos no sof??
Professor, os alunos demonstram muita curiosidade pelo tema animais, pois alguns possuem animais de estima??o, os veem em desenhos animados, zool?gico, dentre outros lugares. Nesse sentido, propomos esse tema que al?m de motivar o interesse dos alunos, ainda possibilitar? a abordagem de alguns direitos de aprendizagem dos alunos, de forma interdisciplinar, tais como:
?
?
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
Nesta atividade voc? poder? trabalhar com os alunos o tema animais de forma l?dica e divertida. Para tanto, nossa sugest?o ? que explore a hist?ria ?Todos no sof?? da autora Lu?sa Ducla Soares.
Para tanto, utilize um projetor multim?dia para projetar a hist?ria em slides para seus alunos, dispon?vel no s?tio http://www.youtube.com/watch?v=nYZh8I6utyA - Acesso em: 01 de maio 2013.
Fonte:Blog Todos na Escola- http://todosnaescola2.blogspot.com.br/2011_11_01_archive.html - Acesso em: 01 de maio 2013 - SOARES, Lu?sa Ducla. Todos no Sof?. Ilustra??es de Pedro Leit?o. Lisboa: Livros Horizonte, 2009. il. color.
Sinopse: Na hist?ria dez amigos est?o sentados no sof?, dentre eles nove animais e um menino Jo?o Pregui??o. Por?m, est?o todos apertados. Um animal de cada vez, se levanta do sof? por um motivo espec?fico. O rato, por exemplo: se levanta e sai correndo para comer o queijo. Ao final da hist?ria somente Jo?o Pregui??o fica no sof? todo esticado!
A hist?ria possibilita abordar al?m da leitura e da escrita, conte?dos como: numerais at? dez, contagem decrescente, subtra??o, dentre outros.
Caso n?o disponha de um projetor multim?dia, providencie o livro e leve-o para a rodinha para realizar a conta??o da hist?ria. Voc? tamb?m poder? utilizar outros recursos tais como: fantoches, dramatiza??o, dentre outros.
Antes da conta??o da hist?ria, explore com seus alunos os seguintes aspectos: capa do livro, autora, editora, ilustrador, dentre outros.
Ap?s contar a hist?ria, realize uma interpreta??o oral com seus alunos, questionando-os sobre:
?
?
Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opini?es e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que prop?e ?Participar de intera??es orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala?. (BRASIL, 2012, p. 35.).
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
Para finalizar esse momento, solicite que seus alunos fa?am um desenho da hist?ria contada e escrevam uma frase sobre ela no caderno de L?ngua Portuguesa.
?
?
? Desenho da hist?ria ?Todos no sof?? ? Lu?sa Ducla Soares? ? ? ? ? ? ? ? Frase: _____________________________________________________________? |
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
2? atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Os sons da bicharada
Que tal imitar os ru?dos dos bichos com seus alunos? Eles v?o adorar essa brincadeira. Para tanto, anteriormente, fa?a uma lista com eles contendo nomes de animais que eles conhecem e gostariam de imitar, dessa maneira voc? poder? abordar a escrita e a leitura.
Entregue para cada aluno, uma tira de papel. Pe?a que cada um realize a tentativa de escrita do nome do animal que gostaria de imitar. Caso algum nome n?o seja escrito de forma convencional, realize a corre??o coletiva na lousa. Esse momento servir? tamb?m para sondar como est? a escrita dos alunos, e propor atividades interventivas para auxili?-los no avan?o do processo de aquisi??o da escrita alfab?tica.
Depois de prontas as tiras, oriente seus alunos para colarem uma embaixo da outra no mural da sala de aula.
Depois de pronta a lista fa?a a brincadeira com seus alunos.
Para finalizar, voc? poder? fazer uma vota??o para escolher o nome do animal que seus alunos mais gostaram de imitar o som. Em seguida, fa?a uma tabela registrando o resultado da vota??o. Veja um exemplo de como tabular os dados em uma tabela:
ANIMAL |
VOTOS RECEBIDOS |
|
8 |
|
4 |
|
1 |
|
3 |
|
2 |
|
5 |
|
6 |
Fonte: Imagem da autora.
Professor, para a constru??o do gr?fico voc? poder? entregar para cada aluno uma folha de papel quadriculado, isto facilitar? o trabalho. Veja um exemplo de gr?fico:
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
Outra possibilidade ? criar situa??es problema a partir do gr?fico. Como por exemplo:
a) Qual foi o animal que nossa turma mais gostou de imitar o som?
b) Quantos votos ele recebeu?
c) Qual foi o animal menos votado?
d) Quantos votos ele recebeu?
e) Em qual animal voc? votou? Por qu??
?
3? atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Explorando a escrita e a leitura a partir da hist?ria
Professor, em um segundo momento selecione algumas atividades de registro nas quais os alunos poder?o trabalhar a escrita e a leitura a partir do tema animais. Nesse sentido voc? poder? auxili?-los na evolu??o do processo de apropria??o do sistema de escrita alfab?tica. Veja algumas sugest?es:
?
