Portal do Professor

Início do Conteúdo

Movimentos sociais de direito ? terra e ? alimenta??o: o caso do MST. Cidadania ou barb?rie na luta pela terra?

Autor e Co-autor(es)

IZABEL CASTANHA GIL imagem do usuário

ADAMANTINA - SP Faculdades Adamantinenses Integradas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecera reforma agr?ria como uma pol?tica de Estado voltada ? distribui??o de terras;

- Compreender o papel dos movimentos sociais brasileiros na luta pela terra como um dos direitos fundamentais dos cidad?os.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Movimentos sociais

Conflitos agr?rios
Reforma agr?ria
Cidadania

Estratégias e recursos da aula

Sugest?o de atividades para a 3? s?rie do ensino m?dio.

Esta atividade permite a constru??o e exerc?cio das cinco habilidades elencadas na matriz de refer?ncia para o ENEM: Dominar linguagens; compreender fen?menos; enfrentar situa??es-problema; construir argumenta??o; elaborar propostas.(MEC, 2009) O car?ter investigativo da aula est? sintetizado no t?tulo, promovendo situa??es de aprendizagem que favorecem o protagonismo juvenil.

Procedimentos did?ticos

Para iniciar o desenvolvimento do tema o professor dever? propor aos alunos que respondam a uma enquete elaborada por ele, considerando as perguntas sugeridas na sequ?ncia. Essas respostas dever?o ser respondidas oralmente, sem a necessidade de anota??es no caderno, pois objetivam realizar um levantamento diagn?stico da percep??o da turma sobre o tema a ser estudado.

Observa??es

1- Se o professor considerar conveniente, poder? imprimir as perguntas e, a partir da tabula??o das respostas, estabelecer um perfil sociogr?fico da turma em rela??o ao tema;

2- Essa opini?o ser? confrontada no encerramento da atividade, quando se prop?e a realiza??o de uma mesa redonda entre os alunos, como descrito mais adiante no item encerramento da atividade.

________________________________________________________________________________________________________

Enquete

1- Voc? ? a favor ou contra a reforma agr?ria? (  ) A favor. Por que?   (  ) Contra. Por que?

2- Voc? sabe o que ? reforma agr?ria?   (   ) N?o    (   ) Sim

3- Quem promove a reforma agr?ria? (  ) Estado   (   ) Movimentos sociais  (   ) camponeses  (   ) fazendeiros  

4- Onde voc? obteve ou obt?m informa??es sobre a reforma agr?ria?

(  ) TV   (   ) jornais  (   ) escola (   ) membros de movimentos sociais   (  ) familiares   (  ) amigos  (   ) outros ............................

________________________________________________________________________________________________________

?

Atividade 1

Na sequ?ncia, o professor dever? apresentar as letras das duas m?sicas selecionadas para interpreta??o. Caso considere oportuno, o professor poder? acessar os links dispostos logo abaixo das letras e projetar os v?deos aos alunos.

?

             VIT?RIA DO TRIGO

                                                            Dante R. Ledesma

N?o precisa ser her?i para lutar pela terra

Porque quando a fome d?i, qualquer homem entre em guerra.

? preciso ter cuidado para evitar esta luta

Pois cada pai ? um soldado quando ? o p?o que se disputa.

Se somos todos irm?os, se todos somos amigos

Basta um peda?o de p?o para a vit?ria do trigo.

As plan?cies que somem desde o horizonte ao rio

E a vida morre de fome com tanto campo vazio.

Ao longo dessas porteiras de sesmarias sitiadas

A ambi??o ergue trincheiras contra o sonho das enxadas.

?

?

http://www.youtube.com/watch?v=5PzQystzCpo

?

?

        O CIO DA TERRA

            Milton Nascimento e Chico Buarque de Holanda

 Debulhar o trigo

 Recolher cada bago do trigo

 Forjar no trigo o milagre do p?o

 E se fartar de p?o

?

 Decepar a cana

 Recolher a garapa da cana

 Roubar da cana a do?ura do mel,

 Se lambuzar de mel

?

 Afagar a terra

 Conhecer os desejos da terra

 Cio da terra, prop?cia esta??o

 De fecundar o ch?o.

 https://www.youtube.com/watch?v=_xCEtXlrZLE

?

 

?

? ?

?

Atividade 2

Para a atividade seguinte, o professor dever? organizar a turma em quatro grupos de alunos para que interpretem as quest?es apresentadas no quadro disposto na sequ?ncia, relacionando-as ?s mensagens das m?sicas e ao conte?do dispon?vel nas fontes sugeridas. Cada grupo dever? responder apenas uma das perguntas, pois ter?o que ler o conte?do sugerido em cada uma delas.

As leituras e as discuss?es internas para a resposta das quest?es subsidiar?o os alunos na emiss?o de suas opini?es. Os textos sugeridos podem ser impressos pelo professor ou acessados no laborat?rio de inform?tica.

O professor supervisionar? o trabalho dos grupos, esclarecendo d?vidas e estimulando a participa??o de todos. As conclus?es dever?o ser anotadas no caderno. Ap?s um tempo pr? estabelecido para as pesquisas e respostas, o professor dever? abrir um debate para que todos possam comunizar suas investiga??es e, ao mesmo tempo, expressar suas ideias.

?

Foto: Terra. Sebasti?o Salgado. Cia das Letras, 1997
http://www.iar.unicamp.br/eventos/sebastiao-salgado.html

1- Na m?sica Vit?ria do trigo o autor apresenta v?rias met?foras. Algumas delas s?o: ?Cada pai ? um soldado quando ? o p?o que se disputa? e ?A ambi??o ergue trincheiras contra o sonho das enxadas?.