Professor, nesta atividade os alunos poder?o avan?ar no processo de leitura e de interpreta??o, localizando informa??es expl?citas no texto e realizando as orienta??es indicadas nos enunciados. Eles tamb?m poder?o avan?ar na escrita por meio da constru??o de frases observando aspectos como: coes?o, temporalidade, uso da letra mai?scula no inicio da frase, segmenta??o das palavras e pontua??o.
Fonte- Imagem da pr?pria autora: atividades desenvolvidas pela professora Lais, com os alunos do 1? ano do Ensino Fundamental- Escola de Educa??o B?sica da UFU- 2013.
?
Professor, esta atividade ? interessante para aprofundar com seus alunos conhecimentos sobre an?lise lingu?stica de aspectos como: perceber que as palavras s?o compostas por s?labas, letras e consoantes; comparar palavras quanto ao tamanho; perceber que as vogais est?o presentes em todas as s?labas e que as s?labas variam quanto ?s suas composi??es.
Fonte - imagem da pr?pria autora: atividade desenvolvida pela professora Lais, com os alunos do 1? ano do Ensino Fundamental- Escola de Educa??o B?sica da UFU- 2013.
?
?
Professor na atividade seguinte, voc? poder? abordar a forma??o de palavras e frases com seus alunos de forma l?dica e divertida. Eles ir?o adorar recortar as letras de revistas e jornais para a forma??o das palavras. Outra op??o seria formar palavras com letras m?veis. Nesta atividade eles poder?o aprofundar conhecimentos como: planejar e revisar sua escrita; reconhecer que as vogais est?o presentes em todas as palavras, dentre outras.
Escolha palavras presentes na hist?ria ?Todos no sof??. Em seguida recorte letras de jornais, forme as palavras; ilustre e produza uma frase contendo a palavra.
Veja um exemplo na imagem abaixo:
?
Fonte- BLog Espa?o Educar dispon?vel em: http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/06/letramento-sugestao-de-atividade-com.html - Acesso em: 01 de maio 2013.
?
Professor, essa atividade, tamb?m servir? para aprofundar com seus alunos conhecimentos sobre an?lise lingu?stica de aspectos como: perceber que as palavras s?o compostas por s?labas, letras e consoantes; comparar palavras quanto ao tamanho; perceber que as vogais est?o presentes em todas as s?labas e que as s?labas variam quanto ?s suas composi??es.
?
Escreva o nome de alguns animais que voc? conhece, no local indicado no quadro abaixo. Em seguida, fa?a o que se pede:
?
ANIMAIS |
QUANTIDADE DE LETRAS |
QUANTIDADE DE VOGAIS |
QUANTIDADE DE CONSOANTES |
SEPARE EM S?LABAS |
ELEFANTE |
|
|
|
|
GIRAFA |
|
|
|
|
MACACO |
|
|
|
|
CACHORRO |
|
|
|
|
SAPO |
|
|
|
|
BORBOLETA |
|
|
|
|
GALINHA |
|
|
|
|
URSO |
|
|
|
|
BOI |
? |
? |
? |
? |
?
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
?
Professor, na atividade abaixo os alunos poder?o explorar a rela??o grafema / fonema, ou seja, letra / som, o que possibilitar? o avan?o dos mesmos no reconhecimento das letras do alfabeto.
?
Fonte- imagem dispon?vel no Blog biboca ambiental: http://bibocaambiental.blogspot.com.br/2011/04/cruzadinhas-com-tema-ambiental-ii.html - Acesso em: 01 de maio 2013.
Professor, a atividade de cruzadinha com nomes de animais, possibilitar? aos alunos que ainda n?o est?o alfabetizados, testarem suas hip?teses de escrita, ao escreverem os nomes dos animais (sendo uma letra em cada quadro) da maneira como pensam. Em seguida, eles poder?o entrar em conflito cognitivo, caso fique sobrando ou faltando quadrinhos, pois perceber?o que a escrita precisa ser revisada.
Fonte - imagem dispon?vel no blog amigo n?cola: http://blogdoamigonicola.blogspot.com.br/2010/07/palavras-cruzadas-animais.html - Acesso em: 01 de maio 2013.
?
Professor, aproveite o tema e proponha uma atividade de casa.
Na atividade 1, os alunos poder?o desenvolver conhecimentos sobre dados do livro de Literatura como: t?tulo; autor; ilustra??es; editora, dentre outros. Veja a sugest?o a seguir:
Fonte - imagem da pr?pria autora: atividade desenvolvida pela professora Lais, com os alunos do 1? ano do Ensino Fundamental- Escola de Educa??o B?sica da UFU- 2013.
?
J? na segunda atividade de casa, voc? poder? explorar com seus alunos a estrutura??o de frases observando aspectos como: concord?ncia, uso da letra mai?scula no in?cio da frase, pontua??o, dentre outros. Bem como rimas entre palavras.
Fonte - Imagem da pr?pria autora. Atividade desenvolvida pela professora Lais, com os alunos do 1? ano do Ensino Fundamental- Escola de Educa??o B?sica da UFU- 2013.
?
?
4? atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Trabalhando conceitos matem?ticos a partir da hist?ria
?
Proponha aos alunos a realiza??o de algumas atividades que abordem conhecimentos l?gicos matem?ticos a partir da hist?ria, com elas voc? poder? aprofundar com seus alunos conhecimentos como: contagem em ordem crescente e decrescente; no??es de adi??o e subtra??o. Veja algumas sugest?es de atividades:
Construa um painel com tampinhas de garrafas pet, realizando a contagem decrescente. Cada tampinha representa um amigo que estava sentado no sof?.
?
10 AMIGOS NO SOF?9 AMIGOS NO SOF?8 AMIGOS NO SOF?7 AMIGOS NO SOF?6 AMIGOS NO SOF?5 AMIGOS NO SOF?4 AMIGOS NO SOF?3 AMIGOS NO SOF?2 AMIGOS NO SOF?1 AMIGO NO SOF? |
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Aproveite para trabalhar com seus alunos nesse momento, no??es de subtra??o. Para tanto, utilize termos como: menos, sobraram, quantos ficaram, dentre outros. Veja no exemplo abaixo:
Fonte - imagem dispon?vel no blog m?gicos do saber: http://magosdosaber.blogspot.com.br/2012/03/subtracao-no-sofa-luisa-ducla-soares_8.html - Acesso em: 01 de maio de 2013.
?
Voc? poder? inverter a hist?ria e trabalhar a contagem na ordem crescente. Por exemplo: ?Era um amigo no sof?, sozinho ele estava l?! De repente chega o elefante e se senta l?, sozinho Jo?o Pregui??o n?o mais est??.
?
Nessa mesma atividade, tamb?m ? poss?vel trabalhar com no??es de adi??o. Para tanto, utilize termos como: mais, ao todo, juntando, dentre outros, para se referir aos amigos que v?o sentando no sof?.
?
Entregue para seus alunos as imagens abaixo. Cada uma representa uma parte da hist?ria. Oriente-os a recortar e numerar de acordo com a sequ?ncia. Em seguida eles dever?o colar em seus cadernos de Matem?tica.
?
Fonte - imagem dispon?vel - blog todos na escola: http://todosnaescola2.blogspot.com.br/2011_11_01_archive.html - Acesso em 01 de maio de 2013 - SOARES, Lu?sa Ducla. Todos no Sof?. Ilustra??es de Pedro Leit?o. Lisboa: Livros Horizonte, 2009. il. color.
?
Invente algumas quest?es a partir da hist?ria para que os alunos resolvam. Veja um exemplo:
Fonte - imagem da pr?pria autora: atividade desenvolvida pela professora Lais, com os alunos do 1? ano do Ensino Fundamental- Escola de Educa??o B?sica da UFU- 2013.
?
5? atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Fazendo arte: construindo fantoches para a hist?ria
Para finalizar o trabalho sobre a tem?tica, proponha aos seus alunos que confeccionem fantoches representando os personagens da hist?ria. Para tanto, voc? poder? providenciar moldes dos personagens para eles colorirem e depois constru?rem os fantoches, ou ent?o, eles poder?o criar seus pr?prios personagens.
?
Veja os personagens da hist?ria: elefante, girafa, vaca, porco, pato, coelho, gato, cavalo, rato e Jo?o Pregui??o.
Fonte- imagem dispon?vel no blog andan?as do poeta: http://andancasdopoeta.blogspot.com.br/2008_11_01_archive.html - Acesso em 01 de maio de 2013.
?
Outra sugest?o ? dividir a turma em grupos de quatro alunos e solicitar que cada grupo crie uma hist?ria, inventando personagens. Eles poder?o utilizar como personagens eles mesmos e animais diferentes dos que haviam na hist?ria trabalhada. Em seguida, poder?o criar os fantoches a partir da hist?ria criada por eles.
Depois de prontos os fantoches, cada grupo poder? apresentar sua hist?ria utilizando os fantoches criados.
?
Atividades sobre a hist?ria ?Todos no sof??, dispon?vel no S?tio: Os coloridos: http://os-coloridos.webnode.pt/galeria-de-fotos/a2-%C2%BA%20periodo/a27-todos-no-sofa/a27-2-atividades/ - Acesso em: 01 de maio 2013.
?
Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: realizaram interpreta??o oral da hist?ria; produziram tentativas de escrita de textos e palavras aproximando-se da escrita convencional; resolveram situa??es problema; reconheceram a estrutura de g?neros textuais como hist?rias, listas; souberam organizar dados em gr?ficos; realizaram contagem de forma decrescente e crescente de forma convencional, e desenvolveram no??es de adi??o e subtra??o. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.