Interprete essas met?foras a partir da leitura do artigo Movimentos sociais: breve defini??o, dispon?vel em

http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm

2- Identifique o contraste que se observa na interpreta??o da foto e a mensagem expressa na estrofe 2 da m?sica O cio da terra: Decepar a cana/ Recolher a garapa da cana/ Roubar da cana a do?ura do mel,/ Se lambuzar de mel.

Met?fora: figuras de palavras, varia??es e exemplos, dispon?vel em http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/metafora-figura-de-palavra-variacoes-e-exemplos.htm

www.mundoeducacao.com.br

3- Identifique o emprego da palavra sesmaria na letra da m?sica Vit?ria do trigo, procurando contextualiz?-la a partir das informa??es dispon?veis no artigo As ra?zes da concentra??o fundi?ria no Brasil

http://www.cienciashumanas.com.br/resumo_artigo_152/artigo_sobre_as_raizes_da_concentracao_fundiaria_no_brasil

4- Utopia, para os fil?sofos, refere-se a algo perfeito, por?m irreal. ? compreendido tamb?m como aquilo que poder? vir a ser. Isso pode ser observado na letra da m?sica Cio da terra.

Considerando utopia como aquilo que poder? vir a ser, leia o hist?rico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, escrito por eles mesmo.

a- Quando e por que surgiu esse movimento?

b- O que reivindicam?

c- Quais s?o as suas estrat?gias de luta?

b- Sua luta pode ser caracterizada como um ideal irrealiz?vel? Comente.

?

Fonte: Hist?rico do MST

http://www.mst.org.br/especiais/23/destaque

?

Atividade 3

Ap?s o debate, o professor dever? propor uma nova investiga??o, dividindo a turma em dois grandes grupos. Um deles dever? pesquisar o hist?rico da luta pela terra no Brasil acessando o link   http://www.ifcs.ufrj.br/humanas/0045.htm(Luta pela terra no Brasil: uma longa hist?ria).

A outra metade da turma pesquisar? informa??es sobre experi?ncias de reforma agr?ria em outros pa?ses, acessando o link http://www.adusp.org.br/files/revistas/10/r10a05.pdf (A luta pela reforma agr?ria: os desafios de toda a sociedade).

Os alunos dever?o fazer a leitura no laborat?rio de inform?tica ou em texto impresso pelo professor. As leituras dever?o ser feita em voz alta, garantindo a participa??o e o envolvimento de todos. Na sequ?ncia, dever?o anotar no caderno as principais ideias dos autores.

Encerramento da atividade

Para finalizar a atividade o professor poder? propor a forma??o de uma mesa redonda para que os alunos expressem suas opini?es sobre o tema, confrontando-as com as respostas iniciais, registradas na enquete. Houve ou n?o altera??o no ponto de vista inicial dos estudantes?

Dois alunos, indicados pelos colegas, dever?o representar os grupos na composi??o da mesa, sendo que um deles apresentar? argumentos contr?rios e o outro apresentar? argumentos favor?veis ? reforma agr?ria. Um terceiro colega, tamb?m indicado pela turma, dever? fazer a media??o da exposi??o oral.

O papel do professor ? esclarecer equ?vocos por meio de conceitos, dados estat?sticos, fundamenta??o legal, compara??o entre a experi?ncia brasileira e a de outros pa?ses, por?m respeitando a opini?o dos alunos. Esta forma de socializa??o do conhecimento amplia a vis?o cr?tica dos alunos ao municia-los com informa??es fundamentadas, considerando aspectos objetivos (a estrutura fundi?ria brasileira, o direito ? terra, o papel do Estado, entre outros) e aspecto subjetivos (a opini?o do outro, as estrat?gias de luta pela terra tanto de fazendeiros quanto dos integrantes dos movimentos sociais, e as m?ltiplas consequ?ncias das desigualdades sociais e econ?micas do pa?s).

Recursos Complementares

Matriz de refer?ncia para o ENEM: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf

ODM no ensino m?dio: conhecendo pela sensibiliza??o e aprendendo pela raz?o. A educa??o pela pesquisa na abordagem de um tema universal:

www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CEAQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.eng2012.org.br%2Ftrabalhos-completos%3Fdownload%3D1531%3Aodm-geogr-art-revisado%26start%3D1160&ei=4qVpUavwN6nQ0wGziYGYCw&usg=AFQjCNEBvJWjTsaqtxL2UlTTOt_MmQlY_A&sig2=9lDyS3u-20-Cy7vfTCVaRA

OBS: O artigo ODM no ensino m?dio: conhecendo pela sensibiliza??o e aprendendo pela raz?o. A educa??o pela pesquisa na abordagem de um tema universal remete aos anais de um Congresso de Geografia. Todavia, a p?gina, ?s vezes fica fora do ar e se isso acontecer, volte a tentar mais tarde. Um outro caminho para acesso ao artigo pode ser obtido no site do Congresso: http://www.eng2012.org.br/edp/edps-validos-educacao

Esta aula tamb?m faz parte de uma proposta maior, apresentada na colet?nea de aulas de Geografia denominada ?Erradicar a fome e a pobreza?: utopia universal ou possibilidade real? Olink de acesso ?http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=45856

Avaliação

Envolvimento nas atividades propostas: investiga??es te?ricas, anota??es, debate.